Ir ao conteúdo

CD pirata estraga a leitora do som?

DeXt3r

Posts recomendados

Postado

É o seguinte:

O leitor ótico do CD composto por um emisssor led laser e fotodiodo, possui

um controle inteligente de ganho que se chama AGC( Automatic Gain Control). Quandoo laser é acionado ele é refletido pelo CD e chega até o fotodiodo.

Se a luz emitida refletida no cd chegar com pouca intensidade, o sistema automaticamente aumenta a corrente do laser, ou o contrário.

Geralmente os cd piratão são de má qualidade e faz o laser operar com alta corrente, isto reduz a vida útil do mesmo, mas estragar de cara não estraga não.

ps: não consegui formatar o texto :chateado:

Postado

Quer dizer então que existem esse dois fatores, sendo q no caso q o Rafael disse, é só limpar a lente e tá resolvido. já no segundo caso, teria que comprar outro laser? Mas esses sistemas de aumento de intesidade não tem um limite? tipo, de tal intensidade não pode passar, se não a vida útil cai drasticamente.

A cor da mídia ou no canhão também influencia?

já ouvi falar, q alguns CDs piratas são um pouco empenados, e esse seria um dos motivos.

Postado

É como o Cassiano disse.

O que faz diminuir a vida util da leitura não é só o fator do CD ser gravado, mas da qualidade dele e da gravação, por exemplo, um Cd gravado em 12X vai possuir muito mais erros para serem corrigidos pela leitura do que um CD gravado em 2X ou seja o de 12X provavelmente vai estragar a leitura mais rápido.

Já fiz testes com leituras com "Meia Vida" usando um CD gravado na velocidade minima e outro na máxima, e realmente a leitura consegue ler melhor Cds gravados em baixa velocidade.

Quanto a cor dos CDs não acho que influencia muito, tem gente que prefere a midia prata, mas tenho um Cd de Back Up verde da TDK a alguns anos ( na época um CDRW custava R$50,00 :zoio: )e roda direitinho até hoje, enquanto que outras cópias que fiz dele com midia prata já se deterioraram.

Postado

Teria como me explicarem como funciona a leitura de um CD?

Pelo menos acho q o diodo q recebe luz deve ter um clock, onde difine quando recebe luz e não recebe como 1 e 0.

Mas como isso funciona então? Por acaso o CD tem partes espelhadas e outras não?

Se tem um espelhamento, então a mídia preta ela é pior, pois o preto não reflete luz, só absorve?

Então o ideal é o canhão de cor branca ou da mesma cor da mídia?

Se tiver alguém com um desenho esquematizando isso eu agradeço.

Postado

"Teria como me explicarem como funciona a leitura de um CD?"

O básico é o que expliquei, o resto é complicado.

"Pelo menos acho q o diodo q recebe luz deve ter um clock, onde difine quando recebe luz e não recebe como 1 e 0."

Sim.

"Mas como isso funciona então? Por acaso o CD tem partes espelhadas e outras não?"

Na realidade, quando o laser bate no CD ele não bate apenas em um ponto, e sim em um grupo de pontos que vão representar o 1. Isto ocorre para evitar erro de leitura provocado por diversos fatores envolvidos no sistema.

Se tem um espelhamento, então a mídia preta ela é pior, pois o preto não reflete luz, só absorve?

O material que tenho tem pouca coisa sobre a cor das mídias, acredito que seja o material, nunca vi midia preta...

Então o ideal é o canhão de cor branca ou da mesma cor da mídia?

O canhão é padrão, LASER, a cor não vai alterar nada não, você imagina que a luz passa no acrílico e reflete no aluminio

Postado
Pelo menos acho q o diodo q recebe luz deve ter um clock, onde difine quando recebe luz e não recebe como 1 e 0.

Mas como isso funciona então? Por acaso o CD tem partes espelhadas e outras não?

é mais o menos isso mesmo, o laizer de gravação de cd chega a queimar a mídia que ocasiona no numero "0" ou seja, sem corrente, e nas partes que ele não queimou o laizer reflete "1"

Postado

O que acontece é que aparelhos antigos possuem uma cor de laser diferente, ou seja, o laser trabalha em um comprimento de onda que não é totalmente refletida pelo material dos CD-R e CD-RW.

A luz é refletida e refratada nesse caso, alguns aparelhos consegue "ler" o CD mas para isso aumentam o ganho de foco, desgastando a estrutura que eleva o conjunto da lente.

Na maioria das vezes o aparelho para de ler por esta estrutura estar muito danificada e não pelo laser estar com defeito.

Esse tipo de problema não ocorre nos aparelhos mais novos, que são compátiveis com CD-R/CD-RW pois a cor do laser(comprimento de onda) é totalmente refletida nesse novo material, e não refratada como nos lasers antigos.

Postado

Pode danificar os falantes e amplificadores, tambem. Pois os cds de ma qualidade, contem freqüências fora dos padroes, podendo danificar os falantes, principalmente tweters.

Postado
Postado Originalmente por Magaiver®@09 de abril de 2005, 00:10

Pode danificar os falantes e amplificadores, tambem. Pois os cds de ma qualidade, contem freqüências fora dos padroes, podendo danificar os falantes, principalmente tweters.

Isso é mito, após a conversão D/A existem filtros que impedem qualquer chance disso ocorrer!

Postado

CD Pirata não estraga o drive o que acontece é que os camaradas que vendem cds piratas gravam em qualquer midia e de preferência na mais barata possivel ou seja midia vagabunda e a mesma coisa acontece com DVDS se você comprar um DVD pirata e for gravado em midia de qualidade não estraga o driver mais se você usar midias de pessima qualidade ai sim estragará o drive de CD Drive de DVD Aparelho de DVD ou Aparelhos de som.

Esses camaradas que vendem cds piratas eles querem ganhar dinheiro sem se importar pela qualidade e quanto mais barata a midia melhor para eles pois eles ganham mais.

O melhor é você mesmo comprar um gravador de CDS e comprar suas midias e de preferência as midias acima de R$ 1,80 pois são as melhores.

Obs: Eu mesmo tenho alguns cds gravados de boa qualidade que tem uns três anos e nunca deram problemas.

Já tive cd com menos de 6 meses que estragaram uns descascaram e outros não entraram.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...