Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Cuidado! ⚠️

A Microsoft está trocando programas do Windows 11 de código nativo para web apps, rodando via WebView2, que é uma instância do Chromium.

Aguentar WhatsApp, Discord e Teams, por exemplo, via WebView2 é uma coisa:

https://www.windowslatest.com/2025/12/11/whatsapp-is-logging-more-windows-11-users-out-to-push-its-new-slow-web-wrapper-app/

https://www.windowslatest.com/2025/12/06/discord-admits-its-windows-11-app-is-a-resource-hog-tests-auto-restart-when-ram-usage-exceeds-4gb/ (haha, o título da matéria por si só é cômico)

https://www.windowslatest.com/2025/11/27/microsoft-admits-microsoft-teams-eats-ram-on-windows-doing-nothing-and-fix-is-just-another-exe/

Agora, até a agenda...?

https://www.windowslatest.com/2025/12/07/windows-11s-agenda-view-in-the-notification-center-is-a-webview2-web-app-component-not-native/

Entendo os caras se distanciarem de C/C++ em aplicativos. Mas web app? Por que não .NET, que pode ser compilado em código nativo?

👀

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Web apps consoem memória pra caramba. O WebView2 é o motor de renderização do Edge (o Chromium, aquele mesmo do Chrome), que renderiza um "site local", digamos, com o aplicativo em questão.

Postado
3 horas atrás, ArturGC disse:

@Marcos FRM Basicamente o Windows está se tornando um SO para sistemas com pelo menos 8GB de RAM?

Do jeito que as coisas estão indo, acredito que 8 GB de ram não passa de ser o mínimo. Se com 16 GB de ram no Windows 10, já era insuportável manter o Firefox, Discord e Steam abertos, quem dirá o Windows 11 com esse tanto de coisa...

Me impressiona como em literalmente todo update do Windows 11, eles conseguem piorar. Realmente inacreditável, acredito que não dá mais pra minha pessoa voltar a usar essa porcaria, não com meu computador atual.

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

Entendo os caras se distanciarem de C/C++ em aplicativos. Mas web app? Por que não .NET, que pode ser compilado em código nativo?

Comodidade pro programador, afinal, eles só usam IA atualmente né, é mais difícil quebrar um wep app que um programa em específico.

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

vazamento de memória no Discord é um evento bem comum até, não era difícil ver o Discord consumindo 20 gb de RAM em um computador por motivos de sim, mas ao invés deles consertarem né...

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Marcos FRM disse:

Aguentar WhatsApp, Discord e Teams, por exemplo, via WebView2 é uma coisa:

[...]

https://www.windowslatest.com/2025/12/06/discord-admits-its-windows-11-app-is-a-resource-hog-tests-auto-restart-when-ram-usage-exceeds-4gb/ (haha, o título da matéria por si só é cômico)

Uma pequena "correção"(nem sei se dá pra chamar assim). Discord é uma aplicação electron. Ele não precisa do webview do sistema(edge webview). É diferente do Whatsapp novo(Esse sim usa o edge webview).

A segunda matéria não é culpa do webview. Seria mais pro lado do discord/electron.

5 horas atrás, Marcos FRM disse:

Mas web app? Por que não .NET, que pode ser compilado em código nativo?

Web apps são bem mais simples se se fazer, bem mais simples de se manter e não são tão caros(em questão de equipe de desenvolvimento). Além disso, eles usam o webview do sistema. Não é uma instância completamente separada.

O Whatsapp tinha uma versão UWP, mas era cheia de problemas e faltava muito recurso quando comparado a versão de Android e IOS. A equipe resolveu então refazer nessa versão webview, que estava em beta a um tempo.

4 horas atrás, ArturGC disse:

@Marcos FRM Basicamente o Windows está se tornando um SO para sistemas com pelo menos 8GB de RAM?

Já é há muito tempo. Na verdade desde o meio pro final da vida do windows 10.

4 horas atrás, Marcos FRM disse:

Web apps consoem memória pra caramba

Isso não necessariamente é verdade(apesar de em boa parte ser). O android, por exemplo, tem várias dependências no webview dele(Android System Webview). Ter uma dependência também facilita algumas coisas, como ter programas menores(todos os apps "lite" costumam ser instâncias do android system webview) e ainda facilita muito algumas técnicas pra economizar memória(é um ótimo exemplo pra kernel samepage merging). Programas mal feitos podem ser feitos em qualquer lugar(O antigo whatsapp tinha vários casos de consumo altíssimo de memória - inclusive várias vezes comigo).

