Ir ao conteúdo

Notebook ThinkPad T480 dá tela azul e diagnóstico Lenovo não encontra problemas

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, estou aqui novamente com mais uma batata pra resolver kkkkkk.

Comprei um notebook recentemente, mas como não queria gastar muito, e já tenho meu Pc pra suprir potência, comprei um ThinkPad T480. Não é o melhor notebook de todos, mas supre a minha única necessidade de rodar 2 programas pras aulas da faculdade.

Obviamente paguei barato, mas nessa última semana tenho enfrentado a tela azul constantemente. Já formatei o windows 11, desinstalei versões, rodei SFC/Scannow, CHKDSK completo e até o diagnóstico de hardware da Lenovo. Esse último levou 10 horas pra terminar e simplesmente não diagnosticou nada de problema em nenhuma parte do hardware.

Já tive códigos de tela azul como CRITICAL PROCESS DIED, UNEXPECTED STORE EXCEPTION e SYSTEM SERVICE EXCEPTION.

Acontece sempre que uso ele com vários programas abertos (o que é esperado que trave mesmo na tomada, mas não nesse nível).

Gostaria de sugestões antes de gastar uma grana pra consertar ele em um técnico ( que pelo preço que paguei era melhor ter comprado um novo kkkkk e que não posso pagar também kkkkkk)

Segue uma foto do diagnóstico, junto com o código de identificação.Screenshot_20251018-234025.thumb.png.4581c240a1d32fc7facc094aa14cf4e8.png

• KairanD alterou o título para Notebook ThinkPad T480 dá tela azul e diagnóstico Lenovo não encontra problemas
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Drivmarcos disse:

Já formatei o windows 11

[...]

Já tive códigos de tela azul como CRITICAL PROCESS DIED, UNEXPECTED STORE EXCEPTION e SYSTEM SERVICE EXCEPTION.

Screenshot_20251018-234025.thumb.png.4581c240a1d32fc7facc094aa14cf4e8.png

Bom dia.

Sabe o que todos esses códigos de erro têm em comum? Todos eles, na maioria das ocorrências, têm a ver com incompatibilidade no nível do sistema operacional. Ou seja, minha tese principal é:

"Seu hardware não deve ter problemas. É só o sistema operacional te dando dor de cabeça".

Caso queira testar isso, é simples:

Formate com Windows 10, ou qualquer distro Linux que você considere amigável (recomendo Ubuntu, Mint ou ZorinOS).

Postado

O w10 pode ser um pouco 'mais leve' e não há problema algum em usar se tiver suporte até o fim de 2026..

-

Qual o modelo do laptop? O erro aparece com programas mui pesados?

-

O problema de tela preta (azul) normalmente é drivers e às vzs hardware

Pode ser o OS, mas é beem mais raro se o Windows é original e é compatível com o hardware

Dicas básicas gerais:

1: Teste as RAMs.

2: Abra o win em modo de segurança (que abre só o essencial) e veja se continua o problema

3: há ponto de restauracao antes do problema iniciar? Se sim, restaure e veja se resolve

Por fim, atualize os drivers e o BIOS, além de otimizar o Windows no curso do baboo 2.0 Windows rápido e seguro (Pule os diagnosticos no CMD e a parte 2 (dois) de eliminacao de malwares)

-

Se ainda não resolver, entre em contato com o @GabrielLV

Postado

Atualizando: as configurações do notebook são um i5 8gen, 16gb de ram e SSD 256gb, vídeo integrado.

Acabou de dar erro novamente, só tinha o Google Chrome aberto, com uma aba (do curso que estou fazendo). IMG_20251019_120048711.thumb.jpg.5876b90e0acffcad90110455e147424f.jpg

@ArturGC tá com windows 11 porque veio com ativado, mas tô pensando em tentar trocar pra win10.

