Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, recentemente troquei meu processador de um Athlon pra um Ryzen 5 2600 (ganhei de um brother que trocou de processador) e atualmente tenho uma rx550 4gb (ja veio com o pc, sei que essa placa é um lixo), vocês acham que é uma boa escolha pegar uma rx 7600 xt, para casar com esse Ryzen 5 2600?, acabei vendo uns Vídeo com essa config e me surpreendi com o desempenho, acredito que seja uma boa pedida pois não tenho condições de trocar um processador e dps comprar uma placa no momento.

• Peuzin0881 alterou o título para A RX 7600 XT COMPENSA COM UM Ryzen 5 2600?
Postado
1 hora atrás, Peuzin0881 disse:

Boa noite pessoal, recentemente troquei meu processador de um Athlon pra um Ryzen 5 2600 (ganhei de um brother que trocou de processador) e atualmente tenho uma rx550 4gb (ja veio com o pc, sei que essa placa é um lixo), vocês acham que é uma boa escolha pegar uma rx 7600 xt, para casar com esse Ryzen 5 2600?, acabei vendo uns Vídeo com essa config e me surpreendi com o desempenho, acredito que seja uma boa pedida pois não tenho condições de trocar um processador e dps comprar uma placa no momento.

7600xt nem sequer tem estoque creio eu, e é uma placa totalmente sem sentido.
O diferencial dela pra 7600 é os 16gb de vram, mas o preço é bem mais alto. Vale mais ir numa 9060xt 8gb que nela.
Afinal, não adianta ter mais vram e não ter poder gráfico pra acompanhar.

E eu trocaria esse CPU logo mais, não vai casar muito bem com uma 7600 (sem ser xt).

1 hora atrás, Peuzin0881 disse:

E qual é sua fonte?

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Compensa comprar uma RX 7600 XT e instalar em um PC com Ryzen 5 2600?
  • Coordenador
Postado

Não, porque a RX 7600 XT não compensa pelo preço. Ela não vale os R$ 2.500,00 cobrados atualmente. Precisaria ter um desconto muito grande para fazer sentido.

8 minutos atrás, Hamood disse:

7600xt nem sequer tem estoque creio eu, e é uma placa totalmente sem sentido.

Afinal, não adianta ter mais vram e não ter poder gráfico pra acompanhar.

A arquitetura RDNA3 tem um notório problema de falta de otimização no algoritmo de compressão de VRAM. Além disso, a RX 7600 não utiliza o slot PCI-Express inteiro (é apenas x8), o que agrava o gargalo de VRAM. Como resultado, a diferença entre a RX 7600 e a RX 7600 XT, por conta da VRAM, pode ser bem grande em títulos AAA modernos que utilizam muita memória. Testes atualizados, como o GPU Hierarchy 2025 do Tom's, chegam a registrar diferença acima de 30% na média de 14 jogos em 1080p (saltando de 42,2 FPS para 57 FPS):

GwqARni33E6NmcuPWYGrRW-970-80.png.webp

Ou seja, a RX 7600 XT não faz sentido pelo preço, mas a GPU em si tem poder de sobra para se beneficiar de mais de 8GB de VRAM, e isso vai ser cada vez mais evidente ao longo dos anos.

Felizmente o algoritmo de compressão de VRAM da RX 9060 XT é mais eficiente e a placa usa o slot PCI-Express inteiro (x16), o que minimiza bastante o impacto da falta de VRAM. Além de corrigir o problema da geração anterior, isso torna a RX 9060 XT 8 GB bem mais interessante que a concorrente RTX 5060, ainda mais ao considerar sistemas antigos, onde o PCI-Express muitas vezes é 3.0 e, para agravar a situação, o conhecido overhead dos drivers da Nvidia (excesso de uso de recursos por falta de otimização) prejudica o processador.

Atualmente a RX 9060 XT 8 GB acaba sendo a opção mais interessante nessa faixa de valor mesmo.

Postado

@KairanD "

Até essa faixa de preço as melhores opções são a RTX 5060 ou RX 9060 XT 8GB. Mas o ideal seria você usar elas com um conjunto que ao menos suportasse PCIE 4.0(e isso é valido pra qualquer GPU que entre nesse range de preço na verdade, a gente só não falava muito sobre isso antes porque os jogos não estavam exigindo tanta VRAM)

O vídeo do Adrenaline comparando a RX 9060XT 8GB com a RTX 5060 demonstrou que ambas as placas tem problemas sérios de perfomance em PCIE 3.0, principalmente o modelo da AMD que, ao contrário de todas as expectativas teve mais problemas apesar de ter todas as 16 linhas PCIE ao invés das 8 da RTX 5060 porque o driver da AMD lida pior com situações de escassez de VRAM, e a largura de banda menor do PCIE escancarou isso ainda mais.

