Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Precisei comprar um pc novo em 2024 porque o antigo (de 2013) deu problema e aproveitei algumas peças (GPU, SSDs e gabinete). Na época não tinha planos para jogar acima de 1080p, então comprei uma fonte de 650W, mas como teve uma promoção e comprei o monitor ASUS TUF Gaming VG27AQL3A que é QHD. Agora pretendo comprar uma GPU nova porque a velha já não está dando conta dos jogos atuais, mesmo em FullHD, mas não sei se terei de trocar a fonte.

Minha configuração atual é a seguinte:

Ryzen 5 7600

Gigabyte B650M Aorus Elite (rev 1.2)

AG400 PLUS

Corsair Vengeance 32GB (2X16GB) 6000MHz CL36

XFX RX 480 8GB

XPG Core Reactor 650W

Gabinete Cooler Master CM 690 II

Algumas considerações sobre o consumo de energia, ventilação do gabinete e espaço para placa de vídeo:

1- Fiz Undervolt no processador e ele está consumindo em torno de 15% a menos de energia.

2 - Troquei os fans do gabinete por 4 mais atuais (Thermalright TL-C12CW-S) e fiz uma adaptação para colocar 1 fan soprando ar para dentro onde eram as baias de leitores de DVD (última foto desse tópico).

3 - Terei que fazer um MOD  no gabinete porque ele só suporta GPUs de até 30mm( Terei que mover o suporte de HD e SSD para baixo e cortar uma parte do gabinete para encaixar a GPU).

4 - Além do SSD M.2, possuo 1 HD de 2TB de 7200RPM e 2 SSDs SATA (Não sei o quanto isso vai influenciar no consumo de energia).

Dúvidas:

1 - A fonte vai suportar os modelos mais High End de GPU: (Red DevilMercuryTaichiSapphire Nitro, etc)

2 - A Red Devil por esse preço é uma boa opção?

3 - O suporte da PowerColor no Brasil é bom?

4 - A Pichau é uma loja confiável? Se sim, alguém tem algum link de cupom de desconto?

5 - Esses modelos mais High End em vista das RTX 5070 TI são um bom negócio ou é melhor ir direto nas placas da NVIDIA ?

Obs.: O foco são jogos single player (AAA) em QHD com boa taxa de FPS. Se possível, não pretendo trocar a fonte e o gabinete agora (O orçamento não permite comprar a VGA e fazer essa troca agora).

Desde já agradeço pela ajuda.

Postado
17 minutos atrás, Spartan_br disse:

3 - Terei que fazer um MOD  no gabinete porque ele só suporta GPUs de até 30mm( Terei que mover o suporte de HD e SSD para baixo e cortar uma parte do gabinete para encaixar a GPU).

Acho que não precisa cortar, só remove estas estantes de HD e ODD, basta furar os rebites com uma broca de 2mm que sai. E se futuramente quiser recolocar usar uma rebitadeira. O HD prende no fundo do gabinete.

4 - Sim, a Pichau é confiavel, despacha relativamente rápido e costuma ter frete gratis para Sul e Sudeste. Nunca vi cupom de desconto desta loja, fazem promoções "relâmpagos" em Live, com poucas peças de itens selecionados com desconto, que é mais propaganda do que benefício para o consumidor em geral.

A vantagem das Nvidias são as tecnologias, mais desenvolvidas que as da AMD, e um melhor suporte para drivers, se bem que no último ano perderam qualidade, devem estar sendo programados por IA. 😜 

• Moderador
Postado

@Spartan_br Abaixo vou anexar o consumo energético da RX 9070 XT Nitro+.

image.png

Como você pode ver em jogos ela fica em torno dos 350W de consumo (modelos mais básicos com OC de fábrica menos agressivo certamente vão consumir menos).

Seu processador é de baixo consumo, então a tua fonte de 650W dá conta do recado.

De qualquer forma eu recomendo fazer um undervolt se achar necessário.

1 hora atrás, Spartan_br disse:

2 - A Red Devil por esse preço é uma boa opção?