Já testei as RAMs com o diagnóstico de memória (não deu nada) e não tem praticamente nada instalado. Como chegou recentemente, não tem ponto de restauração porque acontece a tela azul desde que chegou. (Eu restaurei ele assim que chegou).

Atualizei os drivers e a BIOS pelo programa padrão da Lenovo e agora ele mostra q não tem nada pra atualizar, inclusive começou a dar problema quando atualizei os drivers pelo site da fabricante.

Por fim, ele já está otimizado, provavelmente não pelo método que você mandou, mas já n tem ND ativo, animações, ícones, etc...

Não adicionei nenhum hardware quando chegou, ele está como foi me dado.

@Gabriel U vou tentar o windows10. Não posso usar distros do Linux pois não sou exatamente familiarizado com ele, e preciso que o notebook rode o MATLAB. Sim, sei que o MATLAB é um programa extremamente pesado, mas eu já usei ele e rodei simulações, e o notebook não deu problema em nenhum destes momentos.

@GabrielLV se puder me ajudar, agradeço muito.

• Moderador
Postado

@Drivmarcos

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

PASSO 1 - Perguntas

• Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/no-break, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

OBS: Caso o ultimo comando apresente o erro "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado", apenas ignore, e nos envie os demais arquivos normalmente.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

• Curtir 1
Postado
Em 19/10/2025 às 13:58, GabrielLV disse:

@Drivmarcos

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

PASSO 1 - Perguntas

• Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/no-break, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

OBS: Caso o ultimo comando apresente o erro "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado", apenas ignore, e nos envie os demais arquivos normalmente.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Antes de começar, devo dizer que instalei o windows 10, apesar de ter dado uma tela azul, demorou muito mais.

Passo 1:

O problema da tela azul ocorre desde que eu peguei o computador, é usado, então não sei nada sobre o dono anterior, e nada foi citado antes. assim que chegou eu formatei ele pela recuperaçao, a partir dai, começou a dar tela azul.
O notebook é um ThinkPad T480, com 16gb de ram, 250gb de SSD e um I5 de 8gen.

A fonte é original, de 65W. não esta no melhor estado, mas funciona perfeitamente.

Sempre conectado diretamente a tomada ou a um filtro DPS clamper. o unico periferico frequentemente conectado é um mouse bluetooth de baixa qualidade. (o notebook possui bluetooth integrado)

O problema começou apenas apos a formataçao inicial. não houve evento com raios, modificaçao de peças ou uso do editor de registro(nem sei o que é).

Foi usado o software de atualizaçao padrão da lenovo, indicado para o mApplicationLogs.zipSystemLogs.zipodelo. como não sei o nome, esse é o link da pagina: https://pcsupport.lenovo.com/us/en/products/laptops-and-netbooks/thinkpad-t-series-laptops/thinkpad-t480-type-20l5-20l6/downloads/

acredito que não houve overclock nele.

Em anexo, a ultima tela azul, e os arquivos que foram solicitados.

ImagemdoWhatsAppde2025-10-23(s)13_49.25_d6aac894.thumb.jpg.1b12b99f5ced92733c3986d0f70e9683.jpg

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Drivmarcos disse:

assim que chegou eu formatei ele pela recuperaçao, a partir dai, começou a dar tela azul

O que você fez foi uma redefinição de fábrica, e não uma formatação. É importante diferenciar o uso dos termos pois ambos são coisas totalmente diferentes 👍

image.png

Analisando os logs, encontrei diversos erros apontando para o sistema de gerenciamento de rede no notebook.

Eu não confio na redefinição de fábrica de nenhum sistema operacional pois isso nunca reinstala o sistema de maneira limpa, e isso em vários casos pode causar problemas e nem sempre resolve os problemas que ocorriam antes da redefinição.

Faça os seguintes procedimentos:

1- Abra um CMD como administrador e digite este comando:

sfc /scannow & dism /online /cleanup-image /restorehealth & winsat formal.

Aguarde a finalização.

