Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, boa noite!!! Estou tendo alguns problemas no meu PC, aparentemente com drivers ou conexões num geral. Eu não sei se aqui é a área correta, mas foi a que deduzi chegar mais próxima. Tenho a seguinte situação:

Teclado e mouse simplesmente desconecta (o Windows faz o barulhinho como se tivesse removido o usb e colocado de novo) coisa de 1 segundo e depois volta. As luzes RGB do teclado e mouse se apagam também durante esse segundo. Tem vezes demora mais que 1 segundo, mas é mais raro. Tentei tirar algumas dúvidas pelos fóruns, com as IAs também, mas já fiz um monte de procedimento, dentre eles:

- Mudar config na BIOS que aparentemente servem pra estabilizar a energia que passa (placa-mãe ASUS tuf gaming b450m pro-II). Não me lembro exatamente no que mexi, mas não mudou em nada.

- Ir no gerenciador de dispositivos e desmarcar a opção do Windows de “permitir que o sistema desligue o dispositivo para economizar energia”, alguma coisa assim. Desmarquei, não funcionou. 

- Atualizar drivers de chipset, rede, som, vídeo. Não funcionou. 

OBS.: O problema acontece com os periféricos do meu marido, que são todos wireless. Os meus também acontece e são USB.

O que restou? Fonte não tá passando energia direito? (É uma corsair, tenho ela a 8 anos aproximadamente, nunca tive problema). Seria as entradas frontais do gabinete que não estabilizam a conexão direito? Também tenho duas portas USB no monitor que utilizo. 

Ainda não tentei usar as conexões USB traseiras porque aqui em casa somos eu e meu marido e, por enquanto, compartilhando o mesmo PC. Então, quando ele vai usar, ele usa os periféricos dele e conectando na frente fica mais fácil de remover na hora da troca. 

Configurações do PC:
- placa-mãe: ASUS TUF gaming b450m pro-II
- 16gb ram DDR4 2666mhz (4 pentes de 4gb)
- Ryzen 5 3600
- GPU: GTX 1050 2gb (aprox. 8 anos de uso)
- Fonte Corsair cx500 (aprox. 8 anos de uso)

Quem puder tentar me ajudar a resolver esse B.O, que já me atormenta faz um tempo, agradeço de coração!!!

Postado
1 hora atrás, .Alicia. disse:

(É uma corsair, tenho ela a 8 anos aproximadamente, nunca tive problema)

Tudo tem validade, 8 anos é tempo demais para esse modelo de fonte aí, ser Corsair ou não, não significa nada.

Se sua fonte for uma CX500 mesmo, então vai ser a versão lançada em 2013, que tem as fonte escrita na cor verde. Essa fonte tem uma classificação bem ruim, Tier E, de acordo com essa lista.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1akCHL7Vhzk_EhrpIGkz8zTEvYfLDcaSpZRB6Xt6JWkc/htmlview?usp=sharing&pru=AAABmnNk4SE*AQUx6fkLc0PeQcAr98d5xA#gid=1078495601

Considere fortemente trocar sua fonte, mesmo que seu problema esteja vindo de outro lugar, que pode até muito bem ter sido causado indiretamente pela fonte. Quando a fonte desgasta e passa a entregar uma energia de baixa qualidade para o PC, ela começa a "matar" os outros componentes mais rapidamente.

Postado

@GuilhermeGB É essa mesmo da escrita verde. Vou providenciar uma nova imediatamente! Ao mesmo tempo, irei utilizar o hwmonitor pra ver se consigo um diagnóstico. Recomenda alguma fonte da atualidade? 

Postado
14 horas atrás, .Alicia. disse:

@rafael2112 Quais opções devo utilizar? Já tenho ele instalado, mas eu utilizava só pra ver temperatura, nunca utilizei pra relatório. 

Basta deixar HWmonitor aberto por um tempo e verificar em "Voltages", apenas para tirar duvidas, não acho que seja problema com sua fonte.

