Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro não liga


Visitante

Posts recomendados

Olá, possuo um COMPAQ PRESARIO 5220, Pentium 100, 24 MB de RAM, HD 854 MB, Video e Som on-board, Modem de 14.400 bps, CD-ROM 4X. Ou seja, uma belezinha rara. :) O problema é o seguinte: o micro fica numa granja onde passo férias e alguns fins de semana, e por isso, passou vários meses parado. Quando voltou a ser utilizado, ele funcionou normalmente, não fosse um único problema: estava sem som. Fui no painel de controle\sistema\gerenciador de dispositivos\controladores de som, video e jogo, removi o driver de som e reiniciei o micro. O Windows detectou novamente a placa de som, instalou o drive, mas o problema não foi resolvido. Pois bem. Fiz todo um processo de manutenção, física e lógica, executei o scandisk, o defrag, o antivirus, fiz uma limpeza interna, eliminei mau-contato entre placas...Deixei o micro funcionando perfeitamente, exceto o som.

Uma semana depois, ao voltar à granja, e ao ligar o micro, uma surpresa: nada aparecia na tela e nenhum bip era emitido (é válido salientar, que mesmo sem a placa de som funcionando corretamente, bips são emitidos quando ligamos o micro e é feito o post). Notei o seguinte: o disco rígido é acessado e o LED pisca durante um intervalo de 10 segundos; o CD-ROM pode ser aberto e fechado normalmente; no momento em que pressiono POWER, as 3 luzinhas do teclado acendem. Isso me faz crer que não seja nenhum problema com a fonte de alimentação. E mais: a luz de estado da alimentação (o LED do POWER) não está aceso (deveria ficar). Pensei no monitor, mas o mesmo responde aos comandos de brilho, contraste...Notei mais uma coisa: pressionando as teclas CapsLock, ScrollLock, NumLock, o teclado não responde e nenhuma das 3 luzinhas acendem.

Bem...restam-me 3 dúvidas: processador, memória e placa-mãe. Mas a uma semana atrás o micro funcionava perfeitamente, exceto o som (que é on-board) o que leva-me a acreditar que nada de errado está acontecendo com o processador e as memórias, me levando a crer que o problema seja da placa-mãe.

Vocês concordam ? Alguém poderia me dar alguma dica ? Qualquer sugestão será bem aceita, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se te ajuda em alguma coisa, mas comigo aconteceu algo semelhante. E acontece ainda...

Não tenho essa riqueza de detalhes que você descreveu, mas no meu caso o computador também não ligava e a placa-mãe não emitia nenhum bip. Além disso o led do HD ficava acesso constantemente.

No meu caso o problema é mau contato. Ou pelo menos é o que eu acho. Já perdi a conta de quantas vezes meu computador não ligou e em (quase) todas elas resolvi o problema mexendo na placa de vídeo.

Nas duas últimas vezes teve novidades. Por mais que tentasse mexendo na placa de vídeo não funcionava. Até que resolvi tirar e recolocar a memória. Funcionou.

E na última vez voltou a funcionar após pressionar o processador no seu slot. (É um Celeron SEPP).

Agora tenho até medo de mexer na CPU, pois qualquer movimento é um risco de que o computador não ligue novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, estava tendo o mesmo problema em uma maquina aqui a umas 2 semanas, inclusive postei aqui algumas duvidas, fiz tudo que você também já vez, troquei a fonte e nada, e finalmente descobri que era a system board, provavelmente seu caso é o mesmo, se tiver como testar com outra system board faça isto.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!