Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém sabe algum software ideal para converter os livros do Gabriel Torres em formato .EPUB para ler pelo Kindle 11ª Geração da Amazon?

Já usei o PDF24, o Calibre, mas não fica organizado. As páginas ficam todas atrapalhadas.

• Curtir 1
  • Inácio Barroca Lopes alterou o título para Converter os livros do Gabriel Torres em formato para o Kindle da Amazon.
Postado

Pensei exatamente nisso após comprar o livro "Hardware" atual e enviar para meu kindle, hoje mesmo. Que coincidência!

Em 31/07/2025 às 13:31, Gabriel Torres disse:

@Inácio Barroca Lopes O seu Kindle não lê arquivos PDF?

Eles leem, mas o conteúdo da página não escalona. Fica exatamente igual uma página vista em um leitor de pdf comum.

O problema disso? Além da falta de capa(Atrapalha na organização) e notável perda de performance pra qualquer coisa(eles ficam notavelmente mais lentos para passar página e mostrar a ui em pdfs gigantes, como este livro), a fonte fica extremamente pequena nos kindles menores. Segue abaixo uma foto de como fica no meu kindle 11ª gen(lembrando que é uma tela de 6"):

image.png.ff614269ca3df539064b4aa2647b4b17.png

A conversão pra EPUB/MOBI do calibri não funciona direito neste livro. Além do layout shift em todas as páginas, a marca d'água fica no meio do texto.

• Administrador
Postado

@uotlaf @Inácio Barroca Lopes

O que acontece é o seguinte. Logo quando lancei o meu primeiro livro no formato ebook, fizemos testes com o formato epub e, pelo menos naquela época, encontramos um problema sério de layout, pois tal formato (pelo menos quando testamos, em 2018) foi desenvolvido para livros de literatura, com textos corridos e sem imagens. Com texto corrido, as páginas podem ser reorganizadas, ampliadas, diminuídas, etc sem qualquer perda. Ou seja, as páginas podem ser aumentadas/diminuídas com renumeração sem problemas.

Porém, para livros técnicos cheios de figuras, o formato se mostrou muito ruim, pois o layout acabava ficando todo bagunçado para ajustar à janela de leitura, páginas renumeradas, etc.

Além disso, tivemos problemas com as figuras, pois se não me falha a memória, elas só poderiam ser imagens (mapeamento de bits), e não ilustrações vetoriais, o que causava baixa qualidade e aumento no tamanho final do arquivo.

Não sei se isso mudou, pois como informei, fizemos esse teste há anos. Mas foi por esses motivos que optamos por manter o formato PDF e não epub. Pois em PDF temos como assegurar que o livro recebido pelo leitor corresponde graficamente a exatamente como seria um livro físico, além da possibilidade de impressão em gráfica rápida.

Espero ter ajudado na discussão.

Abraços.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...