- Precisa testar em outras portas USB, as traseiras...

Postado
1 hora atrás, rafael2112 disse:

Basta deixar HWmonitor aberto por um tempo e verificar em "Voltages", apenas para tirar duvidas, não acho que seja problema com sua fonte.

Os sensores do PC não medem ripple, que é o que define o quão limpa é a tensão fornecida (e é o parametro que piora na fonte com o passar dos anos), além de nem sempre as informações de tensão em si são confiáveis. Só é possível testar fontes através de equipamentos eletrônicos adequados em um laboratório.

Postado

@GuilhermeGB Vou testar os periféricos nas portas traseiras. Se o problema persistir, seria ideal trocar a fonte? Só não quero jogar um dinheiro fora e continuar com o mesmo problema.

Postado

@.Alicia. eu não acho que trocar de fonte é "jogar dinheiro fora", como eu disse anteriormente, independente do problema estar sendo causado diretamente por outra coisa, a minha recomendação é trocar a fonte o quanto antes. Mas é importante que você faça todos os testes que estiverem ao seu alcance para chegar a causa do seu problema atual.

Algumas pessoas que só vão trocando peças e tendo defeitos um atrás do outro, mas se recusam a trocar a fonte. Em muitos casos, o que danifica as peças e justamente a fonte.

Postado
26 minutos atrás, .Alicia. disse:

Vou testar os periféricos nas portas traseiras. Se o problema persistir, seria ideal trocar a fonte? Só não quero jogar um dinheiro fora e continuar com o mesmo problema.

Sua fonte tem 500W, o consumo de todo seu PC não deve ultrapassar os 150W os capacitores da fonte devem estar bons, eu não trocaria a fonte. Talvez tenha alguma oxidação em terminais dos conectores, mas teste as USB traseiras inicialmente!

Postado

@.Alicia. Faça um teste com outra fonte, mas eu já trocaria ela de todo jeito, 8 anos de uso já é bastante tempo de uso, sem falar que essa fonte tem um projeto ultrapassado de GR, que não é adequado para ser usado com placas de vídeo e processador modernos.

Postado
1 minuto atrás, .Alicia. disse:

@Tiberio Tem alguma outra que recomenda além da Cooler Master?

Tem a Rise Mode Zeus 550/650w, que também é uma boa fonte, foi testada e aprovada pelo teclab.

Postado

@Tiberio Bom, então acho que vou pegar essa Rise Mode mesmo. Até porque, comprei uma rx 7600, então acho que vai ser melhor. Apesar que, queria resolver esse problema dos periféricos antes.

Postado
19 horas atrás, .Alicia. disse:

Então, quando ele vai usar, ele usa os periféricos dele e conectando na frente fica mais fácil de remover na hora da troca. 

Se esse problema só ocorre nas portas USBs frontais pode ser o cabo USB do gabinete ruim.

Postado

@Tiberio Então, eu ainda não sei se é esse o motivo. Eu to testando hoje durante o dia inteiro, nas portas traseiras e amanhã coloco a resposta aqui, porque não é sempre que acontece, são em momentos aleatórios. 

Postado

É muito comum em gabinentes genéricos virem com USB frontais ruins, o meu aqui é um exemplo disso, é um gabinete Mancer (marca da Pichau, então é um produto remarcado da China). Desde que comprei, as portas USB frontais nunca foram confiáveis, não uso elas para conectar pendrive nem nada do tipo, pois se eu tentar transferir alguma coisa, ela pode simplesmente desconectar. Só uso elas para conectar meu controle de PS4, com esse tipo de periférico mais leve nunca deu problema, acho que também não daria problema conectando teclado ou mouse, mas eu semprei deixei eles direto na placa-mãe. E não só os USB são ruins, os conectores de áudio também tem mau contato, só uso os conectores traseiros da placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB O meu é um da Pichau, sem remarcação, comprei a um tempo já. Acho que o nome é Magpie III, algo assim. Agora eu comprei um da Montech na terabyte, ta pra chegar, modelo air 100. Não sei se todos num geral são ruins da mesma forma ou pode ser que esse da montech tenha uma construção melhor(?)

Link do meu gabinete atual:

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-magpie-iii-led-vermelho-lateral-frontal-vidro-pgma-03-red?srsltid=AfmBOooGNQ3JK2Ho0wRwCmP1mxAmVI-M-HWcV3qAtFE01tT_8dz82yoc

Postado
14 minutos atrás, .Alicia. disse:

O meu é um da Pichau, sem remarcação

Então é genérico. A Pichau não é fabricante, tudo que ela vende sob a marca "Pichau" ou "Mancer" é remarcação de algum fabricante chinês. A diferença é que os produtos que levam o nome "Pichau" costumam ter qualidade um pouco melhor que os produtos "Mancer". O problema nem é remarcar produtos, e sim não ter um padrão de qualidade. Acontece que produtos chinese que mantem padrão de qualidade são mais caros, o nosso mercado brasileiro gira em torno de produtos baratos, principalmente.

14 minutos atrás, .Alicia. disse:

Agora eu comprei um da Montech na terabyte, ta pra chegar, modelo air 100

A Montech sim, ela é fabricante de gabinetes, ela tem produtos próprios e, na maioria das vezes, com qualidade premium.

A propósito, o Magpie III costuma dar muito problema de superaquecimento devido a seu vidro frontal. Eu pensei em comprar ele na época, mas comecei a "estudar" mais sobre o assunto e descobri esse problema, inclusive vi diversos relatos de usuários reclamando. A maioria das pessoas simplesmente remove o vidro frontal para melhorar a refrigeração do PC.

Postado

@GuilhermeGB

54 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A Montech sim, ela é fabricante de gabinetes, ela tem produtos próprios e, na maioria das vezes, com qualidade premium.

Então acertei na compra, show de bola!!!

54 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A propósito, o Magpie III costuma dar muito problema de superaquecimento devido a seu vidro frontal. Eu pensei em comprar ele na época, mas comecei a "estudar" mais sobre o assunto e descobri esse problema, inclusive vi diversos relatos de usuários reclamando. A maioria das pessoas simplesmente remove o vidro frontal para melhorar a refrigeração do PC.

O meu nem precisei remover, um dia quando estava limpando o PC, deixei a tampa frontal na mesa, meu gato derrubou e quebrou 😅
Uso ele sem até hoje, pelo visto meu gato me fez um favor então kkkkkkk apesar que, desde antes, sempre monitorei as temperaturas e nunca tive problema.

@GuilhermeGB mesmo o gabinete da montech sendo um de qualidade premium, esse problema das portas frontais ainda podem acontecer?

• Haha 1
  • guilherme_dr alterou o título para USB desconecta e reconecta sozinho (teclado e mouse), o que pode ser?
Postado

Bom, testei com as portas traseiras e o problema continua. Vou esperar minha RX 7600 chegar e a rise mode zeus e testar pra ver se pode ser a fonte e ao mesmo tempo, formatar o Windows pra ver se pode ser alguma coisa corrompida ou sei lá.

Postado
Em 22/02/2026 às 17:34, .Alicia. disse:

@GuilhermeGB mesmo o gabinete da montech sendo um de qualidade premium, esse problema das portas frontais ainda podem acontecer?

Desculpa, só vi agora sua pergunta. A resposta é: muito dificilmente. Se chegar a vir com um problema do tipo, vai ser um caso raro, porque os gabinetes dessa marca costumam ter um construção acima da média.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Tudo bem!!! Mas eu nem sei mais se são as entradas mesmo. Testei nas traseiras e o problema persistiu. Como disse na postagem anterior, vou esperar as peças novas chegarem, fazer uma formatação, sei lá e ver se resolve.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...