Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Estou montando um setup antigo de coleção dos anos 2000 (por volta de 2005) e eu gostaria da recomendação de teclados e mouses de qualidade com a porta PS/2 dessa época.

Eu vi um teclado e mouse da IBM, são bons?

Postado

Sim, os IBM (e Dell, Itautec...) eram os melhores - mais duráveis; que tinham na época, usei teclados e mouse IBM por vários anos, daqueles que vinham nos Aptiva 486 e os donos não queriam mais,  eram "0800*.

Postado

(falarei somente de teclados, só tenho conhecimento técnico desse periférico)

Depende muito. Teclados antigos possuem uma grande reputação de serem extremamente duráveis e de qualidade incomparável, mas não é exatamente assim. Nem todos os teclados antigos prestam, e na verdade, a maioria se perdeu com o tempo justamente por serem ruins, e isso é mais perceptível quanto mais você avança o tempo. Eu acho que, uma boa métrica pra saber se o teclado presta ou não, sem ter que abri-lo é: saber qual empresa o fabricou e quando foi fabricado. Isso é bem generalista, o que importa mesmo é saber qual o modelo do produto em questão. No fim dos anos 90, a maioria dos teclados já havia se tornado ruim, devido ao acesso mais amplo dos computadores pessoais, não havia mais tanta necessidade assim de fazer teclados duráveis e confortáveis, só teclados que servissem.

As "gigantes" dos teclados de membrana eram a NMB e a BTC, com a BTC sendo a maior de todas e fabricando a maior parte dos teclados de membrana nos anos 90, sendo também os melhores. Meu teclado atualmente é um NMB, modelo que provavelmente veio do fim dos anos 90, mas que é baseado no RT101 (é um RT101 na verdade), que tem projeto dos anos 80. Se você encontrar um teclado que foi fabricado por essas duas empresas, não precisa se preocupar com questão à qualidade, porque o teclado vai ser bom, não tem o que fazer (apesar que os NMB de membrana possuem encaixes frágeis, então não é recomendado ficar abrindo não). Se o teclado não é dessas duas, é preciso saber o modelo em específico.

Pra saber se o teclado foi fabricado pela NMB ou BTC, é bem simples, basta olhar embaixo do teclado. A BTC costumava fazer teclados OEM, então teclados da Microsoft pro Windows 98 e especialmente Windows 95 tem grandes chances de serem BTC, a IBM fabrica seus próprios teclados, então tem que saber o modelo. A NMB já fabricou pra Dell, assim como a BTC.

Em 29/12/2025 às 19:22, Endmmans disse:

Eu vi um teclado e mouse da IBM, são bons?

Se o modelo é pós anos 2000, ou do fim dos anos 90, muito provavelmente não, eram teclados simples, sem chapa de metal e de rubber dome comum, os que restaram só ficaram porque não foram muito usados, ficaram guardados.

Eu recomendo que você dê uma olhada na Wiki do Deskthority, eles possuem um banco de dados sobre periféricos absurdamente completo e podem te ajudar a reconhecer bons modelos (mas pra ter acesso à este banco de dados, é preciso usar o Wayback Machine, visto que o site caiu e nunca consertaram. Tem esse backup aqui, mas algumas fotos estão quebradas e tem algumas coisas quebradas também), apesar de não ser acurado em algumas partes, esse site aparentemente faz questão de não ser, apesar de estar incompleto. Pedir ajuda ao pessoal do Deskthority pra identificar periféricos também é uma boa pedida, foi como me salvaram de comprar um Fujitsu, que é, digamos, terrível de usar.

Em 30/12/2025 às 09:25, 1lokos disse:

Itautec

Uma pena que essa aí morreu, raramente fazia coisa que não prestava.

Postado

@Endmmans Boas. Experiência dos que ainda tenho aqui, atualmente não estão em uso mas perfeitamente funcionais (usados entre 2000~2010): Teclado Dell SK-8185 e um Microsoft Wheel Mouse Optical 1.1A (usb com adaptador PS2). No seu caso e para combinar, indicaria um kit da Dell, Itautec ou IBM, pois seriam os produtos de mais qualidade da época.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...