Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Fiz um upgrade recentemente para:

Ryzen 7 5700G
placa-mãe A520M-A Pro MSI
memória RAM 16gb (2x8) Rise mode Z 3200mhz

Quando eu recebi os produtos atualizei a placa-mãe. A versão dela está na última que é a 1K0.
Na BIOS eu ativei o xmp e aumentei a frequência da memória para 3200. Porém, após realizar este procedimento os jogos estão fechando sozinhos e em alguns momentos deu tela azul.

Eu já mudei a frequência para 3000mhz (com o xmp ativo), já desativei o XMP e aumentei a frequência para 3200 manualmente, mas o erro persiste. Só parou quando eu desativei o xmp e coloquei a frequência para 2666mhz.  Mas eu comprar uma memória de 3200 e não conseguir usar os 3200 é muita sacanagem. Ainda não sei como solucionar isso. Pra ela rodar 3000 ou 3200 e não crachar os jogos.

Gostaria da ajuda de vocês como posso solucionar isso e saber se realmente é mesmo a memória ou outro componente para poder acionar a garantia e trocar o que estiver em mau funcionamento. 

OBS: Já aloquei 2GB/4GB para VRAM. 

Setup completo:

Ryzen 7 5700G
placa-mãe A520M-A Pro MSI
memória RAM 16gb (2x8) Rise mode Z 3200mhz
Fonte Husky Sky Sledge 550W 80 plus - PFC ativo.
SSD 256gb Adata.

Postado

Memórias Rise Mode costumam ser chips DRAM de baixo custo, é tipo as memórias que você encontra no Aliexpress, só que remarcada pela Rise Mode, então as vezes pode dar problema para estabilizar o XMP nesse tipo de memória. Não sei se você conseguiria fazer isso numa placa A520, mas se ela permitir, tente aumentar um pouquinho a tensão do SoC para 1.05V ou no máximo 1.10V, as vezes ajuda a estabilizar.

1 hora atrás, nbsantoss disse:

OBS: Já aloquei 2GB/4GB para VRAM. 

Não faça isso, deixe a alocação do gráfico integrado no mínimo possível, é muito melhor pra quando você tem uma quantidade limitada, como é o caso de 16GB. Explicação do no tópico abaixo:

Postado

Perfeito! Irei realizar este aumento de tensão para verificar se vai estabilizar. 

@GuilhermeGB aqui consta que a tensão já está entorno de 1.102v (auto). No máximo que você me recomendou. A tensão da memória está em 1.360v. 

E2B6C135-7F75-47A1-B413-F70A9BAD0D4E.jpeg

• GabrielLV alterou o título para PC apresentando tela azul ao usar memórias de 3200 MHz no Ryzen 7 5700G
Postado

@nbsantoss desculpe a demora pra responder.

Bom, se já está em 1.10V, você pode tentar 1.15V então. Algumas pessoas tentam até 1.20-1.25V em overclock de RAM, mas dizem que para uso contínuo 1.15V é o máximo recomendado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!