Ir ao conteúdo

render e editar ao mesmo tempo

Posts recomendados

Postado

Ops pessoal,

Estou montando uma máquina nova com tecnologia Dual.

Já que nunca vi alguém trabalhar em Dual, a dúvida é: até que ponto é verdade que se pode renderizar ou exportar um projeto, ao mesmo tempo trabalhando em outro projeto? Será que não vou prejudicar a renderização ou exportação deste projeto com drop frames ou travar a máquina por sobrecarga de funções?

Obrigado pela ajuda.

configuração:

MB P4P800-E Deluxe

P4 S478 Intel 3.0 1mb/800 HT

2 pentes 512mb 400DDR

2 HDs 80gb 7200

Agp MX4000 128mb

Grav DVD Pioneer A06

captura Pinnacle DV500DVD

Gab ATX 400watts

e Adobe Premiere Pro 1.5

Postado

Cara, existem muitas fantasias quanto ao DUAL, mas vou te mostrar uma coisa simples e você decide:

O sistema Dual foi criado porque as memórias DDR não passavam de 400 e os Processadores já estavam em 800, assim como o fsb das placas mães já estavam em 800... Então, o que adiantava tem um processador e uma placa mãe rodando a 800 se as sua memórias rodavam em 400? Era a mesma coisa que tomar banho e não lavar os pés.... Então, os fabricantes de Placa mães resolveram o problema, criartam o sistema de Dual canal, ou seja as duas memórias, em paralelo lendo em 400, acabam eviando um fluxo de 800 para a placa mãe, que roda redondinho com o processador... aí a velocidade do seu sitema é realmente 800.... assim, fica a pergunta: se os caras tiveram um trabalhão para criar isso para te dar a maior possibilidade de velocidade num processamento, ainda existe alguém que queira dividir essa velocidade para realizar 2 tarefas simultaneamente? Eu não acredito, é como querer voltar ao tempo..... Certamente você fará mais rápido as duas tarefas, fazendo uma após a outra do que tentar fazer as duas simultanemente dividindo a velocidade....

Postado

Quando olhei essa pergunta antes fiquei assustado, achei que estava desatualizado, maluco, mas de forma simples e clara foi a resposta, por curiosidade essa tecnologia que permite igualar placa e processador, como fica no caso do HT em que o processador funciona como dois processadores, tendo um par memorias que trabalham em Dual e o processador em HT, como é esse processo....

Acredito que isso tem razão de ser colocado aqui, pois necessitamos de processos rápidos e temos um colega com ampla capacidade de informação em linguagem simples.....

Valeu Dinho!

Postado

Dinho,

Tú não só sanou a minha dúvida, como também decidiu por mim o que nem era pra ser decidido. Manjas muito.

O Vitorx levantou mais polêmica a respeito do HT. Pode falar sobre isso ou por enquanto vamos voltar no tempo? Acho que tú já respondesse isso. É melhor desabilitar a tecnologia HT.

Obrigado.

Postado

Teóricamente pelas informações que li, poderiamos fazer duas atividades como no exemplo do Akira, ao mesmo tempo com dois processadores, como o processador com tecnologia HT simula o funcionamento de 2 processadores e existem placas preparadas para tal tecnologia, dai a pergunta que formulei.

A explicação é clara com relação as memórias trabalhando em Dual, mas me surgiu a dúvida em relação ao HT e respectivas memórias.

Não entendi a brincadeira, não está implicito no que foi dito pelo sábio Dinho nada relativo, ou que possamos deduzir sobre os processadores HT......

Eu não desabilito, apesar da Pinnacle ja ter aconcelhado um amigo video maker a desabilitar para resolver um conflito que ele tinha.......

Postado

Amigos, o que falei sobre o Dual e HT é uma coisa bem simples e óbvia. Não falei para ninguém desabilitar o HT, ou disse que isso não funcionava. Apenas informei que se você estiver trabalhando com uma atividade de processamento pesada como é a atividade de vídeo, que chega a tomar quase 100% do processamento e gerar as mais altas temperaturas no interior do Gabinete, simplesmente não justificar dividir a capacidade de processamenteo para fazer duas tarefas, isso sim, é mais do que voltar no tempo.... Não quis ofender ninguém e jamais farei isso aqui ou em qualquer lugar, apenas dei exemplo direto da funcionalidade do Dual.

Quando se usa o HT e o Dual em multiprocesso para tarefas simples, que é o uso de mais de 80% dos PCs que existem nesse planeta, você sequer percebe a diferença e as tarefas são executadas simultaneamente. Não é de hoje que os usuários tem a mania de abrir uma quantidade enorme de programas ao mesmo tempo, mesmo antes do HT e Dual, tornando a sua máquina lenta por apenas não ter uma didática e otimização no uso do Processamento. Ainda mais com sistemas operacionais tipo o XP que é capaz de gerenciar tudo!! Se abriu todas essas tarefas e o XP deu uma travada, não é o Sistema, foi seu processamento que te deu uma resposta: você exagerou!!!

