Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID


Rodrigopc7

Posts recomendados

Olá!

Olha só eu tenho aqui no meu trabalho um PC rodando Windows 2003 Standard e com RAID1 (espelhamento) como eu fiz isso? Veja os passos;

A) Eu tenho uma Main Board Asus P4V800-X com o Raid 0/1 na BIOS!,Na hora do Boot ela avisa pra teclar algo para entrar nas opções do RAID e uma vez lá, há a opção do RAID 0 ou 1, no caso do 1, o HD 0 será o Source (fonte) e o HD 1 será o Mirror (espelho), há uma opção para ele efetuar a replicação e está montado o RAID.

B)No ato de instalar o Windows 2003, logo na primeira tela e pede que você tecle F6 caso tenha algum driver de Raid ou SCSI de terceiros e instale-los. COMO?

Em geral estes drivers estão no CD da placa-mãe e como em geral nesta etapa da instalação é o Windows que está usando o drivers de CD, então o melhor a fazer é copia-los para um disquete e dar o caminho do drive A: e escolher o tipo de RAID que você vai fazer se é o 0, 1 ou o 5 (caso seu hardware suporte)

C) O meu RAID1 foi feito com 2 HD's SATA Barracuda Seagate de 80 gigas.

D) A instalação se dá de forma normal, o Windows enxerga apenas o driver C: na hora de formatar o HD, e depois de tudo instalado você enxergará apenas um driver C: (1 HD de 80 gigas apenas) porque o RAID1 se dá de forma transparente para o usuário do console do Windows. E caso você enxergue mais de um HD ou apareça um Drive D: de tamanho igual ao C: é que deu pau no RAID! Ou ele se desfez (se isso ocorreu depois de um tempo) ou não funcionou na instalação.

E) Eu instalei isso no windows 2000 server e ele se desfez sem motivo aparente e no W2K era necessário instalar um driver de Raid em Windows no Systry para checar os Status da saúde do RAID. Já no 2003 é na vêia, ou seja não precisa de nada externo e funciona muito bem.

Como eu expliquei no inicio, isso foi efetuado em hardwares com o suporte ao RAID via Hardware! No caso SATA ou SCSI. Eu sei que em certas placas com RAID em IDE-PATA funciona porém á ouvi muitos casos de problemas e perdas de dados quando se usa as IDE-PATA, e é necessário embaixo do Windows criar as partições dinâmicas e formata-las. Eu não vou abordar sobre o Raid nativo via software do Windows 2000 ou do 2003, porque pelo o que eu experementei ele necessita de condições muito favoráveis que nem sempre é a que temos no momento (CNTP) e quando se tem o Raid via hardware os riscos em geral são bem menores. (formatação, perda de dados e crashs).

Eu não irei fazer comentários sobre como criar o RAID apenas por software, as minhas experiências foram muito frustrantes e eu não desejo o que eu passei para ninguém, e como em geral quem precisa de RAID1 é quem quer ter segurança em um espelhamento de dados, (servidor de dados) eu não recomendo nenhuma experiência com o ativo-digital de ninguém!

Espero ter ajudado! O meu RAID1 está no ar há um ano! e só precisei replicar os HD's fisicamente por causa de um mau-contato no cabo de força de um HD sata. mas foi tranquilo, eu recebi um aviso no console que um HD havia desligado! Como os SATAS são 100% plug-n-play nada afetou o meu servidor que continuou On-line e ao ver o aviso, Avisei aos meus usuários que no final do dia eu iria desligar o servidor para a replicação. Dei um boot, na hora, a Bios reconheceu que havia diferenças entre os HD's e fez a replicação! (demorou uns 35 minutos) isso na tela da Bios sem levantar o Windows! Depois leventei o Windows e olhei o HD e estava tudo lá! Apenas pra previnir dei um CHKDSK / F no console do DOS e deixei checar tudo.

Na verdade pro Windows apenas foi dado um aviso que um HD havia desligado e nada mais, o resto desde o check das diferenças até a replicação foi efetuado pela Bios do PC (Raid da VIA)

Abraços

Jorge Barros - B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!