Ir ao conteúdo

EPoX 8RDA6+ Pro

477

Posts recomendados

Postado

Com o intuito de orientar os usuários sobre as placas para SocketA top de linha (tudo bem, o Socket A está saindo de linha) resolvi criar esse tópico, juntando as melhores partes de um review da ocworkbench.com Aqui.

Minha outra ideia é tira da cabeça dos usuários, que caso ele queria uma placa de alto desempenho com muitos extras deve comprar a AN7 ou a A7N8X-E DELUXE. Não que elas sejam ruins, aliás são muito boas.

Picture%201073%20copy.jpg

Picture%201077%20copy.jpg

Picture%201075%20copy.jpg

EPoX 8RDA6+ PRO

Enquanto todos os grandes fabricantes de placas mãe estão voltando seus produtos para a plataforma AMD para o Athlon 64/F, a EPoX resolveu fazer a última leva de placas mãe de alto desempenho para Socket 462. Daí surge a EPoX 8RDA6+ PRO.

Essa foi a última placa da EPOX para essa plataforma e serve portanto de referência para usuários que querem migrar de um sistema antigo para outro mais moderno, mas sem poder gastar tubos de dinheiro. Serve também para os usuários que estão com um conjunto próximo de um Athlon 64, que planejam esse upgrade, e sem dinheiro, decidirem por apenas uma placa de alto desempenho para dar uma garibada no micro.

Características:

• Suporta processadores AMD com FSB 100/133/166/200 Mhz

• NVidia NForce2 Ultra 400 / Gigabit MCP

• 3 DDR SDRAM para no máximo 3GB DDR 400 (Dual Channel)

• AGP 8x

• 6 PCI slots

• 6x SATA150 (2 pelo MCP e 4 pelo chip Silicon 3114

• 4 portas USB 2.0 ports + 4 usando o conector externo, fornecido.

• Onboard Gigabit LAN gerado por Cicada CIS8201 PHY

• Placa de Diagnósticos Onboard

• 2x Firewire IEE1394

• Som 7.1, codec ACL 850

Picture%201087%20copy.jpg

Picture%201083%20copy.jpg

Outras características:

• Ajuste do FSB de 1 em 1 MHz, até 300Mhz.

• Seleção de Multiplicador de 5 ~ 24x

• Completo Ajuste de Lantência de memórias: Cas, Tras, Trcd, Ttrp

• Ajuste da tensão do CPU até 2.025v

• Ajuste do Vdimm até 2.98v

• Ajuste da tensão do AGP até 1.8v

• Ajuste da tensão do Chipset até 2.0v

• Overclock Dinâmico

A caixa:

Vem com dissipadores, rounded cables, manuais, CD de instalação, USB bracket, cabo Serial Ata. Posteriormente, se você quiser fazer overclock poderá instalar dissipadores nos Mosfets, fornecidos.

Máquina do teste:

• EPoX 8RDA6+ Pro

• AMD Athlon XP 3200+

• 2x256M Corsair TWINX512-2700LLPT (2-5-2-2)

• Maxtor D740X-6L 40G ATA133 7200RPM

• Tyan Radeon 9700Pro / ATi Catalyst 3.2 (7.84)

• Windows XP

• nVIDIA nForce2 Unified Driver 2.03

Postado

Teste:

1 - FSB

fsb.gif

2 - Sandra 2004*

sisoft.gif

3 - 3D Mark 2001SE*

3dmark2001se.gif

4 - 3D Mark 2003*

3dmark2003.gif

5 - Quake 3*

q3.gif

* Usando Radeon 9700 Pro.

Conclusões:

Soundstorm fica faltando nessa placa. Em contra partida, você recebe Raid5 e Firewire.

Em nossos testes, conseguimos colocar nosso 3200+ rodando em 10x233 com refrigeração à ar. (vdimm 2.7 - vcore 1.7 - vchipset 1.6v). Com um Mobile, essa placa ficaria animal. Taí o Edu_Angra pra comprovar (Mobile 2600@2807MHz)

Prós

• PCI/AGP Fixo, facilitando overs.

• Gigabit Ethernet

• Firewall Onboard

• Power Pack da EPoX - dissipadores, pasta térmica, dicas...

• Ferramentas de Overclock

Contras

• Não tem Soundstorm

• Não tem IDE RAID

• Vdimm poderia ser maior 2.9v

----------------------

Aí está. Agora dá pra pensar mais em qual placa pegar, né?!

Espero que tenha ficado bom.

Fallow.

Postado
Postado Originalmente por chileno@19 de março de 2005, 18:18

Pena que faltou a AN7 nos testes pra comparar com a Epox.

Tô tentando achar.

Postado

Se a EPoX 8RDA3+ ganhou em todos os bench's não seria esta a melhor placa? (Visto que eu não faço over e estou pensando em atualizar meu pc). :-BEER

Postado
Postado Originalmente por mateushm@19 de março de 2005, 21:06

Se a EPoX 8RDA3+ ganhou em todos os bench's não seria esta a melhor placa? (Visto que eu não faço over e estou pensando em atualizar meu pc).  :-BEER

Não. Primeiro a EPoX não fabrica mais ela e se conseguir achar vai ter um péssimo custoxbenefício, segundo, já os extras da Epox 8RDA6+ PRO e viu os que a 8RDA3+ tem?, terceiro, em placas com mesmo chipset a diferença de desempenho não deve chegar nem a 5%.

Resumindo em comparação a EPoX 8RDA6 PRO possui em vantagens: overclock dinâmico, som 7.1, 6x SATA, Placa de diagnóstico, Gigabit LAN, Firewall onboard, 2 Firewire (poucas placas socket A tem) e os extras.

• 1 ano depois...
Postado
Contras

• Não tem Soundstorm

• Não tem IDE RAID

• Vdimm poderia ser maior 2.9v

Deixa eu só fazer um reparo, ela tem IDE RAID sim. As opções estão no setup basta habilitar, eu habilitei e olha o gerenciador de dispositivos o que mostra:

No Setup quando você habilita o RAID da ponte sul, habilita, também, a possibilidade de fazer RAID com os dispositivos SATA e ATA, é que eu não tenho uma maquina fotográfica digital para mostrar a tela de setup.

O que realmente faz falta é o soundstorm, mas pelo que entendi no site da NVIDIA, ela não disponibilizou no MCPgigabit esse recurso.

inté+

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...