Ir ao conteúdo

problemas ao capturar vhs


Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa radeon 8500dv e n estou conseguindo capturar nem vhs nem da tv. quando abro o programa para a captura a imagem que vejo está perfeita, porém a imagem do arquivo capturado aparece com vários riscos na parte de baixo da tela, como se fosse um canal que estivesse mal sintonizado.

Será que a minha placa não consegue capturar em pal-m ou será algum problema de configuração?

Postado

Pina,

Mais detalhes, please!...

Dizes que o trouble acontece tanto na captura from VCR quanto from TV, certo? Tanto em PAL-M quanto em NTSC from VHS?

Como são estes riscos? Na horizontal? Na vertical? Largos? Estreitos? Dois ou três na horizontal e outros embaixo na vertical? A parte do quadro da metade inferior para cima, está perfeita?

Que programa de captura estás usando?

Quais outros programas de captura tens instalado em tua máquina

Em destaque

Qual a cor dos riscos?

Soçarba...

Mr. Walker

Postado

Quando eu estava gravando em mpeg aparecia essa faixa depois fui gravar em avi, na resolução 640X480 e deu certo, isso gravando no software que veio com a placa ati. Agora estou com outro problema comecei a gravar uma fita vhs e quando chegou em 30 ou 40 minutos parou a gravação pois o arquivo já estava +/- com 40 Gbytes ocupando todo meu HD.

Outras dúvidas: cada software que uso dá um problema diferente na hora de capturar, por exemplo: quando uso o windvdcreator 2 consigo gravar somentena configuração de 352X 25?. Já tentei de tudo mais não consigo mudá-la.

No ulead o sinal da imagem fica em preto e branco. Será que problema de codecs?

Tenho várias outras dúvidas mas teria que ficar escrevendo até amanhã. Se você puder me ajudar com estas esta ótimo.

um abraço

Postado

Pina,

Para que eu possa te ajudar tens que responder as minhas perguntas. Não as faço por fazer. Se responderes as perguntas que fiz estarás me ajudando a desenvolver um raciocínio baseado em problemas de placas e programas que eu conheço.

1. Como são os traços, qual a cor deles?

2. Esta imagem em baixo parece ser a parte superior da imagem de cima?

3. Qual é o Ulead que estás usando?

4. Qual a configuração da tua máquina?

O bitrate do AVI é altíssimo. Assim, este formato de vídeo de altíssima qualidade ocupa muito espaço em disco.

Se tu me ajudares informando o que te pergunto é provável que consigamos resolver este problema.

Repetindo meu post anterior...

Mais detalhes, please!...

Dizes que o trouble acontece tanto na captura from VCR quanto from TV, certo? Tanto em PAL-M quanto em NTSC from VHS?

Como são estes riscos? Na horizontal? Na vertical? Largos? Estreitos? Dois ou três na horizontal e outros embaixo na vertical? A parte do quadro da metade inferior para cima, está perfeita?

Que programa de captura estás usando?

Quais outros programas de captura tens instalado em tua máquina?

Em destaque

Qual a cor dos riscos?

Soçarba...

Mr. Walker

Postado

meu computador é um athlon xp, placa asus, 1Gb de memória e uma hd de 80 e outra de 30.

a imagem que aparece distorcida em baixo é um pedaço da parte de cima.

os programas que uso são: ulead 7, windvd creator 2, virtualdub e premiere 7.

Esse último não consigo nem ver a imagem para capturar.

Postado

Pina,

Agora, melhorou um pouco...

Perguntei também se o problema acontecia tanto em PAL-M quanto em NTSC e não me respondestte. Pero, no trouble!...

Vamos começar a trabalhar...

1. Não tenho u US7 instalado (não uso...), pero, abre-o, seleciona capture, verifica se tem um roda de engrenagem com uma chave de boca escrito Capture Settings. Se tiver dá uma beliscada neste ícone e acessa depois, beliscando também, Capture Properties. em capture Properties a primeira opção deve ser Video Capture Filter - belisca em Properties... Na janela Padrão de Vídeo vê se não está selecionado PAL-B, ou outro PALqq, ao invés de PAL-M ou NTSC. Seta o padrão referente à fonte a qual estás querendo capturar.

