Ir ao conteúdo

SETUP H610M2/R2 + Core i5-14th + RX 7600 - jogos oscilando FPS

Ir à solução Resolvido por FoxBlack,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, 

Tenho uma CPU com o setup abaixo, mas que está travando quando rodo jogos com CS e Valorant, vocês sabem o que pode ser?

placa-mãe: ASRock H610m-hvs/M.2
Processador:  i5-14400F (2.50 GHz)
Placa de Vídeo: RX 7600
RAM: 16gb DDR4
SSD: 1TB leitura de 6k

OBS: Já atualizei a BIOS da placa-mãe e não mudou nada. No jogo o FPS fica acima de 200, mas oscila muito o quadro e o FPS.

Abs,

Postado

@FoxBlackOpa, tinha visto que a placa-mãe poderia ser o gargalo mesmo. Mas acha que trocando o PC melhora 100%? Acho estranho travar em jogos que não requerem um PC bom. Não sabia que minha placa-mãe era tão ruim hahahaha

Postado

@MGZZ  As placas com Chipset H610 são itens de entrada com certas limitações como na questão do VRM por exemplo. 

A H610 funciona com o i5-14400F. Mas o VRM é o ponto mais fraco. Para a sua configuração, o risco de perda de desempenho notável devido ao VRM do H610 é baixo em jogos, desde que o seu gabinete tenha um bom fluxo de ar.

Qual fonte e qual Gabinete ?

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para SETUP H610M2/R2 + Core i5-14th + RX 7600 - jogos oscilando FPS
Postado

@FoxBlack Muito obrigado. Segue abaixo meus próximos upgrades:

Imediato:
1) Trocar fonte para uma de 650W
2) Comprar um cooler bom

Médio Prazo:
3) Trocar placa-mãe para B760

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@MGZZ boa noite

Está faltando mais informações nesse tópico, como resolução do jogo, qual qualidade gráfica, como está uso de processador e placa de vídeo e temperatura de processador placa de vídeo.

No meu setup da assinatura uso com DDR4 e uma RTX 3060 que é um pouco inferior a sua placa de vídeo e rodou muito liso mesmo usando configuração gráfica alta e resolução 2k.

Os FPS ficarão variando entre 270 a 400FPS e a média ficou em 320 +/-.

Reparei que esse jogo consome processador, provavelmente o seu problema além da fonte é temperatura.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. FredericoObrigado pela atenção e ajuda Edvaldo! Desculpe pela falta de informação. Segue abaixo:

Resolução: Mínimo
Uso Processador: fica entre 60% e do nada vai para 100% e volta
Uso Placa de Vídeo: 30% - 40%
Temperatura: (Placa: 60) (Processador: Vou buscar essa info)

OBS: Estou usando o air cooler que vem com o processador. Antes dos upgrades, tinha uma placa de 500 reais e um i5-8th geração, e rodava liso já hahahha

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@MGZZ Bom dia tudo bem?

Pode colocar a resolução máxima do seu monitor e pode colocar a qualidade gráfica o maior possível.

Se você colocar resolução muito baixa o peso vai todo para o processador, aqui o tempo todo a placa de vídeo ficou em 100% de uso e o processador por volta dos 20% e em momento algum deu nem uma travada.

E veja a temperatura do processador.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. FredericoBoa tarde, testei aqui. Realmente, a temperatura do meu CPU chega a 78 graus, tenho que colocar um water cooler. 

Ourtra coisa, eu usei as configurações no máx, ele começa liso mas vai piorando. E fica travando bastante depois. A proporção fica 70% CPU e 30% GPU (como você disse). 

O uso máximo do processador chegou a 120%

O FPS começa em 210 e depois de um tempo vai para 180 e depois começa a ocilar. Mas no gráfico do jogo o que ocila muito é o m/s

• Obrigado 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico@FoxBlack Srs, atualizando. 

Comprei a fonte nova de 650W. O PC deu uma melhorada. No jogo o FPS fica em torno de 300 no jogo e não cai mais. Porém a taxa de quadros continua variando bastante o que faz o jogo ficar travando. Em breve compro um water cooler. Mas estou em dúvida se isso resolvera o problema. Chego a pensar que tem algum componente com problema

Postado

@FoxBlack  Atualizei os drivers, mas não mudou quase nada. Quanto a saúde do disco 100%. To achando bem estranho o péssimo desempenho, realmente não da para jogar.

image.png.014c1f6898cce692708027d605cdcab2.png

Postado

Putz, realmente não parece ser a falta do water cooler mesmo. Baixei o App, não aparecem atualizações. 

Uma coisa que me veio, será que pode ser a RAM de 16gb?

Postado

Show, vi que estava estranho no programa. Assim procurei mais sobre e o XMP da RAM não estava habilitado, agora o jogo não trava mais e a CPU e GPU tem um equilibrio mais eficiente, sem ultrapassar 70%. Fui até rodar um starfield e rodou ok, só que a RAM atinge 90% de uso agora hahaha. TAlvez a solução será comprar 32gb de ram. Obrigado Srs!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...