Já sobre a questão do discord em sí:
O discord frequentemente testa ferramentas novas por meio dos experimentos. Muitas das vezes esses experimentos não chegam na versão final e outras vezes eles chegam bem modificados.

Acho que eu posso pegar nesse caso a palavra do próprio desenvolvedor que foi fonte pra matéria:

Citação

This is not intended as a long term fix. It is part of ongoing investigations and a temporary relief to alleviate the memory pressure users are experiencing.

1 hora atrás, Pepse disse:

não era difícil ver o Discord consumindo 20 gb de RAM em um computador por motivos de sim, mas ao invés deles consertarem né...

Algumas vezes quem acaba dando problema de memória são as partes nativas, inclusive. Eu mesma já tive um problema com módulos nativos do discord(se não me engano foi o system helper, que inclusive ainda é um experimento). O desenvolvedor também disse que eles tão consertando problemas relacionados a memória, e realmente pelo menos o system helper hoje em dia não me causa problemas.

Agora sobre essa mudança do windows:

Já era esperado há muito tempo. Vale lembrar que a microsoft já teve esse tipo de ideia outras vezes(Windows 98 era um exemplo disso). Além disso, já faz muito tempo que componentes integram webviews em alguns momentos(Como os widgets, pesquisa, loja e até painel de configurações - esses dois últimos são enviados com uma lib que me parece servir algum propósito próximo do CEF) e importam conforme necessário(O que inclusive é o caso aí, de acordo com a matéria).

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, uotlaf disse:

Uma pequena "correção"(nem sei se dá pra chamar assim). Discord é uma aplicação electron. Ele não precisa do webview do sistema(edge webview). É diferente do Whatsapp novo(Esse sim usa o edge webview).

A segunda matéria não é culpa do webview. Seria mais pro lado do discord/electron.

De fato. Me confundi com os links.

12 horas atrás, Pepse disse:

Comodidade pro programador, afinal, eles só usam IA atualmente né, é mais difícil quebrar um wep app que um programa em específico.

11 horas atrás, uotlaf disse:

Web apps são bem mais simples se se fazer, bem mais simples de se manter e não são tão caros(em questão de equipe de desenvolvimento). Além disso, eles usam o webview do sistema. Não é uma instância completamente separada.

Para aplicativos de terceiros, ok. Mesmo porque é mais fácil ser multiplataforma assim. No entanto, em componentes do próprio Windows? Meh.

Eu pegava leve com o Windows 11, mas acho que finalmente terei que me render aos scripts de limpeza de bloat. 😅

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

@Marcos FRM

Em 21/12/2025 às 08:32, Marcos FRM disse:

Eu pegava leve com o Windows 11, mas acho que finalmente terei que me render aos scripts de limpeza de bloat. 😅

Apagar bloatwares é rotina padrão para mim, sendo Windows ou Android, mas cuidado com esses scripts genéricos que alteram funcionalidade importantes do Windows..

Sugiro utilizar o PowerShell no Windows e Canta+Shizuku no Android

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 21/12/2025 às 07:32, Marcos FRM disse:

Caso precise de um pequeno guia demonstrativo, aqui está.

Já faz um bom tempo que não consigo mais instalar ou utilizar o Windows 11 em sua configuração-padrão. Estou trabalhando em órgão público agora, e eles usam apenas o Windows 11 por lá, o que me força a ter que usar também, mas não o tempo todo: fiz dual boot com Windows 10, e planejo inserir pelo menos um Linux na máquina para eliminar de vez o meu preconceito, e estudar Linux mais a fundo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Obrigado, olharei. Tenho duas máquinas: uma menos velha com Windows 11 e outra mais antiga com Arch Linux. As minhas instalações são antigas -- instalo uma vez, uso um conjunto mais ou menos fixo de programas e quase não mexo no resto. No Windows 11, noto que a cada grande atualização ele vai ficando gradualmente mais lento para iniciar e menos responsivo. Nada trágico, mas perceptível. O Arch com GNOME é rock solid. Estável e responsivo desde o GNOME 45 (hoje no 49, com o 50 chegando em breve). Preciso reservar um tempo para tentar virtualizar o Windows 11 no QEMU/KVM, instalando todos os controladores VirtIO, inclusive o de disco (que exige driver no instalador do Windows), para melhorar o desempenho, e testar como organizaria meu fluxo de trabalho. Dá para fazer, mas tem que ser planejado e testado antes de implodir a instalação bare metal atual do Windows. Vou vencer a procrastinação qualquer dia desses.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...