Ir ao conteúdo

PCYes Shocker 400W boa opção de fonte custo-benefício pra PC de escritório

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Boa fonte para PC de farmácia, escritório.

PCYes Shocker 400W, por 210 reais na Tbyte

Sem frete incluso, 3 anos de garantia

Se tiverem outras recomendações, coloquem nos comentários

Postado

@Mascote01 PC de escritório, sem placa de vídeo ou uma placa de vídeo básica, como uma GT 1030, essa fonte aguenta.

Para você ter noção, um PC com uma RTX 5060, o Techpowerup "sugere" fonte de 350W aqui

Ninguém que compraria essa fonte colocaria em uma RX 9070, por exemplo.

Postado
2 minutos atrás, Ziraldo disse:

PC de escritório, placa de vídeo básica, como uma GT 1030, essa fonte aguenta.

nesse caso, pode pegar ela sim tranquilamente.

3 minutos atrás, Ziraldo disse:

Para você ter noção, um PC com uma RTX 5060, o Techpowerup sugere fonte de 300W.

Não achei nada que diga que a TechPowerUp sugira 300 W para uma RTX 5060 — pelo contrário: parece muito improvável que eles recomendem algo tão baixo para todo o sistema com essa GPU. 

A RTX 5060 tem TGP (Total Graphics Power) de 145 W. Em testes, o consumo do sistema com essa GPU costuma subir bastante além dos 145 W dependendo do resto do hardware (CPU, placas, periféricos, etc.). Por exemplo, a Guru3D afirma que durante jogos o sistema inteiro consome em média ~ 300 W, e por isso sugerem uma fonte de 600 W. Outros Reviews (como os da linha RTX 5060 Ti) mostram que com overclock ou carga alta o consumo da placa sozinha pode ficar em ~ 160-180 W. Quando você pensa em “fonte de 300 W”, normalmente isso se refere à potência do conjunto todo GPU + CPU + demais componentes + margem. Se a GPU já consome ~ 145 W, e a CPU razoável + placa-mãe + RAM + SSDs etc. vão consumir algo extra (dependendo do modelo, digamos 100-150 W ou mais), logo já se aproxima de 250-300 W só com carga. Se você não deixar folga, a fonte vai operar sempre perto do limite, o que gera mais calor, barulho, menor vida útil, possivelmente instabilidade. 

Para uso normal com uma RTX 5060 e CPU “médio”, algo entre 500-650 W de fonte de boa qualidade costuma ser o indicado, para garantir folga, eficiência, frio, estabilidade, margem pra upgrades ou picos.

Se for um sistema pequeno ou de baixo consumo (CPU muito eficiente, poucos componentes, sem overclock) talvez ~ 450-500 W já possa dar certo, mas 300 W me parece insuficiente pra maioria dos casos.

• Curtir 2
Postado

@Mascote01Veja aqui. Fonte de 400W aguenta 95% dos PCs mais comuns, independente do que você diga.. Não tenho interesse em ler o que tens a dizer e nem "rebater"..

Postado
5 minutos atrás, Ziraldo disse:

@W46n3r Depois dou uma olhada. Sabe dizer se o desempenho é satisfatório?

Opa... esse aqui é uma alternativa melhor (vendedor melhor)

https://pt.aliexpress.com/item/1005007476454993.html

Então... é um Celeron 12a geração. Para aplicativos de escritório vai ter performance equivalente a um notebook i3 11a geração (veja bem, não um desktop).

Não é um PC gamer mas com certeza leva com tranquilidade qualquer sisteminha de farmácia.

Postado
9 horas atrás, Ziraldo disse:

Fonte de 400W aguenta 95% dos PCs mais comuns

400w não são 300w como você disse no primeiro post, 400w ai já muda completamente o cenário.

independente do que você diga..

eu perguntei o resto da configuração porque para mim um PC de "escritório" não quer dizer que tenha que ser um i3 4gen com uma gt710, já vi muitos PCs de escritório serem parrudos, como normalmente deve ser, até porque as plataformas antigas não tem muito suporte para os programas atuais, como windows 11 etc, e não iriam garantir segurança/desempenho. (é por isso que quando vamos nas farmácias, as vezes ficamos esperando no caixa porque o computador está "travado")

independente do que você diga..

não estou dizendo apenas por dizer, tenho uma base solida nos meus argumentos, anos de experiência, estudos e pesquisas, conheço e participo do CHD desde 1998, então interessa sim, por mais que você não tenha interesse, aqui é um fórum publico, e eu não estou ajudando apenas você, outros também precisam da informação. 

