Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Qual destes adaptadores USB Wi-Fi consegue atingir uma recepção de Mbps mais alta (não me refiro ao total de Mbps suportado): ambos têm quatro antenas pequenas de 2 ou 3 dBi.
Primeiro adaptador: usa um chipset Realtek RTL8811CU, 1300 Mbps, Wi-Fi 5.
Segundo adaptador: chipset AX900 Desconhecido, 900 Mbps, Wi-Fi 6.
Ambos estão localizados no mesmo local, a 9 metros de distância e a uma parede do roteador principal.
Qual deles terá uma recepção de Mbps mais alta?

O roteador envia 600 Mbps tplink bsn3000x

• Curtir 1
  • BCP alterou o título para Adaptador 1200mbps wifi5 versus adaptador ax900 wifi6 qual se sai melhor
Postado

É muita ou pouca A diferença entre wifi5 e wifi6 para ter maior recepção Mbps mesmo distante do roteador principal TP-Link bsn3000x e os adaptadores possuindo mesmo tamanho e quantidade de antenas?

• Curtir 1
Postado

@Ananias77

1° Limite do roteador,  você disse que o roteador “envia 600 Mbps (tplink bsn3000x)”. se o roteador só consegue entregar ~600 Mbps, nenhum adaptador alcançará números muito acima disso; o máximo real será limitado pelo roteador + interferência + parede + SNR.

2° Wi-Fi 6 vs Wi-Fi 5,  Wi-Fi 6 tem melhorias reais que aumentam rendimento em condições reais: maior eficiência espectral (OFDMA), esquemas de modulação melhores em alguns casos, melhor tolerância a interferência, latência/overhead menores e uso mais eficiente de múltiplas estações. Em linha reta, isso tende a dar mais Mbps utilizáveis em cenários com ruído/interferência e distâncias médias.

3° Compatibilidade e drivers, chipsets Realtek em adaptadores USB às vezes têm drivers menos estáveis/performance inferior em certas plataformas; um chipset AX “desconhecido” pode ter drivers melhores ou piores. Qualidade do firmware/driver pode inverter o resultado real.

4° Antenas e localização,  você mencionou que ambas têm 4 anteninhas pequenas de 2–3 dBi e estão na mesma posição, isso mantém antena/ganho constante, então não é fator diferencial aqui.

o recomendado é testar cada um para garantir, se você não puder testar, escolha o AX se o roteador for AX; caso contrário, o RTL8811CU é uma escolha segura e madura.

2 horas atrás, Ananias77 disse:

É muita ou pouca A diferença entre wifi5 e wifi6 para ter maior recepção Mbps mesmo distante do roteador principal TP-Link bsn3000x e os adaptadores possuindo mesmo tamanho e quantidade de antenas?

Wi-Fi 6 consegue manter mais Mbps em condições difíceis (distância, parede, interferência), mesmo se o link total estiver limitado, você mencionou 9 metros e uma parede, isso é considerado distância média. Com mesmo tamanho e número de antenas, o ganho físico entre os adaptadores será mínimo, então, a diferença de Mbps real vai vir mais de eficiência do protocolo Wi-Fi 6 do que de potência de antena. 

Se o roteador é Wi-Fi 5 AC, o adaptador Wi-Fi 6 não vai entregar muito mais do que um Wi-Fi 5 AC porque ele precisa se “reduzir” para ter compatibilidade. a diferença em Mbps será pequena ou praticamente nula, a principal vantagem do Wi-Fi 6 se manifestaria com roteador Wi-Fi 6, múltiplos clientes, ou em ambiente com interferência alta. 

O meu ponto de vista é que, escolha baseada em Wi-Fi 6 vs Wi-Fi 5 aqui não faz diferença significativa para velocidade real, o que pode importar mais são drivers, estabilidade do chipset e qualidade do adaptador, não o padrão Wi-Fi.

• Curtir 1
Postado

Qual Chipset é bom e barato? Alguns adaptadores tem o cd drivers outros são driver free mas atualiza pelo Windows update, tamanho da antena importa mais q Chipset r drivers?

