Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve gente, estou no trabalho e não tenho informações e nem prints aqui, mas com essa onda de calor no final do ano meu pc fritava e ao abrir o crystal mark vi que o NVMe estava acusando estar a 60°+, sei que começa a dar problema dps de 70° ou mais, alem disso um HDD também chegou a 50° (eu acho, mas o crystal também acusou temperatura alta no HDD)... tenho uma x570 ASRock taichi e ao pesquisar, pensar e decidir o que faria cheguei a algumas conclusões:

1° Colocar mais fans no meu gabinete não resolveria a questão, ja tenho 3 na frente, 4 na lateral e 3 na parte superiora, talvez eu coloque uma na parte traseira.... se tiver alguma recomendação de fans de 140mm.
2° Não dá para que o computador fique abaixo do que a temperatura ambiente, ***** que chegou a quase 40°, fontes do google dizem coisa de 37°~38°
3° a x570 ASRock taichi tem um "cover" na placa-mãe onde ficam os NVMe (possuo 2) e uma fan bem mixuruca que não sei se faz alguma diferença, mas a duvida seria, se eu posso tirar esse cover e usar sem e tirar o ventilador, se a placa-mãe acusaria algum problema? Eu penso em comprar 2 Thermalright HR-09 2280 PRO e colocar para dissipar o calor dos NVMe, ja usei um desses e acho bom, mas nunca testei num calor extremo como o que enfrentamos nesse final de ano.

Do mais, é isso, feliz 2026 a todos e bora.

• Curtir 1
Postado

Acho que as temperaturas estão ok, até porque 40 ºC nem pra nós é bom, e aquele cover da placa-mãe funciona como dissipador também, acredito que não precisa mudar. Durante a noite, com temperatura mais amena, como fica? E você disse que tem 2, o outro está tranquilo? Qual os modelos que você usa? No HD, 50 ºC também está ok, levando em conta os 40 ºC do ambiente.

• Curtir 1
Postado

@Filipe Prando Russo Boas e acho que é relativo, pois depende de outros fatores, exemplo: Qual o cpu e VGA? Em que situação atinge essas temperaturas? NVMe esquenta mesmo, ainda mais se estiver em uso intenso ou no caso de tarefas/jogos pesados que exigem mais da cpu/VGA, pois esses contribuem diretamente com o calor interno deixando o NVMe mais quente já que estão muito próximos a ele, então considerando isto mais a época, diria que está dentro do esperado.
Obs. Se não for bem dimensionada, a quantidade de fans no gabinete pode piorar em vez de melhorar, deve-se observar um bom fluxo de ar (entrada e saída) de acordo com seu gabinete/hardware.
No mais, ótimo 2026!

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Filipe Prando Russo disse:

1° Colocar mais fans no meu gabinete não resolveria a questão, ja tenho 3 na frente, 4 na lateral e 3 na parte superiora, talvez eu coloque uma na parte traseira.... se tiver alguma recomendação de fans de 140mm.

Esses fans na parte superior é de radiador de WC?

O gabinete já tem mais fan do que precisa, em todo caso, suporta fan de 140mm na traseira, em geral é 120mm. Outra coisa, estes fans são de boa qualidade - com bom CFm e pressão; ou são só "de enfeite"?

Mas as temperaturas dos discos estão OK - considerando a temperatura do ambiente;  meu HD (de arquivos) também está a uns 10 graus acima do ambiente, e faz uns 5 anos ou mais. O NVMe principal uns 20 graus acima do ambiente.

• Curtir 1
Visitante

Postado
7 horas atrás, Filipe Prando Russo disse:

Salve gente, estou no trabalho e não tenho informações e nem prints aqui, mas com essa onda de calor no final do ano meu pc fritava e ao abrir o crystal mark vi que o NVMe estava acusando estar a 60°+, sei que começa a dar problema dps de 70° ou mais, alem disso um HDD também chegou a 50° (eu acho, mas o crystal também acusou temperatura alta no HDD)... tenho uma x570 ASRock taichi e ao pesquisar, pensar e decidir o que faria cheguei a algumas conclusões:

2° Não dá para que o computador fique abaixo do que a temperatura ambiente, ***** que chegou a quase 40°, fontes do google dizem coisa de 37°~38°
3° a x570 ASRock taichi tem um "cover" na placa-mãe onde ficam os NVMe (possuo 2) e uma fan bem mixuruca que não sei se faz alguma diferença, mas a duvida seria, se eu posso tirar esse cover e usar sem e tirar o ventilador, se a placa-mãe acusaria algum problema? Eu penso em comprar 2 Thermalright HR-09 2280 PRO e colocar para dissipar o calor dos NVMe, ja usei um desses e acho bom, mas nunca testei num calor extremo como o que enfrentamos nesse final de ano.

Do mais, é isso, feliz 2026 a todos e bora.

