Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos que verem esse pedido de socorro!

Há cerca de 15 dias instalei três fans novas no meu gabinete, todas ligadas diretamente na fonte via Molex. Conectei essas três em cadeia junto com outras duas fans que eu já tinha, usando a mesma linha da fonte.

Usei o PC normalmente por uns quatro dias sem qualquer sintoma… até que o problema começou.

O sintoma:

• O desktop liga, todas as ventoinhas giram (incluindo a da CPU),
  • Não dá o beep característico,
  • Não dá vídeo,
  • Não entra na BIOS,
  • Teclado e USBs não ligam,
  • E fica apenas com as fans rodando.

Às vezes ele liga normalmente (bem raro agora), mas mesmo nesses poucos casos em que inicia, depois de alguns minutos o PC desliga sozinho e volta ao estado onde só as ventoinhas ficam ligadas, sem vídeo e sem beep.

O que já fiz:

Na semana passada levei o PC numa assistência técnica bem avaliada. Peguei de volta ontem (sexta). Eles disseram que o problema era relacionado ao XMP das memórias, por serem modelos diferentes, e que teriam:

• Ajustado a frequência para algo estável entre os dois módulos
  • Limpado contatos dos pentes e dos slots da placa-mãe

Mas o problema persiste exatamente igual.

Já avisei a eles e tenho retorno marcado para terça-feira, mas sinceramente… depois do que paguei e da falta de solução, estou muito frustrado. Por isso estou recorrendo à comunidade antes de voltar lá.

Meu setup:

Infelizmente não consigo acessar a BIOS nem apresentar prints do sistema, por conta desse problema.

CPU: AMD Ryzen 4600G

Placa-mãe: Gigabyte A320M-S2H rev 1.1 (BIOS acima da F54, mas não lembro o número exato)

RAMs:

16 GB – Kingston Fury KF426C16BB/16

8 GB – Corsair CMK8GX4M1A2400C16

SSD: Crucial BX500 480 GB

Fonte: MSI MAG A650BN (instalada na segunda-feira passada) (Troquei achando que a fonte antiga, uma Aerocool VX 500, era o problema)

Fans: 5 fans de 120mm todas em cadeia no mesmo cabo Molex da fonte

• Membro VIP
Postado

@JonJSLima Bom dia 

Seu problema aparentemente é memória RAM como a própria assistência técnica falou.

Pesquisei e vi que a memória da Kingston é 2666Mhz e a Corsair é 2400Mhz.

Mantenha apenas a memória da Kingston e tente ligar o PC e se der vídeo vende esse pente de 8gb gb e tente comprar um pente de memória igual da Kingston, mais igual mesmo inclusive na frequência.

Misturar memória de marcas e principalmente frequência diferente nunca deu muito certo.

Postado

@Edvaldo J. Frederico  Eu fiz como você disse testando as duas ram sozinhas e o PC reiniciava mas com alguns minutos só navegando pela internet ele simplesmente desliga o vídeo, teclado e mouse e não reinicia mais. Eu até desconfiaria que seria algo relacionado apenas ao vídeo, mas o teclado e mouse não ligam, ficam só as ventoinhas ligadas... 

• Membro VIP
Postado

@JonJSLima boa noite 

O botão do gabinete para ligar o PC serve para ligar e desligar, porém para desligar tem a forma correta.

Para desligar basta você apertar por 1 segundo e soltar e aguardar o Pc desligar corrente.

Agora se você segurar por mais de 3 segundos você está forçando o desligamento ou seja desligando de forma errada.

E tudo que é feito de forma forçada uma hora vai dar problema.

7 horas atrás, JonJSLima disse:

@Edvaldo J. Frederico  Eu fiz como você disse testando as duas ram sozinhas e o PC reiniciava mas com alguns minutos só navegando pela internet ele simplesmente desliga o vídeo, teclado e mouse e não reinicia mais. Eu até desconfiaria que seria algo relacionado apenas ao vídeo, mas o teclado e mouse não ligam, ficam só as ventoinhas ligadas... 

Já que o PC está com esse comportamento anormal.

Desliga sozinho e esse problema das memórias RAM eu desmontaria esse PC por completo e aproveitando para limpar tudo e revisando tudo.

Use álcool isopropílico, limpa contato, um pincel, um pano e uma borracha para fazer a limpeza.

Só desmonte o PC por inteiro se você tem conhecimento para fazer essa manutenção sem danificar nada e também pasta térmica para fazer uma nova aplicação no cooler do processador que deve ser o causador desse problema de desligar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...