Ir ao conteúdo

Over PIV 3.500 MHz Testes Reais

COPHARD

Posts recomendados

Postado

Estou pesquisando um OVERCLOCK, que está chegando aos 3500MHz, com as seguintes características:

Default:

placa-mãe: AI7

Processador: P4 3.2E GHz (16x200) Ratio 1:1

Memória: 1GB 4 X 256 Corsair 3200LL (2-3-3-5)

Fonte: Enermax EG-465P-VE

PAT: Habilitado.

tensão: 1,37 (Default)

Overclock:

PIV @3500MHz (14x250) Ratio 5:4

Memória: 200 MHz (2-3-3-5)

FSB: 250 MHz

Pat: Desabilitado.

tensão: 1,37 (Default)

Essa placa-mãe AI7 com a Bios 19 tem uma característica interessante, de manipular os multiplicadores de certos PIV. Observem que coloquei 14X no over...

over_3.jpg

benchmark.jpg

Para ver em Alta Resolução

Obs.:

1- Neste sistema fica claro a saturação da Placa de Vídeo (9800Pro 412/365), pois somente com o aumento da frequência do Processador, não foi possível obter melhores resultados no teste do FarCry e do Doom3.

2- Nas aplicações que requerem força bruta do processador houve um retorno compatível com a taxa de overclock aplicada.

Update:

Realizei uma bateria de 20 Testes complementares, comparando o sistema antes e depois. O novo teste pode ser visualizado aqui:

Primeira Sessão de Benchmark

Segunda Sessão de Benchmark

• Membro VIP
Postado

Muito interessante.

Que pena que a minha placa-mãe não permite esta manipulação de multiplicadores.

Só uma coisa: O seu processador é um Prescott normal, não é de engenharia não?

Postado
Postado Originalmente por Marcio Sell@01 de março de 2005, 10:19

Muito interessante.

Que pena que a minha placa-mãe não permite esta manipulação de multiplicadores.

Só uma coisa: O seu processador é um Prescott normal, não é de engenharia não?

É um Prescott normal, nas bios anterios a 19 não era possível esta manipulação. Já li sobre um modelo da ASUS que também está com essa funcionalidade.

Postado

Acabo de realizar mais uma bateria de 20 Testes, comparando o sistema antes e depois. O novo teste pode ser visualizado aqui:

Primeira Sessão de Benchmark

Segunda Sessão de Benchmark

Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a esta citação:

algumas memórias DDR400 bem mais baratas são capazes de operar em 250:200 (modo assíncrono, divisor 5:4) com ajustes mais agressivos e bastante estabilidade, atingindo um nível de desempenho bastante próximo ao modo síncrono 250:250.
  • Membro VIP
Postado

você tirou esta citação da PC&Cia?

Vi uma bem parecida no teste de OC do Paulo Couto usando as memórias EasyChip....

Se for este teste, achei as memórias bem promissoras...

Postado
Postado Originalmente por Marcio Sell@03 de março de 2005, 20:48

você tirou esta citação da PC&Cia?

Vi uma bem parecida no teste de OC do Paulo Couto usando as memórias EasyChip....

Se for este teste, achei as memórias bem promissoras...

Estou vendo que está bem informado...!!! Essa citação foi do teste de mémória do Fórum PC´s, onde também sou participante.

Mas na verdade gostaria de saber se a diferença de FSB 250 MHz 5:4 é muito grande em relação a 250 MHz 1:1...??? O Paulo Couto, na citação diz que é pouca a diferença mas não tem dados para comprovar. Se a diferença for grande troco minha memória por um modelo que suporte operar 1:1 em 250 MHz.

Postado

Continuando a pesquisa, encontrei um review com um tipo de memória que pode funcionar com total estabilidade em 250 MHz 1:1. O meu ganho em banda de memória medido com o SisSoftware Sandra (MEMORY Bandwidth Benchmark) usando o ratio 5:4, foi de apenas INT: 9.32% FLOAT: 9.33%, contra o do review que foi respectivamente INT: 20.84% e FLOAT: 20.89%, usando o ratio 1:1 em 250 MHz.

bandwidth_charta.gif

A memória que chegou a estes numeros é a GeIL Value Dual Channel PC3200 400MHz DDR.

