Ir ao conteúdo

Para os que falam que proc. amd esquentam

obake

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Depende da comparação...

No teste que você pos o link, mostra:

Intel Pentium 4 1.80GHz (Willamette)      - 66.1

AMD Athlon XP 2200+ (Thoroughbred-A) - 67.9

Veja bem: Não estou comparando processamento e sim aquecimento, haja visto que ambos citados operam em 1.8Ghz...

Ou estou errado???  :D

Postado
Postado Originalmente por Rosted.Metal@26 Mar. 2003,23:20

Depende da comparação...

Veja bem: Não estou comparando processamento e sim aquecimento, haja visto que ambos citados operam em 1.8Ghz...

está errado sim, pois o xp aguenta até 90º enquanto o Lentium-4 se passar de 70º já era, entendeu?

Postado

só um pequeno adendo ...P4 não passa de 70 graus celsius.E melhor faz assim cata o seu Xp e bota ele pra rodar a 85 graus....depois se me fala o que aconteceu..!

Abraços...

Postado

Postado Originalmente por chefano@26 Mar. 2003,23:58

só um pequeno adendo ...P4 não passa de 70 graus celsius.E melhor faz assim cata o seu Xp e bota ele pra rodar a 85 graus....depois se me fala o que aconteceu..!

Abraços...

não acontece nada amigo, já teve gente aqui que aconteceu isso, ele apenas vai travar , agora já um Lentium-4 a 85º capaz de a casa pegar fogo, ahahahahahaha

Pentium-4 não aguenta o esquentamento cuidado consumidores!

Postado

Cara ......na boa...eu acho q você deveria se informar antes de sair postando comentarios......

Primeiro os "Lentium- 4  "como  você mesmo diz.... possuem um sistema interno de gerenciamento do proc.. no qual monitora a temp do mesmo . Tal sistema ao identificar q a temperatura do proc esta pondo em risco a integridade do mesmo ..aciona um outro sistema de Thermal Throttling .você já viu algum P4 torrado por ai(sem oc)?Eu não...e também nunca vi um xp rodando ou até mesmo travado a 85 graus q possa ser ligado novamente e funcione como novo......

Postado
Postado Originalmente por chefano@27 Mar. 2003,10:04

Cara ......na boa...eu acho q você deveria se informar antes de sair postando comentarios......

Primeiro os "Lentium- 4  "como  você mesmo diz.... possuem um sistema interno de gerenciamento do proc.. no qual monitora a temp do mesmo . Tal sistema ao identificar q a temperatura do proc esta pondo em risco a integridade do mesmo ..aciona um outro sistema de Thermal Throttling .você já viu algum P4 torrado por ai(sem oc)?Eu não...e também nunca vi um xp rodando ou até mesmo travado a 85 graus q possa ser ligado novamente e funcione como novo......

Um dia eu tirei o cooler de um P4 em funcionamento e esquentou tanto que o DIE saltou e ficou grudado na minha testa!! huahuahuhauha :laugh:   Putz!! Tsc Tsc Tsc!!

Postado

Chefano, o P4 pode até não "torrar", mas se esquentar a performance dele cai pra menos da metade!

Esse negócio de ver Athlon em 85ºC e não funcionar direito depois também é mais complexo do que parece. Até onde eu sei, a temperatura máxima suportada pelo Athlon é de 90ºC medida pelo DIE. Algumas placas-mãe medem pelo soquete, o que pode dar uma diferença de 10, as vezes até 15ºC pra menos.....será que este processador estava realmente em 85ºC (DIE)??

QUanto a piadinha do RC7777, nunca vi heat spreader (se bem que você falou DIE, mas td bem) do P4 voar por calor, mas já vi P4 "explodir" em temperaturas abaixo de 0ºC.

O heat spreader se descolou do P4 e nunca mais ligou.....

Temperatura não é argumento pra ser usado contra Athlon XP, canso de dizer isso.  Só usar o cooler adequado. Esse troço de P4 não esquenta e Athlon Xp esquenta é soda.

Chefano, já vi posts teus e sei que você saca o suficiente disso pra não usar isso como argumento.  :;):

Outra coisa.......o Athlon não tem proteção contra isso (se bem que ouvi rumores dizendo que iam pôr Throttling no Barton, não sei se colocaram mesmo), mas com certeza a maioria esmagadora das boards tem..... :)

Postado

Grande Info!

Poxa show o que você disse....Parabens! Cara eu sou a favor do Xp ..como eu sou a favor do P4 ...eu já vi varias pessoas por ai q retiraram o heat spreders e meu ...das duas uma ou se arrependeram por detonar o die ou simplesmente descobriram q a solucao adotada pela intel apresentava uma perda muito pequena...comparada com a refr. "direta"do die.

Sabe ...eu tenho uma A7M(com a mod dos mult)  q se "foi" a pouco tempo atras.. já tive um também de 1.33 e um de 1.4(esse ficou pouco na minha mao) com um FOP38(alguem já tentou dormir com um desse na sua orelha  :D) pra refr. eu eu sei muito bem o quao esquenta esse proc...sei também q o P4 também skenta ..tanto quanto ou até mais .Como você mesmo disse esse argumente não pesa nada na hora da eskolha do proc basta você ter a solucaum  certa pra dar conta de tanta potencia dissipada....

