Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disquete de 1,30 mb


Visitante

Posts recomendados

Meu disquete da marca Niponic é de 1.44 MB e tem apenas arquivos texto (.TXT), mas quando tento gravar + um arquivo ele diz que está cheio, mesmo que em "Propriedades" seja exibido:

Espaço utilizado: 873.472 bytes (853 KB)

Estaço livre: 584.192 bytes (570 KB)

Capacidade: 1.457.664 bytes (1,38 MB)

Quero saber: 1) Se o disquete é de 1.44 MB, porque em "Propriedades" ele é mostrado como se fosse de 1.38 ? Já fui no SETUP no ms-dos mas a config. do SETUP mostra 1.44.

2) Se há espaço no disquete, porque o Windows diz que ele está cheio ? O disquete não é compactado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá patton beleza???

O disquete pode possuir setores defeituosos. Isto diminui a capacidade e conseqüentemente a confiabilidade do disquete. Faça bakcup dos dados que ele contêm e formate-o utilizando formatação rápida do Windows. analise o relatório ao final da formatação e veja se está tudo correto sem setores danificados, etc. Depois formate utilizando formatação completa para umma maior segurança e analise o relatório também.

Se setores danificados forem encontrados em qualquer um dos relatórios, não esquente a cabeça, se desfaça do disquete.  :)

Sobre o fato de aparecer 1,38 em vez de 1,44 MB isto não é só com você. É com todo mundo que utiliza o Windows 98. Não sei se nos outros Windows isto mudou. Mas, repare que nem um disquete, nem HD, nem CD-R são reconhecidos exatamente com o tamanho especificado. HD's de 40,0 GB podem ser reconhecidos (no Windows) como 38,0 GB. CD-R's de 700 MB são reconhecidos em alguns programas com 702,0 MB e por aí vai. Isto tem a ver com o sistemas de arquivos utilizado. Geralmente um HD formatado com partição(ões) NTFS tem maior aproveitamento do espaço devido ao tamanho do cluster da partição NTFS.

OK! Abraço! :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

coé beleza

um disco de 1,44MB na realidade  é de 1,440KB e não  de 1.44MB. porque um megabyte é igual  a 1,024kilobyte, o q falamos na realidade é q um disco  de 1,44MB tem uma capacidade de 1,406MB.

Quando se formatea um diskete o sistema operativo reserva a pisat mas perto da borda do disco (pista 0) quase sau totalidade e para esse proposito. a pista 0, lado 0, sector 1 contem o registro de arrenque do dos (DBR) o sector de arranque que o sistema precisa para iniciar sua operaçao.

resumindo isso ocupa espaço deminuindo a capacidade do disco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!