Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve camaradas!

Geralmente eu prefiro fazer uma instalação limpa, apagar tudo, inclusive partição e criar tudo novo. Porém, estou com muitos programas/games/configurações e pouco tempo/paciência/vontade de instalar e configurar tudo novamente do zero.

Sendo assim, gostaria de sugestões para atualizar do Win10 Education para Win11, mantendo os arquivos. Simplesmente montar a ISO e executar a instalação seria a única opção, sem ser via WinUpdate?

Obrigado...

• Curtir 1
Postado

opa 

a melhor forma de migrar para Windows 11 é formatando e instalando do zero 

salva o que você tem de importante, depois instala o windows 
assim você esta garantido que não vai ter nenhum bug de drivers ou anomalias futuras 

agora, se mesmo assim você quiser atualizar, você baixa o windows 11 no site da Microsoft
inicia o .iso e vai pedir o que você quer fazer 

escolhe atualizar para windows 11 e pronto
nesse metodo pode demorar mais que na formação, então faça com tempo  

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Erso disse:

Salve camaradas!

Geralmente eu prefiro fazer uma instalação limpa, apagar tudo, inclusive partição e criar tudo novo. Porém, estou com muitos programas/games/configurações e pouco tempo/paciência/vontade de instalar e configurar tudo novamente do zero.

Sendo assim, gostaria de sugestões para atualizar do Win10 Education para Win11, mantendo os arquivos. Simplesmente montar a ISO e executar a instalação seria a única opção, sem ser via WinUpdate?

Obrigado...

Bom dia.

Embora eu não recomende a atualização para o Windows 11 por agora, dependendo do nível de performance do seu hardware, existem algumas formas de você conseguir atualizar mantendo os seus arquivos em segurança:

1. Pelo Windows Update:

Você ajusta algumas Políticas de Grupo do seu sistema (pelo editor delas ou pelo CMD mesmo), e depois permite que o Windows Update procure por elas.

2. Manualmente (com backup):
Esse método só vai funcionar se o seu hardware for plenamente compatível com Windows 11, e além disso, eu não sei se esse método funciona para a versão Education do Windows, especificamente.

Basicamente é o seguinte:
1. Você desfragmenta o espaço livre do seu disco usando o Defraggler;
2. Depois, reduz o volume da partição onde o Windows está, liberando o espaço no disco para criar outra partição;
3. Move seus arquivos para essa partição (mantendo a organização e as pastas deles);

4. Formata a partição onde o sistema está;
5. Traz os arquivos da outra partição de volta para a partição do sistema;
6. Exclui a partição criada antes, e expande o volume da partição de sistema pra ocupar o disco todo de novo.

• Curtir 1
Postado
Em 19/10/2025 às 20:53, Erso disse:

Simplesmente montar a ISO e executar a instalação seria a única opção, sem ser via WinUpdate?

Porque não deixa o Windows Update atualizar - se tiver a opção para esta versão Education?

Aqui, de tanto o Windows Update insistir, a coisa de um mês deixei atualizar um Windows 10 PRO, instalado a coisa de 1 ano, altamente "desb*ficado" com o script do Chris Titus.

Apesar de ter esquecido de fazer uma "manutenção" antes de atualizar, foi tudo normal, mantendo os programas, arquivos e jogos - estes dois últimos em partição separada (o local da pasta Documentos é sempre movido para D:\).  Após instalado removi um monte de "bloatware", acho que ficou só a Calculadora, Relógio e Loja MS. Depois limpei o registro com o Revo Register Cleaner - no modo avançado. Não preciso logar no Windows com conta MS.

Hoje atualizou para o 25H2 (compilação 26200.6901) que (supostamente) corrige o bug do HTTP/2, mouse e teclado sumidos no modo recuperação... e que provavelmente apresentou problemas sabe-se lá o que. 😜 

• Curtir 1
Postado

@1lokos

Nesse vídeo tem um código que exclui os bloatwares do Windows, exceto a loja, se quiser.

-

Para que limpar o registro do Windows?

-

Eu já criei 'tweakers' e eles são "uma farsa"

Postado

Bom, no meu caso estava com entradas de jogos já desinstalados na lista de Aplicativos Instalados, por isso usei o Register Cleaner e agora esta "limpo", então pelo menos visualmente ajudou. 😉 

Quanto ao script do Crish Titus,o consenso é que ajuda - nem que seja como placebo; é tipo aquela instalação "unattended" do Windows, que remove as bugigangas durante a instalação, o script é para remover do Windows já instalado. Aqui o Windows 11 tem apenas 38 processos em segundo plano em execução no momento, pode ser que na prática isso não ajude nada, mas é satisfatório ficar com o Windows 11 parecendo Win95. 😜 

https://christitus.com/windows-tool/

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, 1lokos disse:

Bom, no meu caso estava com entradas de jogos já desinstalados na lista de Aplicativos Instalados, por isso usei o Register Cleaner e agora esta "limpo", então pelo menos visualmente ajudou. 😉 

Quanto ao script do Crish Titus,o consenso é que ajuda - nem que seja como placebo; é tipo aquela instalação "unattended" do Windows, que remove as bugigangas durante a instalação, o script é para remover do Windows já instalado. Aqui o Windows 11 tem apenas 38 processos em segundo plano em execução no momento, pode ser que na prática isso não ajude nada, mas é satisfatório ficar com o Windows 11 parecendo Win95. 😜 

https://christitus.com/windows-tool/

Fico muito feliz que mais alguém aqui no Fórum conheça os scripts do Chris Titus.

Assim, toda a discussão deste tópico não fica "só nas minhas palavras".

Postado
Em 20/10/2025 às 22:15, 1lokos disse:

Porque não deixa o Windows Update atualizar - se tiver a opção para esta versão Education?

A minha preocupação é ficar aquele monte de arquivo da versão anterior do SO, só ocupando espaço e dando trabalho extra para remover...

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Erso disse:

A minha preocupação é ficar aquele monte de arquivo da versão anterior do SO, só ocupando espaço e dando trabalho extra para remover...

Ué, mas isso não é exatamente um problema.

Pelo menos, não se você considerar que a maior parte dos arquivos da versão anterior do Windows fica concentrada na pasta Windows.old.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...