Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, tentei formatar o meu notebook, mas durante o processo ele fica reiniciando direto, não chega nem abrir o sistema, é durante a inicialização.
Ele tenta voltar ao processo de formação, é possível ver rapidamente a tela do processo e em que porcentagem está, mas no mesmo instante reinicia..

Tentei acessar a BIOS com os atalhos para tentar restaurar(acho que fiz certo), mas não vai para a tela da BIOS, permanece nesse processo de inicialização e reinicia.
Vi que poderia tentar a instalação com uma cópia do windows e pendrive, mas não vi nenhuma explicação coerente ou eu que não consegui entender.

Preciso recuperar o sistema o mais rápido possível, se não me prejudicará nos estudos. Agradeço muito se puderem ajudar.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Saldsjogos disse:

Fala pessoal, tentei formatar o meu notebook, mas durante o processo ele fica reiniciando direto, não chega nem abrir o sistema, é durante a inicialização.
Ele tenta voltar ao processo de formação, é possível ver rapidamente a tela do processo e em que porcentagem está, mas no mesmo instante reinicia..

Tentei acessar a BIOS com os atalhos para tentar restaurar(acho que fiz certo), mas não vai para a tela da BIOS, permanece nesse processo de inicialização e reinicia.
Vi que poderia tentar a instalação com uma cópia do windows e pendrive, mas não vi nenhuma explicação coerente ou eu que não consegui entender.

Preciso recuperar o sistema o mais rápido possível, se não me prejudicará nos estudos. Agradeço muito se puderem ajudar.

Bom dia.
Como você criou o pendrive de formatação? (Usou Rufus, Ventoy, ou a própria ferramenta da Microsoft?)

Postado

@Gabriel U  Não foi pelo pendrive, tentei formatar pela opção do windows mesmo.

E como ficou dando essa falha tentei acessar a BIOS e não consegui, mas não tenho certeza se usei os atalhos corretos.
Quis dizer que vi na internet que a outra opção para resolver seria iniciando o notebook com um pendrive contendo a cópia do windows, mas não entendi como fazer.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Saldsjogos disse:

E como ficou dando essa falha tentei acessar a BIOS e não consegui, mas não tenho certeza se usei os atalhos corretos.
Quis dizer que vi na internet que a outra opção para resolver seria iniciando o notebook com um pendrive contendo a cópia do windows, mas não entendi como fazer.

Nesse caso...
Primeiro você tem que desligar seu notebook totalmente. E depois ligar de novo pressionando F8 repetidas vezes (vai entrar no Reparo de Inicialização do Windows). Avise quando conseguir...

Explicação: se você tentou restaurar o sistema de dentro dele mesmo, pode ser que você tenha interrompido ou interferido no processo sem querer, e isso pode ter corrompido alguns arquivos de inicialização.

Além disso, você tem algum outro computador, e um pendrive ou HD externo por perto?

Postado

@Gabriel U Tenho outro notebook e um pendrive sim, mas no momento não tenho acesso. Só vou conseguir a noite.

Mas caso não tenha nenhum problema, pode deixar a orientação aqui e a noite sigo o passo a passo que deu e atualizo aqui no post.

Postado

esta tentando instalar o Windows 11 e o note é compatível?

se não for 100% compatível, sugiro instalar o 10 e em seguida atualizar para o 11 (instala o 10, baixa e descompacta o windows 11, abre o cmd como admin acesse a pasta que desconectou do windows 11 e digita setup /product server

ira atualizar para o 11

esses dias precisei formatar o note da esposa e o 11 não ia, ficava reiniciando tbem.

precisei fazer o procedimento acima para instalar o 11, não sei se é por conta da ultima versão do 11(criei pendrive direto da Microsoft)

Postado

@thiago.jj Não consigo acessar o CMD, é durante o processo de inicialização, aparece a logo LENOVO e aí quando vai mudar para a tela do windows que está com a janela de formatação em andamento, é apenas uma piscada de tela e reinicia novamente, acredito que as únicas maneiras para resolver são BIOS e pendrive, vou tentar a questão do F8 que o amigo mencionou, caso não consiga, terei que fazer com o pendrive, mas ainda não sei como fazer com ele.

Postado

Fala pessoal, consegui acessar a BIOS(F2), tentei as 2 opções de restaurar, mas ainda continua com o problema.