Como você avalia o rtl8811cu? Eu uso adaptador driver free nic com este Chipset mas ele é wifi5 e roteador wifi6 esse adaptador alcança no máximo 250mbps nessas condições q citei. Mas se puder melhorar com outro adaptador nessa faixa de preço seria bom

• Curtir 1
Postado

10 minutos atrás, Ananias77 disse:

Qual Chipset é bom e barato?

de acordo com a minha experiência, os seguintes são bem interessantes:

Realtek RTL8812AU: Suporta Wi-Fi 5 (802.11ac), oferece velocidades de até 1.200 Mbps e é amplamente compatível com sistemas operacionais modernos.

Mediatek MT7612U: Suporta Wi-Fi 5 (802.11ac) e é conhecido por sua estabilidade e desempenho sólido.

Qualcomm Atheros AR9271: Suporta Wi-Fi 4 (802.11n) e é bem suportado em sistemas Linux, sendo uma boa opção para usuários avançados.

compreendo que os adaptadores com chipsets Realtek e Mediatek geralmente oferecem um bom equilíbrio entre preço e desempenho.

12 minutos atrás, Ananias77 disse:

Alguns adaptadores tem o cd drivers outros são driver free mas atualiza pelo Windows update,

bom, então vamos pensar um pouco, duelo 1x1 de Driver Free vs Windows Update:

Driver Free, o famoso "plug and play", adaptadores com essa funcionalidade são reconhecidos automaticamente pelo Windows, facilitando a instalação, mas em contra partida podem ter funcionalidades limitadas ou não suportar as últimas atualizações de desempenho.

agora os Drivers via Windows Update, os adaptadores que requerem instalação de drivers manualmente geralmente oferecem melhor desempenho e suporte a recursos avançados, em alguns casos a instalação pode ser um pouco mais trabalhosa, mas o ganho em estabilidade e velocidade sempre compensa.

8 minutos atrás, Ananias77 disse:

Como você avalia o rtl8811cu?

Prós:

1° Compatibilidade ampla: Funciona bem no Windows, com drivers oficiais. Algumas distribuições Linux suportam via drivers de terceiros.
2° Suporte a Wi-Fi 5 AC: Pode atingir até 433 Mbps em 1x1 MIMO, ou mais se for um modelo 2x2 (duas antenas). Para uso doméstico típico, é suficiente.
3° Preço acessível: Adaptadores com esse chipset costumam ser baratos.

Contras:
1° Recepção limitada: A performance depende muito das antenas. Antenas internas pequenas limitam alcance e estabilidade em comparação com modelos maiores.

2° Drivers podem ser problemáticos: No Windows, às vezes precisa instalar manualmente; no Linux, a compatibilidade pode ser instável.

3° Sem Wi-Fi 6: Se você quer melhor performance em distâncias maiores e menor latência, Wi-Fi 6 (802.11ax) seria melhor.

4° USB 2.0 limita velocidade máxima: Alguns adaptadores vêm em USB 2.0, que pode limitar o throughput real.

16 minutos atrás, Ananias77 disse:

tamanho da antena importa mais q Chipset r drivers?

O tamanho físico da antena não é o único fator determinante para o desempenho do sinal, o design e a tecnologia da antena, como o ganho (medido em dBi) e o uso de tecnologias como MU-MIMO e Beamforming, têm um impacto mais significativo na qualidade da conexão. Antenas externas geralmente oferecem melhor desempenho em ambientes com obstáculos ou distâncias maiores do roteador, mas do meu ponto de vista, não vale a pena você ter uma antena de altíssima tecnologia mas com um driver fraco, entenda que antena e driver devem trabalhar em "conjunto" ou pelo menos em condições ideais para entregar o melhor desempenho, mas primeiramente, o driver é mais importante, porque mesmo com a antena mais básica, ainda seria necessário ter um driver atualizado para garantir o melhor desempenho

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 Exatamente, há variáveis a mais para a qualidade de transmissão de rede em um alcance maior..
eu deveria ter sido mais específico e explicativo no meu primeiro comentário..

A recepção de Mbps, teoricamente é para ser suficiente para alcançar os 600mbps do "roteador", a questão será qual terá o alcance maior..

--

Deixa eu ver se entendi: na vdd você quer comprar um? Ahh, n tinha entendido isso..

Postado
52 minutos atrás, Mascote01 disse:

de acordo com a minha experiência, os seguintes são bem interessantes:

Realtek RTL8812AU: Suporta Wi-Fi 5 (802.11ac), oferece velocidades de até 1.200 Mbps e é amplamente compatível com sistemas operacionais modernos.

