Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações amigos.
Retorno após um longo período, meu amigo de guerra está sofrendo bastante com alguns jogos atuais... Acredito que chegou o momento de deixá-lo descansar nas mãos de outra pessoa menos exigente. 

Bem, minha config atualmente é:
Ryzen 5 3600

placa-mãe A320m-k

16gb Ram

1tb

GTX 1660 6gb.
Fonte: Corsair VS 600

Estou pensando em algumas possibilidades, como sou uma pessoa que gosta de longevidade, queria uma configuração que me deixasse confortável por um período de tempo legal... Afinal, comprei esse PC no final de 2019...quase 6 anos de companheirismo. 

Li sobre a questão dos AM5, assim como me apaixonei pela RTX 5070... Acredito que conciliar as duas opções com o orçamento que eu dei possa ser um grande desafio, mas é para isso que existem os amigos do forum! Hehe.

Gostaria que a próximo configuração aguentasse, com dignidade, os desafios futuros por alguns anos (quem sabe até rodar o infame GTA 6 com qualidade!)

Apesar de ter uma pequena obsessão pela 5070, sintam-se livres para recomendar qualquer outra placa.

• Moderador
Postado

@Davi_Santos Saudações!

16 minutos atrás, Davi_Santos disse:

Li sobre a questão dos AM5, assim como me apaixonei pela RTX 5070... Acredito que conciliar as duas opções com o orçamento que eu dei possa ser um grande desafio

De fato é, visto que só a GPU já é mais de 4 mil reais e as memórias DDR4 e DDR5 encareceram muito, isso quando você acha RAM pra comprar.

Via de regra a recomendação que damos é de 32GB de RAM DDR5, mas hoje em dia tá complicado, especialmente em orçamentos não tão expressivos.

Digamos que você consiga 16GB de RAM por uns R$800,00. Uma placa-mãe B650 decente por uns 800 - 900 reais, o processador pode ser o Ryzen 5 7600, girando em torno dos R$1.200,00.

Perceba que não dá pra encaixar uma RTX 5070 aí, já estouraria o orçamento sem nem mesmo comprar fonte, gabinete, SSD e cooler.

Talvez você queira considerar uma RX 9060 XT 16GB, por volta dos R$2.800,00.

Sempre tem a possibilidade também de montar o PC sem a GPU dedicada por enquanto e ficar somente com os gráficos integrados do Ryzen 5 7600, 7700 ou qualquer outro que você vier a comprar.

Esses gráficos integrados não são daqueles pensados para jogar, então a performance seria terrível até você instalar uma GPU dedicada.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Indicação de PC para jogos entre R$ 5.000 e R$ 7.000
Postado

Estou um pouco desatualizado do mundo do hardware. Ficar na AM4 não teria muita lógica, né?

Complicadíssima a situação... 

Complicado montar um PC nesse cenário, ainda li que o preço de algumas VGA subiram $100 no Japão, fora as memórias que praticamente dobraram de preço...

Qual seria a configuração?

Postado

A crise das memórias é mundial, gerando preços altos e escassez da noite para o dia, porém avisados estávamos. E a causa é a AI.
Em novembro comprava-se 2x16gb DDR5 de boas marcas com 6000mhz e CL30 por 1.000 a 1.200. Hoje custam quase 3 mil, além de estarem raras.
O mais barato no momento são marcas chinesas ou white label, onde pagará 1.500 por 2x16gb com especificações baixas. Exemplo, Rise Mode e Netac.

Placas de Vídeo também irão subir, e se pensa em pegar uma, não demore. A RTX 5070 ainda aparece em ofertas de 3.6xx, ontem teve uma na Kabum, mas seu preço dificilmente anda ficando abaixo de 4 mil.

A RX 9060 XT versão 16gb indicada por BatataDefumada pode ser uma opção, sendo que a mais barata no dia de hoje está por 2.699 LINK
Foi postada uma oferta da mesma em um grupo com preço de 2.464, e se quiser checar se ainda está ativa, use esse LINK e o cupom NUNCAVISTO15

Do lado da Nvidia, a RTX 5060 TI versão 8gb aparece em ofertas abaixo de 2.300, só não sei dizer até quando. Já sua versão de 16gb você encontra abaixo de 3 mil na GK Info Store.

