Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, tudo tranquilo? Já tem umas 3 semanas que estou com um problema bem chato de se resolver. Inicio minhas jogatinas normalmente, após 10-20 minutos meu PC simplesmente fica tela preta (não perde o sinal pelo monitor) meio que congelada com aquele som travado saindo pelo headset, porém, os outros hardware ficam ligados normalmente, ventoinhas continuam funcionando, os leds, o teclado e o mouse continuam aceso, porém, basta eu apertar alguma tecla ou mexer o mouse eles se desligam, mas o restante permanece ligado. Quando acontece isso, não consigo desligar pelo botão normal, apenas pelo botão da fonte. Na semana passada, eu tirei os dois pentes de RAM e dei uma limpeza com borracha e limpa contato, o problema havia sumido por uns 3 dias, conseguia jogar um TFT, hell let loose normalmente. Mas depois o problema voltou novamente e agora pior, qualquer jogo após 10 minutos já dar tela preta congelada ou até antes dos 10 minutos.
Já vi diversos tutoriais e dicas pela internet, fiz a limpeza das RAM novamente, desinstalei os drivers da placa pelo DDU e instalei novamente, desativei um tal de AMD Crash defender (Algo assim) e mesmo assim após tudo isso, joguei por uns 20 minutos hell let loose e o problema apareceu novamente. Deixarei minha configuração abaixo:
Processador: Xeon 2680v4
memória RAM : 2 pentes de 8gb 2666
Placa de vídeo : Rx 6600
Fonte : Corsair 430w (a versão antiga sem ser a gold)

É muito estranho esse problema, só acontece jogando, mexendo no PC normalmente no dia a dia, assistindo vídeos, mexendo no navegador fica tudo normal.
Tirei um print do visualizador de eventos pra caso alguém queira ver e também deixarei uma foto do estado que o pc fica no momento do problema. Uma observação, se eu não desligar no botão da fonte, o pc fica aí nessa tela preta eternamente, nada acontece. Caso alguém tenta a solução, por favor, me ajude. * Outra observação, já fiz todo teste possível com as RAM, já troquei de slot, já passei limpa contato, já deixei apenas 1 trabalhando e em todos testes o problema aparecia novamente. E também durante a jogatina eu ficava olhando a temperatura e o FPS da placa, temperatura estava por volta dos 60 graus e o fps acima de 80 (normal). O clock aparentemente também estava normal, sempre acima de 1500, às vezes descia pra 200 dependendo se eu estava morto ou vivo na jogatina.

image.png

WhatsApp Image 2026-04-05 at 19.16.08.jpeg

• GabrielLV alterou o título para PC com Xeon 2680v4 e RX 6600 com tela preta e som travado em jogos
Postado
4 horas atrás, Leozz1n disse:

Olá galera, tudo tranquilo? Já tem umas 3 semanas que estou com um problema bem chato de se resolver. Inicio minhas jogatinas normalmente, após 10-20 minutos meu PC simplesmente fica tela preta (não perde o sinal pelo monitor) meio que congelada com aquele som travado saindo pelo headset, porém, os outros hardware ficam ligados normalmente, ventoinhas continuam funcionando, os leds, o teclado e o mouse continuam aceso, porém, basta eu apertar alguma tecla ou mexer o mouse eles se desligam, mas o restante permanece ligado. Quando acontece isso, não consigo desligar pelo botão normal, apenas pelo botão da fonte. Na semana passada, eu tirei os dois pentes de RAM e dei uma limpeza com borracha e limpa contato, o problema havia sumido por uns 3 dias, conseguia jogar um TFT, hell let loose normalmente. Mas depois o problema voltou novamente e agora pior, qualquer jogo após 10 minutos já dar tela preta congelada ou até antes dos 10 minutos.
Já vi diversos tutoriais e dicas pela internet, fiz a limpeza das RAM novamente, desinstalei os drivers da placa pelo DDU e instalei novamente, desativei um tal de AMD Crash defender (Algo assim) e mesmo assim após tudo isso, joguei por uns 20 minutos hell let loose e o problema apareceu novamente. Deixarei minha configuração abaixo:
Processador: Xeon 2680v4
memória RAM : 2 pentes de 8gb 2666
Placa de vídeo : Rx 6600
Fonte : Corsair 430w (a versão antiga sem ser a gold)

É muito estranho esse problema, só acontece jogando, mexendo no PC normalmente no dia a dia, assistindo vídeos, mexendo no navegador fica tudo normal.
Tirei um print do visualizador de eventos pra caso alguém queira ver e também deixarei uma foto do estado que o pc fica no momento do problema. Uma observação, se eu não desligar no botão da fonte, o pc fica aí nessa tela preta eternamente, nada acontece. Caso alguém tenta a solução, por favor, me ajude. * Outra observação, já fiz todo teste possível com as RAM, já troquei de slot, já passei limpa contato, já deixei apenas 1 trabalhando e em todos testes o problema aparecia novamente. E também durante a jogatina eu ficava olhando a temperatura e o FPS da placa, temperatura estava por volta dos 60 graus e o fps acima de 80 (normal). O clock aparentemente também estava normal, sempre acima de 1500, às vezes descia pra 200 dependendo se eu estava morto ou vivo na jogatina.

image.png

WhatsApp Image 2026-04-05 at 19.16.08.jpeg

Tenho um amigo que teve problema não igual mas sintomas semelhantes, principalmente no quesito de desligar a o pc apenas na fonte, dito isso, as pessoas vão tentar te ajudar mas tudo é paliativo, já que nesses casos precisam ser realizados mais testes físicos, e nisso eu digo na fonte e placa-mãe, algo que não temos como fazer.

O problema dele era que os VRMS da placa-mãe estavam superaquecendo pois não estava suportando a carga do processador dele, é bom observar isso no seu. Outra coisa pode ser problema de tensão mesmo na placa ou fonte. 

• Curtir 1
Postado

@Leozz1nSe sua placa-mãe realmente for essa:

image.png.022b0cbac8bc2529f515a7b9414054b2.png

Há uma grande chance de o colega acima estar certo. Sua placa-mãe é bem básica para um processador de 120 W de TDP, como o 2680 v4, e os VRMs dela possuem um dissipador bastante simples.
Se ela tivesse um display que mostrasse o código de erro, ficaria mais fácil de identificar (as melhores tem esse display).

No entanto, como já foi mencionado, não é possível afirmar com 100% de certeza que esse seja o problema sem realizar testes.

Se possível, baixe o Cinebench e faça um novo teste para verificar se o computador apresenta o mesmo erro. Você também pode conferir se há algum pino do socket torto.

Se conseguir medir a temperatura dos VRMs, também seria interessante.

• Curtir 2
Postado

@BrunoDNO É essa placa mesmo. Olha baixei o Cinebench de 2024, porém, ele abria o launcher mas fechava logo em seguida, ai baixei pela microsoft store e aconteceu a mesma coisa. Optei pelo Cinebench R23, versão anterior, funcionou e fiz os testes assim como você pediu e funcionou normal, nada de erro e nem tela preta. Vou deixar o print abaixo.
Uma observação, ontem antes de dormir, joguei o primeiro Helldivers, bem levinho o jogo. Funcionou normal por quase 2 horas, deu nenhum problema, aí eu estou com uma pequena suspeita que talvez possa ser a fonte, o que vocês acham? Quando eu jogo jogos pesados como Arena Breakout, Hell let loose ocorre esse problema de tela preta com som congelado e com o restante tudo ligado, será que é problema de alimentação vindo da fonte? Por ela ser antiga e tal? Eu tenho essa fonte por mais de 10 anos, foi a única coisa que não troquei quando montei esse PC novo em 2024. Vocês que entendem muito mais que eu, será que tem uma chance de ser a fonte?
Queria ter conseguido fazer o Cinebench de 2024 funcionar, pois ele tem o teste de GPU também que eu vi, infelizmente só pude testar o processador

image.png

Postado
32 minutos atrás, Leozz1n disse:

Vocês que entendem muito mais que eu, será que tem uma chance de ser a fonte?

Pode ser; em 10 anos, ela pode ter se desgastado bastante. Porém, não podemos afirmar nada sem testar. Você não tem algum amigo que tenha uma fonte melhor para fazer esse teste?

Conseguiu verificar se há algum pino torto no socket do processador? Você pode usar o GPU-Z para fazer um teste de estresse na placa de vídeo.

Postado

@BrunoDNO Consegui verificar, os pinos tá tudo em ordem e pasta térmica troquei também. Usei o GPU-Z e deixei por volta de 40 minutos e nada de tela preta, sei que não dar pra comparar o teste de estresse com um jogo pesado, já que o jogo estava consumindo 120w e o teste tava consumindo por volta dos 60w, mas mesmo assim ainda estou com leve suspeita da fonte. Esse PC ficou 1 ano e alguns meses sem dar problema algum e justo quando deu agora é um problemão de encontrar o defeito kkkk. Um amigo disse que tem uma fonte de 500w que pode me emprestar, mas disse que ela pegou enchente mas tá funcionando "normal", meu medo é testar ela no meu PC e acabar dando um tipo de curto circuito ou outra coisa pior. Tentar esperar alguma promoção das lojas digitais e comprar uma fonte de pelo menos uns 500 ou 550w, caso não dê certo, pensarei em trocar a placa-mãe por uma melhor pra testar. Vou deixar aqui o print do GPU-Z caso ajude em pensar em algo 

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...