Não tenho interesse em ler o que tens a dizer e nem "rebater"

isso é uma alegação um tanto quanto esquisita, aqui é um fórum publico, ou seja, qualquer um pode te responder, e você pediu ajuda/recomendação de fonte, então eu respondi com o intuito de ajudar, mas ai você manda aquela bomba "300w para uma 5060"... e ainda fala comigo como se eu fosse um leigo no assunto, dizendo "para você ter ideia"...  Eu me senti na obrigação de ir pesquisar e saber mais do assunto, era uma questão de honra! e como esperado, não encontrei nada que afirmasse que uma fonte de 300w seria suficiente para uma 5060... Se você tem algo contra mim ou os integrantes do clube, pode realizar uma queixa aos Moderadores ou Coordenadores  do fórum, ou se você não gosta do conteúdo disponibilizado aqui, pode realizar o cancelamento da sua conta a qualquer momento que desejar.

se não se sente confortável em pagar míseros 200 reais em uma fonte minimamente decente, e já que você acredita que uma fonte de 300w é suficiente para uma 5060, então pode pegar as de 200w de 50 reais do mercado livre.

Postado

@Mascote01 Já que insiste..

Eu quis dizer 400W, não 300W. Nunca recomendei fonte de 300W.. [Se o fiz, eu que estou errado e peço desculpas]

você tem muito mais conhecimento e experiência do que eu, estou impressionado, você estuda isso 10 anos antes de eu nascer(!!). Comecei a estudar hardware esse ano, praticamente

Não acho você leigo, eu que sou...

Não tenho nada contra você. Inclusive, li o comentário anterior e esse mais recente.. Sempre gostei dos seus comentários no fórum..

Fonte de 200W? Nem citei e nem recomendo isso...

Não quis continuar, pois imaginei que poderia gerar um debate ou algum tipo de ""intriga"", preferi me manter """neutro""" e evitar isso...

--

Peço que não se irrite e não crie falsas impressões de mim.. Se algum comentário meu o ofendeu ou o desestabilizou, peço desculpas. Lendo o que você disse, concordo com tudo o que você disse (inclusive, se levar em consideracao o que você diz sobre fonte de 300W bomba, eu que estou errado). E, de maneira alguma, eu sugiro uma fonte de 200W ou uma "bomba" de 300W para uma RTX 5060..

Espero que ao menos a maior parte do que você disse e o que eu quis dizer tenha sido esclarecido.

Peço que, se possível, não continue a comentar aqui. Se quiser continuar, prefiro conversar no PV.

Tenha um bom dia.

• guilherme_dr alterou o título para PCYes Shocker 400W boa opção de fonte custo-benefício pra PC de escritório
  • Solução
Postado
11 horas atrás, Mascote01 disse:

Por exemplo, a Guru3D afirma que durante jogos o sistema inteiro consome em média ~ 300 W, e por isso sugerem uma fonte de 600 W. Outros Reviews (como os da linha RTX 5060 Ti)

Essa recomendação de uma fonte de 600w para suportar uma configuração com a RTX 5060 é da Nvidia, e como sabemos é bastante exagerada, o tópico abaixo explica melhor sobre isso👇

11 horas atrás, Mascote01 disse:

Não achei nada que diga que a TechPowerUp sugira 300 W para uma RTX 5060 — pelo contrário:

O techpowerup recomenda pelo menos 350w para uma configuração com a RTX 5060👇

https://www.techpowerup.com/review/msi-GeForce-RTX-5060-gaming-oc/39.html

Postado
17 minutos atrás, Tiberio disse:

o tópico abaixo explica melhor sobre isso

eu já li este tópico, que por sinal é bem antigo e não se encaixa no cenário atual 2025.

