Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
sleepstar

Propriedades de video so tem 16 cores

Recommended Posts

Pessoal, nunca aconteceu isto comigo.

O meu irmão tem um computador que comprou recentemente, e estava instalado o Win98 (não sei se era 2ºedicao), na Propriedade de Video, Configuraçoes, Cores estava configurada "High color (16 bits)".

Ele nunca teve telefone, então é quase impossivel pensar em virus, spyware, e outros.

E os programas que ele instalava era só mediante CD-ROM (como Barsa, Enciclopedia eletrônica, e ai vai). Outro seja virus é difícil.

Depois de um tempo, não ligava mais, em em modo de segurança, e em modo passo-a-passo, ao carregar o Win, dava erro . Obs: Mas não era registro pois executei o scanreg/fix.

Fiz tudo o que podia.

Acabei, formatando e instalando o Windows 98 SE, ele acho todos os drivers sozinho ( não fiz nada manual), e em Painel de Controle, Sistema apenas o "Outros Dispositivos" ficou com "?" ( a interrogaçãozinha).

Mas depois instalei o DirectX 8.0.

Executei o DirectX (DxDiag.exe), para configurar alguma coisa. E na guia "Exibir" foi testar a Aceleraçao do DirectDraw, Direct3D e a textura AGP, tudo falavam que faltava cores (256). Ou seja deu erro.

E na guia "Som" foi testar o DirectSound tambem não funcionou.

E o "CD player" não funciona.

E quando foi na propriedades de video, Configuraçoes, Cores, so tinha 2 opções: 2 cores, e 16 cores.

Achei muito estranho, pois geralmente sao: 256 cores, High Color (16 bits) e True Color (32 bits).

Como faço para configurar estas cores para que apareça estas opções (acima citada), será que tem que mexer no registro (regedit)

FalÔ

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sleepstar

Estes sintomas são típicos de drivers inadequados.

Nem sempre os drivers que o Win98 tem e carrega na instalação funcionam corretamente com o vídeo e o som, principalmente.

Use o CD da placa-mãe (que deve ter vindo com o micro) e atualize os mesmos.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ai, vem outro problema ...

Este computador, meu irmão (nesta area de informatica ele é leigo ainda) comprou usado de uma pessoa (não foi de loja), e não veio o manual e nem o CD da placa-mãe. Como vou fazer para descubrir qual é o driver de video, audio certo?

Se eu pegar aquela numeraçao ( que fica no rodapé da tela) logo que o Pc é ligado.

Eu sei que esta numeraçao é a informacao de qual placa-mãe, BIOS se esta sendo usado.

E eu tiver em maos esta numeraçao, como faço para descobrir na net, qual é a placa-mãe que se usa? e pegar o manual dela?

E tem site que pegar driver (atualizados) de uma especifica placa-mãe?

eu não sei se estou pensando certo, mas acho que por esta numeracao (codigo) descubro o que estou querendo. É isto mesmo?

FalÔ.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza absoluta você deixou instalado o driver padrão vga do windows, basta instalar o da sua placa de vídeo que voltará com 16 e 32 bits

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 1º tenho que saber a placa-mãe. Como?

E sei que logo que o micro é ligado, naquela tela que é testada a memória (quantidade), é exibido no rodapé um código, que indica a placa-mãe e a BIOS utilizada.

Mas em que site na internet eu digito este codigo para aparecer a marca e modelo da placa-mãe, ou melhor que me mostre para download o manual desta placa-mãe ???

obs: ja tendo ciencia da placa-mãe utilizada. Vou para o passo seguinte:

2º descubri os drivers, mas sabendo a placa-mãe????

Me fala, como descubri a placa-mãe

FalÔ.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ele não tem telefone, mora longe. E se tivesse telefone, como vou executar o Internet Explorer, ele só roda com 256 cores no minimo. Este só tem 16 cores.

Este evest é de 2,8 mb, mas como ele funciona, tem que estar conectado na net para acessar um Banco de Dados para descubri quais sao os drivers, e dá os link (por que estas coisas mudam, o endereço eletrônico e tb drivers + novos)?

Mas ...

FalÔ.

Compartilhar este post

Link para o post

Ei sleepstar, você disse que já sabia qual é o número da placa-mãe, né? Diga para a gente. Você sabe informar se o vídeo é built-in (on board) ou se ele tem uma placa de vídeo acoplada nos slots ISA/PCI ou AGP? Se for onboard provavelmente eu consigo informar qual é o chip de vídeo pra você. Se for uma offboard, retira a placa de vídeo e olha os números do chipset dela (um pretinho e quadrado).

Boa sorte aí... espero conseguir ajudar... :bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Esta maquina é nova, ou ele comprou de segunda mão, ela é video onboard ou off caso seja on é muito vacio procure uma pessoa ou voce mesmo um cd que tenha a placa de video sis530 ai vai resolver o seu problema....

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • e ai, pessoal ?

código

52-0531-001437-00101111-071595-000000-001_01_M598LMR

gostaria de achar o manual desta placa-mãe e também da BIOS, e achar os drivers para o win98se. Tem como só através deste codigo, achar todo isto?

