Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu vi na terabyte um kit upgrade com um AMD Ryzen 5 5500, placa-mãe Chipset A520M que está por 850 reais, me interessei. Minha atual config é um h110m-d, i5-7500, GTX 1060 6gb. Eu iria comprar esse kit e posteriormente uma gpu, porém não sei qual placa de vídeo eu pego, meu orçamento é de 2000 reais 

Postado

Não existe "melhor placa de vídeo para processador X", existem diversas combinações de placa de vídeo x processador que você pode fazer dependendo do que você procura fazer no PC. Sair de um i5 7500 para um Ryzen 5 5500 será um grande salto de desempenho pra você do ponto de vista de processador, você está saindo de algo que não roda quase nada atual para um que roda quase tudo de forma satisfatória. O novo CPU ainda vai ter algumas dificuldade em jogos recentes mais exigentes, independente da placa de vídeo que for usar, então vai depender de você conseguir conviver com esse tipo de problema.

De maneira bem simplista: o processador limita a quantos FPS você vai conseguir rodar certo jogo e também pode afetar a estabilidade. Tem jogos que ele vai conseguir te entregar até 200 FPS, outros até 100 FPS, outros até 60 FPS, alguns até 40 FPS, etc. Você pode subir ou aumentar resolução, reduzir alguns efeitos, e mesmo assim você não vai aumentar o limite de FPS que seu processador consegue entregar naquela jogo. Existem poucas configurações que alteram o desempenho do processador, hoje em dia a que mais afeta é o Ray Tracing (pesa MUITO para processador e placa de vídeo), mas você pode esquecer isso em PCs de entrada, não é viável.

Considerando seu orçamento de R$2.000 para placa de vídeo, você fica limitado a poucas opções. Basicamente as duas únicas placas até essa faixa de preço que ainda valem a pena serem compradas são AMD RX 7600 e NVIDIA RTX 5050 (EDIT: por enquanto, porque a tendência é que suba pra cima dos R$2.000). Só que você precisa se atenter ao seu modelo de fonte. Não é a potência da fonte, é o modelo mesmo. Precisa ver se sua fonte tem uma boa construção que vai te oferecer segurança. A idade dela também importa, se você tiver uma fonte de entrada que já foi boa no passado, mas foi comprada muitos anos atrás, pode não ser seguro mante-la por muito mais tempo.

Substituindo usa GTX 1060 por qualquer uma das placas acima já vai mudar seu PC da água pro vinho, principalmente em jogos com gráficos mais pesados. Se a faixa de preço das duas for parecida, a vantagem está na RTX 5050 por ser uma placa mais nova, da atual geração da NVIDIA, com consumo de energia menor, suporte a DLSS (que é muito superior ao FSR 3 da RX 7600), e os drivers também tendem a ser mais estáveis (apesar da NVIDIA ter pisado na bola ultimamente).

• guilherme_dr alterou o título para Qual a melhor placa de vídeo até R$ 2.000 para compor com Ryzen 5 5500?
Postado
23 horas atrás, Official_Data676 disse:

Eu vi na terabyte um kit upgrade com um AMD Ryzen 5 5500, placa-mãe Chipset A520M que está por 850 reais, me interessei. Minha atual config é um h110m-d, i5-7500, GTX 1060 6gb. Eu iria comprar esse kit e posteriormente uma gpu, porém não sei qual placa de vídeo eu pego, meu orçamento é de 2000 reais 

Depende do que você quer jogar, mas se quer jogar tudo na maciota e em ultra full HD acima dos 60 fps, recomendaria a RX 7600, principalmnte as versões com 3 fans, é uma otima placa custo beneficio, o preço está entre 1500 a 1700, sobraria um dinheiro que você pode dar um upgrade futuro, ou talvez para fonte se a sua é com menos de 550watts. Eu até recomendaria a 5050 mas sairia fora do seu orçamento, pois alem do preço da placa está oscilando muito, entre 2100 a 2300, não sei se ela entrara de oferta por 2000 reais esse ano, já que tivemos alta do preço e devido as guerra de russia x ucrania e Eua e israel vs irã, esses valores poderá aumentar uns 30%, podendo chegar a 2700.

Postado
Em 22/03/2026 às 18:54, VYK9 disse:

Depende do que você quer jogar, mas se quer jogar tudo na maciota e em ultra full HD acima dos 60 fps, recomendaria a RX 7600, principalmnte as versões com 3 fans, é uma otima placa custo beneficio, o preço está entre 1500 a 1700, sobraria um dinheiro que você pode dar um upgrade futuro, ou talvez para fonte se a sua é com menos de 550watts. Eu até recomendaria a 5050 mas sairia fora do seu orçamento, pois alem do preço da placa está oscilando muito, entre 2100 a 2300, não sei se ela entrara de oferta por 2000 reais esse ano, já que tivemos alta do preço e devido as guerra de russia x ucrania e Eua e israel vs irã, esses valores poderá aumentar uns 30%, podendo chegar a 2700.

@VYK9 eu gostaria de jogar cs 2 acima dos 180 fps no low

Postado
5 minutos atrás, Official_Data676 disse:

@VYK9 eu gostaria de jogar cs 2 acima dos 180 fps no low

então a rx 7600 te atenderia sem problema nenhum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!