Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com a seguinte config:

ASUS B550M-PLUS TUF

Ryzen 5 5500X3D

memória RAM 2X16GB 3200MHZ KINGSTON

RX9060XY STEEL LEGEND 16GB

SSD 1TB KINGSTON 6000MB

FONTE 650W MSI 

Fan cooler Winter Black da Rise Mode

Estou pensando em fazer overclock nesse processador,

1. Usei -25 no Curve Optimizer com PBO Scalar em 3x e o PPT/TDC/EDC em Auto todos

Estava pegando 209fps em 1% no CS2, aproximadamente 550fps de média

2. Coloquei -25 com PBO em 5x e PPT em 150 /TDC em 100 /EDC em 150 

Estava pegando 218fps em 1% no CS2, aproximadamente 550fps de média

Fiz alguns outros testes mexendo somente no PBOScalar e no Curve, mas houve poucas variações até com o PBO em 8x a mudança foi 2-3 graus e tensão n subiu pra nem perto de 1.35V.

Quero saber o limite do que posso fazer em cada parâmetro, o que tenho que monitorar no HWMonitor, fiz alguns testes com o Cinebench e temperatura e a tensão variaram principalmente com o curve optimizer, mas nos outros a variação foi muito pouca, em nenhum deles subiu para acima de 62 graus o processador.

Saber os riscos, afeta longevidade do processador? Quanto posso colocar no máximo em cada parâmetro? Quanto é recomendado colocar em cada parâmetro? 

Se quiserem posso mandar alguns testes que anotei.

Postado

OC em Ryzen x3d 5000 a 7000 é arriscado. Pois o cache 3d não suporta tensões altas.

Faz o teste de Curve Optimizer do Ryzen Master, já é um bom começo. (Eu uso -35 em todos núcleos) e praticamente 1.2V a 5100Mhz, mas já é um AM5, dos ruinzinhos, mas já achei melhor de OC do que o 5600.

O seu se voce melhorar o CurveOptimizer já terá um bom resultado nos clocks do CPU, pois é um processador X (Meio que faz um OC automático de acordo com a temperatura)

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Quais os limites de overclock no Ryzen 5 5500X3D com PBO e Curve Optimizer?
  • Membro VIP
Postado

@João Henrique Silveira Bom dia

Sei pouco de overclock dos AMD, mais se for para aumentar pouca coisa o clock do processador nem sempre é preciso aumentar a tensão do processador.

Overclock no meu ponto de vista começa a ficar arriscado quando você começa a aumentar tensão.

Temperatura você consegue monitorar, agora tensão já é mais complicado.

O clock do processador você sempre deve aumentar aos poucos e quando o mesmo está próximo do limite o PC começa ficar instável, então você reduz uns 5% e está pronto.

Se a temperatura ficar muito alta o PC o próprio processador vai reduzir o clock (cpu throttling).

No meu PC por exemplo passei de 5.1Ghz para 5.6Ghz sem fazer nem um ajuste de tensão.

• Curtir 1
  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...