Qual a marca/modelo do seu gabinete? Como essas fãs estão instaladas? Quais jogam o ar para dentro e quais jogam o ar para fora?

Eu não acho essas temperaturas normais não. Moro em São Paulo / SP então aqui o calor máximo costuma chegar a 37°C, mas não tenho ar-condicionado. Porém meu gabinete é o gigante Cooler Master HAF 922, com uma ventoinha de 200mm na frente (jogando o ar de fora pra dentro), outra de 120mm na frente, um pouco mais perto da placa-mãe (gambiarra minha) também jogando o ar de fora pra dentro, uma fan de 200mm na parte superior e outra de 120mm na parte traseira como exaustores (jogando o ar de dentro pra fora). Em alto uso no calor meu SSD NVMe tem pico máximo de 55°C e dificilmente passa disso.

Eu já experimentei instalar uma fan na lateral e não surgiu muito efeito.

Se o gabinete é aberto na frente o melhor esquema de air flow é puxar o ar de fora pra dentro pela frente e expulsar por cima/parte traseira, porque o ar quente tende a subir.

Postado
15 horas atrás, dudaskank disse:

Acho que as temperaturas estão ok, até porque 40 ºC nem pra nós é bom, e aquele cover da placa-mãe funciona como dissipador também, acredito que não precisa mudar. Durante a noite, com temperatura mais amena, como fica? E você disse que tem 2, o outro está tranquilo? Qual os modelos que você usa? No HD, 50 ºC também está ok, levando em conta os 40 ºC do ambiente.

Tenho 2 do ali, 1 de 1tb da xraydisk versão pro onde deixo os SO e programas que utilizo no pc e um da Kootion de 2tb onde o uso é para somente instalar jogos. Então, eu iria tirar esse cover e colocaria uns dissipadores mais robustos apenas nos NVMe.

15 horas atrás, Public2004 disse:

@Filipe Prando Russo Boas e acho que é relativo, pois depende de outros fatores, exemplo: Qual o cpu e VGA? Em que situação atinge essas temperaturas? NVMe esquenta mesmo, ainda mais se estiver em uso intenso ou no caso de tarefas/jogos pesados que exigem mais da cpu/VGA, pois esses contribuem diretamente com o calor interno deixando o NVMe mais quente já que estão muito próximos a ele, então considerando isto mais a época, diria que está dentro do esperado.
Obs. Se não for bem dimensionada, a quantidade de fans no gabinete pode piorar em vez de melhorar, deve-se observar um bom fluxo de ar (entrada e saída) de acordo com seu gabinete/hardware.
No mais, ótimo 2026!

A config é essa:

🔧 CPU:

• AMD Ryzen 7 5700X (PBO/OC)
• Clock: 4.75 GHz
• VCore: 1.3750 V
• Cooler: Noctua NH-D15 Chromax Black

🧠 RAM:

• 4x 16GB DDR4 HyperX Fury 3200MHz

🧩 Placa-mãe:

• ASRock X570 Taichi

🎮 GPU:

• RX 9070 XT Steel Legend 16GB

💾 Armazenamento:

• 1TB NVMe SSD Xray Disk PRO – SO
• 2TB NVMe SSD KOOTION X16Plus – Jogos
• 20TB HDD Seagate Barracuda – Dados
• 18TB HDD Seagate Barracuda – Dados
• 4TB HDD Seagate Barracuda

⚡ Fonte:

• XPG Core Reactor II 850G

🖥️ Monitores:

• LG UltraGear 27" FHD – 27GS60F-B
• Pichau Athen V2L 24 – PG-ATHV2L24-BL01

🖱️ Periféricos:

• Controle Xbox One Wireless (Azul)
• Teclado Motospeed Inflictor CK104
• Teclado Lenovo KBBH21 00XH693
• Fallen Pantera Pro

🖥️ Gabinete:

• Corsair 7000D Airflow (Branco)
• 4x Aigo AR12 Pro – Lateral
• 3x Corsair SP140 Elite – Frontal
• 3x Akasa Viper Black – Superior

🔊 Placa de Som:

• Sound Blaster Z SE

🎧 Fones de ouvido:

• Superlux HD 681 ~ Modificados com cabos Removíeis + Earpad de veludo
• Superlux HD 681 EVO ~ Modificados com cabos Removíeis + Earpad de veludo
• Tangzu Wan’er SG 2 Índia ~ Eartips de espuma
• Moondrop Chu II ~ Eartips de espuma
• Edifier W820NB
• Moondrop Golden Ages ~ Eartips de espuma

Uso a GPU com suporte de pé, e pelos testes que fiz anteriormente com uma rx 5700 xt e uma GTX 970 a temperatura e desempenho eram os mesmos.. acho que com a rx 9070 xt deva acontecer a mesma coisa.