Ou seja, se quiser uma Placa de Vídeo, não demore muito. 

SSD também está subindo de preço. O NVMe de 1tb já passa de 500 reais com folga. 

Não sei até qual processador sua placa-mãe é capaz de suportar sem maiores problemas, mas Placa de Vídeo e Processador novos são uma opção.

• Curtir 2
Postado

@Crixus Champion

Infelizmente peguei esse bonde andando... já voltei a acompanhar o cenário do Hardware com essas bombas.

Da minha configuração a placa-mãe foi a mais baratinha na época... Seria viável trocar logo o kit, mas ficando na AM4 e investir pesado na placa de vídeo? Com o preço da RAM nesse patamar ai tá sem condições...

Postado
47 minutos atrás, Davi_Santos disse:

Seria viável trocar logo o kit, mas ficando na AM4 e investir pesado na placa de vídeo?

Para decidir entre AM4 e AM5, primeiro pesquise o preço das memórias, já que AM4 ainda usa DDR4, e AM5 usa DDR5. E não é difícil ver DDR4 mais caro do que DDR5 nesse momento delicado.

O recomendado, como dito, são 2x16gb, pois os 2x8gb habituais estão ficando pequenos em jogos mais novos e com configurações gráficas no ultra.

Se quiser manter suas memórias DDR4 atuais, terá que ficar no AM4 mesmo, ou mudar para Intel LGA1700.

Não sei dizer se sua placa-mãe suportaria Processadores como Ryzen 5 5500x3D ou Ryzen 7 5700x pela questão do VRM, sendo necessário colher mais informações.
(Me referi a esses processadores por serem as melhores opções atuais AM4, oscilando de 900 a 1.200 reais, embora acho abuso valores acima de 999.
O 5500x3D conta com a tecnologia 3D V-Cache, que nada mais é do que muito Cache L3, o que impacta diretamente no FPS dos jogos. Seus irmãos mais fortes, Ryzen 7 5800x3D e Ryzen 7 5700x3D não são mais fabricados, embora achará o 5700x3D ainda nas lojas e com preço muito abusivo.
As pessoas sempre ficam entre Ryzen 5 5500x3D e Ryzen 7 5700x. O 5500x3D se sobressairá em jogos competitivos que visam muitos FPS, como CS2. Em jogos single player campanha são iguais. O 5700x se sobressairá em produtividade e trabalho.)

E mesmo que sua Placa atual os suportem, por ela ser PCIE 3.0, o sistema operará em 3.0, enquanto que estes processadores são 4.0, havendo a possibilidade de não extrair todos seus potenciais em alguns cenários.

As Placas de Vídeo atuais, que são PCIE 5.0, estão sendo criticadas nas versões de 8gb, pois haverá perda de desempenho em jogos uma vez que essa VRAM for excedida, a perda em PCIE 3.0 será maior, embora irá perder também em PCIE 5.0.
E há a interminável discussão de como essas novas Placas de Vídeo PCIE 5.0 se comportam em sistemas 3.0 e 4.0, mas não há qualquer razão para não comprá-las uma vez que se tem um sistema PCIE 3.0 como o seu atual. 

Ainda sobre PCIE, mesmo processadores AM5 como Ryzen 5 7600 (1.200 reais) sendo PCIE 5.0, nem todas Placas Mãe AM5 possuem PCIE 5.0 no slot da Placa de Vídeo, contando com o recurso em algum dos slots M.2 ou muitas vezes sendo full PCIE 4.0.

Uma placa-mãe AM4 boa é a MSI B550M PRO-VDH, também disponível em versão WIFI chamada MSI B550M PRO-VDH WIFI, sendo que o preço de ambas oscilam de 550 a 800 reais. No momento a versão sem WIFI está 649 na Terabyte.

Não sei dizer se deve ou não investir pesado em Placa de Vídeo. É você que decide. O bom é que Placa de Vídeo, SSD, Fonte e Gabinete serão os mesmos em AM5, AM4 ou Intel.

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion Jesus, pente de memória DDR4 está praticamente o mesmo preço da DDR5... que cenário amaldiçoado. De certa forma conseguiria usar 16gb das memórias que já possuo.