Dito isso, considerando que ambas as placas estão na mesma faixa de preço, performam muito parecido (9060XT tendo uma pequena vantagem) porém a placa da NVIDIA tem suporte ao DLSS, melhor perfomance em Ray Tracing e gerencia melhor VRAM eu prefiro a 5060."

O comentário não é meu, é do @343

• Coordenador
Postado

@ArturGC A análise do Hardware Unboxed que mencionei acima (que é mais atual que a do Adrenaline, ou seja, após o amadurecimento dos drivers pós-lançamento) demonstrou o completo oposto:

image.png

A RX 9060 XT 8 GB foi notavelmente mais rápida. O que faz sentido, já que, além de usar o slot PCI-Express inteiro e gerenciar melhor a falta de VRAM, tem uma GPU mais poderosa (que é a mesma utilizada no modelo de 16 GB, que objetiva concorrer com a RTX 5060 Ti).

Por usar o slot PCI-Express inteiro, gerenciar melhor cenários de falta de VRAM, ser mais rápida, ter upscaling baseado em IA (FSR4, que finalmente aproximou o FSR do DLSS) e ainda por cima ter drivers melhor otimizados em termos de uso de CPU (os drivers da Nvidia têm um conhecido problema de overhead com CPUs antigos), a única opção que compensa para o colega é a RX 9060 XT 8 GB.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
22 horas atrás, KairanD disse:

A arquitetura RDNA3 tem um notório problema de falta de otimização no algoritmo de compressão de VRAM. 

Felizmente o algoritmo de compressão de VRAM da RX 9060 XT é

13 horas atrás, KairanD disse:

@ArturGC A análise do Hardware Unboxed que mencionei acima (que é mais atual que a do Adrenaline, ou seja, após o amadurecimento dos drivers pós-lançamento) demonstrou o completo oposto:

.

mais eficiente 

O Daniel Owen conseguiu reproduzir o problema de gerenciamento de VRAM das Radeon independente da micro-arquitetura ser RDNA 1/2/3 ou 4, inclusive na 9060 XT, que apresentou problemas em cenários que a 5060 lidou perfeitamente.

https://youtu.be/_oV9TKa5wIM?si=KolMmUL_wKFSq9lA

O "problema" dessa bateria de testes do hardware unboxed nesse caso é que ela não tem nenhum jogo que seja de fato exigente em VRAM, então ela pode até ser útil pra demonstrar a performance relativa das placas, mas não é pra avaliar esse problema 

O Adrenaline re-testou a 9060XT 8GB a 3 meses atrás e ela demonstrou os mesmos problemas pra gerenciar alocamento de VRAM nos mesmos jogos da primeira análise, jogos esses que nenhum está incluso na bateria de testes do HUB

https://youtu.be/lMJ0ihXSFhA?si=RTmVabIyX7JW8K_i

• Coordenador
Postado
5 horas atrás, 343 disse:

O Daniel Owen conseguiu reproduzir o problema de gerenciamento de VRAM das Radeon independente da micro-arquitetura ser RDNA 1/2/3 ou 4, inclusive na 9060 XT, que apresentou problemas em cenários que a 5060 lidou perfeitamente.

Peguei os resultados consolidados do próprio vídeo para ilustrar a questão:

Captura de tela de 2025-10-06 06-10-09.png

Olhando para os extremos, a RTX 5060 teve gritante vantagem em apenas um jogo (Oblivion Remastered, conhecido por sua péssima otimização), enquanto a RX 9060 XT 8 GB teve gritantes vantagens em vários jogos. Além disso, a RX 9060 XT 8GB venceu na média geral.

Para interpretar esses resultados, destaco que o gráfico retrata não apenas cenários de 1080p, mas também 1440p, e testando vários jogos que são notórios por elevado uso de VRAM, como o Monster Hunter: Wilds e o Clair Obscure. Mesmo considerando vários cenários de Ray Tracing, a placa da AMD foi mais rápida na maioria das ocasiões. Além disso, veja que, nas situações de vantagem significativa para a placa da Nvidia, foi aplicado significativo nível de DLSS/FSR/XeSS (parte inferior do gráfico, justamente porque, ao usar esses recursos, a situação de falta de VRAM foi aliviada, o que ajudou principalmente a RTX 5060, que não usa o slot PCI-Express inteiro).

