Ir ao conteúdo

Fonte Seventeam ST-522HLP muito quente!

Eduardo Nogueira

Posts recomendados

Postado

Colegas, tenho uma Seventeam ST-522HLP aqui bem quentinha. Não sou muito entendido em fontes nem em eletrônica. A fonte em ambiente refrigerado fica acima dos 40º :ahh: :ahh: :ahh: !!

Ela tem duas fans, ambas são da Sunon. Acho que estas fans estão soprando muito fraco, talvez uma ventilação mais eficiente ajudasse...talvez fans mais potentes...sei lá. :goff:

O pior é que, como utilizo um cooler Zalman 7000 no meu processador (AXP 2500 Mobile) ele fica à 1/2cm de encostar na fonte, e como a fonte está aquecendo, o cooler não consegue dissipar direito o calor gerado pelo processador...aí o processador também fica bem quente. :blink:

Conclusão...ME AJUDEM!!! :cry::cry::cry:

• Membro VIP
Postado

Pela forma como citou sobre a distância entre o cooler e a fonte, é esta a razão pra temperatura da fonte tá elevada. O fluxo de ar tá prejudicado.....foi isso que entendi!

Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO@05 de abril de 2005, 02:32

Pela forma como citou sobre a distância entre o cooler e a fonte, é esta a razão pra temperatura da fonte tá elevada. O fluxo de ar tá prejudicado.....foi isso que entendi!

Seria mais ou menos assim...o dissipador do processador e a fonte estão se aquecendo com seu trabalho natural, porém acumulando calor um do outro por estarem tão próximos?? <_<

Postado
Postado Originalmente por Eduardo Nogueira@05 de abril de 2005, 08:23

Seria mais ou menos assim...o dissipador do processador e a fonte estão se aquecendo com seu trabalho natural, porém acumulando calor um do outro por estarem tão próximos?? <_<

você pode tentar adaptar um fan entre o processador e a fonte para dissipar melhor o calor.

• Membro VIP
Postado

Eduardo

Depende do formato do cooler e da localização do soquete do processador em relação à altura(posição) da fonte! Algumas placas-mãe apresentam este soquete mais em baixo e são melhores. Noutros modelos, com o uso de coolers grandes para o processador, a distância fica reduzida e o fluxo de ar é prejudicado mesmo!

Também notei uma variação da temperatura quando insyalei minha ST. Ocorre que o cooler do XP espalha o ar numa determinada direção e o fan da fonte(120mm inferior), fica concorrendo com o ar frio e o ar quente exaurido do dissipador do processador

Postado
Postado Originalmente por Eduardo Nogueira@05 de abril de 2005, 16:40

Uma fan que caiba num espaço de 5 milímetros???  :D

"adaptar um fan" para retirar o ar quente dessa área do gabinete, não colocar um fan entre a fonte e o cooler...

Postado

Eduardo, fui eu que recomendei essa fonte, lembra ?

Olha, a minha fonte (que é igual a sua) também esquenta bastante, só que depois de muito tempo ligada.

Tente fazer o que o MEIRANETO e o netadmin estão falando, coloque um fan entre (ou próximo) a fonte e o cooler.

Postado

não seja por isso.. basta eu começar a jogar aqui algo mais pesado que a minha tb esquenta bastante.. e nem é o modelo da sua... mesmo sem jogar, em dias quentes, como é sempre aqui em fortaleza, noto q ela fica bastante kente...

Postado
Postado Originalmente por Eduardo Nogueira@05 de abril de 2005, 00:06

Colegas, tenho uma Seventeam ST-522HLP aqui bem quentinha. Não sou muito entendido em fontes nem em eletrônica. A fonte em ambiente refrigerado fica acima dos 40º :ahh: :ahh: :ahh:  !!

Ela tem duas fans, ambas são da Sunon. Acho que estas fans estão soprando muito fraco, talvez uma ventilação mais eficiente ajudasse...talvez fans mais potentes...sei lá.  :goff:

O pior é que, como utilizo um cooler Zalman 7000 no meu processador (AXP 2500 Mobile) ele fica à 1/2cm de encostar na fonte, e como a fonte está aquecendo, o cooler não consegue dissipar direito o calor gerado pelo processador...aí o processador também fica bem quente.  :blink:

Conclusão...ME AJUDEM!!!  :cry:  :cry:  :cry:

Cara, como você mede a temperatura da fonte??? Tenho uma e nunca consegue medir. Bem essa sua fonte é aquela preta com a proteção nos fios ou a prateada????

• Membro VIP
Postado

Veja como a posição do cooler do processador pode interferir, conforme a localização do soquete dele em relação à fonte.

Minha placa é a epox 8rda+ e o cooler é um Volcano7(fan laranja). A distância entre a fonte e cooler fica em torno de 0.5 cm, mas não ocupa uma área muito grande em relação ao caminho do fluxo de ar do fan da fonte, veja a foto:

stxtemp4dt.th.jpg

Postado

MEIRANETO, é a posição do cooler que não é boa ou o gabinete é (muito) pequeno ?

Citando o meu caso, o cooler fica bem longe da fonte, e o gabinete não é grande.

• Membro VIP
Postado

Na verdade, um gabinete com 4 baias é considerado o tamanho mínimo ideal, mas creio que o IDEAL mesmo, seria um modelo para servidor, daqueles onde a fonte fica num compartimento isolado da área onde é instalada a placa-mãe.

Não se deve entretanto, desprezar a análise do fluxo de ar no interior do gabinete, levando-se em conta o formato do cooler do processador, tipo/tamanho do fan da fonte, distância entre os componentes, etc.

Quando se tem 2 PCs idênticos, mas com temperaturas diferentes, há algo que NÃO tá em sintonia, seja de hardware ou software....ou mesmo um simples problema de "arrumação"!

Postado
Na verdade, um gabinete com 4 baias é considerado o tamanho mínimo ideal, mas creio que o IDEAL mesmo, seria um modelo para servidor, daqueles onde a fonte fica num compartimento isolado da área onde é instalada a placa-mãe.

Pois é, eu tenho uma vontade louca de comprar esse "gabinetão". Esse, com os cuidados devidos, seria ideal !

• Membro VIP
Postado

Repare no detalhe do local da fonte! Instalar uma fonte que tenha fan inferior, tipo a ST, implicará no bloqueio da sucção de ar desse fan para dentro da fonte, já que, existe um isolação física entre os compartimentos da fonte e da placa-mãe, que bloqueará a entrada de ar para a fonte. Pense nisso.

Para usar fontes que tenham entrada de ar traseira, não há problemas.

Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO@10 de abril de 2005, 19:47

Repare no detalhe do local da fonte! Instalar uma fonte que tenha fan inferior, tipo a ST, implicará no bloqueio da sucção de ar desse fan para dentro da fonte, já que, existe um isolação física entre os compartimentos da fonte e da placa-mãe, que bloqueará a entrada de ar para a fonte. Pense nisso.

Para usar fontes que tenham entrada de ar traseira, não há problemas.

Não é nada que um bom recorte não resolva, rs. :P

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...