Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, gostaria da ajuda de vocês.

Hoje meu PC está assim, e gostaria de dar uma atualizada nele. Sempre tive PC médio/bom, agora eu estava juntando um dinheiro para montar um Legal 😃

ASUS tuf gaming b550 WIFI AM4
32GB RAM 3000 MHz
3060 ti
Ryzen 5 5600x
SSD 1tb
Corsair 650w 

Será que vale uns 3500$ ou 2300$ sem a 3060ti ?

E gostaria de atualizar para isso abaixo. (Vou manter a 3060ti até pegar a 5070ti de 16gb quando abaixar mais o preço)

Manteria esse PC por uns 5-8 anos. Talvez atualizando a VGA daqui uns 5 anos.

Duvidas:

A 3060ti vai ser o "limitador" do PC, mas chega a atrapalhar ? 6k na outra placa ainda está bem caro.

Esse processador 9700x já é bem bom né ? Não haveria necessidade do 98003D (900$ mais caro)? OU  um 78003D (uns 400$ mais caro) ? 

Meu monitor é 180hz 27p, 1080p ( comprei recentemente, não penso em pegar um 2k tão cedo, ainda está muito caro, os das marcas boas. )

Essa Rise Mode é boa para esses itens ? ventoinhas, WaterCooler ... 

Faz sentido essa atualização ou é besteira ?

Essa linda da Corsair é boa ? ( Cybenetics GOLD Certified )

Corsair
memória RAM Corsair Vengeance, 32GB (2X16GB), 6000MHz, DDR5, CL36, Preto - CMK32GX5M2E6000C36
Com desconto no PIX: R$ 919,99

SSD Kingston NV3, 1 TB, M.2 2280, PCIe 4.0 x4, NVMe, Leitura: 6000 MB/s, Gravação: 4000 MB/s, Azul - SNV3S/1000G
Com desconto no PIX: R$ 459,99

Rise Mode - Kit Com 3 Ventoinhas Rise Mode Smart, 120mm, RGB, Preto - RM-FN-02-RGB
Com desconto no PIX: R$ 110,99

Processador AMD Ryzen 7 9700X, 3.8 GHz (5.5 GHz), Cache 32 MB, 8 Núcleos, 16 Threads, AM5 - 100-100001404WOF
Com desconto no PIX: R$ 2.099,99

Placa-Mãe ASUS TUF GAMING A620M-PLUS WIFI, AMD AM5, mATX, DDR5, Wi-Fi, Bluetooth, Preto - 90MB1F00-M0EAY0
Com desconto no PIX: R$ 864,99

Placa de Vídeo Gigabyte RTX 5070 Ti WINDFORCE SFF 16G NVIDIA GeForce, 16GB, GDDR7, 256bits, DLSS, Ray Tracing - 9VN507TW-00-G10
Com desconto no PIX: R$ 5.849,99

Rise Mode - Water Cooler Gamer Rise Mode, 240mm, AMD/Intel, Preto - RM-WC-AB-240
Com desconto no PIX: R$ 232,99

Fonte Corsair RM850e RMe Series 2025, 850W, ATX 3.1, PCIe 5.1, Cybenetics GOLD Certified, Full Modular, Preto - CP-9020296-BR
Com desconto no PIX: R$ 799,99

Rise Mode - Gabinete Gamer Rise Mode Galaxy Glass M Mini, M-ATX, Lateral e Frontal em Vidro Temperado, Sem FANs, Preto - RM-GA-GGMN-FB
Com desconto no PIX: R$ 214,99

OBRIGADO

• Rio McCloud alterou o título para Upgrade para Ryzen 7 9700X + A620M-PLUS + 32GB RAM + RTX 5070 Ti vale a pena?
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, Victor Adolfo disse:

A 3060ti vai ser o "limitador" do PC, mas chega a atrapalhar ?

Atrapalhar não, só limitar mesmo como você observou. A performance deve continuar a mesma que você tá tendo atualmente, já que eu acho que o 5600X já consegue extrair tudo da 3060 Ti em diversos cenários.