2- Após finalizar, baixe e instale o driver de rede e chipset manualmente (os 4 abaixo):

https://download.lenovo.com/pccbbs/mobiles/nz4w810w.exe

https://download.lenovo.com/pccbbs/mobiles/n23rg23w.exe

https://download.lenovo.com/pccbbs/mobiles/n24li05w.exe

https://download.lenovo.com/pccbbs/mobiles/n24ic07w.exe

• Curtir 1
Postado
Em 23/10/2025 às 15:48, GabrielLV disse:

O que você fez foi uma redefinição de fábrica, e não uma formatação. É importante diferenciar o uso dos termos pois ambos são coisas totalmente diferentes 👍

image.png

Analisando os logs, encontrei diversos erros apontando para o sistema de gerenciamento de rede no notebook.

Eu não confio na redefinição de fábrica de nenhum sistema operacional pois isso nunca reinstala o sistema de maneira limpa, e isso em vários casos pode causar problemas e nem sempre resolve os problemas que ocorriam antes da redefinição.

Faça os seguintes procedimentos:

1- Abra um CMD como administrador e digite este comando:

sfc /scannow & dism /online /cleanup-image /restorehealth & winsat formal.

Aguarde a finalização.

2- Após finalizar, baixe e instale o driver de rede e chipset manualmente (os 4 abaixo):

https://download.lenovo.com/pccbbs/mobiles/nz4w810w.exe

https://download.lenovo.com/pccbbs/mobiles/n23rg23w.exe

https://download.lenovo.com/pccbbs/mobiles/n24li05w.exe

https://download.lenovo.com/pccbbs/mobiles/n24ic07w.exe

Obrigado pela ajuda. Fiz isso e no inicio resolveu, mas agora deu uma nova tela, que eu ainda não tinha visto. refiz o processo e estou enviando os arquivos novamente, do novo erro. nada mudou desde antes, mas desta vez, eu estava trabalhando com MATLAB, apenas montando alguns sistemas, sem nenhuma simulação. acho que o chrome tambem estava aberto no instante do erro. 

ApplicationLogs.zipSystemLogs.zipImagemdoWhatsAppde2025-10-28(s)16_10.00_e69a75c6.thumb.jpg.54d04b97c663198e39f13ba9e0623acf.jpg

• Moderador
Postado

@Drivmarcos

Baixe e instale o Seatools para verificar a saúde do SSD.

https://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/

Você deverá executar os cinco testes disponíveis nos menus "Testes Rápidos" e "Testes Estendidos": Teste Rápido Automático da Unidade, Teste Genérico Rápido, 2 Minute Generic Test, Autoteste Detalhado e Teste Genérico Detalhado. Realize um de cada vez, nessa ordem, em cada unidade, e tenha paciência, pois eles podem demorar. 

Após verificar, poste aqui se algum erro for detectado.

Se nada for detectado, faça o seguinte procedimento:

Abra um CMD como administrador e digite este comando:

sfc /scannow & dism /online /cleanup-image /restorehealth & winsat formal

Aguarde a conclusão.

Concluído o comando acima, no CMD, agende uma verificação de disco com o comando:

chkdsk /r

Tecle S para confirmar o agendamento e pressione enter. Feito isso, reinicie o PC para que ele inicie a verificação completa do disco rígido. Seja paciente pois pode demorar.

Postado
Em 28/10/2025 às 17:05, GabrielLV disse:

@Drivmarcos

Você deverá executar os cinco testes disponíveis nos menus "Testes Rápidos" e "Testes Estendidos": Teste Rápido Automático da Unidade, Teste Genérico Rápido, 2 Minute Generic Test, Autoteste Detalhado e Teste Genérico Detalhado. Realize um de cada vez, nessa ordem, em cada unidade, e tenha paciência, pois eles podem demorar. 

Aguarde a conclusão.

