Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, estou com um problema chato desde que eu comprei uma placa de Vídeo nova, que o computador só inicia o windows após eu reiniciar no power.

A placa de Vídeo em questão é a Nvidia 5060 TI 16gb, instalei no meu computador que já uso há uns anos que contempla uma placa-mãe Gigabyte 550m Gaming, Processador AMD Ryzen 5600g (que eu sei que ambos dão gargalo na placa de Vídeo, mas não acho que era para acontecer esse erro por causa disso), 16gb de ram e uma fonte de 800w.

Para resolver isso, eu já deixei desabilitado os gráficos integrados do processador, já desinstalei e instalei todos os drivers de Vídeo tanto amd quanto nvidia, e quando eu faço isso o computador inicia normal, porém apos voltar a instalar os drivers da placa de Vídeo o erro volta a acontecer, e já atualizei os drivers da BIOS.

Para dar mais detalhes sobre o que acontece, eu ligo o pc, os leds do gabinete acendem, o monitor pisca sem dar Vídeo, e o teclado e mouse só ascendem o led após 15 segundos, ainda sem o monitor dar Vídeo, e eu consigo ligar e desligar o num lock facilmente. Dai então eu desligo no power, ou reinicio no botão também, e ai sim, o pc dá boot normal, ligando o monitor com Vídeo e os perifericos ao mesmo tempo.

A unica coisa que não fiz foi resetar a BIOS, mas queria saber se vocês teriam outra sugestão de como resolver.

Postado
32 minutos atrás, Idorius12 disse:

e uma fonte de 800w

Por gentileza, poderia informar a marca e modelo dessa fonte de 800w, dá pra ver que tem muita potência mas pode ter uma baixa qualidade.

32 minutos atrás, Idorius12 disse:

uma placa-mãe Gigabyte 550m Gaming

A placa-mãe está com a BIOS atualizada?

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B550M-GAMING-rev-1x/support#Support-BIOS

OBS: verifique antes se o modelo da placa-mãe é realmente esse

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Idorius12 disse:

Bom dia galera, estou com um problema chato desde que eu comprei uma placa de Vídeo nova, que o computador só inicia o windows após eu reiniciar no power.

A placa de Vídeo em questão é a Nvidia 5060 TI 16gb, instalei no meu computador que já uso há uns anos que contempla uma placa-mãe Gigabyte 550m Gaming, Processador AMD Ryzen 5600g (que eu sei que ambos dão gargalo na placa de Vídeo, mas não acho que era para acontecer esse erro por causa disso), 16gb de ram e uma fonte de 800w.

Para resolver isso, eu já deixei desabilitado os gráficos integrados do processador, já desinstalei e instalei todos os drivers de Vídeo tanto amd quanto nvidia, e quando eu faço isso o computador inicia normal, porém apos voltar a instalar os drivers da placa de Vídeo o erro volta a acontecer, e já atualizei os drivers da BIOS.

Para dar mais detalhes sobre o que acontece, eu ligo o pc, os leds do gabinete acendem, o monitor pisca sem dar Vídeo, e o teclado e mouse só ascendem o led após 15 segundos, ainda sem o monitor dar Vídeo, e eu consigo ligar e desligar o num lock facilmente. Dai então eu desligo no power, ou reinicio no botão também, e ai sim, o pc dá boot normal, ligando o monitor com Vídeo e os perifericos ao mesmo tempo.

A unica coisa que não fiz foi resetar a BIOS, mas queria saber se vocês teriam outra sugestão de como resolver.

Por acaso aparece uma tela com o nome da placa de vídeo e versão de VBIOS antes da tela da placa-mãe? Se for o caso é bem possível que um simples clearCMOS resolva, tem muito relatos internet à fora exatamente desse sintoma com placas RTX 5060/5060 Ti

• Curtir 1
  • Solução
Postado
Citação

É recomendado fazer o Reset, assim o firmware esquece de vez das configurações da GPU anterior.

Aliás:

Citação

... e já atualizei os drivers da BIOS.

Quando atualiza o BIOS a primeira coisa a fazer é carregar as configurações padrões ("load defaults") o que equivale a um "reset".

Embora não fosse falha em dar vídeo como descreve tive problema com uma MSI RTX 5060 Ti Shadow 2X OC 8GB por que no BIOS de uma ASUS Prime H610M-A o PCI Express do slot PCIe x16 estava em AUTO e a placa de vídeo resolveu usar como Gen 5.0 (PCI 5.0) - sendo que o chipset H610 é PCI 4.0; e travava no Windows. Resolveu (depois de atualizar BIOS, drivers, seguir "N" receitas e muita frustração) quando coloquei o PCI do SLot x16 em Gen 4 no BIOS. Por vias das dúvidas verifique se no BIOS da sua placa-mãe o PCI Express esta em Gen 4 (PCI 4.0).