Se o tiro for n'água, volta aqui que o repertório não acabou. E, por favor, não sonega mais as informações que eu te pedir. Tu estás aí com a máquina que tem o problema e eu estou aqui "vendo" através do que me dizes.

Soçarba...

Mr. Walker

Postado

problema dá tanto no pal como no ntsc, qundo gravo no formato mpeg. esse problema de estar em pal b ou em outra configuração não é, pois já estou meio a par sobre esse problema.

se voce poder tirar outras dúvidas a respeito do padrão das fitas vhs gravadas em casa e das locadoras. ex: 640x480.... e se posso alterá-las na hora de gravar?

uma abraço pinaale

EDITADO POR ESTAR EM CAIXA ALTA

Postado

Pina,

O MF3 veio com um bug em PAL-M.

Assim, o Studio que equivale a esta versão do MF poderia ter vindo (acho que veio mesmo...), com tal deficiência. Pero também imagino que seja o US8.

Tu acessaste a config de Padrão de Cor como falei? Em que padrão estava setado?

Se dizes que, o tilt é tanto em NTSC quanto em PAL-M, desviemos o foco para outro ângulo.

Desinstala e reinstala o US. Ao reinstalar logo no início o instalador do U. Studio pede para selecionares o country / país no qual o soft vai ser usado. Apesar de estares no Brasil, country 55, assinala USA ou NTSC-M. Prossegue a instalação normal do prog até o final e tenta capturar para ver que bicho dá.

Padrão das fitas : Independente de quais sejam os parâmetros padrões do VHS:

1. Capturar para VCD - em MPEG-1, claro - captura já na template de VCD 352 x 240 (NTSC) - 352 x 288 (PAL-M), Bitrate fixo - para se obter uma qualidade de imagem inferior ao VHS. Comportando até 80 minutos em uma mídia CD-R / RW.

2. SVCD 480 x 480 (NTSC) - 480 x 576 (PAL-M) em MPEG-2, bitrate variável para uma qualidade de imagem inferior ao DVD.

3. DVD - MPEG-2 - 720 x 480 (NTSC) - 720 x 576 (PAL-M), template DVD, com bitrate escalonáveis de acordo com a template escolhida, sendo que para High Quality (60 Minutos em uma mídia DVD-R / RW de 4.380 gigabytes) é de 8000 kbps no MF2 e 7000 kbps no MF3. Para tomar conhecimento dos valores das demais templates ler meu tópico "Capturando com o Ulead DVd Movie Factory3 Creator" postado ontem, ou, hoje, na madruga. Nestas templates alternativas altera-se para menos os valores de Resolução / Taxa de Dados (bit rate).

Recomendo capturar direto para VCD, SVCD, e DVD porque tua placa faz compressão a hardware em tempo real. Assim, as perdas são menores que capturando em AVI puro para depois comprimir a software para o formato desejado.

Soçarba...

Mr. Walker

Postado

Quando deixo em ntsc a imagem fica quase em preto e branco e quando deixo em pal-m a imagem fica normal só que depois de gravada a imagem dá aquele problema.

Fiz o que voce me falou para desintalar o ulead mais não deu certo. Agora onde aparecia um pedaco da parte de cima em baixo aparece um faixa verde.

duas dúvidas: 1) não sei o que significa mf3.

2) capturar direto para dvd, vcd significa capturar em mpeg1

e mpeg 2?

estou demorando para responder porque uso o micro no serviço, e tenho que ir para casa fazer o teste e depois retornar a mensagem.

pinaale...

Postado

Pina,

Evoluímos!...

Vamos fazer uma operação p**pucial.

Fiz uma releitura dos teus tópicos anteriores. Se ainda estiveres como VirtualDub instalado desinstala. Para desencargo de consciência desinstala também o Premiere da Adobe. Para que não paire dúvidas deleta também o soft da Intervideo. Se tiveres algum soft Pinnacle, aí, mesmo, é que deve ser desinstalado

Entende que tu já estás careca com este problema, mas, desta vez, chegaremos a um denominador comum. Só largarei a alça do caixão quando o cadáver do defunto morto estiver a sete palmos e com uma tonelada em cima.

Quando falas que o NTSC está quase P & B, me dá vontade de perguntar se o teu VCR está configurado corretamente para sinal de saída NTSC. Se não estiver a imagem tende a ficar com um fundo quase violeta tendendo para Saint Germain.