Depende. Você se importa com estética? Desde que você tenha noção de que pode pegar outros modelos de RX 9070 XT gastando R$1.000,00 a menos, mas ainda assim quiser a Red Devil, então tudo bem.

Eu recomendaria procurar por reviews dela, para averiguar se a qualidade dela é condizente com esse preço aumentado.

• Batata Defumada alterou o título para PC com Ryzen 5 7600 e XPG Core Reactor 850W suporta RX 9070 XT?
Postado
14 minutos atrás, Batata Defumada disse:

De qualquer forma eu recomendo fazer um undervolt se achar necessário.

Bom saber disso, pelo menos dá para esperar se for necessário comprar outra fonte.

@Batata Defumada Com relação ao preço em comparação com a RTX 5070 TI, ainda é negócio pegar esses modelos high end ou não compensa em relação ao preço das placas da NVIDIA?

E a Red Devil, por este valor de R$ 5499,99 à vista é uma boa opção? Eu estava monitorando o preço da XFX Mercury, mas ela está RS 200 mais cara do que a Red Devil.

Segundo o Hardware Unboxed, as 2 são modelos high end 👇:

• Moderador
Postado

@Spartan_br Eu adicionei umas informações ao meu post sobre o que eu acho da Red Devil bem na hora que você comentou novamente.

10 minutos atrás, Spartan_br disse:

Com relação ao preço em comparação com a RTX 5070 TI, ainda é negócio pegar esses modelos high end ou não compensa em relação ao preço das placas da NVIDIA?

Mesmo comparando com a Red Devil que eu saiba vai encontrar RTX 5070 Ti custando pelo menos uns R$1.000,00 a mais, uma quantia razoável.

Se for só pra jogos qualquer uma das duas é boa, para outros tipos de aplicações eu priorizaria a placa da Nvidia.

E é sempre bom lembrar que em Ray Tracing a RTX 5070 Ti tem vantagem considerável sobre a RX 9070 XT, aí resta saber se você se importa com isso.

A RTX 5070 Ti também vai consumir menos energia, então é menos carga pra sua fonte, interessante frisar isso.

• Batata Defumada alterou o título para PC com Ryzen 5 7600 e XPG Core Reactor 650W suporta RX 9070 XT?
Postado
56 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Depende. Você se importa com estética? Desde que você tenha noção de que pode pegar outros modelos de RX 9070 XT gastando R$1.000,00 a menos, mas ainda assim quiser a Red Devil, então tudo bem.

A questão não é a estética, mas sim o desempenho. Segundo o vídeo que postei acima do Hardware unboxed, esses modelos na faixa de R$ 4500,00 são mais de entrada e tem um desempenho inferior em jogos do que esses modelos high end ou são piores em construção ou na parte térmica.

Eu citei a Red Devil em específico, porque sempre via com preço acima de R$ 5500 e em desempenho ela fica próxima  da XFX Mercury, que está com um valor maior no momento.

E com relação ao suporte no Brasil (Garantia, RMA, etc)? Quais marcas parceiras da AMD oferecem melhor suporte? (Pergunto porque nunca precisei usar 1. Minha RX 480 da XFX comprada em 2017 funciona até hoje sem problemas)

• Moderador
Postado

@Spartan_br Bem, eu achei bom questionar porque a linha Red Devil normalmente tem uns designs chamativos.

Questão de desempenho não espere muita diferença entre os modelos (ou qualquer diferença), mesmo com um 9800X3D nos testes a variação é pequena, imagine com um Ryzen 5 7600. Foque mesmo na construção, ruído, temperaturas.

Até onde eu sei nem a XFX ou a PowerColor possuem RMA no Brasil, talvez o processo seja internacional, bem demorado. O melhor cenário no caso de algum problema seria conseguir um reembolso com a loja onde você eventualmente vier a comprar.

Se você encontrar uma RX 9070 XT da ASUS que te interesse, essa sim tem RMA no Brasil e garantia de 3 anos.

