Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ZM80D-HP Impressões


Meiraneto

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal

Sempre tive a curiosidade de testar esse tipo de cooler.

Comprei o ZM80D-HP e montei na minha 9800pro, sem usar o fan opcional ZM-OP1, que pode ser adquirido separadamente e garante melhor resultado.

O produto é bem bonito e vem bem embalado. Contém 8 dissipadores para as memos, pasta térmica ZM e fita térmica para serem usados na instalação, além de parafusos, porcas, arruelas de borracha e metal, para o perfeito acondicionamento das partes. São 2 conjuntos dissipadores que podem ser usados em placas série TI GeForce 4 e para os demais tipos de placas. Essa particularidade nos permite até alguma escolha, já que o tamanho dos dissipadores são diferentes, mas que podem ser "misturados" para atenderem ao melhor desempenho ou adaptação para casos particulares.

O manual é bem completo. Parece até uma revista. Detalha todos os passos da montagem e é necessário olhar bem os detalhes de fixação dos dissipadores das memos e a posição correta dos dissipadores na frente e verso do PCB.

Sinceramente falando, achei meio complicado a montagem. Os dissipadores principais ficam muito próximos dos dissipadores das memos e quase encostam. Este detalhe deve ser evitado, pois passará o calor para as memos.

Depois de montado, até que fica bem fixo e até bonito. Um pouco pesado, mas nada que assuste. A montagem não é muito complicada, mas também não é simples como montar um cooler de CPU! É preciso ter muito cuidado, afinal, um descuido, e a PV poderá ir pro lixo.

Seguindo a montagem, ao ligar o PC, tudo correu bem até o momento de entrar no SO. Neste momento, o monitor mostrava a imagem toda embaralhada e ressetou em seguida. Passado o susto, procedi uma inspeção minuciosa na montagem e removendo a PV do slot, percebi que os dissipadores das memos encostavam no heat sink(tubo de cobre) e como este é responsável pela transferência do calor, da parte inferior(que aquece mais), para a superior, aquecia as memos e por isso o PC ressetou. Desfiz a montagem e foi preciso limar um pouco a base do dissipador. Esta base e o fundo dela são duas peças distintas, mas somente a da frente é que mantém contato com a GPU. A parte de fundo fica suspensa, apoiada pelos suportes e não encosta na placa.

Feito os devidos ajustes, remontei e instalei tudo novamente. Desta vez, correu conforme o esperado.

A temperatura do dissipador é bem inferior à do heat sink(tubo de cobre), prova de que esse sistema by transferência de calor, funciona mesmo. O corpo do dissipador apenas fica morno e pude observar que o fan que tenho instalado na lateral, ajuda bastante, já que sopra quase sobre a PV.

Estou fazendo testes de acompanhamento e, caso ache necessidade de instalar um fan para melhorar o desempenho, farei isso em breve, sem contudo, optar pelo fan da Zalman. Qual quer outro fan poderá ser adaptado, conforme o capricho e experiência do usuário.

Achei um pouco caro. Custou 142 Reais na Smartdata, sem o frete. Ao avaliar a compra de dissipadores para as memos e um novo cooler para a PV, nota-se que o preço dele não é tão alto.

Como conclusão, estou bem satisfeito com a temperatura obtida. Antes, usava um Iceberg 4 e mesmo assim, a temperatura ficava muito alta. Parece funcionar bem mais tranquilo com o ZM80D-HP e ainda eliminei 2 fans. do meu sistema.

Fabricante www.zalmanusa.com

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Bem, estou ressucitando o tópico porque não há nenhum semelhante no forum e me parece desperdício criar outro para tratar do mesmo assunto.

Espero que o autor ou os colegas possam ajudar.

Esse cooler fanless tem o poder de deixar em quantos graus celsius, por exemplo, uma XFX 8600GT?

Outra coisa, atualmente ainda vale a pena esse cooler? Pergunto porque estou entre este modelo e o Zalman VNF100 :unsure:

Obrigado por toda ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!