Se tiveres o balaio igual ao do Santa Clauss - como eu tenho - desinstala um a um os softs começando pelo VDub e testa o teu UVS8 para ver se o bug continua. Não esquece de verificar antes a config do padrão de cor do VCR.

Caso contrário desinstala todos de uma vez deixando só o U7, para ver que bicho dá. Caso o problema continue. Desinstala outra vez o US7, reinstalando-o com a opção PAL-M ou Country 55 Brazil, no inicio da instalação. Se antes capturavas normalmente com o UStudio7 e só depois ele passou apresentar tal tilt, podes desde já fazer a reinstalação com opção PAL-M, e, em seguida desinstalar os demais programas. Se isto for verdadeiro, algum software que instalasse passou a dar este conflito.

Se nenhuma destas providências resultarem positivo, desinstala todos os programas de captura e edição, inclusive o Ustudio7.

MF3 é uma abreviatura para O Ulead DVD Movie Factory3 Creator que tu podes encontrar a versão trial em http://www.ulead.com. O MF2 é a versão anterior dele, que talvez encontres nos superdownloads ou downloads.com da net. Com tudo desinstalado instala o MF2 ou MF3 e tenta fazer a captura limpa.

Se mesmo assim o problema persistir reformata teu HD, para eliminar qualquer resíduo de aplicativos instalados / desinstalados. Instala o Windows... A proposito! Estás usando o Windows XP Pro SP1 ou SP2, né? Se for errada a resposta, apaga tudo e instala o XP Pro SP2.

Bem! Voltando... Instala o Windows os drivers (só) da tua placa sem os programas da ATI, e, instala outra vez o MF2 / 3.

Se mais uma vez não der certo... Bem, agora vou assistir ao Constantini. Depois, a gente pensa se não der certo...

Soçarba...

Mr. Walker

Postado

Quando você me pergunta se o vcr está configurado corretamente. você está querendo dizer se a opção do softaware está seleciona? Pois a imagem que me aparece e justamente como você descreveu.

Mas enfim, após várias tentativas resolvi formatar meu HD e instalei o MF2. Quando liguei-o a imagem estava bordo como você havia dito. Na tela de configuração estava selecionada a opção ntsc. Quando mudei para PAL a tela ficou piscando e tinha duas faixas horizontais que dividia a tela. “ quero deixar claro que esse problema dava no modo de visualização da imagem e não na imagem depois de capturada”

Depois desinstalei o mf2 e instalei o ati. Quando acione o programa a imagem era perfeita, só que na hora de capturar problemas novamente... Esse programa dá várias opções de configurações e quando acionava uma em ntsc, quando ia capturar o próprio software já me dava uma mensagem que o formato era incompatível, já quando selecionava pal-m na resolução 720X576 a imagem capturada não era das piores, mas aparecia uns riscos bem finos em toda imagem e também a impressão que ela dava umas paradas bem rápidas.

Se você possuir o corel eu posso mandar as telas de configuração do programa. Tem álgum jeito de te mandar esse arquivo através desse fórum.

estive conversando com cara que conhece um pouco de captura e ele me falou que eu deveria trocar minha placa de captura porque além da captura ela também é aceleradora de video. O que voce acha?

pinaale.

Postado

Pin,

Tenho estado ausente tentando tocar a minha VP que estava estagnada. Este meu relacionamento com vocês nos fóruns em geral (são entre 5 a 7 todos os dias), tem uma explicação. Há cerca de 3 anos, meu relacionamento íntimo com minha ex-companheira (Mãe do Vinny) começou a esfriar. Por vários fatores os quais chamo de conveniências, era mais propício que permanecêssemos coabitando a mesma residência como amigos e pais do nenê. Mudei-me do quarto do casal para o quarto do computador. Já dá para vocês imaginarem o resto.

Fórum, além de algo relativo ao meu hobby, passou a ser também uma espécie de fuga. O tempo passou. Satisfeitas as conveniências e estruturadas as partes veio a inevitável separação que já estava programada. Isto aconteceu a exatos 14 meses. Só que, eu consegui me separar da mulher, pero, não consegui me livrar dos fóruns - virou cachaça. Minha VP travou igual a um PC cheio de vírus.