Concluído o comando acima, no CMD, agende uma verificação de disco com o comando:

chkdsk /r

Tecle S para confirmar o agendamento e pressione enter. Feito isso, reinicie o PC para que ele inicie a verificação completa do disco rígido. Seja paciente pois pode demorar.

Consegui fazer tudo isso. A analise do seatools não resultou em nenhum erro. executei os outros comandos pois ja tinha visto eles antes. ainda sim, esta acontecendo algumas telas azul. vou tentar enviar novamente os arquivos se acontecer de novo. reinstalei o win10 pelo hard reset, apagando tudo do disco e reinstalando. não sei mais o que pode ser, mas mesmo assim obrigado.

Postado
Em 28/10/2025 às 17:05, GabrielLV disse:

@Drivmarcos

Aguarde a conclusão.

chkdsk /r

Bom, acredito que seja a ultima vez que vou tentar enviar os arquivos. pode ser que o notebook so esteja estão velho que não aguente mais nada. hoje, deu tela azul enquanto estava estudando, tinha acabado de fechar o matlab, mas não tinha simulado nada, estava somente lendo arquivos. 

SystemLogs.zipApplicationLogs.zip

é isso, obrigado pelo esforço e tomara que dessa fez de pra resolver

• Moderador
  • Solução
Postado

@Drivmarcos Analisando os logs novamente, só o que encontrei foram diversos eventos relacionados a rede.

O que eu te recomendo é, primeiramente, tente utilizar o notebook sem o mouse bluetooth e com o bluetooth desligado e veja se o problema persiste.

Se persistir, considere realizar a formatação do notebook, dessa vez criando uma mídia de instalação do Windows e reinstalando o Windows do zero.

• Curtir 1
Postado
Em 03/11/2025 às 17:54, GabrielLV disse:

@Drivmarcos Analisando os logs novamente, só o que encontrei foram diversos eventos relacionados a rede.

O que eu te recomendo é, primeiramente, tente utilizar o notebook sem o mouse bluetooth e com o bluetooth desligado e veja se o problema persiste.

Se persistir, considere realizar a formatação do notebook, dessa vez criando uma mídia de instalação do Windows e reinstalando o Windows do zero.

Boa noite. bom, eu tinha feito isso ja, de criar uma midia de instalação, reinstalar excluindo as partições e etc. realmente a frequência diminuiu bastante, mas notei que se ele ficar com coisas abertas e parado (sem ninguem mexer), pode acontecer de novo. gostaria de saber se eu consigo buscar esse programa que usa para encontrar esses diagnosticos, ja que eu ficar mandando arquivos aqui toda vez torna isso bem cansativo e entediante ne? bom, gostaria de saber se consigo aprender a analisar esses arquivos por conta propria e tentar continuar essa saga. hoje tambem desabilitei o driver de bluetooth do notebook pra ver se ajuda.

obrigado pela ajuda.

• Moderador
Postado

@Drivmarcos Eu não uso nenhum programa para analisar logs, somente para coleta-los. A análise sou eu mesmo quem faço, e não tem muito segredo, basta apenas analisar os eventos e olhar as descrições e possíveis padrões (como erros de rede que se repetem o tempo todo). Sendo que, quando se trata de falhas de hardware (especialmente de memória RAM e armazenamento), nem sempre os logs nos ajudam a identificar o culpado, pois falhas de armazenamento impedirão (em alguns casos) o armazenamento dos próprios logs de problemas, e falhas de memória RAM causarão todo tipo de erro aleatório sem nenhum padrão.

Como o problema persistiu mesmo após uma formatação limpa, isso claramente indica uma falha de hardware.