Os resultados demonstram que a RTX 5060 parece ter apresentado problemas com muito mais frequência que a RX 9060 XT 8 GB, que lidou muito bem com a maioria das situações de falta de VRAM. Exemplo de grande gargalo de VRAM (a RTX 5060 inclusive chegou a apresentar problemas nesse teste):

image.png

O Adrenaline re-testou a 9060XT 8GB a 3 meses atrás e ela demonstrou os mesmos problemas pra gerenciar alocamento de VRAM nos mesmos jogos da primeira análise, jogos esses que nenhum está incluso na bateria de testes do HUB

Novamente o padrão se repetiu no teste do Adrenaline. Eles testaram não apenas em 1080p, mas também em 1440p e até mesmo 4K, criando cenários - no caso do 4K, pouco realistas - de extremo estresse de VRAM. E, novamente, a placa da AMD se mostrou vitoriosa na maioria das ocasiões. Há sim casos onde a placa da AMD apresentou comportamento anômalo e a placa da Nvidia foi vitoriosa, mas, mesmo considerando os testes em 4K (ou seja, no pior cenário possível para a VRAM), a placa da AMD se apresenta como um produto superior de forma geral.

O "problema" dessa bateria de testes do hardware unboxed nesse caso é que ela não tem nenhum jogo que seja de fato exigente em VRAM, então ela pode até ser útil pra demonstrar a performance relativa das placas, mas não é pra avaliar esse problema 

Os testes do Daniel Owen e do Adrenaline complementaram a análise do Hardware Unboxed e reforçaram o ponto que eu coloquei acima. Diante dessas três análises e ainda considerando o problema de overhead dos drivers da Nvidia em processadores antigos (ilustrado abaixo), não vejo motivos para o colega optar pela RTX 5060.

Enquanto a RTX 5060 estiver com preço próximo ao da RX 9060 XT 8 GB, não vejo a opção da Nvidia como competitiva.

• Obrigado 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, KairanD disse:

Peguei os resultados consolidados do próprio vídeo para ilustrar a questão:

Captura de tela de 2025-10-06 06-10-09.png

Olhando para os extremos, a RTX 5060 teve gritante vantagem em apenas um jogo (Oblivion Remastered, conhecido por sua péssima otimização), enquanto a RX 9060 XT 8 GB teve gritantes vantagens em vários jogos. Além disso, a RX 9060 XT 8GB venceu na média geral.

Para interpretar esses resultados, destaco que o gráfico retrata não apenas cenários de 1080p, mas também 1440p, e testando vários jogos que são notórios por elevado uso de VRAM, como o Monster Hunter: Wilds e o Clair Obscure. Mesmo considerando vários cenários de Ray Tracing, a placa da AMD foi mais rápida na maioria das ocasiões. Além disso, veja que, nas situações de vantagem significativa para a placa da Nvidia, foi aplicado significativo nível de DLSS/FSR/XeSS (parte inferior do gráfico, justamente porque, ao usar esses recursos, a situação de falta de VRAM foi aliviada, o que ajudou principalmente a RTX 5060, que não usa o slot PCI-Express inteiro).

Os resultados demonstram que a RTX 5060 parece ter apresentado problemas com muito mais frequência que a RX 9060 XT 8 GB, que lidou muito bem com a maioria das situações de falta de VRAM. Exemplo de grande gargalo de VRAM (a RTX 5060 inclusive chegou a apresentar problemas nesse teste):

image.png

Novamente o padrão se repetiu no teste do Adrenaline. Eles testaram não apenas em 1080p, mas também em 1440p e até mesmo 4K, criando cenários - no caso do 4K, pouco realistas - de extremo estresse de VRAM. E, novamente, a placa da AMD se mostrou vitoriosa na maioria das ocasiões. Há sim casos onde a placa da AMD apresentou comportamento anômalo e a placa da Nvidia foi vitoriosa, mas, mesmo considerando os testes em 4K (ou seja, no pior cenário possível para a VRAM), a placa da AMD se apresenta como um produto superior de forma geral.

Os testes do Daniel Owen e do Adrenaline complementaram a análise do Hardware Unboxed e reforçaram o ponto que eu coloquei acima. Diante dessas três análises e ainda considerando o problema de overhead dos drivers da Nvidia em processadores antigos (ilustrado abaixo), não vejo motivos para o colega optar pela RTX 5060.