Sabe acho q já é mais q na hora de acabarmos com essas briguinhas....Acho eu q se AMD ivestisse em parcerias com fabricantes de coolers como a AVC a Global Win ..e outras...aliada com uma boa propaganda esse mito de q o P4 skenta menos q os Athlons jamais existiria,,,,,E mais ...de que interessa pra mim...e pra outros usuarios q o os AMD chegam até 90 graus .. e q os P4 não podem passar do 70 ....todos nos queremos o melhor para nossas maquinas....jamais permitindo q a temp represente uma real possibilidade de dano...

E assim q conversando ....e trocando conhecimentos chegamos a luz.. :o ,hehehe .... Cada um tem aquilo q pode ter .....dependendo tanto do bolso ...quanto da necessidade...ou dos 2!~.....Se me oferecessem um barton com 512 de cache eu um nforce 2 eu nossa....pegaria na hora...mas como eu to sem $$$$$$ e nada cai do ceu...eu vou espera pra ve o que rola...entre os lancamentos da AMD e da Intel (essa briga de cachorro grande promete).

Abraços! !!!

Postado
Postado Originalmente por InfoManiac@27 Mar. 2003,17:39

Chefano, o P4 pode até não "torrar", mas se esquentar a performance dele cai pra menos da metade!

Esse negócio de ver Athlon em 85ºC e não funcionar direito depois também é mais complexo do que parece. Até onde eu sei, a temperatura máxima suportada pelo Athlon é de 90ºC medida pelo DIE. Algumas placas-mãe medem pelo soquete, o que pode dar uma diferença de 10, as vezes até 15ºC pra menos.....será que este processador estava realmente em 85ºC (DIE)??

QUanto a piadinha do RC7777, nunca vi heat spreader (se bem que você falou DIE, mas td bem) do P4 voar por calor, mas já vi P4 "explodir" em temperaturas abaixo de 0ºC.

O heat spreader se descolou do P4 e nunca mais ligou.....

Temperatura não é argumento pra ser usado contra Athlon XP, canso de dizer isso.  Só usar o cooler adequado. Esse troço de P4 não esquenta e Athlon Xp esquenta é soda.

Chefano, já vi posts teus e sei que você saca o suficiente disso pra não usar isso como argumento.  :;):

Outra coisa.......o Athlon não tem proteção contra isso (se bem que ouvi rumores dizendo que iam pôr Throttling no Barton, não sei se colocaram mesmo), mas com certeza a maioria esmagadora das boards tem..... :)

você pegou pesado em Bamby...!! Será que você não percebeu que fiz aquilo só pra zoar?  :laugh:  você não precisa me ensinar nada, pois eu sei que eu falei b os ta. :laugh:

É que eu não sou a favor nem do P4 e nem do Athlon XP..Só procuro discutir quando vejo algo errado.

T+ :(  :laugh:

Postado
Postado Originalmente por edurm+26 Mar. 2003,23:39-->
Rosted.Metal@26 Mar. 2003,23:20

Depende da comparação...

está errado sim, pois o xp aguenta até 90º enquanto o Lentium-4 se passar de 70º já era, entendeu?

Se o processador so aguenta ate 90C...

Como o grande Gabriel torres consegui fazer um XP2800 rodar a 100graus normalment?

Postado
Postado Originalmente por Just.Shoot.Me@30 Mar. 2003,01:15

Como o grande Gabriel torres consegui fazer um XP2800 rodar a 100graus normalment?

E você acreditou nisso?

Nesses testes do Clube do Hardware ficou faltando esclarecer muitas coisas, como essa da temperatura.

Postado

Seguinte povo... trabalho com quase todos os tipos de processadores no mercado e sempre verifico as tameparaturas dos mesmos para que não haja problames futuros. Pra começo de história, para qualquer tipo de processador, convém utilizar o cooler adequado para seu clock, bem como um gabinete que permita melhor fluxo de ar. Não se pode comparar temperaturas de processadores se a massa metálica, o volume e o fluxo de ar da ventoinha do cooler não forem também iguais. A não ser que comparemos as temperaturas pelo quesito da funcionabilidade normal. Claro que coolers com mais massa e área de troca de calor com o ambiente, bem como melhor fluxo de ar, tendem a baixar muito mais a temperatura dos processadores.

Mas não é só cooler e gabinete que vão interferir na temperatura do processador em uso normal. Vejamos a placa mãe utilizada, a placa de vídeo e até quem diga, a placa de fax-modem, além das memórias utilizadas (inclui-se a cache).

Nas minhas experiências, um Pentium III 750Mhz só abaixou sua temperatura quando mudei a placa de vídeo (Savage 4 PRO 32Mb) por outra de 32Mb da SIS. O que antes era de 81°C pasou para 41°C - após a troca.

