Ir ao conteúdo

Sofri um golpe. Sacaram da minha conta bancária. Conseguiram a minha senha

Ir à solução Resolvido por AsraelRedFire,

Posts recomendados

Postado

No dia dois de outubro de 2025 eu recebi um SMS informando sobre o pagamento no valor de r$ 780. Na hora eu nem dei bola pois achei que poderia ser um golpe daqueles em que você tem que clicar no link da mensagem, porém, mais tarde quando fui olhar minha conta realmente houve esse pagamento sem a minha autorização, portanto, alguém conseguiu acessar a minha conta bancária com a minha senha. Não faço ideia de como a pessoa conseguiu clonar a minha senha. Eu me lembro que quando estava usando o computador percebi que o navegador abriu uma nova janela sem que eu tivesse solicitado e quando eu olhava o histórico do navegador vi que tinha aberto um link do qual eu não conhecia e esse link constava o nome do banco onde eu tenho conta. Na hora pensei que poderia ser alguma atualização que o sistema de segurança do banco estivesse fazendo pois há algumas semanas atrás eu tinha feito essa Atualização diretamente pelo site do banco. Na hora eu até passei o antivírus do próprio Windows e não acusou nada. Estou verificando com o banco para que eu possa reaver o meu dinheiro,  porém,  ao que tudo indica o golpista conseguiu acessar a minha conta bancária pelo meu computador. Eu olhei no meu extrato do meu banco e percebi que a transação foi feita em forma de pagamento de boleto e consta a razão social CNPJ do Mercado Pago Pelo que eu entendi a pessoa gerou um boleto e efetuou o pagamento usando a minha senha e o valor que tinha na minha conta

Perguntas:
1) É realmente possível que a pessoa consiga acessar a minha conta bancária pelo meu computador sem que eu perceba? 

2)Parece que tem algum vírus no meu computador (possivelmente um key loger) que está clonando a minha senha Se for esse o caso, formatar o pc ajuda a resolver o problema?

3)Eu tenho medo de que o banco alegue que como a transação foi feita do meu computador eles não possam devolver o  valor que foi debitado da minha conta. Eles podem alegar que fui eu mesmo que fiz a transação Se for isso nesse caso teria que abrir um boletim de ocorrência na polícia?

Agradeço quem puder ajudar

• Solução
Postado

1) Sim, é possível de várias formas, De Keyloggers (Malwares/Virus) até vazamento de dados.
2) Se feito corretamente ajuda sim, já que você vai recomeçar do zero sem nenhum dos arquivos presentes na instalação infectada.
3) Podem, mas você ainda sim pode recorrer ao Mecanismo Especial de Devolução (MED). É de suma importância que você registre um B.O. e em caso de negativa do banco, peça ajuda jurídica.

Aqui vão algumas reomendações:
1- Após registrar o B.O, pergunte se pode formatar o celular e o computador ás autoridades. Caso possa, formate o celular e o computador o mais rápido o possível.
2- Altere TODAS as suas senhas, desde a que desbloqueia o celular até a do banco e cartões. Não dá para saber exatamente quais dados eles coletaram.
3- Após informar ao banco, tire prints de toda a conversa e guarde numa armazenamento em nuvem para evitar a perda das provas.

• Curtir 4
Postado
21 minutos atrás, Lincoln212 disse:

1) É realmente possível que a pessoa consiga acessar a minha conta bancária pelo meu computador sem que eu perceba? 

Sim! usando keyloggers em conjunto com um backdoor 

A solução rápida seria formatar e reinstalar o sistema operacional, mas se algum documento pessoal e ou aplicativo que tenha instalado for a causa, e o mesmo for aberto/executado tudo volta. outra fonte de "contaminação" seria links recebidos em emails ou a utilização de "certos recursos" que prometem ativar aquele sonhado aplicativo.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, Lincoln212 disse:

No dia dois de outubro de 2025 eu recebi um SMS informando sobre o pagamento no valor de r$ 780. Na hora eu nem dei bola pois achei que poderia ser um golpe daqueles em que você tem que clicar no link da mensagem, porém, mais tarde quando fui olhar minha conta realmente houve esse pagamento sem a minha autorização, portanto, alguém conseguiu acessar a minha conta bancária com a minha senha. Não faço ideia de como a pessoa conseguiu clonar a minha senha. Eu me lembro que quando estava usando o computador percebi que o navegador abriu uma nova janela sem que eu tivesse solicitado e quando eu olhava o histórico do navegador vi que tinha aberto um link do qual eu não conhecia e esse link constava o nome do banco onde eu tenho conta. Na hora pensei que poderia ser alguma atualização que o sistema de segurança do banco estivesse fazendo pois há algumas semanas atrás eu tinha feito essa Atualização diretamente pelo site do banco. Na hora eu até passei o antivírus do próprio Windows e não acusou nada. Estou verificando com o banco para que eu possa reaver o meu dinheiro,  porém,  ao que tudo indica o golpista conseguiu acessar a minha conta bancária pelo meu computador. Eu olhei no meu extrato do meu banco e percebi que a transação foi feita em forma de pagamento de boleto e consta a razão social CNPJ do Mercado Pago Pelo que eu entendi a pessoa gerou um boleto e efetuou o pagamento usando a minha senha e o valor que tinha na minha conta