Enquanto a RTX 5060 estiver com preço próximo ao da RX 9060 XT 8 GB, não vejo a opção da Nvidia como competitiva.

A conclusão que o Daniel Owen tirou dos testes foi que em cenários de uso pouco acima do Buffer de VRAM a RX 9060XT se sai melhor, mas como a NVIDIA tende a usar VRAM de forma mais eficiente ela tende a exceder menos o limite de VRAM na placa e necessitar menos de SWAP, e foi isso que aconteceu em Oblivion remastered no teste do Owen, que é um dos poucos jogos da bateria de testes dele que também tende a não se comportar bem em 8GB de VRAM, e a tendência da indústria tende a serem lançados mais jogos com o perfil do Oblivion, Mafia Old Country é um exemplo, o Adrenaline encontrou problemas muito mais severos envolvendo VRAM com as placas Radeon, que estouraram a VRAM até mesmo no preset Low enquanto que com as GeForce conseguiram comportar o preset médio em 8GB de VRAM.

Os testes do Daniel Owen demonstraram que se você soma os resultados dos testes limitados por VRAM com os que não foram a diferença de performance entre as placas é de 6%, enquanto que se você considera apenas os resultados que a VRAM não foi gargalo a 5060 é 10% mais lenta, se a 9060xt gerenciasse melhor VRAM era pra essa diferença aumentar percentualmente e não diminuir.

No re-teste do Adrenaline com novos drivers aconteceu um caso curioso: em 1080P, a 9060XT foi 20% mais rápida que a 5060 em F1, já em 1440P a coisa inverteu:a placa da NVIDIA foi 24% mais rápida!

Nesse mesmo re-teste a RTX 5060 performou melhor que a 9060XT no Resident Evil 4 mesmo em 1080P, enquanto que 9060XT 16GB e RTX 5060 Ti 16GB performaram igual, demonstrando que um chip gráfico que deveria ser potente o bastante pra se igualar a performance da 5060 Ti se tornou mais lento que o chip GB 206, capado da 5060 que deveria ser um tier abaixo por falta de memória em um jogo que favorece o hardware da AMD.

A maioria dos testes benchmarks são feitos em um cenário ideal com um CPU muito potente, isso é o correto para comparar performance relativa de placas, mas oculta alguns problemas que podem eventualmente aparecer em sistemas com algumas características específicas, e o teste do Adrenaline limitando ambas as placas a uma conexão 3.0 demonstrou esse velho problema conhecido da AMD de compressão de texturas.

Falando em problemas que não são demonstrados em Benchmarks:problemas podem acontecer em pouco tempo de gameplay, o que um benchmark serviria pra demonstrar, mas podem se revelar com o tempo executando o jogo, com o driver descarregando e carregando novas texturas, e o gameplay do Adrenaline demonstra justamente isso: No jogo Stalker 2 a 9060XT 8gb foi bem mais problemática principalmente em PCIE 3.0(um jogo no perfil do Oblivion, que de fato usa mais que 8GB de VRAM em configuração épica. A 5060 também apresentou problemas mas foi menos instável.

Aproveitando outro teste do Daniel Owen: No comparativo da RX 9060XT com a RTX 5060 Ti não teve um único teste que a placa da NVIDIA alocou a mesma quantidade de VRAM, no Oblivion, a 5060 Ti alocou um pouco mais de 8GB enquanto a 9060xt já chegou alocando 11GB. Alocação de memória por si só não quer dizer muita coisa, o sistema tende a alocar mais recursos se tiver disponível mesmo que na prática poderia performar de forma muito semelhante, em conjunto com os resultados em Oblivion da 9060xt 8gb e 5060 demonstra o que aconteceu e demonstra que as placas da AMD são muito mais sucetíveis a exceder o Buffer de 8GB de VRAM e degradar performance por conta disso.

Por fim, segundo o Techpowerup a 9060XT 8GB é consideravelmente mais lenta que a RTX 5060 Ti 8GB, enquanto que o modelo de 16gb é mais próximo proporcionalmente em relação à 5060 Ti 16GB, demonstrando mais uma vez como as Radeon se degradam quando a memória é escalonada pra baixo, fazendo com que um chip que deveria ter performance da 5060 Ti seja apenas 3% mais rápido que a 5060 segundo o Techpowerup.