Mediatek MT7612U: Suporta Wi-Fi 5 (802.11ac) e é conhecido por sua estabilidade e desempenho sólido.

Qualcomm Atheros AR9271: Suporta Wi-Fi 4 (802.11n) e é bem suportado em sistemas Linux, sendo uma boa opção para usuários avançados.

compreendo que os adaptadores com chipsets Realtek e Mediatek geralmente oferecem um bom equilíbrio entre preço e desempenho.

bom, então vamos pensar um pouco, duelo 1x1 de Driver Free vs Windows Update:

Driver Free, o famoso "plug and play", adaptadores com essa funcionalidade são reconhecidos automaticamente pelo Windows, facilitando a instalação, mas em contra partida podem ter funcionalidades limitadas ou não suportar as últimas atualizações de desempenho.

agora os Drivers via Windows Update, os adaptadores que requerem instalação de drivers manualmente geralmente oferecem melhor desempenho e suporte a recursos avançados, em alguns casos a instalação pode ser um pouco mais trabalhosa, mas o ganho em estabilidade e velocidade sempre compensa.

Prós:

1° Compatibilidade ampla: Funciona bem no Windows, com drivers oficiais. Algumas distribuições Linux suportam via drivers de terceiros.
2° Suporte a Wi-Fi 5 AC: Pode atingir até 433 Mbps em 1x1 MIMO, ou mais se for um modelo 2x2 (duas antenas). Para uso doméstico típico, é suficiente.
3° Preço acessível: Adaptadores com esse chipset costumam ser baratos.

Contras:
1° Recepção limitada: A performance depende muito das antenas. Antenas internas pequenas limitam alcance e estabilidade em comparação com modelos maiores.

2° Drivers podem ser problemáticos: No Windows, às vezes precisa instalar manualmente; no Linux, a compatibilidade pode ser instável.

3° Sem Wi-Fi 6: Se você quer melhor performance em distâncias maiores e menor latência, Wi-Fi 6 (802.11ax) seria melhor.

4° USB 2.0 limita velocidade máxima: Alguns adaptadores vêm em USB 2.0, que pode limitar o throughput real.

O tamanho físico da antena não é o único fator determinante para o desempenho do sinal, o design e a tecnologia da antena, como o ganho (medido em dBi) e o uso de tecnologias como MU-MIMO e Beamforming, têm um impacto mais significativo na qualidade da conexão. Antenas externas geralmente oferecem melhor desempenho em ambientes com obstáculos ou distâncias maiores do roteador, mas do meu ponto de vista, não vale a pena você ter uma antena de altíssima tecnologia mas com um driver fraco, entenda que antena e driver devem trabalhar em "conjunto" ou pelo menos em condições ideais para entregar o melhor desempenho, mas primeiramente, o driver é mais importante, porque mesmo com a antena mais básica, ainda seria necessário ter um driver atualizado para garantir o melhor desempenho

tem algum modelo barato do aliexpress que você recomenda e seja superior a o meu rtl8811cu e na mesma faixa de preço?

o meu: https://pt.aliexpress.com/item/1005009999683642.html?gps-id=pcDetailTopMoreOtherSeller&scm=1007.40196.444363.0&scm_id=1007.40196.444363.0&scm-url=1007.40196.444363.0&pvid=f4cd406d-8eaa-40c7-905f-fd601387aa8a&_t=gps-id:pcDetailTopMoreOtherSeller,scm-url:1007.40196.444363.0,pvid:f4cd406d-8eaa-40c7-905f-fd601387aa8a,tpp_buckets:668%232846%238111%231996&pdp_ext_f={"order"%3A"1"%2C"eval"%3A"1"%2C"sceneId"%3A"30050"%2C"fromPage"%3A"recommend"}&pdp_npi=6%40dis!BRL!76.14!27.41!!!94.36!33.97!%402101eac917588145576714633ed990!12000050803231838!rec!BR!725245162!XZ!1!0!n_tag%3A-29919%3Bd%3A786f955c%3Bm03_new_user%3A-29895&utparam-url=scene%3ApcDetailTopMoreOtherSeller|query_from%3A|x_object_id%3A1005009999683642|_p_origin_prod%3A

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Ananias77 disse:

tem algum modelo barato do aliexpress que você recomenda e seja superior a o meu rtl8811cu e na mesma faixa de preço?

