Ir ao conteúdo

Como otimizar o Windows 11 em um HD de notebook 5400RPM?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

olá pessoal do forum, tive alguns problemas aqui que vou explicar agora
eu tenho um PC com config: i7-4790, 16GB dual channel 1600mhz, revenger h81 e intel HD graphics 4600
eu tinha um SSD sata de 120gb que eu utilizava, porém esse SSD queimou, e tive que voltar a usar o HDD que estava instalado o windows 11, alguém pode sugerir como otimizar ao maximo o desempenho no HDD, HDD é de 500GB,  5400 rpm conectado na porta SATA 3.0 (HD suporta sata 3.0)

• Moderador
  • Solução
Postado

@renato_william69 Não existe otimização alguma que você possa fazer para que o Windows 11 rode bem em um HD de notebook (5400RPM), infelizmente. 

Aqui vai uma lista de procedimentos que vão te trazer uma melhoria mínima, mas nenhuma vai te dar um desempenho satisfatório.

1- Desativar programas que iniciam com o sistema
2- Desativar efeitos visuais desnecessários

3- Desfragmentar o HD (utilize o software Defraggler)

4- Desativar aplicativos em segundo plano

5- Limpar arquivos temporários regularmente (utilize a ferramenta do próprio Windows e o CCleaner para apagar arquivos temporários dos navegadores)

6- Utilize um antivírus leve, como o próprio Microsoft Defender ou o Panda Dome.

Procure adquirir um SSD novamente o quanto antes.

• Curtir 4
  • GabrielLV alterou o título para Como otimizar o Windows 11 em um HD de notebook 5400RPM?
Postado

@renato_william69 Não existe fórmula mágica que irá deixar seu PC rápido: a solução seria comprar um SSD para colocar o Windows nele

Um SSD SATA para o SO, se der

Lexar NS100 128GB ~150 reais, sem contar o frete, na KaBuM!.. ele deve bastar..

-

Se quer deixa o Windows rápido, aplique as dicas do curso do Baboo Windows rápido e seguro 2.0, tem no YT e no site dele..

@renato_william69 Uma dica é ver os serviços que mais utilizam o disco. Para isso, basta verificar no monitor de recursos ou no gerenciador de tarefas, que é mais limitado

Ver quais serviços iniciam com o SO é uma boa medida quando se utiliza HD

Postado

Como já disseram, com HD não tem muito o que ser feito, o jeito é quebrar o galho com ele até comprar outro SSD.

Uma coisa que posso sugerir, caso o incomodo seja grande com a lentidão, é tentar utilizar alguma distribuição linux. Não terá o problema de disco em 100% tão frequente quanto no Windows 10/11.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 14/12/2025 às 10:02, GabrielLV disse:

@renato_william69 Não existe otimização alguma que você possa fazer para que o Windows 11 rode bem em um HD de notebook (5400RPM), infelizmente. 

Aqui vai uma lista de procedimentos que vão te trazer uma melhoria mínima, mas nenhuma vai te dar um desempenho satisfatório.

1- Desativar programas que iniciam com o sistema
2- Desativar efeitos visuais desnecessários

3- Desfragmentar o HD (utilize o software Defraggler)

4- Desativar aplicativos em segundo plano

5- Limpar arquivos temporários regularmente (utilize a ferramenta do próprio Windows e o CCleaner para apagar arquivos temporários dos navegadores)

6- Utilize um antivírus leve, como o próprio Microsoft Defender ou o Panda Dome.

Procure adquirir um SSD novamente o quanto antes.

A título de curiosidade:

O colega @GabrielLV está corretíssimo quando diz que o uso satisfatório de Windows 11 não é possível com HDs mecânicos. E a lista de sugestões dele é justamente o que utilizo para tornar utilizável o Windows com HDs mecânicos, quando estritamente necessário.

Contextualizando, eu trabalho na prefeitura da minha cidade e, recentemente, o SSD novo que um colega de serviço havia comprado, para a máquina dele, começou a apresentar defeito. Depois que eu consegui fazer o backup de todos os arquivos dele, passei o sistema para o HD que o PC dele ainda tinha (com muito custo, já que o SSD apresentava o problema de 100% de uso, dentro ou fora do sistema operacional).

Como a compra do SSD ainda estava na garantia, ele o devolveu e irá comprar outro, mas por enquanto, seguindo justamente as dicas do colega, o computador dele está utilizável (com Windows 10 Pro nesse momento, assim como antes).

• Curtir 1
  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...