Baterias de testes diferentes obviamente entregam resultados diferentes, não é que tem um problema com o teste do Adrenaline, HUB ou qualquer outro, mas sumarizando os resultados a conclusão mais sensata é que a 9060XT 8GB é um pouco mais rápida que a 5060 mas passa longe da 5060 Ti 8GB como deveria se gerenciasse VRAM tão bem quanto a NVIDIA.

Eu acho a bateria de testes do Owen mais interessante porque ele só testou títulos desse ano, mas também seria interessante uma bateria que incluísse mais títulos DX11 pra ver como a placa da AMD iria performar.

Se a diferença de preço entre elas for de até 10%, eu acho que a 9060XT é uma opção a considerar dependendo das suas prioridades, hoje por exemplo elas estão com o preço próximo, a melhor oferta em lojas conhecidas da RTX 5060 que eu achei foi 2086 reais e pra 9060XT foi 2250 reais(pesquisa rápida, só no Google Shopping.

Não dá pra ignorar também que tá ficando comum aparecer 5060 Ti 8GB por menos de 2400, entrando num range de diferença de preço de menos de 10% em relação a 9060XT 8gb entregando 10% a mais de perfomance, entregando mais valor pelo preço considerando apenas o desempenho em rasterização, mas na verdade ela entrega ainda mais valor considerando as tecnologias da MVIDIA

Levando em conta o MSRP, o preço da 9090XT 16GB deveria ser o preço da 5060 Ti 8GB...

IMG_20251006_104418.png.bbde6e50f2cb364d219804c76a4ffed3.png

A questão do overhead de CPU dos drivers tem mesmo alguma relevância no caso de um Ryzen 5 2600, mas o comportamento da placa em PCIE 3.0 pode ser mais relevante em alguns títulos.

O Ryzen 5 2600 é um CPU que apresenta performance insuficiente pra 60 quadros em muitos lançamentos independente se combinado com uma Radeon ou GeForce, eu não usaria isso como critério de desempate e compraria a placa já pensando num futuro upgrade de CPU, mas isso sou só eu palpitando, realmente a vantagem pra AMD nesse caso existe.

• Coordenador
Postado
1 hora atrás, 343 disse:

A conclusão que o Daniel Owen tirou dos testes foi que em cenários de uso pouco acima do Buffer de VRAM a RX 9060XT se sai melhor, mas como a NVIDIA tende a usar VRAM de forma mais eficiente ela tende a exceder menos o limite de VRAM na placa e necessitar menos de SWAP, e foi isso que aconteceu em Oblivion remastered no teste do Owen [...].

O próprio teste do Owen demonstra situações onde o buffer de VRAM foi estourado consideravelmente, como no caso do Monster Hunter Wilds, e mesmo assim a placa da AMD se saiu bem melhor. Nesse jogo, inclusive, a RTX 5060 chegou a travar por falta de VRAM (a diferença foi esmagadora a favor da RX 9060 XT 8 GB).

Se o gerenciamento de VRAM da RTX 5060 fosse realmente superior de forma consistente, compensando o gargalo de operar em x8, veríamos um padrão na maioria dos testes onde há grande estouro do buffer, mas isso não ocorre.

1 hora atrás, 343 disse:

No re-teste do Adrenaline com novos drivers aconteceu um caso curioso: em 1080P, a 9060XT foi 20% mais rápida que a 5060 em F1, já em 1440P a coisa inverteu:a placa da NVIDIA foi 24% mais rápida!

Este de fato é um caso curioso. Contudo, há muitos outros jogos onde a RX 9060 XT 8 GB foi mais rápida, mesmo em 4K e certamente estourando a VRAM. Aqui está o resumo das vitórias da RX 9060 XT 8 GB vs. RTX 5060:

• Baldur's Gate 3 1080p (190 vs. 166 FPS);
  • Baldur's Gate 3 1440p (145 vs. 131 FPS);
  • Baldur's Gate 3 4K (85 vs. 80 FPS);
  • CoD BO6 1080p (160 vs. 126 FPS);
  • CoD BO6 1440p (119 vs. 93 FPS);
  • CoD BO6 4K (73 vs. 60 FPS);
  • F1 2024 1080p (156 vs. 116 FPS);
  • RDR2 1080p (124 FPS vs. 98 FPS);
  • RDR2 1440p (101 vs. 82 FPS);
  • RDR2 4K (67 vs. 58 FPS);
  • RE4 Remake 1440p (76 vs. 55 FPS);
  • RE4 Remake 4K (49 vs. 39 FPS);