Você havia realizado o diagnóstico de memória RAM utilizando o memtest? Se não fez, recomendo que faça, dessa vez seguindo os procedimentos deste tutorial:

• Curtir 1
Postado
Em 10/11/2025 às 22:15, GabrielLV disse:

@Drivmarcos Eu não uso nenhum programa para analisar logs, somente para coleta-los. A análise sou eu mesmo quem faço, e não tem muito segredo, basta apenas analisar os eventos e olhar as descrições e possíveis padrões (como erros de rede que se repetem o tempo todo). Sendo que, quando se trata de falhas de hardware (especialmente de memória RAM e armazenamento), nem sempre os logs nos ajudam a identificar o culpado, pois falhas de armazenamento impedirão (em alguns casos) o armazenamento dos próprios logs de problemas, e falhas de memória RAM causarão todo tipo de erro aleatório sem nenhum padrão.

Como o problema persistiu mesmo após uma formatação limpa, isso claramente indica uma falha de hardware.

Você havia realizado o diagnóstico de memória RAM utilizando o memtest? Se não fez, recomendo que faça, dessa vez seguindo os procedimentos deste tutorial:

Obrigado pela ajuda ate agora. segui o tutorial, limpei as Memórias e tudo mais, e fiz o teste, tanto juntas quanto cada uma separada, em cada slot de Memória. vou mandar aqui o que deu. estou agora deixando as duas juntas e o teste rodando em loop pra ver o que acontece.

ImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)13_12.39_3aae2e49.thumb.jpg.99665b7236aae9d4365b5b8b69c77dfd.jpgImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)15_34.14_5b92cf37.thumb.jpg.0b9bd71a60e31d05361a977d3cb51399.jpgImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)15_00.39_5a92b305.thumb.jpg.5e42a7de2c5c98ab0823004494c94ff8.jpgImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)14_24.16_a5c56308.thumb.jpg.f78563d87178cc55c0be1e843e9bdfb5.jpgImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)13_48.09_8101a7e8.thumb.jpg.592ffa3a04d93a4aba56646c41d57c95.jpg

• Curtir 1
Postado
Em 13/11/2025 às 15:41, Drivmarcos disse:

Obrigado pela ajuda ate agora. segui o tutorial, limpei as Memórias e tudo mais, e fiz o teste, tanto juntas quanto cada uma separada, em cada slot de Memória. vou mandar aqui o que deu. estou agora deixando as duas juntas e o teste rodando em loop pra ver o que acontece.

ImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)13_12.39_3aae2e49.thumb.jpg.99665b7236aae9d4365b5b8b69c77dfd.jpgImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)15_34.14_5b92cf37.thumb.jpg.0b9bd71a60e31d05361a977d3cb51399.jpgImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)15_00.39_5a92b305.thumb.jpg.5e42a7de2c5c98ab0823004494c94ff8.jpgImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)14_24.16_a5c56308.thumb.jpg.f78563d87178cc55c0be1e843e9bdfb5.jpgImagemdoWhatsAppde2025-11-13(s)13_48.09_8101a7e8.thumb.jpg.592ffa3a04d93a4aba56646c41d57c95.jpg

Bom, depois de algumas horas de teste, não resultou em nd. então é isso. agradeço ai e vou ficar aqui esperando e monitorando. pode ser que eu simplesmente tenha um hardware ruim mesmo. infelizmente não posso usar linux porque preciso do matlab. sera que existe mais algum possível problema? algum outro teste que possa indicar qual o problema?

Postado

@GabrielLV Pensei em algo aqui. a tela azul tinha logs relacionados a comunicaçao sem fio. quando desliguei o bluetooth, ele parou de falhar um pouco, mas falhava de vez em quando. eu tenho o costume de usar o hotspot movel do notebook na faculdade. sera que o problema pode ser na placa de conexao sem fio? (wifi, bluetooth e hotspot), e quando eu ligo o hotspot ele falha pelos mesmos logs, porque tenta transmitir sinal sem fio?

pensei nisso porque consigo usar o wifi normalmente mas ele falha de vez em quando agora aleatoriamente. e quando abri ele, ele possui dois slots para placa de comunicçao wifi, com antenas. uma delas suporta SSD daqueles menores.

• mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...