Os Ryzen 5 5500x3D e Ryzen 7 5700x achei todos na faixa dos 1.400 (parcelado) ou 1100 (a vista).  Já o 5 7600 achei por 1.600 na Kabum, apenas 200 reais mais caro que um AM4... A questão ainda seria a memória, mas começo a perceber a dificuldade em montar uma configuração nesse momento... Uma placa-mãe decente AM5 sairia também pelos 600-800 reais das MSI B550M PRO-VDH ? 

Postado

eu poegaria o 5500X3D com a 5070 que vai te dar um bom suporte 

e faria o upgrade de lataforma so depois, visto dificuldade de DDR5

e visto que pegar um r5 7600 que ficaria dentro do orçamento teria um desempenho semelhante ao 5500X3D

• Moderador
Postado
44 minutos atrás, Davi_Santos disse:

Uma placa-mãe decente AM5 sairia também pelos 600-800 reais das MSI B550M PRO-VDH ?

Uma AM5 comparável à MSI B550M Pro-VDH custaria a partir dos R$800,00. E é a partir dessa faixa de preço que eu costumo recomendar a aquisição de placas-mãe AM5 mesmo, visto que não vejo sentido em ir pra uma plataforma cujo trunfo é a longevidade e não investir em uma placa-mãe melhorzinha.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Davi_Santos disse:

@Crixus Champion Jesus, pente de memória DDR4 está praticamente o mesmo preço da DDR5... que cenário amaldiçoado. De certa forma conseguiria usar 16gb das memórias que já possuo.

Os Ryzen 5 5500x3D e Ryzen 7 5700x achei todos na faixa dos 1.400 (parcelado) ou 1100 (a vista).  Já o 5 7600 achei por 1.600 na Kabum, apenas 200 reais mais caro que um AM4... A questão ainda seria a memória, mas começo a perceber a dificuldade em montar uma configuração nesse momento... Uma placa-mãe decente AM5 sairia também pelos 600-800 reais das MSI B550M PRO-VDH ? 

No Shopee tem um Ryzen 7 5700x por 1.089 LINK
A vantagem do Shopee é o parcelamento sem juros, que mantém até mesmo preços promocionais no parcelamento. 
E se o cupom 90FF ainda estiver ativo, o valor cairá para 999. Você pode verificar se ainda há cupom nesse LINK

Preços são assim, oscilam de 8 a 80 instantaneamente, e se não quiser ser roubado precisará monitorar. Essa oferta acima peguei de um dos grupos de telegram que sigo, do canal de youtube T-Rocha Hard Tec

O Ryzen 5 7600 está nesse momento 1.199 na Pichau.
E esse é o dilema de todos, tomar cuidado para não pagar o preço de AM5 em AM4. Mas a questão das memórias caras mudou tudo.

Como dito acima por BatataDefumada, placas Mãe AM5 decentes custam a partir de 800 reais. O problema é que não estou vendo as de costume nesses valores, como por exemplo ASUS TUF GAMING A620M-PLUS (chipset de entrada, construção decente), que custa 8xx no preço normal e 6xx em promoções, e que hoje está passando de 1.000 nas lojas, e não vale isso.
Outra para se pagar 8xx é a MSI Pro B650M-P (cuidado para não pesquisar o modelo errado, pois há variantes)
Há também a ASRock B650M-HDV/M.2 (também precisa cuidado para não pesquisar a variante errada)
Essas 3 que mencionei possuem reviews. Há outras opções abaixo de 1.000, mas sem reviews, como por exemplo a MSI PRO B840M-P WIFI6E, que possui um chipset de entrada, assim como o A620, mas não há reviews. Há também modelos da Maxsun, bonitos aos olhos, mas sem reviews.

Precisa saber se sua placa-mãe atual consegue lidar com um Ryzen 7 5700x, assim evitaria ter que comprar novamente a placa-mãe. E eu não sei responder a isso sem review.

A plataforma LGA1700 Intel costuma aparecer em boas ofertas também, com o i5-14600K e 14600KF custando por volta de 1.100, o que é um custo-benefício que a AMD não bate por esse preço.

