Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho 2 duvidas.

A primeira é se minha fonte de 750w (Fonte Thermaltake Smart BX1 750W) suporta uma rx 9070xt xfx mercury oc.

E a segunda duvida é que se eu necessito de 3 cabos pci separados para poder usar a gpu, visto que a maioria das fontes que eu vi (e a que eu tenho atual) tem apenas 2 cabos com cada cabo 4 conectores 6+2, como já imagem abaixo.

Meu sistema é uma placa-mãe msi b550ma pro, 32gb, 1ssd sata1tb 1ssd NVMe 1tb e um Ryzen 5600

Screenshot_20251113_230535_Chrome.jpg

Postado

Em sites de Tier List gringos, sua fonte aparece como Tier E, que é a mais baixa categoria da escala, tanto no Cultists Network quanto no SPL's PSU Tier List

Em relação a usar mais de um conector PCIE 6+2 por cabo, dizem que não é bom, embora desconheço review aprofundado.

Já a potência, o TechPowerUp sugere 700W para todos modelos Mercury OC, com exceção do XFX Mercury RX 9070 XT OC Magnetic Air Edition, para qual é sugerido uma de 750W

As XPG Core Reactor II 750W e 850W acompanham 3 cabos PCIE 6+2 individuais, e possuem um total de 5 slots modulares para CPU e VGA, podendo suprir também Placas Mãe que fazem uso de 2 cabos EPS.

Fonte Tier A, 10 anos de garantia. Possui também o conector PCIE 5.0 caso um dia precise.

Outra alternativa de excelente qualidade e também com 10 anos de garantia é a ASRock Steel Legend 850W. Como pode observar nos detalhes, vem com 3 cabos individuais PCIE 6+2, além de 5 slots para CPU e VGA, conector PCIE 5.1. 
Sua versão de 750W acompanha apenas 2 cabos PCIE 6+2 individuais, e não faço ideia se é possível comprar um avulso, já que a mesma conta com um total de 4 slots destinados a CPU e VGA. Essa é uma curiosidade que tenho.

O problema é que nos últimos dias ambas Fontes desapareceram das lojas, o que é muito estranho. Não sei se as pessoas realmente as compraram ou se as lojas estão com algum planejamento. O preço era de 700 a 800 para todas citadas.

Tem muitas outras opções nas lojas que omitem o detalhamento dos cabos ou escrevem de maneira confusa. Por exemplo a MAG A850GL PCIE5, que na descrição da loja diz ter 4 PCIE 6+2, enquanto que no site do fabricante não há detalhes claros. Só nos unboxing de youtube que podemos constatar que trata-se de somente 2 cabos trazendo 4 conectores. 

• Curtir 1
Postado

Tua fonte não dá conta da RX 9070xt, nem tenta, risco de dar problema por conta da baixa qualidade dela. Ainda mais tendo só 2 cabos PCI-e 6-2

Os modelos sugeridos acima são excelentes e deveria se esforçar para adquirí-los.

Outro modelo mais em conta, que funcionaria bem, é a Cooler Master MWE V3 750w. Ela possui 4 cabos PCI-e 6-2 e também o novo 12V-2x6 para as gpus modernas da nvidia.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
9 horas atrás, BGRamalho disse:

E a segunda duvida é que se eu necessito de 3 cabos pci separados para poder usar a gpu, visto que a maioria das fontes que eu vi (e a que eu tenho atual) tem apenas 2 cabos com cada cabo 4 conectores 6+2, como já imagem abaixo.

Sim, precisa. Placas com 3 conectores devem ser alimentadas com 3 cabos PCIe distintos, pra dividir a carga entre eles, caso contrário, pode ocorrer aquecimento, derretimento e queda de tensão ou instabilidade, o que pode danificar o hardware. Se a fonte só tem 2 cabos PCIe, ainda que cada um tenha 2 conectores, não é recomendado usar "splitters" para uma GPU desse porte.

Em resumo, se a fonte não tiver 3 cabos, ela não é adequada para essa GPU, não importa ser 750W ou 1000W.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Fonte para Radeon RX 9070XT: posso fazer daisy chain nos cabos PCIe?
Postado
12 horas atrás, BGRamalho disse:

A primeira é se minha fonte de 750w (Fonte Thermaltake Smart BX1 750W) suporta uma rx 9070xt xfx mercury oc.

Melhor trocar essa fonte.

Recomendo pegar uma fonte robusta e de excelente qualidade como a Cougar Polar X2 1050, que possui 3 cabos PCIe, Tier A e com 10 nos de garantia.

Outra boa opção é a MSI MPG A1000G, que também é Tier A.

3 horas atrás, BGRamalho disse:

a unica que encontrei q tem 3 cabos é da corsair, porém ta com preço salgado

Essa placa de vídeo também tem um preço salgado.

