Ir ao conteúdo

Solução para ligar o HTPC ao mesmo tempo que amplificador de áudio

Ir à solução Resolvido por Mikhail Kosevich Volkov,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Tenho um HTPC e gostaria de saber qual circuito posso usar para gerar um pulso e ligar esse aparelho, ao mesmo tempo em que ligo o amplificador, sem que eu tenha que acionar o botão liga-desliga no painel frontal. Esse computador usa o sistema operacional Daphile.

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Solução para ligar o HTPC ao mesmo tempo que amplificador de áudio
  • Moderador
Postado

@Alexandre Carlos, boa noite!

Creio que isso pode ser feito com um ESP32. Com alguma forma de determinar se o amplificador está ligado, e daí emitindo um pacote WOL para o PC, ou então detectar se o PC está ligado e emitir um sinal infravermelho para o amplificador ligar (caso haja a biblioteca do controle remoto dele já documentada).

Postado

Bom dia, caro Volkov!

Agradeço sua resposta. Meu amplificador é um aparelho valvulado não possui controle remoto. O PC não possui  Wifi / Bluetooth. Ele tem dois slots PCIe que estão populados por uma placa de vídeo simples (ele nem precisa de uma placa de vídeo, pois é controlado por um navegador de internet) e uma placa de rede. Me parece uma solução elegante e sofisticada essa sua e não sei como implementá-la. Pensei em alguma coisa simples, como um relé, mas não sei se pode ser utilizado. Esse ESP32 precisa de um arduino ou alguma coisa semelhante para funcionar?

Abraços.

Postado

O HTPC não tem a opção AC Power Loss na BIOS? Deixando-o em Always on/Power on sempre que a energia é ligada, o PC liga.

Se tiver, pode ligar o PC à um relê (eu já fiz isso, mas com um sinal 12v estável).

Também poderia liga-lo à um filtro de linha no qual também estivesse o amplificador, assim ao ligar o filtro, o PC seria ligado automaticamente.

Acho que usar o WOL seria mais elegante ...

Postado

Vou ver na BIOS e lhe retorno.

Tenho essas opções.

WhatsApp Image 2025-09-17 at 11.09.56.jpeg

Eu tento as opções "Power on" e  a "Last State"  saio salvando as opções na BIOS. Retiro o cabo de força, e quando torno a conectar o PC não liga. Tenho que usar o botão. Pode ser por eu usar uma fonte pico-PSU? Pode ser por se tratar de uma placa-mãe chinesa genérica?

Postado

Eu tento as opções "Power on" e  a "Last State"  saio salvando as opções na BIOS. Retiro o cabo de força, e quando torno a conectar o PC não liga. Tenho que usar o botão. Pode ser por eu usar uma fonte pico-PSU? Pode ser por se tratar de uma placa-mãe chinesa genérica?

Hoje coloquei uma fonte ATX e ainda assim o PC não religou após ter novamente sido energizado, O que pode ser? Existe alguma outra maneira de solucionar isso?

Postado

Estava pensando e acho que conseguia usar isso por causa da forma que o linux desligava o PC...

Acho que não conseguirá o mesmo. Nos manuais de placa-mãe diz que isso funciona quando há perda de energia ou quando o PC foi desligado de maneira errada - o Linux não desligava o PC por completo, tinha que apertar o botão de power ou desligar a fonte (claramente algum bug).

Desculpe pela (des)informação.

Tente usar o WOL (Wake up on Lan) como o @Mikhail Kosevich VolkovVolkov disse acima.

• Moderador
Postado

@Alexandre Carlos, já que o relé não vai funcionar no PC, recomendo ver se é possível usá-lo no amplificador.
O ESP32 é parecido com um Arduino, e ele conecta na rede wi-fi da sua casa, e pode enviar o pacote WOL para ela, e o PC receber. Eu não sei como fazer essa implementação, senão poderia mandar exemplo de código.

Minha sugestão: caso seja possível ligar o amplificador com um relé, talvez seja uma solução elegante encontrar alguma tomada inteligente com ESP32 que possa ser programada para ao mesmo tempo que seja ligada, enviar o pacote WOL para o computador. Talvez haja algum aplicativo de automação residencial que permita o fazer.

Também é possível, e é uma solução mais simples, colocar um carregador de celular com o ESP32 conectado nele na mesma tomada do amplificador e programar o ESP32 para enviar o pacote assim que for ligado. Dessa forma, apenas uma tomada inteligente pode ligar ambos o amplificador e o ESP32, que em torno envia o sinal ao PC pela rede doméstica.
Vale ressaltar que: a rede LAN cabeada e rede sem-fio da sua casa são a mesma rede, caso venham do mesmo roteador, então o pacote WOL emitido para a rede sem-fio também chegará ao computador conectado por cabo ethernet.

@Alexandre Carlos, há uma solução bem antiga e ainda mais simples que era usada em áudio, se teu amplificador suportar o trigger 12V, é possível fazer ele ligar junto do PC. Bastaria comprar algum cabo que permitisse tirar sinal 12V através do PC, e enviar esses 12V até o amplificador. 
Qual o modelo do amplificador?
O problema é que se ele for o emissor e não receptor do trigger, isso não funcionará e precisará de alguma forma de ligar o pc através do amplificador e não o contrário.

@Alexandre Carlos, um amigo meu encontrou este dispositivo, compatível com o TUYA. Com ele e uma tomada compatível com o TUYA para o amplificador, é possível ligar ambos ao mesmo tempo através do celular.

Postado

Meu amplificador não tem marca. Foi montado por mim baseado no projeto do Dynakit ST-35. Um amplificador valvulado de 1964. Eu não sei implementar esse ESP32.

Um "Relé Temporizador Digital Ajustável Delay Timer para Chocadeira e Usos em Geral" como "https://www.casadarobotica.com/sensores-modulos/modulos/timers/rele-temporizador-digital-ajustavel-delay-timer-para-chocadeira-e-usos-em-geral" não serviria para gerar o curto momentâneo nos pinos on-off da placa-mãe? Esse temporizador seria ligado juntamente com o amplificador.

WhatsApp Image 2025-09-19 at 07.13.48.jpeg

D_NQ_NP_670434-MLB86532671640_062025-O-rele-temporizador-digital-ajustavel-timer-p-chocadeira.webp

Postado

Seu amplificador tem apenas uma chave liga desliga ou tem algo como "stand by"?

Se for o primeiro caso, não seria melhor ligar o PC por wake on lan, deixar a chave do amplificador sempre ligada e conectada à um relê ligado à fonte do PC ou à um arduino ligado ao PC?

Veja se o link abaixo ajuda:

https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/wake-on-lan-acorde-o-seu-pc-remotamente-via-android/

• Moderador
  • Solução
Postado

@Alexandre Carlos, a solução com tomada inteligente + plaquinha compatível com Tuya já resolve isso. Basta instalar no pc a placa, e a tomada no amplificador, e ligar ambos através do celular.

Eu diria que é a melhor solução pronta.

Sobre outras soluções, um técnico em eletrônica pode ajudar, eu não acho que esse timer seja adequado para essa aplicação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...