Ir ao conteúdo

Queda de desempenho! Ryzen 5 5500 RX 7600.

Ir à solução Resolvido por dudaskank,

Posts recomendados

Postado

Oi, boa tarde! Pessoal, é o seguinte: posso estar errado, mas estou sentindo que meu computador não está entregando todo o desempenho que deveria. Tenho um bom processador, boa quantidade de memória RAM e uma boa placa de vídeo também, porém, ao jogar alguns jogos, sinto que não estou extraindo o máximo de desempenho que o meu PC pode oferecer — principalmente no GTA V RP, que teoricamente é algo “simples” para o meu computador rodar.

Se alguém já passou por isso ou souber como me ajudar a tirar essa dúvida, agradeço desde já. Obrigado!

MEU PC:

Processador: Ryzen 5 5500

Memória: 24 GB RAM 3200 MHz

Placa-mãe: B550M Aorus Elite

Placa de vídeo: RX 7600 (Resizable BAR ativo)
Fonte: MSI MAG A600DN 600W

Armazenamento: 1x SSD NVMe / 1x SSD SATA

Postado

image.png.30c34b623778af1da9e8b34ab9ee8f73.png

Defina "sinto que não estou extraindo o máximo de desempenho que o meu PC pode oferecer", você acha que o jogo tá rodando mal? Você fica olhando o MSI Afterburner e fica com raiva do computador não estar estourando quando vai rodar o jogo? Explique melhor o que você tá sentindo por favor.

Postado
2 horas atrás, Arthur1233 disse:

Tenho um bom processador, boa quantidade de memória RAM e uma boa placa de vídeo também,

Sim, você está certo, tudo bom menos a fonte...

Fonte: MSI MAG A600DN 600W

💣

O teclab testou o modelo de 500w dessa A-DN e foi um desastre, ripple lá na casa de chapéu, livre-se dela antes que estrague todo o seu PC.

Postado
5 minutos atrás, Arthur1233 disse:

@Tiberio Tenho essa fonte a 2 anos e nunca tive problema.

Está tendo agora, as vezes agente quer fazer o bem finda fazendo o mal...

Se não queimou nada ainda nesses dois anos com essa fonte você pode levantar as duas mãos e agradecer a Deus...

Postado

Tenho essa fonte a 2 anos

atingia 120 fps no fivem. Agora estou pegando na faixa de 70

80 fps

Pra mim, isso indica que pode ser a temperatura, 2 anos pelo que entendi tem o PC, quando foi a última vez que fez uma manutenção nele, tirou a poeira e trocou a pasta térmica? Desconfio do processador aquecendo. Você consegue monitorar ela e ver quanto está atingindo?

Postado

@dudaskank, Limpo meu PC periodicamente. Aliás, faz 3 semanas que troquei a pasta térmica do meu CPU. Tanto a CPU quanto a GPU estão com temperaturas OK. Além disso, tenho uma dúvida: como meu processador só aceita até PCIe 3.0, minha placa está rodando em 3.0. Seria necessária a ativação do Resizable BAR?

@ArturGC Tenho dois modulos de Memória. Ambos em 3200Mhz. E tenho um SSD Sata e um NVMe

Postado
Em 21/12/2025 às 17:55, Arthur1233 disse:

Limpo meu PC periodicamente. Aliás, faz 3 semanas que troquei a pasta térmica do meu CPU

Por acaso faz 3 semanas que o PC está estranho rs? Teve mais alguma coisa que mexeu nessa manutenção?

Tanto a CPU quanto a GPU estão com temperaturas OK

Durante o jogo, elas estão chegando em quanto exatamente?

minha placa está rodando em 3.0. Seria necessária a ativação do Resizable BAR?

É bom, é desempenho a mais "grátis".

Postado
14 minutos atrás, dudaskank disse:

Limpo meu PC periodicamente. Aliás, faz 3 semanas que troquei a pasta térmica do meu CPU

Não, somente a troca da pasta termica.

14 minutos atrás, dudaskank disse:

Tanto a CPU quanto a GPU estão com temperaturas OK

CPU: 60 65C
GPU:60 67C

• Solução
Postado
21 horas atrás, Arthur1233 disse:

CPU: 60 65C
GPU:60 67C

É, estão normais, durante o jogo isso né? As frequências e o uso do processador e GPU também parecem oks? Há outros programas rodando no fundo Se houver, tenta fechar tudo que não está usando.

E esse Fivem, será que houve atualizações nesse tempo que podem ter gerado essa perda de performance?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...