Ir ao conteúdo

GeForce RTX 5070 funciona plenamente com placa-mãe ASUS B450M?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Recentemente adquiri uma 5070 e um Ryzen 7 5700X e queria saber se teria algum problema significativo de desempenho por conta da placa-mãe e se deveria trocá-la também ou não. Minha fonte é de 850 W, então acho que, em relação a isso, estou tranquilo.
Agradeço desde já qualquer ajuda

• Solução
Postado

Sua placa-mãe não interfere em nada no funcionamento da RTX 5070, na prática. O que você definir se seu PC vai trabalhar estável ou não, é a qualidade da sua fonte. Ela ter uma etiqueta escrito "850W" não significa que é uma fonte boa. Você sabe dizer a marca e modelo dela?

• Curtir 1
Postado

A fonte é essa aqui: Fonte Cooler Master MWE Gold 850 V3, 850W, 80 Plus Ouro, ATX 3.1, PFC Ativo, Preto - MPE-8506-ACAG-BBR
Ela da conta  ?

• KairanD alterou o título para GeForce RTX 5070 funciona plenamente com placa-mãe ASUS B450M?
Postado

Esse gargalo atrapalha muito ele ao ponto de ele pretender trocar em um futuro próximo, ou só algo que ele percebe mas não afeta muito nas coisas que ele faz no pc ?

• Membro VIP
Postado
16 horas atrás, WLNETO11 disse:

Esse gargalo atrapalha muito ele ao ponto de ele pretender trocar em um futuro próximo, ou só algo que ele percebe mas não afeta muito nas coisas que ele faz no pc ?

Não precisa se preocupar nem com o "conceito" de gargalo, isso é basicamente um alarmismo herdado de uma era onde era "tudo mato".

Pra começar: Qualquer aplicação sendo executada vai ter um "gargalo", ou seja, um componente que está impedindo que ela seja executada de forma mais rápida, vamos isolar CPU e GPU: Ou então o CPU está sendo limitado porque a placa de vídeo é o componente mais lento naquele momento ou então a GPU está sendo limitada pelo CPU porque ele é mais lento, é bem diferente do "o processador não aproveita a placa de vídeo" que muito techtuber "ensina" por aí, na verdade ele é bilateral e inevitável, sempre vai ter um "não aproveitando o outro".

A partir daqui vou me referir ao gargalo de processador puramente como gargalo.

Em jogos de computador processador e placa de vídeo desempenham funções diferentes, via de regra a grosso modo o CPU cuida de partes como a lógica do jogo, posição de entidades, geometria etc. enquanto "envia informações" pra GPU sobre o que deve ser "desenhado" por ela sendo que diferentes jogos lidam com isso de formas diferentes, em um jogo o "gargalo" pode ser gigantesco em uma cena e inexistente em outra, em um jogo pode não existir, em um jogo ele pode ser tão grande que mesmo com um CPU muito mais rápido não seria resolvido, não é uma constante "gargala ou não gargala". E isso é um problema? Não só não é como é benefício em alguns cenários: Em jogos Esport entre outras vantagens a mais importante é que isso reduz a latência nos comandos em comparação com um cenário de GPU operando a 100% e é exatamente por isso que tecnologias pra redução de latência como o Reflex e o Radeon Anti Lag impedem 100% de uso da GPU.

A pergunta certa não é "A 5070 gargala com o meu 5700X?", mas sim  "O Ryzen 7 5700X entrega a fluidez que eu almejo"?

Se você quer jogar um jogo a 60 quadros, por exemplo, em tal qualidade gráfica e o seu sistema atinge esse objetivo pouco importa se "tá tendo gargalo".

• Curtir 2
Postado

Obrigado pela explicação. Não jogo muitos jogos competitivos; montei essa configuração mesmo para jogar games single-player, com gráficos que espero que sejam no ultra e, se der, para brincar com ray tracing a 60 fps. Minha maior dúvida era se a B450M afetava muito, mas, pelo que pesquisei e vi, é quase nada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...