Esse processador 9700x já é bem bom né ? Não haveria necessidade do 98003D (900$ mais caro)? OU  um 78003D (uns 400$ mais caro) ?

É muito bom sim, mas ao meu ver SE o seu uso for somente para jogos (nos informe, por favor) vale a pena pegar um X3D, pode ser o 7800X3D se o preço não estiver muito próximo, tem pouca diferença dele pro 9800X3D.

Meu monitor é 180hz 27p, 1080p ( comprei recentemente, não penso em pegar um 2k tão cedo, ainda está muito caro, os das marcas boas. )

Justo, mas dá pra encontrar uns monitores Quad HD bons na faixa dos R$2.000,00.

E a RTX 5070 Ti é uma GPU pra 1440p e até mesmo 4K, então você não estaria aproveitando ela plenamente.

Essa Rise Mode é boa para esses itens ? ventoinhas, WaterCooler ...

Não. Ventoinhas, Water Coolers, inclusive os gabinetes, via de regra não são bons e eu evitaria.

Essa linda da Corsair é boa ? ( Cybenetics GOLD Certified )

Sim, é muito boa, mas eu acharia ainda melhor uma RMx, por exemplo a Corsair RM750x ATX 3.1. E sim, 750W dão tranquilo para a build que você pretende montar.

Faz sentido essa atualização ou é besteira ?

Faz sentido sair da plataforma AM4 e ir pra AM5, sim. Eu tentaria pegar uma placa-mãe mais parruda, focando na longevidade, alguma B650 ou B850, mas é só minha opinião, não é uma regra.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada

Basicamente seria para jogos mesmo. Então esse x3d seria melhor né, acho que vale a pena montar com ele. 

O ***** dos monitores é que em 2k ips , ou é AOC, Gigabyte ou G5 Odyssei pelo menos das marcas mais conceituadas. E o g5 só vejo o pessoal falando mal, gigabyte eu nem sabia que fazia monitores, então só resta o AOC kkkk 

entendi e não sabia dessa rise mode, achei que era boa. Vou descartar então

e vou dar uma olhada também nessa fonte que você falou. Mas parece ser bem parecida, porém é 750w e mais cara. Seria pelos 80 plus ? 

eita é realmente, essa a620 só suporte Ryzen de 7000. Pensando em longevidade é melhor um que aceite a linha 8000 ou 9000. 

a620 só aceita linha 7000, então não aceitaria esse processador Ryzen 7 9700 ou 9800x3d. Seria isso ? 

Postado
1 hora atrás, Victor Adolfo disse:

Então esse x3d seria melhor né, acho que vale a pena montar com ele. 

Ryzen 7 9800x3D é o processador mais rápido para jogos, e custa de 2.600 a 3.000, dependendo da promoção.
O Ryzen 7 7800x3D também é bom, e custa de 2.200 a 2.600.

Se monitorar grupos de promoções no telegram economizará muito dinheiro, todo canal de hardware do youtube tem seu grupo de promoções no telegram.
Pessoalmente gosto dos canais Guiga Tech Games, TJ Gaming, Peperaio Hardware e T-Rocha Hard Tec

eita é realmente, essa a620 só suporte Ryzen de 7000. Pensando em longevidade é melhor um que aceite a linha 8000 ou 9000. 

a620 só aceita linha 7000, então não aceitaria esse processador Ryzen 7 9700 ou 9800x3d. Seria isso ? 

Toda A620 (chipset de entrada, porém a TUF é de boa construção) aceita qualquer processador AM5, basta atualizar a BIOS. Ou seja, suporta as séries Ryzen 7000, 8000 e 9000.
Em resumo, toda placa-mãe AM5 suporta qualquer processador AM5, desde que o VRM aguente. 

Em relação às memórias, se for de 6000mhz procure por opções com CL30.