Empates (RX 9060 XT 8 GB como primeira referência):

• Black Myth: Wukong 1080p (59 vs. 57 FPS);
  • Black Myth: Wukong 1440p (48 vs. 47 FPS);
  • Black Myth: Wukong 4K (32 vs. 31 FPS);
  • CP2077 1080p (77 vs. 73 FPS);
  • CP2077 1440p (47 vs. 48 FPS);
  • RE4 Remake 1080p (106 vs. 103 FPS);
  • S.T.A.L.K.E.R. 2 1080p (72 vs. 73 FPS);
  • S.T.A.L.K.E.R. 2 1440p (não consta no texto do site);

• S.T.A.L.K.E.R. 2 4K (as duas não concluíram o teste por falta de VRAM).

Vitórias da RTX 5060 contra a RX 9060 XT 8 GB:

• CS2 1080p (265 vs. 208 FPS);
  • CS2 1440p (179 vs. 126 FPS);
  • CS2 4K (93 vs. 58 FPS);
  • CP2077 4K (17 vs. 7 FPS);
  • F1 2024 1440p (87 vs. 67 FPS);
  • F1 2024 4K (44 vs. 33 FPS).

Counter-Strike 2 tem baixíssimo uso de VRAM, enquanto Cyberpunk 2077 foi testado com o Ray Tracing no máximo e é um título conhecido por beneficiar muito as placas da Nvidia nessa situação (e mesmo assim a RTX 5060 venceu apenas em 4K). Ou seja, das vitórias da RTX 5060, o único título realmente destoante é o F1 2024.

1 hora atrás, 343 disse:

Nesse mesmo re-teste a RTX 5060 performou melhor que a 9060XT no Resident Evil 4 mesmo em 1080P [...]

Em 1080p, podemos considerar um empate (106 FPS para a RTX 5060 contra 103 da RX 9060 XT 8 GB). Contudo, esse é mais um caso interessante de jogo que usa muita VRAM: quando aumentamos a resolução, ou seja, quando estressamos a VRAM ainda mais, estourando o buffer (esse jogo abusa da VRAM), a RX 9060 XT vence, e por boa margem!

A RX 9060 XT 8 GB venceu a RTX 5060 em 1440p por 76 vs. 55 FPS nesse jogo. Em 4K, venceu por 49 contra 39 FPS. Se o gerenciamento de VRAM da RTX 5060 fosse realmente tão consistente, ela venceria a placa da AMD, já que conseguiu empatar em 1080p, mas o que vemos aqui é justamente o contrário (e provavelmente devido ao gargalo do x8 que, nesse cenário, parece ter prejudicado bastante a placa da Nvidia).

Existem casos e casos, mas a placa da AMD se mostra como um produto mais rápido na maioria dos cenários.

1 hora atrás, 343 disse:

A maioria dos testes benchmarks são feitos em um cenário ideal com um CPU muito potente, isso é o correto para comparar performance relativa de placas, mas oculta alguns problemas [...].

Sim, de fato há outros fatores que podem influenciar. Contudo, no meu entendimento, os resultados que debatemos aqui demonstram que não é possível ter tanta exatidão quanto ao que seria pior em cenários como o do colega (e aí entra também o overhead dos drivers da Nvidia, que nos testes do Iceberg Tech chegou a impactar até mais de 30% no desempenho).

1 hora atrás, 343 disse:

Aproveitando outro teste do Daniel Owen: No comparativo da RX 9060XT com a RTX 5060 Ti não teve um único teste que a placa da NVIDIA alocou a mesma quantidade de VRAM [...].

Ele comentou sobre isso no teste que você mencionou inicialmente, e atribuiu o fato possivelmente à decisão da AMD de aplicar o Resizable BAR em todas as situações, enquanto a Nvidia o limita para poucos jogos. É mais um fator a se considerar que pode influenciar nos resultados. Ou seja, não necessariamente se trata apenas de uma questão de compressão de VRAM.

1 hora atrás, 343 disse:

[...] demonstra que as placas da AMD são muito mais sucetíveis a exceder o Buffer de 8GB de VRAM e degradar performance por conta disso.

Exceder o buffer de VRAM sim (reforçando que alocar é diferente de efetivamente usar), mas degradar performance não necessariamente. Creio que o resumo do Adrenaline reforça que não é possível tirar essa conclusão.

