Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde srs, recebi um problema no meu Pc como presente de ano novo ontem e depois de 7 horas de testes ainda não consegui achar o culpado. Poderiam me ajudar?

O Pc está desligando, cooler box para, fans param, apenas leds dos periféricos ficam ativos.

1. sem tela azul, sem erro ou eventos, apenas apaga.

2. O tempo em que ele desliga é random, já durou 40 minutos como também durou 10 segundos.

3. Já limpei o Pc inteiro, dei banho de isopropílico em todas as peças e slots

4. Não há, aparentemente, capacitores inchados na placa-mãe.

5. O Pc não liga se eu tentar religar imediatamente depois.

6. O Pc só liga se eu tirar da tomada e esperar alguns minutos. (Ou descarregar ele completo usando o Power)

7. O Pc gira por 0.5 segundos se eu tentar liga-lo tirando e pondo da tomada sem aguardar tempo.

8. Já resetei BIOS, no fabricante há muitas atualizações de segurança mas não vou fazer tendo risco de desligar.

9. Aparentemente não é temperatura, está OK no processador, VRM, gabinete e na placa de vídeo.

10. O Pc não desarma estressando a placa de vídeo (furmark 10 minutos, 99%, temperatura máxima de 82 graus e 60% de uso das fans)

11. O Pc não desarma estressando o processador por 10 minutos.

12. Ativando a "proteção contra sobretensão na BIOS", sempre que ele volta, aparece um aviso na tela que protegeu o Pc contra sobretensão(não lembro de cabeça o nome correto dessa opção). (Não sei na msi, mas na ASUS essa é uma config inútil que acontece com frequência então todos recomendam desativa-la, por isso não sei se é útil).

13. Não abri a fonte para olhar os capacitores. (Nunca abri uma fonte)

Pc:

Rx 6600 XT

MSI B550 gaming plus (ATX)

Ryzen 5 5600

Fonte msi mag A550BN (versão antiga, antes de ter aquelas suspeitas de arquitetura modificada).

Gabinete não lembro de cabeça, mas é um bom recomendado pelo 1lokos.

Dps pocket, filtro iclamper 5, testei com e sem no-break.

Ps: no momento estou sem multímetro ou termômetro a laser.

Agradeço qualquer opinião e crítica.

Postado
31 minutos atrás, Swalls disse:

testei com e sem no-break.

Se fez uso de um short break por tempo prolongado nessa fonte pode ter estragado seus capacitores, que são de baixa qualidade.

31 minutos atrás, Swalls disse:

O Pc não desarma estressando a placa de vídeo (furmark 10 minutos, 99%, temperatura máxima de 82 graus e 60% de uso das fans)

Não se deve usar furmark em placas de vídeo que não estão apresentando defeito, esse tempo aí que deixou em furmark pode ter estragado sua placa de vídeo.

33 minutos atrás, Swalls disse:

7. O Pc gira por 0.5 segundos se eu tentar liga-lo tirando e pondo da tomada sem aguardar tempo.

Não se deve fazer isso, após desligar a fonte se deve esperar pelo menos 1 muito antes de religar, isso também pode matar a fonte.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Se conseguir abrir a fonte, também dê uma olhada no termistor NTC (ou PTC, sempre me confundo 🤔). Geralmente é um componente preto ligado próximo ao fusível da fonte-parece um varistor.

Numa fonte que eu ficava ligando e desligando da tomada, ele rachou, saiu até pedaço.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio feliz ano novo,

que aula boa! sem enrolação, bem técnica e ensina desde a base.

Só uma parte achei estranho, exatamente nesse momento da aula ele fala que o furmark bota a VRAM para trabalhar no talo, mas durante o uso do furmark, ele limitou o uso da VRAM a 6% por todo o período (aparece naquele dashbosrd de baixo), e foca somente nos cores.

Eu estou usando a última versão então talvez eles tenham corrigido essa prática/falha/consequência.

Mesmo assim agora fiquei com mais dúvida, pode ser que minha fonte está desarmando para proteger minha placa de vídeo que está com algum Mosfet em "curto"?

Existe algum software para testar a VRAM? Somente ela?

@Jão386 obrigado pela dica.

qual fonte os senhores recomendam até 600 reais? 800 se a diferença de qualidade for equivalente?

Postado
1 hora atrás, Swalls disse:

Mesmo assim agora fiquei com mais dúvida, pode ser que minha fonte está desarmando para proteger minha placa de vídeo que está com algum Mosfet em "curto"?

teria que testar pra saber, mas como não tem outra fonte fica difícil.

1 hora atrás, Swalls disse:

qual fonte os senhores recomendam até 600 reais? 800 se a diferença de qualidade for equivalente?

Uma fonte de excelente qualidade e que dará conta tranquilo dessa sua configuração é a XPG Core Reactor II VE 650w, que é Tier A e tem 7 anos de garantia.

Postado

@Tiberio bom dia, já comprei a fonte mas fiquei com algumas dúvidas depois de minerar informações dela.

Ela é tier A mesmo? Não seria a core reactor 2 (sem VE)?

De qualquer forma é bem melhor que a minha atual com arquitetura obsoleta.

Postado
Em 02/01/2026 às 11:44, Swalls disse:

Ela é tier A mesmo? Não seria a core reactor 2 (sem VE)?

A VE é Tier A, já a Core Reactor II (no VE) é Tier A+.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...