na minha opinião, o melhor desempenho é o Realtek RTL8812BU. Esse do link que você mandou eu não consegui analisar direito, muita propaganda, pouca informação útil, não diz nem sequer o modelo do chipset, não estou falando mal, estou apenas explicando que tá bem difícil analisar e saber qual é o chipset dele para dar um parecer

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Mascote01 disse:

na minha opinião, o melhor desempenho é o Realtek RTL8812BU. Esse do link que você mandou eu não consegui analisar direito, muita propaganda, pouca informação útil, não diz nem sequer o modelo do chipset, não estou falando mal, estou apenas explicando que tá bem difícil analisar e saber qual é o chipset dele para dar um parecer

Realtek RTL8812BU mesmo sendo wifi5 consegue ter maior recepção e desempenho que os AX900 wifi6?

tem muita diferença desses dois para o RTL8811CU?  

os desses link q eu passei o modelo de 1200mbps é o meu e ele é sim RTL8811CU mas alguns vendedores não colocam o nome mas quando eu instalei o driver era esse sim

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Ananias77 disse:

os desses link q eu passei o modelo de 1200mbps é o meu e ele é sim RTL8811CU mas alguns vendedores não colocam o nome mas quando eu instalei o driver era esse sim

foi o que eu imaginei mesmo 

2 minutos atrás, Ananias77 disse:

Realtek RTL8812BU mesmo sendo wifi5 consegue ter maior recepção e desempenho que os AX900 wifi6?

não, pelo menos no teu caso, porque como você falou que o roteador envia 600Mbps, então o adaptador fica limitado a essa velocidade, mas mesmo em cenários ideais o Realtek RTL8812BU não vai entregar performance/estabilidade melhor que o AX900 wifi6, citei o RTL8812BU porque você pediu algo na mesma faixa de preço mas com desempenho um pouco melhor

Postado

a diferença de recepção entre o AX900 e o adaptador RTL8811CU é grande ou pouca? o adaptador rtl8811cu na distancia q citei antes pega 250mbps sao adaptadores parecidos so muda o chipset

Postado
28 minutos atrás, Ananias77 disse:

a diferença de recepção entre o AX900 e o adaptador RTL8811CU é grande ou pouca?

é bem grande sim, quase o dobro, o AX600 tem velocidade máxima até 600 Mbps (5 GHz) + 286 Mbps (2.4 GHz) = 886 Mbps total, enquanto que o RTL8811CU tem até 433 Mbps (5 GHz) + 150 Mbps (2.4 GHz) = 583 Mbps total, isso sem falar das outras vantagens do wifi 6 e do chipset

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Mascote01 disse:

é bem grande sim, quase o dobro, o AX600 tem velocidade máxima até 600 Mbps (5 GHz) + 286 Mbps (2.4 GHz) = 886 Mbps total, enquanto que o RTL8811CU tem até 433 Mbps (5 GHz) + 150 Mbps (2.4 GHz) = 583 Mbps total, isso sem falar das outras vantagens do wifi 6 e do chipset

me refiro mais a velocidade de recepção e não na velocidade total que eles suportam, exemplo: se o roteador principal bsn3000x envia 600mbps e o adaptador com rtl8811cu a uma distancia de 8 metros com uma parede no meio recebe e retrasmite para o pc 250mbps, o AX900 wifi6 no mesmo local mesma distancia e com a parede vai superar pouco esses 250mbps ou muito? ambos fisicamente sao parecidos e com 4 antenas mas não tenho certeza se todas estão ligadas no pcb dos adaptadores ou se a grande diferença so seria se um deles tivesse duas antenas grandes?

• Curtir 1
Postado

Ah, sim.. Mas se fosse p mim eu procuraria uma placa de rede com chipset intel

Postado
19 minutos atrás, Ziraldo disse:

Ah, sim.. Mas se fosse p mim eu procuraria uma placa de rede com chipset intel

minha placamae é micro atx ASRock B75M-DGS R2.0 e a pci ja esta sendo usada por uma radeon r7 360

Postado
Em 24/09/2025 às 21:17, Ananias77 disse:

O roteador envia 600 Mbps tplink bsn3000x

Está certo quanto ao modelo? E esses 600mbps seriam o que? A banda de inernet? A soma das capacidades em wifi?