E inclusive essa situação pode variar bastante de jogo para jogo: veja o caso do F1 2024, que mostra uma coisa, e o do Resident Evil 4, que mostra o oposto. No F1, aumentar o estouro do buffer beneficiou a RTX 5060. No RE4, beneficiou a RX 9060 XT 8 GB. Talvez um tenha texturas mais compressíveis que o outro? Talvez um dependa mais do Resizable BAR que o outro? Talvez as próprias diferenças de arquiteturas explicariam boa parte disso? Talvez uma mistura de fatores? Difícil dizer, porque não temos como separar todas essas variáveis.

1 hora atrás, 343 disse:

Por fim, segundo o Techpowerup a 9060XT 8GB é consideravelmente mais lenta que a RTX 5060 Ti 8GB [...].

Não acho que o resumo do TechPowerUp seja boa referência para desempenho. Os testes diretos deles sim (são ótimos!), mas esses dados de resumo parecem misturar muitas coisas (e testes de diferentes épocas) e acabam destoando consideravelmente para várias placas.

1 hora atrás, 343 disse:

Eu acho a bateria de testes do Owen mais interessante porque ele só testou títulos desse ano, mas também seria interessante uma bateria que incluísse mais títulos DX11 pra ver como a placa da AMD iria performar

Creio que vai ser interessante quando o Tom's Hardware atualizar o gráfico com a RX 9060 XT 8 GB. Vai ser uma boa comparação direta tanto com a RX 9060 XT 16 GB quanto com as RTX 5060 Ti 8 GB/16 GB.

Enfim, creio que não iremos concordar em tudo aqui, rs. Mas é sempre bom debater assim, mesmo com pontos de vista diferentes. 😉

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, KairanD disse:

O próprio teste do Owen demonstra situações onde o buffer de VRAM foi estourado consideravelmente, como no caso do Monster Hunter Wilds, e mesmo assim a placa da AMD se saiu bem melhor. Nesse jogo, inclusive, a RTX 5060 chegou a travar por falta de VRAM (a diferença foi esmagadora a favor da RX 9060 XT 8 GB).

Se o gerenciamento de VRAM da RTX 5060 fosse realmente superior de forma consistente, compensando o gargalo de operar em x8, veríamos um padrão na maioria dos testes onde há grande estouro do buffer, mas isso não ocorre.

Este de fato é um caso curioso. Contudo, há muitos outros jogos onde a RX 9060 XT 8 GB foi mais rápida, mesmo em 4K e certamente estourando a VRAM. Aqui está o resumo das vitórias da RX 9060 XT 8 GB vs. RTX 5060:

• Baldur's Gate 3 1080p (190 vs. 166 FPS);
  • Baldur's Gate 3 1440p (145 vs. 131 FPS);
  • Baldur's Gate 3 4K (85 vs. 80 FPS);
  • CoD BO6 1080p (160 vs. 126 FPS);
  • CoD BO6 1440p (119 vs. 93 FPS);
  • CoD BO6 4K (73 vs. 60 FPS);
  • F1 2024 1080p (156 vs. 116 FPS);
  • RDR2 1080p (124 FPS vs. 98 FPS);
  • RDR2 1440p (101 vs. 82 FPS);
  • RDR2 4K (67 vs. 58 FPS);
  • RE4 Remake 1440p (76 vs. 55 FPS);
  • RE4 Remake 4K (49 vs. 39 FPS);

Empates (RX 9060 XT 8 GB como primeira referência):

• Black Myth: Wukong 1080p (59 vs. 57 FPS);
  • Black Myth: Wukong 1440p (48 vs. 47 FPS);
  • Black Myth: Wukong 4K (32 vs. 31 FPS);
  • CP2077 1080p (77 vs. 73 FPS);
  • CP2077 1440p (47 vs. 48 FPS);
  • RE4 Remake 1080p (106 vs. 103 FPS);
  • S.T.A.L.K.E.R. 2 1080p (72 vs. 73 FPS);
  • S.T.A.L.K.E.R. 2 1440p (não consta no texto do site);

• S.T.A.L.K.E.R. 2 4K (as duas não concluíram o teste por falta de VRAM).

Vitórias da RTX 5060 contra a RX 9060 XT 8 GB:

• CS2 1080p (265 vs. 208 FPS);
  • CS2 1440p (179 vs. 126 FPS);
  • CS2 4K (93 vs. 58 FPS);
  • CP2077 4K (17 vs. 7 FPS);
  • F1 2024 1440p (87 vs. 67 FPS);
  • F1 2024 4K (44 vs. 33 FPS).