Para quem usa Athlon Thunderbird 1Ghz a 1.4Ghz, uma temperatura de 44°C a 57°C está dentro dos limites normais. Para quem utiliza Duron, uma temperatura de 38°C a 57°C também está dentro dos normais. Para quem usa Pentium 4, uma temperatura de 38°C a 60°C, também está dentro das normalidades de operacionabilidade.

Quem for usar arquiteturas AMD, optem por placas que garantam a vida útil do processador caso o cooler venha a falhar. Cito as Soyo SY-K7VTA B, SY-K7VTA Pro (excelente!), as Soyo Dragon e a Asus A7A-266 C. Recomendo estas placas devido ao fator de que elas protegem o CPU contra temperaturas acima do normal. Estas placas, aod etectarem que o cooler está com mau funcionamento, desligam a máquina automaticamente. Por isso, procuro vender aos meus clientes placas como estas. pois evitam muita dor-de-cabeça.... Abraços a todos!

Postado

Depois que alguns p4 começaram a morrer repetinamente la fora o thermal throthling ficou sobe suspeita

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por McCloud+30 Mar. 2003,02:14-->
Just.Shoot.Me@30 Mar. 2003,01:15

E você acreditou nisso?

Nesses testes do Clube do Hardware ficou faltando esclarecer muitas coisas, como essa da temperatura.

Muitas placas tinham bugs no reconhecimento do sensor de temperatura do TBred. A minha Epox 8K3A+ eu verifiquei que a temperatura aumentou 15ºC ao passar de um Palomino que dissipava mais para o TBred. E eu tenho também um multimetro com termopar e pude verificar que estava até mais frio. Fiz uma calibração e descobri os 15ºC de diferença.

Outras placas também tinham esse problema. Não sei se era o caso. Evidentemente que estava errado 100ºC, teria que ter testado para descobrir qual o erro.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por InfoManiac@27 Mar. 2003,17:39

As nforce2 pelo menos você tem a opção de ativar na BIOS. Acho que funciona até com o TBred e mais antigos (mas acho que precisa do diodo térmico), pois você só precisa inserir um sinal fora de fase (com um STPCLK#) para fazer o processador consumir menos e evitar o pior. É a southbridge que manda um o comando e também define um porcentagem do tempo em que o processador irá ficar parado (em geral é 50%).

Eu não sei onde está definida essa temperatura. Eu defini em 85ºC para ele desligar (o padrão é 110ºC). Mas tem outras opções, que você só define até no máximo 75ºC. Depois olho com cuidado pra tentar entender. Mas como não vou usar, o clock throttling está desativado.

Postado
Postado Originalmente por sledgehammer+30 Mar. 2003,22:19-->
InfoManiac@27 Mar. 2003,17:39

As nforce2 pelo menos você tem a opção de ativar na BIOS. Acho que funciona até com o TBred e mais antigos (mas acho que precisa do diodo térmico), pois você só precisa inserir um sinal fora de fase (com um STPCLK#) para fazer o processador consumir menos e evitar o pior. É a southbridge que manda um o comando e também define um porcentagem do tempo em que o processador irá ficar parado (em geral é 50%).

Eu não sei onde está definida essa temperatura. Eu defini em 85ºC para ele desligar (o padrão é 110ºC). Mas tem outras opções, que você só define até no máximo 75ºC. Depois olho com cuidado pra tentar entender. Mas como não vou usar, o clock throttling está desativado.

Sledge, eu andei vendo em fóruns gringos o pessoal sentando o pau nesse  Throtling da Nforce. Nunca vi direito a BIOS da Nforce, mas eu acho que eles estavam reclamando dessa opção que permite escolher o tempo em que ele fica idle. Agora eu não consigo me lembrar qual era o problema que dava......pelo menos o pessoal da 8RDA estava mandando desabilitar....deve ser a mesma coisa na NF7-S.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por InfoManiac@31 Mar. 2003,06:40

Sledge, eu andei vendo em fóruns gringos o pessoal sentando o pau nesse  Throtling da Nforce. Nunca vi direito a BIOS da Nforce, mas eu acho que eles estavam reclamando dessa opção que permite escolher o tempo em que ele fica idle. Agora eu não consigo me lembrar qual era o problema que dava......pelo menos o pessoal da 8RDA estava mandando desabilitar....deve ser a mesma coisa na NF7-S.

Bem, não tive tempo de testar. Se você me passar o link, ajuda.

O que as pessoas reclamam é que isso pode causar perda de performance (como nos P4 mais sarados, que é bem notável).

Pra quem manda 1.9V ou mais no bicho, 2.3GHz pra mais, é inevitável chegar próximo dessas temperaturas mesmo com bons coolers.

Postado
Postado Originalmente por sledgehammer@01 Abril 2003,08:43

O que as pessoas reclamam é que isso pode causar perda de performance (como nos P4 mais sarados, que é bem notável).

Pra quem manda 1.9V ou mais no bicho, 2.3GHz pra mais, é inevitável chegar próximo dessas temperaturas mesmo com bons coolers.

Ah, era isso aí.

Exatamente como no P4!!!! Eu tinha visto no AMDMB, principalmente no fórum das EpoX.

Tá certo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!