Há casos que realmente você só resolve o conflito se desabilitar o HT. O MAESTRO é um exemplo clássico, muitas das vezes dependendo da quantidade de dados do DVD que se está criando, o processo de Compilação só é realizado desabilitando um Processador. Não é difícil de saber o motivo: uma vez que o Maestro é bem anterior a essa tecnologia, e apesar de ainda ser um dos melhores programs de Autoração, já está há ums 6 anos desatualizado. mas para os programas atuais, não vejo necessidade de desabilitar, mas isso não significa que o usuário não terá que ter o beom senso de saber o que é um trabalho pesado ou não para seu sistema.

Regra básica: Se quiser trabalhar com o máximo de rendimento com vídeo, faça uma única tarefa por vez!

Postado

poxa acho q preciso ficar ativo nesse forum, porque aqui so tem feras mesmo !!! :zoio:

esse dinho entende bem da coisa. :D

recentemente adquiri um p4 3.0 HT prescout, e como ele disse não vi muita diferença no HT, quando uso ele pra duas tarefas simultaneas, ele não resolve muito não, mais mesmo assim o p4 e o melhor para videos, antes eu tinha um atlonxp 1700 e demorava 1 hora e meia e ate 2 horas para passar um filme de .avi para mpeg1, agora com o p4 esse tempo diminuiu para 30 minutos, isso sim e uma diminuiçao significativa pra mim!!

o meu p4 trabalha tbem em dual channel, tenho duas memorias de 256ddr, como o dinho falou, você não ve essa diferença, mais vale a pena ter um p4 pra quem mexe muito com videos.

:bandeira: Veioloco.

Postado

É, Amigo, você fez realmente um belo UpGrade na sua máquina!! Com certeza a diferença é percebida claramente.

Como eu disse, as tarefas de vídeo são as que mais exigem da sua máquina, e tudo funciona como uma orquestra: Processador, Placa Mãe (aqui com um grande trabalho dos Chipset tanto para controle das memórias, ponte Norte, como os controle de Media I/O, ponte Sul) e Blocos de DDR em Dual. Uma das melhores maneiras de ver a Tecnologia HT trabalhando, num só tipo de atividade (video) e usando os Processadores de maneira dividida e otimizada é por Exemplo no Adobe Premiere Pro ao fazer uma renderização, edição em Real Time. Isso era tudo muito mais lento.... agora ficou mais fácil Editar vídeo...

Postado

Dinho,

Assim como eu, muitos estarão aprendendo contigo. Eu não precisava mais comentar, mas senti na obrigação de agradecer pela abertura de seu conhecimento e também pela clareza de sua explanação. Eu ficaria muito tranqüilo se pudesse contar outras vezes com a sua ajuda.

Muito grato.

Akira.

Postado

É amigos, minha primeira participação no fórum e já entrei numa questão super interessante: problemas no tempo de render! pois bem, nosso amigo já falou a maioria das coisas que precisavam saber, e por sinal devo salientar que concordo com muito do que disse por experiência própria: realmente não é vantagem executar as duas tarefas já que estamos falando de edição de vídeo que é uma aréa que explora o conjunto processador/memória/HD(no caso da captura) de forma assustadora até para um processador HT 3.0 como é o seu caso, já no tocante ao que diz respeito ao software posso te dizer que você teria experiências mais agradáveis no tocante a velocidade e compatibilidade de arquivos com o liquid 6 da pinnacle. sou fã do premiere pró mais devo confessar que o Liquid 6 além de ter o backrendering afinado (que é o que lhe atrai) tem uma compatibilidade de formatos invejável...no premiere era uma sucessão de problemas e no Liquid até vobs se torna possível importar diretamente...outra questão é relativa a velocidade de edição e efeitos realtime...a diferença é nítida...no tocante a qualidade dos dois ainda é cedo para discutir pois meu conhecimento de premiere é muito mais avançado do que do liquid 6 ( comecei a trabalhar com ele a pouco mais de 2 meses ) o que tornaria a comparação injusta já que não tenho ainda domínio avançado, e portanto eta é uma questão a ser levantada mais tarde...um abraço a todos e espero ser útil de alguma forma. :-BEER

Postado

Akira, uma das formas mais prazerosas de aprender na Internet é usando os Foruns.... Eu sou testemunha fiel disso... Muito do que sei, aprendi por esses Foruns Internet afora!!.. E gosto de passar esse conhecimento para os amigos... Muitas vezes a solução é tão simples e não percebemos, de repente um amiga dá uma dica e tudo funciona como um Milagre...