Counter-Strike 2 tem baixíssimo uso de VRAM, enquanto Cyberpunk 2077 foi testado com o Ray Tracing no máximo e é um título conhecido por beneficiar muito as placas da Nvidia nessa situação (e mesmo assim a RTX 5060 venceu apenas em 4K). Ou seja, das vitórias da RTX 5060, o único título realmente destoante é o F1 2024.

Em 1080p, podemos considerar um empate (106 FPS para a RTX 5060 contra 103 da RX 9060 XT 8 GB). Contudo, esse é mais um caso interessante de jogo que usa muita VRAM: quando aumentamos a resolução, ou seja, quando estressamos a VRAM ainda mais, estourando o buffer (esse jogo abusa da VRAM), a RX 9060 XT vence, e por boa margem!

A RX 9060 XT 8 GB venceu a RTX 5060 em 1440p por 76 vs. 55 FPS nesse jogo. Em 4K, venceu por 49 contra 39 FPS. Se o gerenciamento de VRAM da RTX 5060 fosse realmente tão consistente, ela venceria a placa da AMD, já que conseguiu empatar em 1080p, mas o que vemos aqui é justamente o contrário (e provavelmente devido ao gargalo do x8 que, nesse cenário, parece ter prejudicado bastante a placa da Nvidia).

Existem casos e casos, mas a placa da AMD se mostra como um produto mais rápido na maioria dos cenários.

Sim, de fato há outros fatores que podem influenciar. Contudo, no meu entendimento, os resultados que debatemos aqui demonstram que não é possível ter tanta exatidão quanto ao que seria pior em cenários como o do colega (e aí entra também o overhead dos drivers da Nvidia, que nos testes do Iceberg Tech chegou a impactar até mais de 30% no desempenho).

Ele comentou sobre isso no teste que você mencionou inicialmente, e atribuiu o fato possivelmente à decisão da AMD de aplicar o Resizable BAR em todas as situações, enquanto a Nvidia o limita para poucos jogos. É mais um fator a se considerar que pode influenciar nos resultados. Ou seja, não necessariamente se trata apenas de uma questão de compressão de VRAM.

Exceder o buffer de VRAM sim (reforçando que alocar é diferente de efetivamente usar), mas degradar performance não necessariamente. Creio que o resumo do Adrenaline reforça que não é possível tirar essa conclusão.

E inclusive essa situação pode variar bastante de jogo para jogo: veja o caso do F1 2024, que mostra uma coisa, e o do Resident Evil 4, que mostra o oposto. No F1, aumentar o estouro do buffer beneficiou a RTX 5060. No RE4, beneficiou a RX 9060 XT 8 GB. Talvez um tenha texturas mais compressíveis que o outro? Talvez um dependa mais do Resizable BAR que o outro? Talvez as próprias diferenças de arquiteturas explicariam boa parte disso? Talvez uma mistura de fatores? Difícil dizer, porque não temos como separar todas essas variáveis.

Não acho que o resumo do TechPowerUp seja boa referência para desempenho. Os testes diretos deles sim (são ótimos!), mas esses dados de resumo parecem misturar muitas coisas (e testes de diferentes épocas) e acabam destoando consideravelmente para várias placas.

Creio que vai ser interessante quando o Tom's Hardware atualizar o gráfico com a RX 9

Enfim, creio que não iremos concordar em tudo aqui, rs. Mas é sempre bom debater assim, mesmo com pontos de vista diferentes. 😉

É um debate em cima de especulação baseadas em benchmarks, a não ser que sei lá, o algoritmo de compressão de texturas da NVIDIA e AMD se tornem open source a gente nunca vai ter certeza do que tá acontecendo mesmo.

O que dá pra afirmar com certeza é que as placas da AMD alocam mais VRAM e o fato de  existirem placas que performam parecido em cenários de uso de VRAM controlado, mas que quando a VRAM é exigida a placa GeForce abre vantagem e o fato que Chips gráficos da AMD tendem a perder mais performance que os da NVIDIA conforme a memória escalona pra baixo pra mim é um bom indicativo que provavelmente não é uma "alocação trivial" porque tá sobrando recursos e a API/Driver entendem que essa memória adicional potencialmente melhora a performance mas sim que placas da AMD precisam de mais VRAM pra executar o mesmo jogo na mesma qualidade gráfica que a NVIDIA

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...