Gostaria que me orientassem na parte de iniciar com o windows no pendrive, pois foi a única coisa que não tentei. @thiago.jj @Gabriel U

Postado

Faça o Download -> Windows 11

Prepare o Pendrive Utilizando o Ventoy

Após o pendrive configurado., copie e cole a imagem iso do Windows 11 para o mesmo.

Configure no notebook o pendrive como mídia de inicialização principal  e siga o processo de instalação.

Postado

@Saldsjogos em outro note joga no google download windows 10 ou 11

tera a opcao atualizar ou fazer download… escolhe download, executa e tera a opcao de selecionar o pendrive.

precisa ser de 8gb e salve tudo porque sera formatado.

não precisa usar programas de terceiros para gerar o pendrive por enquanto

• Membro VIP
Postado

Por que recomendar o Ventoy que não suporta Secure Boot, sendo que Secure Boot é um requerimento do Windows 11? Daí a pessoa vai lá no BIOS, com a maior boa vontade, e ativa o Secure Boot, para depois o Ventoy nem dar as caras, com o BIOS mostrando apenas um "Security Violation" para surpresa dos desavisados.

EDIT: esclarecendo, o Ventoy não suporta Secure Boot out-of-box. Ele tem isto aqui, que eu recomendo fortemente que ninguém siga antes de entender o é feito ali e as implicações na segurança.

Usem a ferramenta oficial da Microsoft ou o Rufus, que funcionam com Secure Boot sem malabarismos.

Postado

Beleza, entendi.

Valeu Marcos, vou pelo rufus porque já ouvi falar, também assisti um tutorial agora noite. Vou tentar resolver e atualizo aqui

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Marcos FRM disse:

Por que recomendar o Ventoy que não suporta Secure Boot, sendo que Secure Boot é um requerimento do Windows 11? Daí a pessoa vai lá no BIOS, com a maior boa vontade, e ativa o Secure Boot, para depois o Ventoy nem dar as caras, com o BIOS mostrando apenas um "Security Violation" para surpresa dos desavisados.

EDIT: esclarecendo, o Ventoy não suporta Secure Boot out-of-box. Ele tem isto aqui, que eu recomendo fortemente que ninguém siga antes de entender o é feito ali e as implicações na segurança.

Usem a ferramenta oficial da Microsoft ou o Rufus, que funcionam com Secure Boot sem malabarismos.

Essa é até bem simples de responder.

A compatibilidade do Secure Boot do Ventoy afeta apenas ele próprio, e não os sistemas operacionais instalados após ele. Ele segue sendo uma boa recomendação de instalação pela possibilidade que oferece de, se houver espaço o suficiente na mídia, não dedicá-la toda à imagem de um sistema operacional por vez (o Secure Boot tendo de ser desativado é uma configuração temporária, que pode ser facilmente desfeita depois).

11 horas atrás, Saldsjogos disse:

Fala pessoal, consegui acessar a BIOS(F2), tentei as 2 opções de restaurar, mas ainda continua com o problema.

Vou esperar sua atualização sobre a instalação pelo Rufus.

Deve ocorrer tudo normalmente. Depois disso, se quiser, esclareço melhor a parte da indicação do Ventoy, e como ela pode ser útil em instalações futuras.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Gabriel U disse:

Essa é até bem simples de responder.

A compatibilidade do Secure Boot do Ventoy afeta apenas ele próprio, e não os sistemas operacionais instalados após ele. Ele segue sendo uma boa recomendação de instalação pela possibilidade que oferece de, se houver espaço o suficiente na mídia, não dedicá-la toda à imagem de um sistema operacional por vez (o Secure Boot tendo de ser desativado é uma configuração temporária, que pode ser facilmente desfeita depois).

É um ponto válido poder aproveitar a mídia para mais de um sistema, quando isso é útil. A questão é: na esmagadora maioria dos casos que a gente vê aqui no fórum, como neste exato tópico, de pessoas tentando instalar o Windows, esse diferencial não importa e usar o Ventoy só complica as coisas com a desativação temporária do Secure Boot, sendo que sua ativação muitas vezes é um parto em placas com BIOS problemáticos como as da Gigabyte. Daí a pessoa pena para ativar para depois ter que desativar por causa do Ventoy. Acho que temos que preferir instruções simples quando possível (e é possível com a ferramenta oficial da Microsoft e com o Rufus), ainda mais para usuários com menos conhecimento técnico.