Del Produções, seja bem-vindo por aqui e contamos com seu conhecimento e espírito de participação. Eu citei o Premiere Pro exatamente pela unamimidade que é este programa hoje em dia, até mesmo no mercado Profissional das pequenas Produtoras. Concordo com você que o Liquid 6 é superior em alguns pontos, principalmente nos já citados, mas se formos partir para a Edição arrojada o Liquid 6, e qualquer outro, perde mil vezes para o AVID PRo, esse sim, é um Editor Profissional, sendo hoje o mais usado no Mercado brasileiro para as médias e grandes Produtoras. Hoje temos algo semelhante a uma Associação a favor do AVID tornando-o quase que sinônimo de Edição aqui por nossa Terra. Eu pessoalmente não gosto de trabalhar com o AVID, pois além de seu poder, ele tem uma interface cansativa, o que te obriga a clicar em vária teclas para obter um resultado simples...

Mas todos eles funcionam muito bem com a Tecnologia HT e o Dual, que aliás, diga-se de passagem, será a tendência para o PC para o resto da vida...

Postado

Valeu dinho, muito obrigado pela recepção, eu acho que você tem razão...afinal todo profissional da área me diz o mesmo, é por isso que estou juntando uma graninha para um G5...só que não entendo nada de mac...a única coisa que sei é que ele é bem mais rápido para edição e pós produção do que o Pc, ouvi falar que o final cut é muito bom tambem...na sua opinião qual o melhor editor para mac?

outra coisa você acha que eu vou sofrer uma adaptação muito lenta? em outras palavras, a diferença de operação de um para o outro é tão gritante assim?

Minha máquina banca um serviço normal de edição, só que atualmente estou desenvolvendo conhecimentos no Commotion e no Combustion, e ai é que está o problema...criar um efeito sofisticado nestes programas sem uma top de linha é penoso, já criei coisas bem interessantes, mais que infelizmente me roubam um tempo que não tenho para desenvolver os conhecimentos na área...espero que tudo dê certo e meu sonho se torne realidade...no momento, profissionalmente não sinto falta, mais edição e efeitos são uma paixão antiga e a cada salto da edição não linear em termos de avanço tecnológico me deixam mais otimista...espero um dia consequir fazer um curta...muito obrigado pelas dicas pois vejo que tem o mesmo espírito de companheirismo que fez com que eu fizesse parte deste fórum! :-BEER

Postado

Só mais uma pergunta, no caso do avid: ele roda bem no Pc?, tenho visto em alguns fórums usuários com problemas no mesmo e para ser sincero, eu nunca procurei saber a respeito dele...eu falei tanto de mac, mais de repente não foi desta plataforma que se referia, de qualquer forma, meus agradecimentos :-BEER

Postado

Amigo.... Há defensor para qualquer tipo de coisa nesse mundo.... Há aqules que não largam um Mac por nada desse mundo e há os que não chegam perto dele por nada nesse mundo.... Tudo é uma questão de adaptação.... Eu trabalho com PC e hoje essa maquininha já tem fôlego suficiente para segurar qualquer trampo.. O AVID roda sem problemas no PC. Uso o After e o Combustion e não tenho problema.... O que é muito importante é saber que sua Ilha tem que ser exclusiva para Edição....retire tudo que é programa dele!!! Só o sistema e os programas de Edição e mais nada!!!!! Nada mesmo....nem internet!!!

E fique olhando como um P4 3.8 HT trabalha... Real Time... é um torpedo...

Postado

É amigo, talvez tenha razão, vou consequir uma máquina barata pro básico e colocar só minhas feramentas de edição na próxima formatação...valeu a dica (agora sei porque um amigo meu foi fazer manutenção numa máquina de um cliente que trabalha na área e ele não deixou nem ele instalar o winzip)!

Acho também que devo dedicar mais tempo aos fórums, consegui muitas dicas legais nestes, como a sua por exemplo, não vou desistir do mac, mais pelo menos vou ficar com um Pc mais rápido...obrigado pela dica!

• 2 meses depois...
Postado

Não Moysés.

Refere-se a combinações de esforços de processador+memórias em 2 atividades pesadas distintas e simultâneas (vídeo-processamento e back render, por exemplo exemplo).

Mas aqui no fórum essa discussão está ultrapassada. Hoje discute-se a exportação de projetos "sem necessidade de renderização".

Postado
Postado Originalmente por Akira@07 de julho de 2005, 18:03

Não Moysés.

Refere-se a combinações de esforços de processador+memórias em 2 atividades pesadas distintas e simultâneas (vídeo-processamento e back render, por exemplo exemplo).

Mas aqui no fórum essa discussão está ultrapassada. Hoje discute-se  a exportação de projetos "sem necessidade de renderização".

Akira!

Como é que faz para gravar um filme editado sem a renderizar o projeto, porque estou com problema na renderização de um filme de 43 min. no pinnacle 9.3.

Vanderlei :-BEER

Postado

Vanderlei,

Eu não sou a pessoa indicada pra discursar sobre. O Somaniaco já falou num dos tópicos a respeito.

Você só vai conseguir essa façanha em workstations específicas, como por exemplo, Liquid Edition Pro.

Akira.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...