Na plataforma LGA1700 há placas mãe que utilizam memórias DDR4 e aquelas que utilizam DD5.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelas respostas, amigos.
O complicado é isso ai: tentar não ser roubado... E com as notícias do aumento de preço e esse boom da IA não dando previsões para normalizar...

@Crixus Champion Apareceu uma Gigabyte B650M D3HP por 750 no pix (Amazon). Teria muita diferença da MSI que você recomendou? 
Com essa decisão estaria optando pela AM5 mesmo...

Também na Amazon, o 5 7600 e o 5 7600x estão por uma diferença de quase 100 reais. Vale a pena pagar mais 100 pela versão com X? 
Li que ela esquenta e consome mais energia.

Postado

@Davi_Santos

Em relação à placa-mãe, Guiga fez um review dela LINK

Ainda não assisti. Os reviews de Guiga consistem em primeiramente fazer uma análise visual da Placa e do VRM, para em seguida testá-las com diversos processadores no blender e cinebench, monitorando então a temperatura do VRM e a pontuação. E por último há o teste em games, que é o cenário mais real da maioria das pessoas.

O Ryzen 5 7600 no Pichau por 1.199 é atrativo. Não sei o preço do 7600x. E precisa checar quanto está custando também o Ryzen 5 9600x, que às vezes aparece por 1.399.

Entre os três, o 7600 é o único que acompanha Cooler, um cooler básico, e talvez seja mais interessante comprar um Cooler melhor como DeepCool AG400 ou AK400 ou Thermalright Assassin X 120 Refined SE, sendo que todos custam entre 100 a 150 reais quando disponíveis nas lojas.

Sobre Placa de Vídeo, ainda não sei o que pretende fazer. Mas devo dizer que nesse momento a ASUS RX 9060 XT versão 16GB está custando 2.599 na Terabyte, restam 10 LINK
ASUS dá 3 anos de garantia. A rival dessa Placa é a 5060 TI 16gb. Essas condições a tornam um bom custo-benefício

image.png.6b0148e5c99bb6c5dffe7506b6128b42.png

• Curtir 2
Postado

@Crixus Champion Acabei aproveitando essa promoção da 5 7600, comprei por 1099 no PIX. Agora já estou preso ao AM5 kkkkk.

O dinheiro que tinha no PIX já foi, então as próximas peças serão todas no cartão. E nesse sentido, a Gigabyte fica no mesmo preço da MSI, devo optar pela MSI que o colega indicou (MSI Pro B650M-P). Apareceram algumas opções como Maxsun, mas não as conheço...caso alguém tenha outras indicações.

Agora é decidir a placa-mãe e preparar o couro para as memórias. 

Edit: E sobre a placa de vídeo. Como não vou pagar a vista, para mim ela está R$3.058... 

Postado

@Davi_Santos Essas promoções são realmente muito boas para pagamentos à vista, imperdíveis. A exceção é o Shopee, que parcela promoções e não acrescenta juros.

O mesmo Guiga do review anterior também analisou a MSI Pro B650M-P, que apesar de estar no mesmo nível da Gigabyte, teve um VRM ligeiramente mais frio. Inclusive ela aprece no minuto 31:00 do vídeo acima, no comparativo de Placas que ele testou até aquele momento.

O problema é o parcelamento, que fará com que Placas de entrada fiquem com preço de intermediárias.

Falando nisso, a ASUS TUF GAMING B650M-E WIFI está por 1.259 na Shopee LINK
Loja Oficial INPOWER, que também vende dentro da Kabum.
Essa é uma senhora placa-mãe, principalmente se manter o valor de 1.259 no parcelamento. 

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion Não tenho costume de comprar na Shopee, mas se é uma loja de confiança, então pode ser um bom negócio. No fundo tinha esperança de gastar menos com a placa-mãe, mas o seu "senhora placa-mãe" foi convincente o suficiente (a construção dela pareceu também muito robusta).

Espero que minha fonte aguente os upgrades.  Na memória vou ficar com 16gb mesmo, está muito caro para ir para 32gb de Ram, quem sabe quando terminar toda a fatura dessa brincadeira... Até mesmo para poder gastar na Placa de vídeo.

Considerando: 1099 do processador, 1259 da placa-mãe e 1100 de um pente de memória, fico com +/- $ 3500  a menos do orçamento. 