E cada conjunto de números significa o que ? Só este 52-0531-001437-00101111-071595-000000-001_01 é sobre a BIOS, né é isto mesmo ? Mas o que é cada informaçao separada por hifem ?

FalÔ.

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por sleepstar@06 de março de 2005, 22:52

ele não tem telefone, mora longe. E se tivesse telefone, como vou executar o Internet Explorer, ele só roda com 256 cores no minimo. Este só tem 16 cores.

Este evest é de 2,8 mb, mas como ele funciona, tem que estar conectado na net para acessar um Banco de Dados para descubri quais sao os drivers, e dá os link (por que estas coisas mudam, o endereço eletrônico e tb drivers + novos)?

Mas ...

FalÔ.

puxa você este programa e grava ele num CD e executa na maquina de seu irmão, existem outros programas que podem ajudar https://www.clubedohardware.com.br/download.html

:palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah rá!!! Descobri qual é sua placa mãe!!! Desculpe o atraso! Só entrei no forum agora, hehe!

Bem... na verdade eu não sei o significado de todo o código, mas o mais importante é o que você informou depois do último hífen: M598LMR !!! Essa é uma placa da PCChips e já não é mais fabricada... infelizmente eles não dão mais suporte para drivers para esta plaquinha...

Mas acalme-se! Graças ao bom e velho GOOGLE, eu consegui localizar os drivers de vídeo, som, rede, e modem dessa sua placa (ou melhor, do seu irmão). :D

Baixa só o arquivo AIIM598LMRDrivers.exe (5.2 MB) que ele contém todos os drivers!

Segue abaixo o link para um site muito eficiente quando se procura drivers: o driverguide! Só um aviso: o site é em English e você vai precisar se registrar no site, mas é grátis!

http://members.driverguide.com/driver/deta...?driverid=54807

Uma sugestão pra você transportar isso até a casa do seu irmão (se não tiver unidade CD-RW) é zipar o arquivo em uns 3 ou 4 disquetes ou baixar de uma lan-house e gravar em um CD... :D

falou!!! Não se esqueça: Essa placa é uma PCChips M598LMR, o seu vídeo (se não me engano) é SIS 530.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • e ai, pessoal?

Deixa eu fazer uma pergunta, em cima da mensagem anterior. Nesta placa-mãe da PCChips, de modelo "M598LMR" pode ocorrer de terem BIOS de fabricantes diferentes ? Por que se for possível, isto traz incompatibilidade com os drivers ?

olha existe um programa que dá todos os dados no link abaixo:

BIOS Agent

os dados:

Program: eSupport.com BIOS Agent Version 3.42

BIOS Date: 07/15/95

BIOS Type: American Megatrends

BIOS ID: 52-0531-001437-00101111-071595-000000-001_01_M598LMR

OEM Sign-On: Release 05/31/2000S

Chipset: SiS 530 rev 2

Superio: ITE 8661/SiS 6801 rev 6 found at port 279h

CPU: -K6-2/ 150 Mhz MAX: 300 Mhz

BIOS ROM In Socket: Yes

BIOS ROM Size: 256K

Memory Installed: 64 MB

Memory Maximum: 384 MB

Memory Slot 01: 64 MB

Memory Slot 02: 0 MB

Memory Slot 03: 0 MB

olha, à minha procura na net está me deixando meio duvidoso. Veja bem. o meu código é este abaixo:

52-0531-001437-00101111-071595-000000-001_01_M598LMR

quando procurou na net (52 001437-00101111-071595-000000-001_01_M598LMR), só esta parte que deixei em destaque (negrito), é diferente das outras na net. Aí pensei, será que é uma especie de serial, mas ai o fabricante só poderia fazer 9.999 unidades ? Estranho !

o que significa 52 ? Este eu deduzo q seja a indicaçao de país, por causa do teclado ? Não é só chute.

o que significa 0531 ? Este eu quero saber mesmo ?

o que significa 001437 ?

o que significa 00101111 ?

Este é a data: 071595 . No nosso formato fica 15/07/95.

o que significa 000000 ?

o que significa 001 ?

o que significa 01 ?

Este é o modelo da placa-mãe (M598LMR).

FalÔ.

Compartilhar este post

Link para o post

É muitíssimo provável que seja apenas drivers!

Devo lhe informar que o windows não é capaz de instalar todas as placas do seu pc... e é sempre melhor utilizar os drivers originais do fabricante!

Cara...

Realmente não existe com o que se preocupar!

No sítio da PcChips ainda tem a maior parte desses drivers... um tio meu tem essa mesma placa... que por sinal não tenho nenhum um pouco de compaixão para com ela! E se me recordo bem... consegui instalar todas as placas apenas com os drivers do sítio da PcChips! E já para atualizar o Windows... basta apenas entrar sítio da MS de download e entrar na aba catálago! Escolher as atualizações que deseja, baixar para um cd e instalar tudo na casa do eu irmão!

Simples assim!

Sítio da PcChips!

Sítio da MS para Atualização via CD!

Pronto! Simples assim!

Sem problemas!

Felicidades! :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais