Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu mandei consertar, mas 5 meses depois voltou a ocorrer. Bem menos do que antes, e nem em todos os jogos, mas ainda assim presente.

Pensei em recorrer aos analógicos hall effect, alguém já fez isso? Há um local na minha cidade que os instala no DualSense mas ainda não sei se fazem no DualShock 4.

Postado

Segundo o fabricante Russo de joysticks para simulação de vôo VKB, que tem fábrica na China, lá os potenciômetros atualmente usados em controles são vendidos por $0.10 em lotes de 1.000, por isso já dá para perceber a (falta de) qualidade. Eles usam sensor sem contato MaRS (magneto resistência) proprietário, superior ao sensor Hall, nos seus controles.

Estes sensores leem o deslocamento angular de um imã, sem contato entre as partes como num potenciometro convencional, em que uma "vassoura" de metal desliza numa pista de carbono, peças que se desgastam com o uso, o que casa o "drift".

DcURfh8XcAA5w_T?format=jpg&name=small

No AliExpress é vendido em "mini-stick" - o mecanismo de mola com o potenciometro; para reposição nos controles de console, com sensores sem contato no lugar do potenciometro "baratex". Se não achar MaRS, compre com sensor Hall, teoricamente tem vida útil ilimitada, já que o desgaste será apenas o mecânico do eixo.

Tente trocar, pois comprar outro controle genérico vai levar mais do mesmo, mini-sticks com potenciometros.

Atítulo de curiosidade, a implementação de Sensor MaRS no gimbal de um joystick, na ponta dos eixos (X e Y) tem um imã de Neodymium em formato circular, que gira na frente do sensor.

post-4-0-57590600-1438197343.jpg

vpc-106-001_2024_06.jpg

Postado

As vezes o que causa o drift é apenas sujeira. Eu já tive isso com meu DualShock 3, iPega 9076, resolvi só desmontando e dando uma limpada (pode usar limpa contato). Meu DualShock 4 segue intacto até agora, já tenho ele há alguns anos, mas uso com pouca frequência.

Postado

@GuilhermeGB Será que é o mesmo caso com o DualSense (PS5)?

Em dezembro de 2024, meu irmão ganhou um PS5, o controle que veio junto está inteirinho até hoje, mas eu havia comprado 2 controles anteriormente, talvez em 2023, para jogar no PC. É expressivo a diferença de qualidade entre os comprados separadamente e o que veio junto ao console, são mais leves e o material é mais "crocante" quando você da uma apertada. Um desses 2 comprado separado está com um drift terrível no analógico direito, teve pouquíssimo tempo de uso. Será que uma limpeza interna resolve? 

Postado

@CristianCDS pode ser, teria que ver, mas você comprou ele em local confiável? O meu DS4 eu comprei na Amazon só pra jogar no PC mesmo, não tenho PS4, pra mim ele é um bom controle e sempre funcionou bem. Já faz alguns anos que tenho ele. O meu DS3 veio junto com meu PS3, e ele eu já tenho há mais de 10 anos, acho que deu problema de drift umas duas vezes, resolvi desmontando e limpando. Mas ele já está bem acabadinho, já precisei substituir a bateria uma vez, e o PS3 ta encostado aqui, ligo ele a cada alguns meses.

Postado
Em 22/02/2026 às 20:25, 1lokos disse:

Atítulo de curiosidade, a implementação de Sensor MaRS no gimbal de um joystick, na ponta dos eixos (X e Y) tem um imã de Neodymium em formato circular, que gira na frente do sensor.

Caramba, não imaginava que já teria algo ainda mais à frente que os hall effect.

Em 22/02/2026 às 21:26, GuilhermeGB disse:

As vezes o que causa o drift é apenas sujeira. Eu já tive isso com meu DualShock 3, iPega 9076, resolvi só desmontando e dando uma limpada (pode usar limpa contato). Meu DualShock 4 segue intacto até agora, já tenho ele há alguns anos, mas uso com pouca frequência.

Eu pensei nisso, que pode ser apenas sujeita, então talvez resolva limpando. Ao mesmo tempo, pensei que alguma hora eu possivelmente terei de trocar os analógicos atuais (pelo menos o esquerdo), já que eles nem são hall effect. Então talvez eu mande trocar agora. mesmo

O cara na loja disse que custa R$190 por apenas um analógico e R$280 pelos dois. Costuma ser nessa faixa de preço mesmo? É uma loja de shopping na capital do estado.

Postado
3 minutos atrás, Sultry1429 disse:

O cara na loja disse que custa R$190 por apenas um analógico e R$280 pelos dois. Costuma ser nessa faixa de preço mesmo? É uma loja de shopping na capital do estado.

Rapaz, não sei não, esse valor aí é o serviço com tudo né? Porque no Mercado Livre (vendedor Platinum), custa pouco mais de R$40 o par de analógicos hall effect compatível com controle de PS5:

https://www.mercadolivre.com.br/2-analógico-magnetico-hall-effect-compatível-controle-ps5/up/MLBU3652546376

Mas eu me pergunto em vez de pagar R$280 pra "melhorar" seu controle, não sei melhor procurar um controle novo já com hall effect. Se você usa ele pra jogar no próprio PS4, talvez encontre algum modelo de boa qualidade que seja compatível com PS4.

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

mas você comprou ele em local confiável?

Sim, na Amazon. Eu comprei 2, usei 1 frequentemente e outro apenas quando um amigo vinha até minha casa, então na maior parte do tempo ficava parado, talvez possa ter pegado poeira nesse tempo...

Postado

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Mas eu me pergunto em vez de pagar R$280 pra "melhorar" seu controle, não sei melhor procurar um controle novo já com hall effect. Se você usa ele pra jogar no próprio PS4, talvez encontre algum modelo de boa qualidade que seja compatível com PS4.

Tá aí algo que não pensei, esqueci que hoje em dia há mais opções de controles para consoles. Acho que vou ficar de olho em alguma possível promoção para pegar um controle novo mesmo.

Aproveitando o ensejo, alguém tem alguma sugestão de controle de PS4 que já tenha hall effect? Pretendo usá-lo no PC também.

Postado
1 hora atrás, Sultry1429 disse:

Caramba, não imaginava que já teria algo ainda mais à frente que os hall effect.

Os sensores "magnet resistance" foram desenvolvidos para uso na indústria automotiva, sendo menos sujeitos a interferências de campos magnéticos, partes metálicas.

Não lembro qual faz o que (se Hall ou MaRS), mas um tipo lê a direção do campo magnético, o outro lê a intensidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...