Vou esticar um pouco mais para 8 mil reais, realmente gostaria de uma placa de vídeo bacana... O que dá pra pegar com 4.000-4500 reais?

Quer dizer, sintam-se a vontade para comentar se eu deveria pegar 32gb de ram ou não, etc... Também seria interessante um NVMe, que não coloquei no orçamento. 

Postado
2 minutos atrás, Davi_Santos disse:

No fundo tinha esperança de gastar menos com a placa-mãe, mas o seu "senhora placa-mãe" foi convincente o suficiente (a construção dela pareceu também muito robusta).

Tem review no mesmo Guiga e também no TechSpot

A questão é a seguinte, caso as Placas Mãe baratinhas que estava querendo comprar parceladas fiquem com preço acima de 1.000, essa ASUS se torna uma melhor opção.

A linha VS da Corsair não é boa

Entre 4000 e 4500 e pagando à vista, você compra uma RTX 5070 ou uma RX 9070 XT quando em promoção. Essa RX 9070 XT é do nível da RTX 5070 TI
Porém sua fonte não é adequada para 5070 ou superiores 

Postado
agora, Davi_Santos disse:

Poderia recomendar Fonte+VGA que entrem nesse orçamento? 

Cara, a 5070 ainda é possível achar parcelada dentro dessas condições. 

As Nvidia de final 70 em diante usam o novo conector de alimentação PCIE 5.0, e se não quiser fazer uso de adaptadores, ao adquirir uma dessas Placas precisará de uma Fonte que o possua.
Há também o fato de sua Fonte não ser boa, classificada como tier D Mas como há versões de um mesmo modelo, variando de acordo com ano e lote, não sei dizer nada especificamente sobre a sua.

A melhor maneira de ver ofertas é seguinte os grupos de promoções do Telegram, e todo canal de youtube tem o seu.
Não sei se posso postar links diretamente de grupos que divulgam ofertas, mas se ir até o canal de youtube T-Rocha Hard Tec e ir na descrição do último vídeo, verá links de grupos do Telegram, sendo que o primeiro é o grupo principal, e o segundo é mais focado em placas de vídeo. Porém Placas de vídeo são postadas em ambos grupos.
Canais como Guiga Tech Games, Peperaio Hardware e TJ Gaming também tem seus grupos.

Não tenho capacidade no momento de indicar memórias devido aos preços.

Postado
5 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Cara, a 5070 ainda é possível achar parcelada dentro dessas condições. 

As Nvidia de final 70 em diante usam o novo conector de alimentação PCIE 5.0, e se não quiser fazer uso de adaptadores, ao adquirir uma dessas Placas precisará de uma Fonte que o possua.
Há também o fato de sua Fonte não ser boa, classificada como tier D Mas como há versões de um mesmo modelo, variando de acordo com ano e lote, não sei dizer nada especificamente sobre a sua.

A melhor maneira de ver ofertas é seguinte os grupos de promoções do Telegram, e todo canal de youtube tem o seu.
Não sei se posso postar links diretamente de grupos que divulgam ofertas, mas se ir até o canal de youtube T-Rocha Hard Tec e ir na descrição do último vídeo, verá links de grupos do Telegram, sendo que o primeiro é o grupo principal, e o segundo é mais focado em placas de vídeo. Porém Placas de vídeo são postadas em ambos grupos.
Canais como Guiga Tech Games, Peperaio Hardware e TJ Gaming também tem seus grupos.

Não tenho capacidade no momento de indicar memórias devido aos preços.

Não imaginava que minha fonte era tão ruim kkkkk, nossa q *****.

Sobre os grupos, estou em alguns canais no Whatsapp: do T-Rocha e do Adrenaline. Inclusive foi lá que vi a promo do processador. 

O tenso é que essas promoções são 90% para pagamento a vista, achar uma boa oferta parcelada é mais difícil. Mas agora que já comprei o processador não posso dar para trás kkkk.

Postado
5 horas atrás, Crixus Champion disse:

@Davi_Santos Essas promoções são realmente muito boas para pagamentos à vista, imperdíveis. A exceção é o Shopee, que parcela promoções e não acrescenta juros.