6 horas atrás, Ananias77 disse:

B75M-DGS R2.0 e a pci ja esta sendo usada por uma radeon r7 360

image.png.d30feba8725d4e6f7599fa4d567c4247.png

a placa de Vídeo não usa esse slot. Ela está no x16 e a de rede iria no x1

8 horas atrás, Mascote01 disse:

tem velocidade máxima até 600 Mbps (5 GHz) + 286 Mbps (2.4 GHz) = 886 Mbps total, enquanto que o RTL8811CU tem até 433 Mbps (5 GHz) + 150 Mbps (2.4 GHz) = 583 Mbps total,

Essa noção de total não se aplica, porque vai conectar a 2.4 ou 5.0 GHz com essas placas dual band, e vai ficar sujeito a esses limites. Claro que vai querer usar 5Ghz para ter mais banda e 2.4 para maior alcance, só que a realidade vai te fazer escolher no local.

8 horas atrás, Ananias77 disse:

ambos fisicamente sao parecidos e com 4 antenas mas não tenho certeza se todas estão ligadas no pcb dos adaptadores ou se a grande diferença so seria se um deles tivesse duas antenas grandes

A ideia de mais antenas direcionaveis vem dos algoritmos modernos que conseguem reconstruir o sinal a partir de reflexos vindo de direções distintas e sendo captados e misturados pelos sinais de cada antena

Postado

Modelo do roteador bsn3000x, 600mbps o meu plano com operadora o q qro é conseguir o máximo de Mbps com o adaptador

Vai ficar MT apertado outra placa nessa PCI? É melhor q USB? USB é mais prático e portátil eu só uso 5ghz

Postado
43 minutos atrás, Ananias77 disse:

Vai ficar MT apertado outra placa nessa PCI? É melhor q USB? USB é mais prático e portátil eu só uso 5ghz

Em termos de banda é muito melhor usar o slot mas para essas taxas de conexão de rede não faz diferença não, em especial se não tiver muita coisa no barramento USB 3

Entenda que os 600mbps de seu plano são para tudo ligado na internet. E por outro lado pode ser que nada te entregue 600mbps para seu PC ao mesmo tempo. E pode ser que ele nem consiga processar se acaso cheguem 600/8 = 75 megabytes por segundo

Postado
9 horas atrás, Ananias77 disse:

Eu já tinha testado com outro roteador emprestado Archer C6 no mesmo local onde vai ficar meu adaptador wi-fi USB é PC e a. Velocidade era 500mbps

Tem pouco sentido testar a performance de uma conexão de rede local com um "medidor de velocidade de internet", mas ok. 

Como eu disse,

• seu computador provavelmente não consegue consumir esse volume de dados sozinho, 500+ mbps
  • provavelmente nenhum site ou serviço iria entregar isso para um assinante só

E a maneira simples de testar isso é usar outro micro na rede local e transferir algo grande --- como um arquivo iso com a distribuição de Windows ou Linux, com vários gigabytes --- e medir a performance ou ao menos acompanhar no gráfico que o sistema já mostra, para transferir dados durante vários minutos entre estações da mesma rede.

20 horas atrás, Ananias77 disse:

o AX600 tem velocidade máxima até 600 Mbps (5 GHz) + 286 Mbps (2.4 GHz) = 886 Mbps total, enquanto que o RTL8811CU tem até 433 Mbps (5 GHz) + 150 Mbps (2.4 GHz) = 583 Mbps total

ainda sobre isso, entenda que esse "total" não existe. É só marketing. Note:

• Vai conectar usando uma ou outra frequência, nunca as duas
  • Vai ter que escolher entre alcance ruim e velocidade modesta --- 5 ou 2.4 GHz
  • O rádio ou transmite ou recebe --- o tal half duplex --- enquanto que os cabos tem um par de fios para receber e outro para transmitir dados, então o rádio (wifi) por definição é muito mais lerdo para uma conexão a x mbps. Por exemplo, várias placas de rede podem potencialmente se conectar a velocidades superiores a 1 gigabit com AP compatíveis do outro lado,  mas não vão ter a mesma performance que uma conexão via cabo --- full duplex --- na mesma velocidade.

Sobre a internet: uma conexão estável acima de 30 mbps é suficiente para assistir um vídeo a 4K, para dar uma perspectiva de consumo. Um download a 20 ou 30 megabytes por segundo é algo já muito bom, e o cara do outro lado pode e deve limitar a velocidade do lado dele, para poder atender mais gente e não deixar que uns poucos caras com conexões melhores consumam toda a banda do servidor deles

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...