Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, Tudo de boas ? 
Estou tendo um problema no thinkcentre lenovo type 10a9, é dual boot, windows 11 e Ubuntu. 
Quando vou desligar no ubuntu, ele não desliga e reinicia automaticamente, virando um loop, dá dois bips curtos e reinicia. 
Já quando estou no Windows 11, ele desliga normalmente. 
Estou fazendo alguns testes: 

Já ajustei o GRUB

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi=force"
O problema continuou
Será que preciso mexer na BIOS ? 
Atenciosamente

Screenshot_20260115-105922.Google~2.jpeg

Postado

Mano, tenta deixar só isso no GRUB ( GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" ) e testa pra ver, acpi=force ele geralmente causa exatamente esse tipo de loop em máquina "moderna"

Mas mano, vou contar um pouco do que aconteceu cmg a um tempo atrás.

você sabe que são dois tipos de kernel completamente diferente, tive diversos problemas utilizando o kali e o bendito win11 em dualboot, só acabou o estresse quando meu bootloader corrompeu e larguei a ideia de lado.

Começou com alguns programas no windows fechando do nada ou dando "erro na leitura do disco" (que resolvia facilmente com um /chkdsk) mas obviamente era chato ter que fazer toda hora.

Depois, foi que as vezes, quando optava por qualquer sistema ele demorava pra abrir, e isso quando não travava na tela preta e tinha que reiniciar a máquina (forçando ela reiniciar) 

E por ultimo (sim fui insistente) o boot era infinito no windows e quando reiniciava pra abrir a BIOS, muitas das vezes não reconhecia meu HD.

Obs: apareceram todos esses erros cmg, mas tentando resolver toda essa dor de cabeça eu descobri que o problema central era meu mal uso com o dualboot, e que são coisas bem simples mas na época eu não sabia:

1 - suspender o pc quando se tem dualboot é um erro fatal, uma hora ou outra vai dar problema.
2 - deixava o "inicialização rápida" ativada no windows, da pra desativar nas opções de energia se não me engano.

Isso tudo colaborava pros problemas que eu tinha na época, enfim mano, da pra ter, mas da dor de cabeça se não configurar bem e acredito que você esteja vendo isso agora.

Postado

@WeberA Vi em alguns fóruns sobre Linux que esse problema pode estar relacionado a problemas de kernel ou de driver de vídeo.

O Ubuntu está atualizado?

Usei o Ubuntu por um tempo mas depois que conheci o Debian (pai do Ubuntu) não parei mais, o Debian é muito estável e dificilmente quebra ao contrário do Ubuntu .

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Veja se não tem atualização de BIOS. Às vezes, mistérios como esse são resolvidos.

Como mencionado pelo @ruan.1st , desativar a inicialização rápida é recomendável (desmarque "Ligar inicialização rápida (recomendado)" em "Painel de Controle -> Opções de Energia -> Escolher a função do botão de energia").

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...