O mesmo Guiga do review anterior também analisou a MSI Pro B650M-P, que apesar de estar no mesmo nível da Gigabyte, teve um VRM ligeiramente mais frio. Inclusive ela aprece no minuto 31:00 do vídeo acima, no comparativo de Placas que ele testou até aquele momento.

O problema é o parcelamento, que fará com que Placas de entrada fiquem com preço de intermediárias.

Falando nisso, a ASUS TUF GAMING B650M-E WIFI está por 1.259 na Shopee LINK
Loja Oficial INPOWER, que também vende dentro da Kabum.
Essa é uma senhora placa-mãe, principalmente se manter o valor de 1.259 no parcelamento. 

Infelizmente quando cheguei em casa o produto já havia se esgotado...

Só para sistematizar as placas para eu ficar de olho nas próximas promoções:

ASUS TUF GAMING B650M-E WIFI R$ 1.300 (ou um pouco mais)
MSI Pro B650M-P no máximo 1000
ASRock B650M-HDV/M.2 no máximo 1000

Há mais recomendações de placa-mãe?
Sobre as fontes, qual os senhores recomendam? Pensando no conector de uma possível RTX 5070

• Moderador
Postado
45 minutos atrás, Davi_Santos disse:

Sobre as fontes, qual os senhores recomendam? Pensando no conector de uma possível RTX 5070

Algumas possibilidades:

Montech Century II 850W ATX 3.1;

XPG Core Reactor II VE ATX 3.1 (650W ou 850W).

Corsair RM650e ATX 3.1.

Todas são boas fontes e com o conector nativo para a RTX 5070.

• Curtir 2
Postado

Eu me preocuparia seriamente com as memórias.
2x16gb 6000mhz CL30, que são specs excelentes e recomendadas para AM5, custavam 1.200 no máximo até o final de novembro e com opções das melhores marcas, mas hoje estão passando os 4 mil, o que é inacreditável.

Andei vendo muitas 2x16 de marcas chinesas e white label com specs meia boca por 2.500 reais, sendo que era refugo de 700 reais até outro dia.

E os 2x16 mais baratos que vi, mesmo tendo uma latência que não gosto, CL36, são essas Corsair por 2.138 reais LINK
É inaceitável, pois isso devia custar 1.000 reais.

Edit (as opções de Fontes indicadas por BatataDefumada são melhores e estão mais baratas no dia de hoje)

Entre as Placas Mãe abaixo de 1.000 reais disponíveis nas lojas, não estou vendo nenhuma com review, embora não deve ser problemático suportar um Ryzen 5 7600.

• Curtir 1
Postado

Só para confirmar, então concordam com as placa-mãe citadas acima, certo?

Venho lendo apenas notícias ruins sobre a escassez do hardware, e que vai piorar ano que vem. Não gostaria de pagar pra ver, mas também não tenho orçamento infinito... As memórias de 1000 (1x16) são tão ruins assim? Deveria realmente priorizar uma melhor para não comprometer o resto do setup?

Postado
13 minutos atrás, Davi_Santos disse:

As memórias de 1000 (1x16) são tão ruins assim?

Depende de qual modelo específico está falando. Mas ao usar um único pente estará abrindo mão do Dual Channel. Antes 2x8 do que 1x16, desde que esses 2x8 custem o mesmo de 1x16.

Os melhores e mais baratos 2x16 que vi são as Corsair que linkei anteriormente. 
Se utilizar um único pente, não estará fazendo uso de dual channel, mas vai funcionar. Mas se atente que estamos focando em 6000mhz e CL30 se possível. 

Em relação às Fontes, as opções indicadas por BatataDefumada são fantásticas e estão baratas. Por essa razão excluí as opções que linkei na postagem anterior.

As Placas Mãe citadas irão servir, pois estão disponíveis e possuem reviews favoráveis. Só precisa tomar cuidado para não pagar o preço de uma ASUS TUF B650M em modelos inferiores.

• Curtir 2
Postado

@Crixus Champion Entendo. Nossa, 2 mil nas memórias é algo que não estava esperando... Tentar adaptar o orçamento para absorver esse impacto.

Não sei se abro mão do Dual Channel por enquanto para investir na placa de vídeo ou compro agora e pego uma placa de vídeo inferior... No fundo esses 1000 reais a mais da memória vai ter que sair de alguma peça.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...