• Membro VIP
Postado
Em 29/08/2025 às 08:33, Marcos FRM disse:

É um ponto válido poder aproveitar a mídia para mais de um sistema, quando isso é útil. A questão é: na esmagadora maioria dos casos que a gente vê aqui no fórum, com neste exato tópico, de pessoas tentando instalar o Windows, esse diferencial não importa e usar o Ventoy só complica as coisas com a desativação temporária do Secure Boot, sendo que sua ativação muitas vezes é um parto em placas com BIOS problemáticos como as da Gigabyte. Daí a pessoa pena para ativar para depois ter que desativar por causa do Ventoy. Acho que temos que preferir instruções simples quando possível (e é possível com a ferramenta oficial da Microsoft e com o Rufus), ainda mais para usuários com menos conhecimento técnico.

Sim, o princípio da Navalha de Occam te dá a razão nesse caso.

Apenas como curiosidade, normalmente, costumo indicar o Ventoy de primeira (quando vejo que a mídia de instalação disponível é grande), porque também não são raros os relatos de pessoas que tentam a instalação de uma versão do Windows, por exemplo, e essa versão não funciona, pelo menos inicialmente, pelos mais diversos problemas internos. Aí, a alternativa é testar outra versão (o que é facilitado se a opção utilizada for o Ventoy).

• Membro VIP
Postado
Em 28/08/2025 às 12:29, Saldsjogos disse:

Olá de novo a todos no tópico.
Acho que descobri a causa do seu problema: a atualização KB5063709, de 12 de Agosto de 2025. De acordo com o relatório da atualização imediatamente posterior, KB5066188, de 19 de Agosto de 2025, o problema introduzido pela anterior foi o seguinte:

image.thumb.png.79127258438582224a3023c3f566e903.png

Postado
Em 28/08/2025 às 22:16, Marcos FRM disse:

Pelas imagens tudo leva a crer que a página citada do ventoy diz respeito a ativação do secure boot, que é feito via MOK, essa  mesma ferramenta serve também para assinar as keys do SB no Debian.

No Debian quando está instalando o SO com o secureboot ativado o instalador pede para criar uma senha, após finalizar a instalação e reboot pela primeira vez vai direto para uma tela azul (MOK), é preciso inserir a mesma senha que foi criada durante o processo de instalação, esse procedimento é obrigatório e serve para assinar as keys do SB 👇 

Captura de Tela 2025-09-01 à(s) 08.57.15.png

Com esse processo consigo usar tanto o Windows quanto o Linux em dual boot com SecureBoot ativado sem problemas de violação de segurança do SB.

• Membro VIP
Postado

@Tiberio  Debian, Ubuntu, openSUSE, Fedora, clones do RHEL como Rocky e AlmaLinux, não precisam disso numa instalação regular, pois o Shim deles é assinado pela Microsoft e, do GRUB em diante, é usado o certificado da distribuição para validar os binários ("Debian Secure Boot CA", etc). Adicionar um certificado no MOK é requerido apenas caso você compile algum módulo do kernel por conta (geralmente via DKMS), que não seja distribuído no repositório.

O que não fica claro para muita gente, especialmente quando adiciona-se um certificado ao invés de um hash (hashes são inúteis no contexto do DKMS, pois, a cada atualização do kernel, os arquivos resultantes mudam), é que qualquer binário assinado com esse certificado será carregado com Secure Boot ativo, via Shim, dali para frente. Como o mecanismo MOK é de responsabilidade do usuário, um certificado comprometido que vá parar ali dificilmente será posto na lista de revogações DBX em caso de desastre. Quem controla a chave privada desse certificado? O que garante que essas pessoas têm expertise suficiente para protegê-la? Quando a gente usa um certificado próprio, gerado localmente pelo DKMS, vá lá. Agora, um certificado caseiro de terceiros é um perigo na minha opinião.

Por isso minha insistência para que o pessoal dê preferência para a ferramenta oficial da Microsoft e o Rufus, que funcionam out-of-box com Secure Boot, sem necessitarem do Shim/MOK.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se o driver está sendo compilado via DKMS, sim. Dei uma olhada por cima e acho que o Debian não fornece (mais?) o driver pré-compilado... 🤷‍♂️

Enfim, para não ficar off-topic, paro por aqui. 🤣

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 28/08/2025 às 20:15, Saldsjogos disse:

Gostaria que me orientassem na parte de iniciar com o windows no pendrive, pois foi a única coisa que não tentei. @thiago.jj @Gabriel U

Olá de novo a todos no tópico.
Avise se precisar de mais alguma coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...