Perguntas:

2)Parece que tem algum vírus no meu computador (possivelmente um key loger) que está clonando a minha senha Se for esse o caso, formatar o pc ajuda a resolver o problema?

3)Eu tenho medo de que o banco alegue que como a transação foi feita do meu computador eles não possam devolver o  valor que foi debitado da minha conta. Eles podem alegar que fui eu mesmo que fiz a transação Se for isso nesse caso teria que abrir um boletim de ocorrência na polícia?

Agradeço quem puder ajudar

Primeiramente, sinto muito que você seja vítima de um malware bancário.

Isso é bem comum infelizmente. Agora, respondendo às suas perguntas sobre esse caso:

1) Sim, é totalmente possível.

Existem trojans bancários brasileiros (como Grandoreiro, Mekotio, Ousaban) que são sofisticados e específicos para bancos aqui do Brasil. Mais uma vez, o seu caso não é raro.

2) Sim, formatar vai te ajudar, mas essa solução é parcial.

Depois de formatar seu computador, você tem que trocar imediatamente a senha do seu banco (de outro dispositivo limpo, de preferência, como o seu celular, por exemplo).

3) O banco TEM responsabilidade, independente de o acesso ter sido feito da sua máquina, mas você precisa agir rápido:

Segundo a Resolução 4.753 do Banco Central:

3.1 O banco deve ressarcir em caso de fraude comprovada;

3.2 Você precisa contestar a operação formalmente (via app do banco ou a própria agência, e não apenas pelo WhatsApp);

3.3 O prazo do banco é de geralmente 10 dias úteis para análise da sua contestação;

3.4 Se o banco negar a análise e o ressarcimento, você pode recorrer ao Banco Central (use o site do BC) e ao Procon;

3.5 Sim, também vale abrir BO, porque fortalece o seu caso e é evidência de boa-fé.

Resumindo o que você precisa fazer, por ordem de prioridade:

1. Verifique a segurança da sua conta primeiro;

1.1 Troca senha do banco de outro dispositivo (celular, computador de terceiro);

1.2 Verifique se há outros dispositivos vinculados à conta;

1.3 Ativar autenticação em duas etapas de todos os lugares disponíveis;

1.4 Bloqueie ou reduza seus limites de transação na conta, temporariamente.

2. Depois disso, parta para a Contestação formal:

Vá à agência e abrir contestação FORMAL por escrito. Depois, solicite o protocolo de atendimento. Daí, peça a análise das transações fraudulentas na sua conta, e guarde todos os comprovantes e protocolos

3. Faça o BO:

Leve prints do SMS, extrato, histórico do navegador, e mencione o CNPJ do Mercado Pago no BO;

4. Limpeza do computador:

Formatar completamente o Windows, sem o uso de backups anteriores, e troque todas as senhas de todas as suas contas importantes.

Algumas ressalvas ou considerações importantes pra esse caso incluem:

• O argumento "foi do seu computador" não isenta o banco. Fraude é fraude;
  • Tente guardar o histórico do navegador antes de formatar (tirar prints ou exportar);
  • Nunca mais clicar em links relacionados a banco - sempre digitar o endereço do site manualmente;
  • Considerar usar o aplicativo do banco no celular ao invés do navegador no seu computador.

E além de tudo isso, as dicas universais:

• Instalar um antivírus melhor pode ser uma boa (Kaspersky, Bitdefender, ESET têm proteção bancária);
  • Nunca fazer transações bancárias em redes WiFi públicas
  • Desconfiar de qualquer comportamento estranho do seu navegador de internet
  • Mantenha seu Windows sempre atualizado.
  • Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Tarde

Apenas para completar a respostas do colega. Não sei qual seu banco, mais procure sempre usar o aplicativo do banco, e mantenha o sistema operacional do seu PC sempre atualizado.

Se possível use as versões pagas dos anti vírus que o colega de cima indicou.

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, Gabriel U disse:

O banco TEM responsabilidade, independente de o acesso ter sido feito da sua máquina, mas você precisa agir rápido:

Muitos bancos se negam a agir por ser uma transferência pix, então normalmente compensa mais diretamente invocar o MED, já que aí sim eles não podem se negar a menos que queiram pagar por processos longos e caros.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...