Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Guest patton

[Resolvido] Disquete de 1,30 mb

Recommended Posts

Guest patton

Meu disquete da marca Niponic é de 1.44 MB e tem apenas arquivos texto (.TXT), mas quando tento gravar + um arquivo ele diz que está cheio, mesmo que em "Propriedades" seja exibido:

Espaço utilizado: 873.472 bytes (853 KB)

Estaço livre: 584.192 bytes (570 KB)

Capacidade: 1.457.664 bytes (1,38 MB)

Quero saber: 1) Se o disquete é de 1.44 MB, porque em "Propriedades" ele é mostrado como se fosse de 1.38 ? Já fui no SETUP no ms-dos mas a config. do SETUP mostra 1.44.

2) Se há espaço no disquete, porque o Windows diz que ele está cheio ? O disquete não é compactado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000080'>Olá patton beleza???

O disquete pode possuir setores defeituosos. Isto diminui a capacidade e conseqüentemente a confiabilidade do disquete. Faça bakcup dos dados que ele contêm e formate-o utilizando formatação rápida do Windows. analise o relatório ao final da formatação e veja se está tudo correto sem setores danificados, etc. Depois formate utilizando formatação completa para umma maior segurança e analise o relatório também.

Se setores danificados forem encontrados em qualquer um dos relatórios, não esquente a cabeça, se desfaça do disquete.  :)

Sobre o fato de aparecer 1,38 em vez de 1,44 MB isto não é só com você. É com todo mundo que utiliza o Windows 98. Não sei se nos outros Windows isto mudou. Mas, repare que nem um disquete, nem HD, nem CD-R são reconhecidos exatamente com o tamanho especificado. HD's de 40,0 GB podem ser reconhecidos (no Windows) como 38,0 GB. CD-R's de 700 MB são reconhecidos em alguns programas com 702,0 MB e por aí vai. Isto tem a ver com o sistemas de arquivos utilizado. Geralmente um HD formatado com partição(ões) NTFS tem maior aproveitamento do espaço devido ao tamanho do cluster da partição NTFS.

OK! Abraço! :;):

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Arctic

não sei se estou certo...mas para mim..um diskete aparecer 1.38  esse espaço que falta foi usado no setor de formataçao do diskete.....se alguem puder ajudar...mas creio que seja isso..

Compartilhar este post

Link para o post
Guest danielbarça

coé beleza

um disco de 1,44MB na realidade  é de 1,440KB e não  de 1.44MB. porque um megabyte é igual  a 1,024kilobyte, o q falamos na realidade é q um disco  de 1,44MB tem uma capacidade de 1,406MB.

Quando se formatea um diskete o sistema operativo reserva a pisat mas perto da borda do disco (pista 0) quase sau totalidade e para esse proposito. a pista 0, lado 0, sector 1 contem o registro de arrenque do dos (DBR) o sector de arranque que o sistema precisa para iniciar sua operaçao.

resumindo isso ocupa espaço deminuindo a capacidade do disco

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais