Ir ao conteúdo

O Linux é realmente um sistema seguro?

Ricardo Felicio

Posts recomendados

Postado

Cara, isso que voce ta mostrando ai quer dizer o que??? :huh:

O linux é um sistema seguro sim. BEM CONFIGURADO!

Tenho diversos sistemas linux rodando aqui, constantemente vejo nos logs tentativas de ataque... porém se voce analisar bem esses ataques são tão toskos que nem da pra considerar "ataque"...

Postado
223 single IP

893 mass defacements

Simples...

Foi atacados servidores contendo um grande número de páginas. Assim, os números Linux são bem maiores... E isso deve ser só hoje. (coincidência)

Fora a configuração, etc...

Aliás, qual o OS que se auto-infecta só de ligar na internet mesmo??

Edit: estatísticas completas -> http://www.zone-h.com/en/stats (o site tá meio lento)

Linux 60.2%

Win 2000 19.1%

Win 2003 4.9%

Win NT9x 3.7%

Unknown 3.7%

FreeBSD 2.8%

Windows 2.3%

SolarisSunOS 1.7%

Ou simplificando:

Linux 60,2%

Windows 30%

Agora compare isso com a relação servidores Windows / Linux existentes na NET (não me pergunte, não sei qual é, mas o Apache deve corresponder a uns 80% dos sites)

Postado

Com relação a este topico eu sinceramente poderia parar para pensar um pouquinho,

Vejamos o seguinte:

O linux quando bem configurado ele é um otimo sistema operacional, agora assim como qualquer outro ele n é livre de falhas, agora qual a vantagem do linux, bom é q os bugs quando são descobertos levam no minimo 1 a 3 dias para ter um patch d atualização disponivel o que n ocorre com os outros sistemas operacionais.

Temos outros detalhes também, linux é muito bom para aplicações em processamento criticos, ou seja, aplicações que n podem parar d forma alguma como bancos, servidores internet, enfim c você for parar para analisar todos os provedores de internet tem pelo menos um servidor linux para alguma coisa...

Vejamos um outro lado também, pesquisas hoje em dia são forjadas, quantas e quantas vezes ja vimos materias falando por ai q linux n presta, linux é caro e bla bla bla... bom quem realmente usa linux sabe q isso n é verdade,. O que se v por traz disso é a politica MS comprando pesquisas e pra q isso? bom simplesmente para que o seu sistema operacional MSWINDOWS n passe por mais vergonha do ja passa na atualidade

Postado

se você configurar corretamente o Linux, IPTables...IPChains... com certeza o Linux é um SO seguro, a maioria dos sites ou serviços de hospedagem trabalham com Apache que é um webserver seguro e de fácil configuração por isso o número de ataques maior nos servidores Linux.

Postado

Usas essas estatisticas para falar que esse ou aquele é mais seguro não pode ser levado em conta, mesma coisa que comprar 10 acidentes de carro com 10 acidentes de avião, em qual teve maior número de mortos??

A mesma coisa acontece nessas pesquisas, por ter quantidades maiores rodando linux ou grandes servidores linux hospedando vários sites, quando tem uma falha de segurança acaba tendo um número maior de sites contabilizados como invadidos.

linux e carros são seguros, só depende de quem esta na direção de cada um!

Postado
Postado Originalmente por Almustafa@12 de fevereiro de 2005, 15:55

Usas essas estatisticas para falar que esse ou aquele é mais seguro não pode ser levado em conta, mesma coisa que comprar 10 acidentes de carro com 10 acidentes de avião, em qual teve maior número de mortos??

A mesma coisa acontece nessas pesquisas, por ter quantidades maiores rodando linux ou grandes servidores linux hospedando vários sites, quando tem uma falha de segurança acaba tendo um número maior de sites contabilizados como invadidos.

linux e carros são seguros, só depende de quem esta na direção de cada um!

Concordo plenamente!! Carros são mais seguros!! E Linux também.

Eu já tinha visto essa notícia sobre ataques... Não vou dizer o nome do site para não arrumar encrenca, mas não vou frequentá-lo tão cedo... Uma coisa é ser informativo com propagandas. Outra é se vender de forma vulgar... Mas deixa pra lá.... :goff:

Postado

Só um detalhe... aviões são MUITO MAIS SEGUROS do que automóveis.

Os aviões só perdem em segurança para os elevadores (que são o meio mais seguro) (sem contar as pessoas que caem no fosso, mas bom, aí não é culpa tanto do elevador, né...)

agora chega de off! :P

Acho que não tem muito sentido separar ataques "por sistema operacional", especialmente defacements.

Na maioria das vezes o defacement aproveita falhas do servidor WEB (Apache / IIS) ou de algo "acima" (mecanismo de fórum, de notícias, de blogs, etc). Raramente se aproveita uma falha do SO.

Postado

E mesmo que isso mostrasse falhas do SO, isso só significa aquilo que, creio eu todos sabem, que um sistema mal configurado é mais fácil de invadir que um bem configurado, independente de qual for.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!