O Vinny (4) fica mais comigo que com a Mãe, e, se sente "rejeitado" por causa do computador que ele se acostumou a chamar de "pucuntador". Nestes últimos dias tenho tentado desgrudar el raybow da cadeira e dar mais atenção a ele e a mim próprio. Lamento porque gosto deste intercâmbio, e, como não sou nem um pouco falso modesto, tenho plena consciência de que posso ajudar muita gente em suas dúvidas durante os primeiros passos nesta lida excitante.

A ideia do afastamento já é antiga e anunciada. Era para ter acontecido no INFO Fórum da Editora Abril. Contudo, insatisfeito com o acúmulo de posts de camelôs, sem que, nenhuma providência fosse tomado pelos gerenciadores / webmasters do fórum, me bandeei para cá, convencendo o Dinho Somaníaco - também insatisfeito - a fazer o mesmo.

Tem sido muito gratificante cada debate em cada tópico. De cada um, mesmo que não pareça, extraio sempre um aprendizado por meio de algo relatado por vocês, ou fruto das pesquisas que me obrigo a fazer para melhor poder orientar a respeito de um determinado trouble. Se algo tenho dado e, sei que o tenho feito também tenho recebido muito em retorno. Mesmo sem contar aquilo que vem em forma de calor humano e emoção pelo sucesso alcançado por cada um e pela gratidão explícita de alguns. Coisas simples como as palavras do Aldo_Levi - by e-mail - não tem bem material que suplante:

- "... Mr. Walker, tudo bem? É verdade mesmo que você pretende abandonar "o mundo virtual"??? E como é que eu e centenas de outros seguidores de seus ensinamentos ficarão?

Estou revoltado com as suas palavras no inforum/8413 (aquele papo de

colocar a mochila nas costas e sumir definitivamente...). Não acredito..." (Aldo_Levi – janeiro de 2005)

Bem, assumi que vou responder na medida do possível a cada um daqueles os quais já tenho um diálogo aberto em algum tópico. Tenham um pouco de paciência que, por certo, chegaremos a um denominador comum. Durante os próximos três meses farei tudo o que estiver ao meu alcance para deixar registrado em algum lugar dicas que poderão servir de consulta para aqueles que realmente necessitam e entendem o meu idioma. É provável que, no final de junho ou início de julho eu me ausente por período indeterminado. A tendência, no momento, é ir me afastando paulatinamente.

Fiquem frios que o fórum possui muitos orientadores de gabarito, e, sempre surgirão outros. Nunca se esqueçam que: "O inferno está cheio de gente que se considerava insubstituível". Cada um dos senhores tem condição de um dia estar aqui ensinando os neófitos a darem seus primeiros passos.

Pin,

Não tinha lido ainda teu post do dia 22/03. Vou fazer uma releitura do tópico todo e dar seqüência ao debate. Se a convivência com a companheira sobreviveu por cerca de 8 anos entre namoro e união estável, a nossa (com todos...), pode se estender por mais dois a três meses.

Soçarba...

Mr. Walker

Postado

Desculpe a minha ansiedade, é que você respondia, prontamente, a todas minhas dúvidas, e como passou um tempo sem responder achei que tinha enchido o saco de responder a um "ignorante" como eu.

Nesse meio tempo, depois de seguir suas orientações e ter formatado o hd, consegui finalmente capturar uma fita em mpeg. Só que teve alguns problemas.

1- No ulead é impossível capturar, pois tentei várias maneiras de instalá-lo e nada deu resultado. como falei antes em ntsc a tela fica meia roxa e em pal-m fica com vários riscos e piscando.

2- Na captura com o software da minha placa foi gerado um arquivo mpeg que não abriu no premiere. Tive que abrir esse arquivo no ulead e pedir para que gerasse outro arq. mpeg, e só assim consegui editá-lo no premiere.

perguntas:

1- mpeg pode ser chamado de codecs como é chamado o dvix?

2- Eu posso conseguí-lo e instalá -lo separadamente do programa e depois, usando outros programas, pedir para salvá-lo no mepeg que conseguiu, por exemplo, da internet?

3- voce mencionou outro dia que é melhor capturar Já no formato de dvd. existe algum software que captura o vhs e já transforma em vobs?

Um abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...