O Gabinete aquário que está escolhendo é bem compacto, aconselho a procurar no youtube por pessoas que montaram com esse gabinete para ver se é satisfatório para você.

Há 2 dilemas, continuando com a 3060 ti você terá o mesmo desempenho em jogos mesmo mudando para AM5, e uma futura 5070 ti será um desperdício para um monitor 1080p.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, Victor Adolfo disse:

e vou dar uma olhada também nessa fonte que você falou. Mas parece ser bem parecida, porém é 750w e mais cara. Seria pelos 80 plus ? 

O 80 Plus é somente uma certificação acerca da eficiência dela, não significa muita coisa. Eu a recomendei porque a linha RMx é superior à linha RMe da Corsair, é uma fonte com um pouco mais de qualidade.

4 horas atrás, Victor Adolfo disse:

Quanto a isso o colega acima já esclareceu. Eu recomendei as B650 ou B850 foi simplesmente para buscar placas-mãe mais completas, com boa construção, VRM mais parrudo etc. Mas não é essencial, de forma alguma.

• Curtir 1
  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Upgrade para AMDRyzen 7 9700X + A620M-PLUS + 32GB RAM + RTX 5070 Ti vale a pena?
Postado

Entendi. Vcs já deram uma luz boa, vou ter que pensar o que fazer. Porque eu tinha acabado de comprar esse monitor FullHd, teria que tentar vender ele antes, e pegar uma dessas duas opções abaixo, QHD Ips. Se não nem faz muito sentido montar o pc novo. 

O gabinete coloquei qualquer um no site da kabum, só para ter uma ideia. 

Mas de qualquer forma, obrigado. Já ajudaram bastante. 

https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-alienware-27-para-jogos-aw2725dm/apd/210-brct/monitores-e-acessórios?_gl=1*mvujs9*_up*MQ..&gclid=Cj0KCQjw9czHBhCyARIsAFZlN8QxsrLILtuNi4VR1da6IUyNqWKleYyYd3Z6yqxBwrZh1b4M8zm6c8UaAutPEALw_wcB&gclsrc=aw.ds&gbraid=0AAAAADz5MFvWgbT-gHUTSTYgnYM7Ux6oo

https://www.amazon.com.br/dp/B0FGDK8DJM?tag=ft-tdc-209653-20&linkCode=osi&th=1&psc=1

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Voltando ao tópico. 

Essa placa-mãe, tem algum problema conhecido dela ? Parece ser bem completa, PCIE5.0 até no armazenamento e já é b850. As outras b850 tudo perto de 2 mil

MSI B850

Postado

Voltando ao tópico. 

Essa placa-mãe, tem algum problema conhecido dela ? Parece ser bem completa, PCIE5.0 até no armazenamento e já é b850. As outras b850 tudo perto de 2 mil

MSI B850

A Terabyte não escreveu seu nome completo, faltou a palavra "WIFI", sendo o correto MSI Pro B850M-P WiFi

Por coincidência ela está presente entre as 23 B850 testadas pelo Hardware Unboxed  LINK

Dê uma olhada. Primeiramente ela coloca as especificações numa tabela, em seguida faz um breve resumo da placa e por último vem os testes, todos comentados, e devo dizer que o tradutor do google é perfeito. 

Postado

Continuação da postagem anterior...

Pontos positivos segundo o reviewer: 4 slots PCIE x16, Lan 5 gbit, Wifi 7, 9 postas USB 3.2 (traseira + painel frontal) e 3 slots M.2

Nesse ponto, ainda sem testá-la, ele mostra uma inquietação quanto ao projeto de VRM, dizendo que a MSI optou por MOSFETs discretos ao invés de estágios de potência, configurados em um projeto vcore de 7 fases, se perguntando de como ficarão as coisas depois dos testes de cargas elevadas.

Teste: Ryzen 9 9950X, que é o processador mais quente AM5, executando o Cinebench 2024 em um ciclo de uma hora, onde são monitorados temperatura do VRM, frequência do processador, consumo de energia e pontuação no próprio Cinebench.
Lembrando ainda que esse é um teste extremo, uma condição de uso irreal para 99% da população. 

MSI Pro B850M-P WiFi foi a que menos pontuou no Cinebench, e também a que manteve o processador com a frequência mais baixa entre as Placas, 4.400 MHz. Porém a temperatura do VRM se mostrou segura.

Essa Placa tem um limite de potência de 140W, e ao removê-lo, a fim de melhorar os resultados, o 9950x passou a operar em 5.140 MHz, consequentemente aumentando a pontuação no Cinebench, mas sendo ainda menor do que as outras, e nessa condição o VRM "pegou fogo", 121 graus.
É por essa razão que a MSI determinou um limite de potência de 140W para esse modelo.

É ressaltado que todas Placas do teste desempenharão da mesma maneira quando o processador não for um Ryzen 9 no Cinebench ou em condição de stress semelhante. 

Postado

Do teste que ele fez, ASUS nenhuma presta. MSI o modelo bom é o "A" mas acho que não vende aqui no Brasil.   

ASRock não queria usar com o r7 9800x3d, vou tentar achar a Gigabyte B850M Gaming X WiFi6E se voltar o estoque, ou vou na MSI B850M Gaming PLUS WIFI, pelo teste ficou bem mediana. E para meu uso de afegão médio, um FPSzin ou Single player na TV 4k, acho que não devo ter tantos problemas. ( espero 😅 )

obrigado pelas informações. 

Postado
10 minutos atrás, VictorB disse:

Do teste que ele fez, ASUS nenhuma presta. MSI o modelo bom é o "A" mas acho que não vende aqui no Brasil.   

Prime é a linha de entrada da ASUS, e não é incomum vê-las indo mal.
Mas não gosto do tipo de testes que esses grandes nomes da gringa fazem, em que simplesmente pegam o melhor e mais quente processador e rodam Cinebench. Mas ainda assim são um Norte para nós, precisamos deles.

Gosto dos reviews do Guiga, que testa Ryzen 5, Ryzen 7 e Ryzen 9, e não só no Cinebench, mas também em jogos.

18 minutos atrás, VictorB disse:

Essa Placa não aparece no review. Quem está no review é sua versão ATX, a MSI B850 Gaming Plus WiFi, que é uma Placa Diferente e com VRM superior.

MSI Pro B850M-P WiFi que tinha em mente irá te atender sem qualquer problema algum. Só precisa monitorar os preços, as coisas podem melhorar, ou não.

Postado

@VictorB

Atualizando: 

Saiu o review da MSI B850M Gaming PLUS WIFIaquela que custa 1.589 na Terabyte que há pouco eu disse que ainda não tinha review 

E quem fez foi o mesmo reviewer  LINK

Como pode ver, ela se saiu bem, com 84 graus no VRM e 2347 pontos no Cinebench no teste de fogo.
Ele ainda não postou a matéria, só estando disponível em vídeo por enquanto.

Eu não gosto muito do preço pra falar a verdade. E sim, a linha TUF da ASUS é melhor, além de um pouco mais cara. Vamos ver como ficam as ofertas de agora pra frente. 

Postado

Boa noite. 

Então vou tentar achar alguma dessas das ultimas mensagens, até uns 1200-1500max Gigabyte B850M Gaming X WiFi6E > ASUS TUF B850M > MSI B850M Gaming PLUS WIFI > MSI Pro B850M-P WiFi. ( jaja deve aparecer alguma promoção ) Não queria gastar 2k na placa-mãe, essa diferença eu colocaria no Vídeo.

6 horas atrás, Nelson Kheijy Yamashita disse:

VRM da linha TUF da ASUS não tem erro, B650M-E, B650M Plus e inclusive a A620M que dá pau em umas B650 no mercado

ate pensei na linha b650, mas queria com PCie5. Não vou atualizar placa-mãe por pelo menos uns 5-6 anos. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...