Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Então, eu tenho um amplificador Model 120 da Gradiente que está com um canal abafado. Às vezes funciona bem, às vezes o brilho do canal vai e vem, e eu fico imaginando o que poderia ser.

Já troquei as caixas de lado, e realmente é algo no canal.

Esse é o único detalhe desse aparelho. Será alguma solda meio solta ou tem algum outro componente dando problema?

Já procurei, mas não acho o manual de serviço em canto nenhum, e por isso estou um pouco no escuro sobre isso. Se alguém puder me dar uma luz, eu agradeço enormemente.

Postado

Pode começar verificando se não é algo no cabo de entrada, invertendo eles. Não sendo eles, o jeito é verificar todo o circuito deste a entrada até as saídas, se possível medindo as resistências e depois as tensões de cada canal com ele funcionando. Tentei ver se achava mais informações sobre o modelo, mas no site da Audiorama não encontrei nada além de umas fotos, mesmo que da parte interna.

Postado

@Adamantiumrages 

Assim que chegar em casa, vou fazer o teste.

Ontem, por exemplo, funcionou lindamente a tarde toda. À noite, fiz uma limpeza com pano na peça onde ele está e o movi para limpar a parte de baixo. O fio terra do toca-disco acabou saindo, então o recoloquei no lugar e, após isso, quando liguei, o canal já estava abafado novamente.

Vou olhar também as soldas. Fico pensando que alguma coisa pode estar meio solta.

Se quiser posso fazer fotos internas.

Postado
15 minutos atrás, GabrielPaz disse:

@Adamantiumrages 

Assim que chegar em casa, vou fazer o teste.

Ontem, por exemplo, funcionou lindamente a tarde toda. À noite, fiz uma limpeza com pano na peça onde ele está e o movi para limpar a parte de baixo. O fio terra do toca-disco acabou saindo, então o recoloquei no lugar e, após isso, quando liguei, o canal já estava abafado novamente.

Vou olhar também as soldas. Fico pensando que alguma coisa pode estar meio solta.

Se quiser posso fazer fotos internas.

Pelo que você falou, tenta verificar tudo relacionado a aterramento: tomada, cabo de energia do amplificador, aterramento da carcaça (algo encostando). Talvez seja um ponto de partida a verificar.

• Coordenador
Postado

Só completando, devido a "idade" desse amplificador, sugiro fazer uma limpeza nos potenciômetros e chaves dele.

Isso pode ser só um mau contato.

Postado
15 horas atrás, BCP disse:

Só completando, devido a "idade" desse amplificador, sugiro fazer uma limpeza nos potenciômetros e chaves dele.

Isso pode ser só um mau contato.

Boa sugestão!

• Curtir 1
Postado

@BCP

Farei isso, até porque, de uns dias pra cá, ele não teve mais o brilho que às vezes tinha. Vou tirar um fim de semana pra dar uma boa olhada nele. Um conhecido me disse que pode ser algum capacitor que já está fora do normal.

@Adamantiumrages

Fiz isso da tomada e dei uma revisada no aterramento, mas continua a mesma coisa. Inclusive, fiz uma foto interna dele.

34fe4537-aaeb-463d-8974-6c2335e07654.thumb.jpeg.b4dd6d3774e76408b4f0ee35c3463500.jpeg

Postado
Em 08/10/2025 às 17:01, GabrielPaz disse:

@BCP

Farei isso, até porque, de uns dias pra cá, ele não teve mais o brilho que às vezes tinha. Vou tirar um fim de semana pra dar uma boa olhada nele. Um conhecido me disse que pode ser algum capacitor que já está fora do normal.

@Adamantiumrages

Fiz isso da tomada e dei uma revisada no aterramento, mas continua a mesma coisa. Inclusive, fiz uma foto interna dele.

34fe4537-aaeb-463d-8974-6c2335e07654.thumb.jpeg.b4dd6d3774e76408b4f0ee35c3463500.jpeg

Não tenho muito conhecimento, mas avalie dar um banho de álcool isopropílico e uma escova de dentes velha ou pincel macio. Tente verificar se encontra algum capacitor inchado ou rompido ou algum componente com aparente defeito.

• Curtir 1
Postado

Boa noite, pessoal. 

Segui a dica de limpeza, comprei um bom limpa contatos e dei um banho de álcool isopropílico.

De início, achei que não tinha causado muito efeito, pois estava basicamente como antes. Mas, depois de uns dois ou três minutos ligado, o brilho voltou, como se tivesse sido acionada alguma chave no aparelho hehehe.

Já escutei três discos nele e o brilho continua. Creio que era apenas uma boa limpeza mesmo. Muito obrigado, pessoal!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!