Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Em um sistema com Ryzen 5 4600G, 16 GB DDR4-3200 e PCIe 3.0, tanto a AMD Radeon RX 7600 quanto a NVIDIA GeForce RTX 5050 se enquadram bem para meu uso, que seria de exemplo Resident Evil, Souslike,renderização de Vídeo e lançamentos que tenha meu interesse. A RX 7600 tende a entregar maior desempenho bruto, enquanto a RTX 5050 pode compensar com maior eficiência e DLSS.  Em teoria, o uso de PCIe 3.0 com GPUs que operam em x8 pode introduzir pequenas perdas de desempenho, embora geralmente modestas em cenários de Full HD pelos videos que encontrei na Net. Em termos práticos, teria algum problema que afetasse o desempenho ao ponto da GPU fica inutilizável no meu sistema de PCI 3.0 ? Eu pesquisei e achei alguns relatos sobre as duas placas dando problema em CPUs que tem APU, além do fator preço que tô buscando não gastar mais de que 1800 reais em GPU e que ela consiga suporta alguns lançamentos que chame meu interesse de exemplo o novo RE9 Requiem ?

• KairanD alterou o título para Recomendação de placa de vídeo para PC com R5 4600G: RX 7600 ou RTX 5050?
  • Coordenador
Postado

Com relação à limitação no PCI-Express que ambas as placas têm, o impacto se torna relevante nesse segmento somente quando a tecnologia de Resizable BAR / Smart Access Memory não está disponível. O seu hardware muito provavelmente deve ser compatível (é necessário apenas conferir o modelo exato da placa-mãe, pois algumas demandam atualização de BIOS) e, portanto, basta ativar essa tecnologia nas configurações da BIOS. Assim, o impacto será mínimo.

Sobre as duas placas, tenha em mente que a RX 7600 ainda não teve confirmação de receber o FSR4 por parte da AMD. Portanto, ainda continua limitada a um upscaling de inferência (FSR3). Além disso, você planeja trabalhar com renderização de vídeo, o que tende a ser melhor na placa da Nvidia. Fora o fato da RTX ser energeticamente mais eficiente.

Só faria sentido pegar uma RX 7600 se estivesse consideravelmente mais barata que a RTX 5050. A AMD só disponibilizou oficialmente um upscaling baseado em IA para as RX 9000. Isso é um ponto muito forte de vantagem da RTX 5050.

• Amei 2
Postado

@KairanD Obrigado pelo seu comentário!

A minha Placa-mãe é Asrcok B450-HDV R4.0 placa simples pelo que falam mas está me atendendo muito bem, se não tô lembrado a BIOS é a P.40, sinceramente tenho medo de atualizar BIOS kkkkkkk. Aqui na minha localidade é muito precário com negócio de computadores e informática em geral, mesmo sendo uma cidade grande. 

O fator tecnologias que RX7600 é fraco em comparação com 5050 não sei ser é muito determinante pra mim, de jogo principalmente a grande maioria que jogo são "antigos" lançamentos que fica em 2020 para trás, tirando alguns poucos mais recentes. Porém tem fator jogos Novos que vem bem mal feitos e com desempenho ruim, você acha que é ponto a ser levantar melhor no quesito tempo ? Vou trocar um dia ou talvez nunca kkkkkk, quero me mantém tranquilo por 4 a 6 anos com essa config nova.

@_carlosedum_  Valeu colega vou olhar seu post pra tirar minha dúvidas !!!

E você optou por qual GPU por minha curiosidade?

Postado

@Marlon De Souza Nogueira Eu optei pela Galax RTX 5050 mesmo pois onde comprei ia dar pouca diferença de valor (apenas R$100 a mais) fora que essa placa por ser recente e pelas minhas pesquisas vai me servir por vários anos ainda, além da garantia de 4 anos.

• Curtir 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado
8 horas atrás, Marlon De Souza Nogueira disse:

Vou trocar um dia ou talvez nunca kkkkkk, quero me mantém tranquilo por 4 a 6 anos com essa config nova.

Não acho que uma RX 7600 ou RTX 5050 suportará bem os novos lançamentos por 6 anos, tanto por conta do poder de processamento quanto por conta do gargalo de VRAM. Para ter conforto por muitos anos, minha sugestão seria pegar pelo menos a RX 9060 XT 16 GB, que é muito mais cara.

E, sim, o fato da RTX 5050 suportar um upscaling baseado em machine learning fará diferença na longevidade. A RX 7600 ainda pode receber o FSR4, mas isso é incerto. Como comentei antes, você até pode pegar a RX 7600, mas ela precisa estar consideravelmente mais barata que a RTX 5050 para fazer sentido. A RTX 5050 é simplesmente um produto superior.

Caso vá usar Linux para jogar, as placas da AMD são mais interessantes. Mas mesmo nesse cenário o upscaling de ML da RTX 5050 pesa a favor dela.

• Curtir 1
Postado

@KairanD @KairanD  Muito Obrigado por ter elucidado minha mente sobre as propostas de ambas as placas. Vou focar na RTX 5050, pesquisar sobre os preços e promoções dela. Tem alguma dica de loja na Internet que tenha boa promoção periódica dela ? Iria comprar por cartão mas o preço sobe muito, vou guardar mais um pouco pra pegar à vista. Se acha que daqui 3 meses ainda estaria com preço abaixo dos 1800 com essa nova onda de preço cada vez mais alto ?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Há alguns grupos no Telegram onde você pode pegar promoções bem legais. Também pode pesquisar por aqui: https://promotech.app.br/products/gpu

Os preços estão muito instáveis, então é bem difícil tentar prever qualquer coisa quanto ao futuro. Se quer um palpite, acho que o preço não deve mudar muito. Comprar à vista é sempre mais interessante.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!