Acontece que os fabricantes estão usando um mesmo BIOS unificado para vários modelos de placas com diferentes chipsets e com isso algumas placas-mãe tem opções não suportadas no BIOS.

BTW - Opinião da IA do ChatGTP - o problema esta relacionado ao modo do PCI Express:

Citação

Question: An RTX 5060 Ti 16 GB don't start Vídeo when turn the computer with as MSI B550M PRO-VDH motherboard, but start the Vídeo when push the reset button or turn off and on the power button, what is the problem?

This is a known compatibility / initialization issue, not a dead GPU. The fact that Vídeo appears after reset or power-cycle is a big clue.

Below is a clear diagnosis + fixes, starting with the most common causes for RTX 50-series + B550 boards.

What’s happening (root cause)

Your RTX 5060 Ti (16 GB) is failing PCIe initialization on a cold boot with the MSI B550M PRO-VDH.

On first power-on:

GPU does not initialize fast enough

Motherboard fails GPU handshake

Result: no Vídeo signal

After:

Reset button

Or power off → power on

The GPU initializes correctly → Vídeo works

This is very common with newer GPUs on B550/X570 boards.

Most common causes (ranked)

1️⃣ BIOS is outdated (MOST LIKELY)

B550 boards need recent BIOS to properly support RTX 40/50-series initialization.

Symptoms match perfectly:

Black screen on cold boot

Works after reset

No GPU error lights

✅ Fix:
Update BIOS to the latest version from MSI.

MSI B550M PRO-VDH

Go to MSI support page

Download latest BIOS (2024/2025 release)

Flash via M-FLASH

⚠️ Do not skip this — it fixes 80% of cases.

2️⃣ PCIe Gen mismatch (VERY COMMON)

B550 defaults sometimes clash with new GPUs.

Fix (after BIOS update):
Enter BIOS → Advanced → PCIe settings

Set:

PCIe Link Speed: Gen 4
(If unstable, try Gen 3)

Disable:

PCIe ASPM

Fast Boot (important)

3️⃣ CSM / UEFI conflict

RTX 50-series expects pure UEFI.

BIOS settings:

CSM: Disabled

Boot Mode: UEFI

Secure Boot: Disabled (temporarily, for testing)

4️⃣ Power delivery timing issue

RTX 5060 Ti is sensitive to PSU rail timing on cold boot.

Check:

PSU is 650W+ (quality brand)

GPU power cable is not daisy-chained

Use separate PCIe cables

If PSU is older (pre-2020), this can cause exactly this behavior.

5️⃣ Display / cable handshake issue (less common)

Sometimes DP handshake fails on first boot.

Test:

Try HDMI instead of DisplayPort

Or different monitor

Disable Fast Boot in Windows

What this is NOT ❌

❌ Not a defective GPU

❌ Not a bad motherboard

❌ Not RAM or CPU related

The reset button working proves the hardware is functional.

Recommended fix order (do this exactly)

1️⃣ Update BIOS (most important)
2️⃣ Set PCIe Gen 4 manually
3️⃣ Disable CSM + Fast Boot

• Curtir 1
Postado

@Tiberio a fonte é essa: https://www.kabum.com.br/produto/462816/fonte-msi-mag-a850gl-850w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-com-cabo-preto

Já atualizei a BIOS como informei no post.

2 horas atrás, Z-P disse:

Por acaso aparece uma tela com o nome da placa de vídeo e versão de VBIOS antes da tela da placa-mãe? Se for o caso é bem possível que um simples clearCMOS resolva, tem muito relatos internet à fora exatamente desse sintoma com placas RTX 5060/5060 Ti

Não aparece, mas vou tentar.

Postado
Em 17/01/2026 às 10:22, Idorius12 disse:

Aparentemente algum conflito está acontecendo, já experimento desligar a inicialização rapida do windows? Resetar a BIOS pode até funcionar mas tenho quase certeza que é configuração da sua BIOS, pois você está instalando uma placa com novas tecnologias, então com certeza não é só atualizar a BIOS e configura-la tambem, inicialização do sistema, pcie,bot do windows e etc... Tive esse mesmo problemas a anos atrás quando fui instalar uma 1660 super em uma placa antiga que tinha da terceira geração.

• J.Augusto F alterou o título para Geforce RTX 5060Ti nova e computador só dá Vídeo após reiniciar
  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...