7 horas atrás, Arthcevada disse:

Outro modelo mais em conta, que funcionaria bem, é a Cooler Master MWE V3 750w. Ela possui 4 cabos PCI-e 6-2 e também o novo 12V-2x6 para as gpus modernas da nvidia.

Acho que você viu errado, ela tem 4 conectores PCIe (2 cabos) e não 4 cabos.

https://coolermaster.egnyte.com/dl/akzUJFXuT8

• Curtir 2
Postado

@Tiberio fiquei interessa na da Cougar, esse site do link é seguro?

acha que vale a pena pagar ate quanto nela? 

@Tiberio não achei muita informação na cougar polar, o preço dela esta interessante.

Achei também a corsair rm850x.

São confiáveis fontes da cougar? 

Postado
7 horas atrás, Tiberio disse:

https://coolermaster.egnyte.com/dl/akzUJFXuT8

Nem nos sites das lojas nem nas specs do site do fabricante há a informação, sendo necessário baixar o manual para constatar... mas que loucura.
Mas a fonte e o preço são excelentes, para quem não tem placa de vídeo que requer 3 pcie individuais é um prato cheio.

Postado

Boa tarde. 

Aproveitando o tópico, estou nessa situação também. Vou pegar uma 9070xt e possuo uma Rm850x. 

Na descrição da psu diz

Cabos:

- 1x Cabo ATX de 24 PINOS (24): 610mm ± 10mm

- 2x Cabo de 8 Pinos EPS/ATX12V (4+4) / Conector por cabo 1 - Total de Conectores 2x: 650mm ± 10mm

- 1x Cabo PCI-E de 12+4 Pinos (12+4): 650mm ± 10mm

- 1x Cabo PCI-E de 8 Pinos PCI-E (6+2) Conector por cabo x2: Comprimento: 750mm ± 10mm

- 2x Cabo de 8 Pinos PCI-E (6+2): Total de Conectores 2x: 650mm ± 10mm

- 3x CABO SATA (4 SATA) / Conector por cabo 4 - Total de Conectores 12x / Comprimento: 800mm ± 10mm

- 2x CABO PATA (4 PINOS) / Conector por cabo 4 - Total de Conectores 8x / 750mm ± 10mm

Um dos Pci-e 6+2 diz ( Conector por cabo x2.  o que significa isso ? 

Terei problema para ligar essa 9070xt ? 

obrigado e desculpa “me intrometer no tópico” 😁

Postado
3 horas atrás, VictorB disse:

Terei problema para ligar essa 9070xt ? 

Não, a RX9070xt usa 2 conectores e a RM850x vem com 2 cabos.

3 horas atrás, VictorB disse:

1x Cabo PCI-E de 8 Pinos PCI-E (6+2) Conector por cabo x2:

Trata-se de um cabo com 2 conectores PCIe (split).

Cabo PCIE para EVGA, PSU 8 pinos para cabo GPU macho duplo de 6 + 2 pinos para G+ G2 G3 G5 G6 GA GM GT P2 P3 P5 P6 P+ T2 Modular.png

Postado

Pensei nessa powercolor red devil mesmo. Mas se os 3 conectores forem realmente um problema. Ai vou na Hellhound Hellhound da PowerColor que é só dois e sem dor de cabeça. 

Sei que é praticamente a mesma placa, mudaria só o "premium" da red devil;

Postado
Em 14/11/2025 às 10:32, Tiberio disse:

Obrigado por me corrigir. Sacanagem o fabricante falar que tem 4 conectores pci-e, um em cada ponta em 2 cabos kkkkkk

Postado
1 hora atrás, VictorB disse:

Pensei nessa powercolor red devil mesmo. Mas se os 3 conectores forem realmente um problema. Ai vou na Hellhound Hellhound da PowerColor que é só dois e sem dor de cabeça. 

Sei que é praticamente a mesma placa, mudaria só o "premium" da red devil;

A sua RM850x é a normal ou a shift?

Postado

É a Shift

Mas eu abri a a caixa e tem esses cabos, daria para usar 1x1 pcie, 1x1 pcie, e 1x2 pcie, e esse 1x2, ficaria solto a segunda ponta. Acho que da tranquilo então. ?!

Nesse  Vídeo o gringo da uma ensinada legal como ficaria (min 9)

* Nunca montei o pc do zero, só fazia uns upgrade. Mas em SP estão cobrando 400-700$ só pela montagem, achei meio caro. Vou ter que me aventurar a montar. 

IMG_3207.jpeg

Postado

@Tiberio acabei pegando a msi mpg a1000g, dando uma pesquisada não achei muito confiável o serviço de RMA da cougar caso precise, so esperando a placa e a fonte chegar.

Obrigada pelas dicas 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...