Caso consiga realmente comprar a memória para operar em 250 MHz 1:1, coloco aqui os novos resultados.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por COPHARD@04 de março de 2005, 15:57

Estou vendo que está bem informado...!!!  Essa citação foi do teste de mémória do Fórum PC´s, onde também sou participante.

Mas na verdade gostaria de saber se a diferença de FSB 250 MHz 5:4 é muito grande em relação a 250 MHz 1:1...??? O Paulo Couto, na citação diz que é pouca a diferença mas não tem dados para comprovar.  Se a diferença for grande troco minha memória por um modelo que suporte operar 1:1 em 250 MHz.

Confundi com a artigo da revista, mas são palavras do Paulo Couto de qualquer maneira. Se você ver a última PC&Cia, ele faz os comparativos entre modos síncronos e assíncronos e realmente não houve muita diferença. Vou ver melhor os dados e posto depois.

Postado

Copy,

é verdade, dá pra obter bem mais que isso no seu over. Levando em conta que seu vcore é default.

Muito bons os testes.

Pode liberar mais multiplicadores aí e testar mais com suas novas memórias (se já as adquiriu).

Quando puder, post os novos resultados, gostaria de acompanhar.

Postado
Postado Originalmente por PCLOCK@07 de março de 2005, 12:23

Copy,

Pode liberar mais multiplicadores aí e testar mais com suas novas memórias (se já as adquiriu).

Quando puder, post os novos resultados, gostaria de acompanhar.

Sobre os multiplicadores tenho apenas dois: 14x e 16x. Coloquei as minhas memórias para vender, e agora estou com uma genérica com chip e etiqueta marcando o nome PH. O interessante é que essa memória generérica consegue o que a CORSAIR toda poderosa não conseguiu, operar 250MHz 1:1 com latência 3-4-4-8 e 2,7v. coisa que os módulos da Corsair não conseguiram... Vou esperar a compra de novos módulos para realizar novos testes.

Postado
Postado Originalmente por COPHARD@10 de março de 2005, 13:32

Sobre os multiplicadores tenho apenas dois: 14x e 16x.  Coloquei as minhas memórias para vender, e agora estou com uma genérica com chip e etiqueta marcando o nome PH.  O interessante é que essa memória generérica consegue o que a CORSAIR toda poderosa não conseguiu, operar 250MHz 1:1 com latência 3-4-4-8 e 2,7v. coisa que os módulos da Corsair não conseguiram...  Vou esperar a compra de novos módulos para realizar novos testes.

as novas memórias Corsair com o chip Samsung TCCD e com latências 2-2-2-5 com certeza passam essa marca e as OCZ Extreme Voltage tb.

Postado
Postado Originalmente por netadmin@10 de março de 2005, 17:40

as novas memórias Corsair com o chip Samsung TCCD e com latências 2-2-2-5 com certeza passam essa marca e as OCZ Extreme Voltage tb.

Acho que vou pegar o modelo da Kingston por ter um melhor preço, e também ser equipado com chip samsung TCCD e o SPD gravado em 2-2-2-5.

Postado
e agora estou com uma genérica com chip e etiqueta marcando o nome PH. O interessante é que essa memória generérica consegue o que a CORSAIR toda poderosa não conseguiu, operar 250MHz 1:1 com latência 3-4-4-8 e 2,7v. coisa que os módulos da Corsair não conseguiram...

COPY, é o que acabo de dizer em outro post. Cada modelo/marca tem suas particularidades, seja ela qual for. A gente só descobre testando.

Sobre os multiplicadores tenho apenas dois: 14x e 16x.

Porque apenas esses? É devido ao cálculo do clock final que quer alcançar? Ou alguma limitação do hardware?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...