Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma rx 6600m 8gb a uns 2 anos e nunca apresentou problemas, usava ela em um kit xeon x99 com uma fonte kcas 600w ( hoje sei que é bomba), troquei o kit x99 por um r 7 5700x e b550 tuf e derrepende a placa começou a abrir so jogos leves, lol, roblox e desligava em jogos mais pesados, um belo dia a fonte queimou e troquei por uma cooler master 750w e por a gpu esta assim troquei por um rx 9060 mas quero concerta a rx6600m mas não tenho nenhum tecnico especializado em placas, queria uma orientaçao para fazer testes pra achar o defeito.
tenho um amigo tecnico mas de celular e intusiasda em pc, quero uma orientaçao para recuperar a placa porque moro em cidade peguena .

Postado

Quem conserta placas tem peças sobressalentes de outras placas, se você não tem, vai ficar muito difícil! Tentou ligar essa placa nesse PC com a outra fonte?

• Curtir 1
Postado

@rafael2112 ja testei em uns outros 3 pcs, tenho outras placas aqui pra pegar peças sobressalentes.
 testei com fontes modulares e não modular de 500, 600 e 750 w

Postado

@DOCK509 esquece vai jogar dinheiro fora

chuto quue deve ser chinesa..... 

caminho mais glorioso é virar peça de decoração (mas duvido todas placas chinesas são feias) kkkkj

• Curtir 2
  • J.Augusto F alterou o título para RX6600M sem funcionar, como encontrar o defeito?
Postado

Tem sinal de oxidação? Eu lavaria num limpa-contato e depois no álcool isopropilico. Aí deixa no Sol por algumas horas cada lado. Também verificaria o conector de energia (se tiver) é o terminal(is) de vídeo por solda fria.

Outros testes são mais complicados e demandam conhecimento aprofundado -além de tempo...

• Curtir 1
Postado

@Jão386 WhatsAppImage2026-02-24at12_18_38AM.thumb.jpeg.eb21e1d8077323f614e8e55bc61104c3.jpegWhatsAppImage2026-02-24at12_18.38AM(1).thumb.jpeg.64484ab81890d38bef7effbbb95b5b81.jpeg

@Jão386 jha fiz limpeza, troca de pasta termica, troquei ate um capacitor trincado, dei uma pesquisada e vou fazer testes nos mosfets e nas rewsistencias.
to so esperando meu amigo com um mutimetro 

Postado
48 minutos atrás, DOCK509 disse:

troca de pasta termica

Não tem pasta térmica demais ai não? Não sei se teve problemas com superaquecimento, mas acho bom reduzir essa quantidade.

49 minutos atrás, DOCK509 disse:

to so esperando meu amigo com um mutimetro 

Provavelmente essa fonte bomba sobrecarregou demais, sabendo que é uma PCB chinesa o risco aumenta de problema no VRM.

Enfim, faz o teste no multímetro e veja o quanto ele mede.

Postado
2 horas atrás, lbastos disse:

sabendo que é uma PCB chinesa o risco aumenta de problema no VRM.

8 horas atrás, Falatu disse:

chuto quue deve ser chinesa..... 

caminho mais glorioso é virar peça de decoração (mas duvido todas placas chinesas são feias) kkkkj

Sim é chinesa. Apenas como complemento e com intuito de aprendizado (quem já sabe só ignora), a RX6600M é fabricada oficialmente pela AMD, mas para laptops, por isso tem a letra M no final (M > Mobile). Mas ela nunca foi lançada para desktops, os chineses tinham peças sobressalentes e montavam esse chip adaptado para desktop, muitas apareceram em marketplaces asiáticos com preço bem menor que a RX 6600 normal. Elas não são modelos oficiais suportados pela AMD, e algumas tem problemas de Driver, ou seja: é basicamente um “mod” industrializado, não um produto AIB tradicional. Em desempenho é equivalente a uma RX6600 normal mas com "undervolt" por assim dizer, com consumo limitado a 100w (RX6600 normal é 132w) mas desempenho ainda impressionante.

@DOCK509 seguimos com uma linha de entendimento até a parte onde você diz que a fonte queimou e você trocou por uma cooler master, até ai OK, junto com isso você também disse que pegou uma RX9060, mas depois da troca de fonte ainda usou a RX6600M por algum tempo? ou a troca foi das duas peças juntas? Além disso, quando você coloca a RX6600M no PC, as ventoinhas giram ou não acontece nada? Já tentou usar ela em um processador com vídeo integrado? se sim, pode dizer se ela apareceu no gerenciador de tarefas ou você tentou instalar driver?

Suponho que quando a fonte queimou ela levou junta essa placa. Essas placas são extremamente sensíveis a ripple da fonte, e você relatou que trocou "capacitor rachado", esse problema certamente ocorreu devido a alguma sobrecarga vindo da fonte no momento que ela queimou, e certamente não foi somente esse componente que foi danificado. Ou, essas placas usam VBIOS mobile adaptada e muitas não inicializam com Secure Boot + GOP moderno, e também  A RX 6600M adaptada às vezes não negocia bem com PCIe 4.0 e simplesmente ignora (em notebooks ela funciona só com 8 lanes).

• Curtir 3
Postado
3 horas atrás, DOCK509 disse:

troquei ate um capacitor trincado

Vixe, eu recomendo você desistir disso aí. Como dito acima, somando uma fonte bomba + placa de vídeo fabricada em "fundo de quintal" com componentes baratos, o resultado é esse aí.

Pelas imagens eu estou vendo oxidação nos parafusos, não sei se é porque a placa estava mal armazenada, mas ela esteve exposta a umidade, a situação tende a piorar mais. A aparência dos chips de VRAM também me dão a impressão que já viram dias melhores, provavelmente montaram o PCB da placa com chips usados de mineração, igual estavam fazendo com as RX 500 da vida.

Postado

@Mascote01 usei a rx660m por um 1 mes e meio antes de trocar de gpu, ela funciona normalmente, da Vídeo, navegador, drives e tudo mas somente quando abre um jogo mais pesado que ela apaga, como se tivesse sido tirado da tomada, dai me veio a desconfiança de algum curto.

fiquei preso jogando lol e lendo por conta disso.

@GuilhermeGB eu vi que os chips realmentes estão bem opacos, ela tava bem guardada e muitas vezes em uso porque ela funciona normalmente o b.o e que ela desliga quando abre algo pesado.

Postado

Isso indica que parte dos reguladores de tensão que alimenta o Chip da GPU não estão operando, a placa de vídeo desliga com maior uso da GPU. A primeira coisa a se verificar é se os reguladores estão com alimentação em sua entrada!

Para testar a placa precisa estar desmontada e deve usar um dissipador ou metal na GPU para não superaquecer

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...