• Curtir 1
Postado

Tua fonte é de excelente qualidade (Tier A), vai dar conta de alimentar teu PC com a 9070 XT

Quanto à marca da placa de vídeo, precisa considerar alguns pontos:

• Garantia  (se é fácil de ser reembolsado/trocado o produto em caso de defeito) -> precisa estudar essa questão em fóruns e relatos online
  • Temperatura (se o sistema de refrigeração é bom) --> acompanhar gameplays e também descobrir qual a temperatura ambiente no momento da jogatina
  • Experiências passadas com a marca. Conta bastante ter tido produtos anteriores e estes terem durado e te agradado.
  • Estética
  • Preço (todas possuem desempenho semelhante)

Vou te dar dois exemplos:

Nas antigas eu tive uma placa de vídeo HD7750 da Gigabyte que queimou em 1 ano, logo depois de expirar a garantia. Não adquiro mais nada deles, por causa desse trauma

Minha última placa de vídeo foi uma Galax 1060 6gb. Bem gelada e me acompanhou por 5 anos, com ótimo desempenho. Ainda funciona 100% e está com meu irmão. Seria uma marca que eu consideraria adquirir novamente.

Compensa pagar 5600 no modelo Red Devil? Não saberia te dizer, mas com certeza a marca é de excelente qualidade, está no mercado há decadas e a placa é LINDA. Só não espere um desempenho superior aos modelos de entrada

Postado

Garantia de GPU de algumas marcas. Tópico com a mesma lista em outro forum e relatos de experiências de quem precisou.

Estas marcas abaixo teriam a garantia que é informada pela loja que vendeu, por exemplo, a Pìchau e Terabyte sempre informam 12 meses, mesmo que o fabricante informe garantia maior em seu site no exterior.

ASRock
Powercolor
PNY
Colorfull
INNO3D
Gainward
Biostar
Afox

Na Kabum o anuncio da Red Devil informa 1 ano de garantia - está sem estoque.

• Garantia:
  • 1 ano de garantia (3 meses de garantia legal + 9 meses de garantia contratual junto ao fabricante)

Se bem que a experiência de alguns com as empresas que tem RMA no Brasil não é boa.

ASUS - situação similar aconteceu com o Gamer Nexus nos USA, danificaram mais o produto e negaram garantia.

Gigabyte

• 2 semanas depois...
Postado

Com relação as garantias, está complicado para placas da AMD. As 9070 XT disponíveis aqui no Brasil em sua maioria, são de marcas que não tem representante aqui e as que tem, a placa acaba ficando mais cara do que modelos de outros fabricantes. Se não me engano, a MSI não produziu nenhum modelo de 9070 XT ou estou enganado?

@1lokos @Arthcevada @Batata Defumada Nesse caso o jeito é comprar o modelo que acho mais viável e contar com a sorte da placa não apresentar problema?

Dessas marcas que só oferecem garantia pela loja (XFX, POWERCOLOR) qual apresenta mais relatos de problemas?(vcs estão aqui no fórum há mais tempo, então devem ter visto algum relato em posts)

• mês depois...
Postado

@1lokos @Batata Defumada @Arthcevada Com relação a garantia, como praticamente todas as marcas ofereciam apenas 1 ano de garantia pela loja (as que tem garantia no Brasil ou estavam mais caras ou não tinham uma boa construção) , acabei comprando a XFX Mercury, modelo não OC.

Paguei R$ 5111,59 com frete. Com essa crise toda de memória, fiquei com medo do preço subir mais e não ter grana para comprar.

Fiquei satisfeito com o desempenho, consegui rodar os jogos que tenho aqui em QHD com mais de 100 FPS. Com relação ao consumo, a placa chega a 306W no máximo e a fonte dá conta, mas como não estava satisfeito com isso, fiz undervolt. Com isso o consumo caiu para 216W. Fiz esse post, se puderem ajudar lá, agradeço.

Em 10/01/2026 às 13:12, 1lokos disse:

Acho que não precisa cortar, só remove estas estantes de HD e ODD, basta furar os rebites com uma broca de 2mm que sai. E se futuramente quiser recolocar usar uma rebitadeira. O HD prende no fundo do gabinete.

Deu certo, obrigado pela dica da broca. 👇

9070XT-instalada.thumb.jpg.36866f8516a3b252be1802bee9a5dd66.jpg

No mais, obrigado a todos pela ajuda.

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...