12 horas atrás, 1lokos disse:

Esses fans na parte superior é de radiador de WC?

O gabinete já tem mais fan do que precisa, em todo caso, suporta fan de 140mm na traseira, em geral é 120mm. Outra coisa, estes fans são de boa qualidade - com bom CFm e pressão; ou são só "de enfeite"?

Mas as temperaturas dos discos estão OK - considerando a temperatura do ambiente;  meu HD (de arquivos) também está a uns 10 graus acima do ambiente, e faz uns 5 anos ou mais. O NVMe principal uns 20 graus acima do ambiente.

Postei meu setup ai na resposta e considero meus fans de qualidade, sim, meu gabinete é um corsair 7000d onde tem suporte a fans de 140mm, acho que procurarei um para colocar na parte traseira (é caro mas não vai aumentar de preço em 2026 kkkkk), são fans onde tem bom fluxo de ar em baixa rotação e com baixo ruido. Fiz uma manutenção pesada "nesse" ano, em agosto, não faz TAAAAANTO tempo assim para acumular sujeira e prejudicar a temperaturas... ahh eu também uso/fiz uma capa protetora para o gabinete... tinha uma obra aqui do lado onde moro que a poeira entrava no gabinete de modo que me assustava!

10 horas atrás, Lord_Dracon disse:

Qual a marca/modelo do seu gabinete? Como essas fãs estão instaladas? Quais jogam o ar para dentro e quais jogam o ar para fora?

Eu não acho essas temperaturas normais não. Moro em São Paulo / SP então aqui o calor máximo costuma chegar a 37°C, mas não tenho ar-condicionado. Porém meu gabinete é o gigante Cooler Master HAF 922, com uma ventoinha de 200mm na frente (jogando o ar de fora pra dentro), outra de 120mm na frente, um pouco mais perto da placa-mãe (gambiarra minha) também jogando o ar de fora pra dentro, uma fan de 200mm na parte superior e outra de 120mm na parte traseira como exaustores (jogando o ar de dentro pra fora). Em alto uso no calor meu SSD NVMe tem pico máximo de 55°C e dificilmente passa disso.

Eu já experimentei instalar uma fan na lateral e não surgiu muito efeito.

Se o gabinete é aberto na frente o melhor esquema de air flow é puxar o ar de fora pra dentro pela frente e expulsar por cima/parte traseira, porque o ar quente tende a subir.

As fans da frente e lateral jogam o ar para dentro do pc, na parte de cima tira o ar do gabinete. Na parte traseira deixei sem fan pois ja tenho 3 na parte de cima mas vou ver de comprar uma esse ano, talvez em FEV para instalar.

No mais é isso, respondi a todos e coloquei mais informação. Agora quando jogo e mesmo fazendo coisas, sigo monitorando e as temperaturas estão mais OK e aceitavel, quando abro o CrystalDiskinfo não apita mais que ta em temperatura alta.

EDIT:

Acabei de ver um link na loja que explode, 2 fans da corsair RS140 por 130 reaus. Acho que pegarei 4, para colocar uma na traseira e 3 na parte superiora.

• Curtir 1
Postado

Segundo o Peperaio o dissipador ajuda, evita o NVMe acione a proteção térmica, o que reduz o desempenho.

Citação

Gabinete:
• Corsair 7000D Airflow (Branco)
• 4x Aigo AR12 Pro – Lateral
• 3x Corsair SP140 Elite – Frontal
• 3x Akasa Viper Black – Superior

Pelos "99 testes" que já vi, este gabinete já tem mais fans do que precisa...

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, 1lokos disse:

Segundo o Peperaio o dissipador ajuda, evita o NVMe acione a proteção térmica, o que reduz o desempenho.

Pelos "99 testes" que já vi, este gabinete já tem mais fans do que precisa...

Acho que irei pegar os dissipadores e fazer a instalação... quando for fazer a instalação farei um teste de stresse  vejo o quão melhor ficou. também verei se compro thermal pads de qualidade.

E sim cara, muita fan no gabinete mas... se tem espaço, eu coloquei fan kkkk Sempre tive uns PC capenga com poucas ou nenhuma fan e Memórias ram de diferentes especificações, nesse meu setup corrigi isso! kkkk

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, Artur Victor S Gonçalves disse:

@Filipe Prando Russo Ter muitas fans pode atrapalhar o fluxo de ar

Eu fiz alguns testes no aida, com e sem as fans da lateral (que estavam num fluxo errado) e para minha surpresa, só tive resultados negativos sem as fans da frente e na parte superiora.

Acho que a questão do dissipador do NVMe é algo a ser explorado melhor. Vou procurar um com mais robusto como o Thermalright HR-09 2280 PRO ou algum com fan, ja que só tive problema neles de temp... a questão da temperatura ambiente estar alta influencia kkkk

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...