17 minutos atrás, Tiberio disse:

Essa recomendação de uma fonte de 600w para suportar uma configuração com a RTX 5060 é da Nvidia, e como sabemos é bastante exagerada

eu não diria exagerada, até porque ela ainda ficaria um pouco sobrecarregada, em cenários onde o usuário busca extrair o máximo de desempenho da 5060, e para isso, precisaríamos de processadores bem fortes, como os citados a seguir, Intel Core i7-14700K~ 125 W TDP típico, até ~ 253 W quando em turbo máximo ou todos os núcleos carregados fortes e sob carga máxima volumosa pode alcançar esses ~ 250-260W; em uso típico de jogo costuma estar menos. AMD Ryzen 7 7800X3D~ 120 W TDP nominal com máximo de máximo ~ 162 W. Intel Core i5-13600K~ 125 W base/nominal TDP Pode chegar a ~ 180-200W no turbo ou carga multithread intensa, então só com esses processadores e a 5060, já passa bem acima dos 300w, junto com o resto dos componentes, placa-mãe, coolers, periféricos, leds etc certamente ficaria na casa dos 400-450, que já são exatamente 75% da capacidade da fonte de 600w, então 600w deve ser sim o recomendado, vai ficar com uma folga ideal de 150w, e não se encaixa no post que você indicou, 150w é a quantidade ideal para deixar sobrando, no caso de picos ou estresse total da CPU + GPU e resto dos componentes. Resumindo, Mínimo do mínimo são 500w, e o recomendado são 600w. É claro que eu criei um cenário onde o usuário extrai 100% da maquina, mas se quiser o melhor custo beneficio, se você joga em 1080p, não precisa ou não vai gastar muito, ou se vai usar DLSS / algoritmos de upscaling para “ajudar”, então o mínimo de processador seria um Ryzen 5 5600, com uma fonte de 450w, no mínimo.

Postado
1 hora atrás, Mascote01 disse:

precisaríamos de processadores bem fortes, como os citados a seguir, Intel Core i7-14700K~ 125 W TDP típico, até ~ 253 W quando em turbo máximo ou todos os núcleos carregados fortes e sob carga máxima volumosa pode alcançar esses ~ 250-260W; em uso típico de jogo costuma estar menos. AMD Ryzen 7 7800X3D~ 120 W TDP nominal com máximo de máximo ~ 162 W. Intel Core i5-13600K~ 125 W base/nominal TDP Pode chegar a ~ 180-200W no turbo ou carga multithread intensa, então só com esses processadores e a 5060, já passa bem acima dos 300w

Isso ai seria num senário de overclock, o consumo de 350w seria em uso normal, não misture as coisas.

1 hora atrás, Mascote01 disse:

eu já li este tópico, que por sinal é bem antigo e não se encaixa no cenário atual 2025.

ainda é valido até hoje, mas respeito sua opinião.

Postado
2 horas atrás, Tiberio disse:

Isso ai seria num senário de overclock, o consumo de 350w seria em uso normal, não misture as coisas.

bom, então creio que chegamos a um consenso. Sinta-se a vontade para colocar a fonte de 300w numa 5060 que o comentou nos posts acima.

15 horas atrás, Ziraldo disse:

Para você ter noção, um PC com uma RTX 5060, o Techpowerup "sugere" fonte de 300W aqui

Postado

@Mascote01 350W*, como comentou o Tibério. Não há nenhuma fonte decente de 350W e não vi um comentário meu recomendando uma fonte com essa potência. A fonte mais chula que recomendo é a Pcyes Shocker 400W e não para uso em PCs gamers...

Postado

Bem, sei que talvez seja algo controverso, mas... já fiquei com um Ryzen 5600G rodando ANOS numa fonte dessa aqui:

https://www.mercadolivre.com.br/fonte-atx-slim-seasonic-ss-300tfx-ss-300tgw-active-pfc-300w-cor-agua/p/MLB22702808

Essa fonte já foi testada aqui, e na época foi considerada uma boa fonte.

É um projeto que hoje é considerado relativamente antigo, e dependendo da placa-mãe talvez precise de um adaptador para alimentação secundária, mas é fato que funcionou lindamente pra mim.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...