Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilador de Relaxação?


Medx

Posts recomendados

Eu preciso montar um oscilador, para piscar lampadas de sinalização e para deixa o sistema mais robusto (e barato), eu gostaria de montar um oscilador de relaxação com TRIACs. Alguém conhece sites ou tem algum material sobre esse tipo de oscilador? Alguma dica de como proteger o circuito de surtos e etc?

Obrigado :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@19 de abril de 2005, 11:51

Medx, usa um 555 acionando um optoacoplador com triac, é baratinho.

Eu sei, mas eu queria evitar de usar CIs pois não pretende usar um transformador de isolação e queria fazer algo mais robusto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer um sistema robusto, que só serve pra piscar, então fuja dos TRIACS (pelo jeito é muito "high-tech" para o que você quer :P )

Sugiro algumas coisas:

Oscilador a relé (é bem simples, mas tem que ter uma parte em DC, e é feio)

Piscadores térmicos (não sei se é esse o nome exato, é como sempre funcionaram os piscas do carro, um bimetálico que, ao esquentar, entorta e abre o circuito, esfriou ele volta a fechar).

É feio, é tecnologia da idade da pedra, mas é funciona e é raro queimar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Medx@19 de abril de 2005, 19:29

Eu sei, mas eu queria evitar de usar CIs pois não pretende usar um transformador de isolação e queria fazer algo mais robusto.

Graaande Medx...então, olha não recomendo você usar "piscadores térmicos" (nada contra você tabgal), pois seria complicado (não diria complicado, mas trabalhoso) para você fazer o acionamento do sensor bimetálico. você precisaria usar um resistor de potência em série com um lampâda ou usar um gatilho de efeito corona.

O Cassiano BH te deu uma ótima ideia. Quem disse que por ter algum CI, esse circuito não poderia ser robusto??? Tudo depende dos TRIAC's que você tem. Se você utilizar TRIAC's de 8A, você poderia controlar cargas de 880W por canal! Se você utilizar circuitos digitais, você poderia controlar até 4 canais, obtendo uma saída de 3520W. Isso para mim, me parece bem robusto....Quanto a proteção...isso o Cassiano BH também já deu a resposta...a utilização de uma interface optoacopladora.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ferreira@20 de abril de 2005, 03:42

Graaande  Medx...então, olha não recomendo você usar "piscadores térmicos" (nada contra você tabgal), pois seria complicado (não diria complicado, mas trabalhoso) para você fazer o acionamento do sensor bimetálico. você precisaria usar um resistor de potência em série com um lampâda ou usar um gatilho de efeito corona.

O Cassiano BH te deu uma ótima ideia. Quem disse que por ter algum CI, esse circuito não poderia ser robusto??? Tudo depende dos TRIAC's que você tem. Se você utilizar TRIAC's de 8A, você poderia controlar cargas de 880W por canal! Se você utilizar circuitos digitais, você poderia controlar até 4 canais, obtendo uma saída de 3520W. Isso para mim, me parece bem robusto....Quanto a proteção...isso o Cassiano BH também já deu a resposta...a utilização de uma interface optoacopladora.

Espero ter ajudado.

Eu não sou muito fã de fontes sem transformador, você não tem isolação da rede elétrica e a corrente de consumo tem que ser constante.

O problema não são os TRIACs e sim o oscilador, esse circuito já existe, usando um CMOS 4047 porém já vi 2 circuitos desses que pegaram fogo, literalmente.

Esse circuito é usado para sinalização, tipo aqueles "pisca-pisca" que existem nas saídas das garagens de prédios e eu gostaria de montar algo mais durável.

A potência não é o problema, acredito que a potência das lampadas não passe de 200W e são só 2 canais.

Eletrotécnica não é minha area, na verdade trabalho com eletrônica e telecom, o que seria esse sensor bimetálico e esse gatilho de efeito corona?

Obrigado a todos pelas dicas :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será então que não seria mais fácil usar uma fonte com transformador (daí oscilador + opto)?? Não precisa ser nada gigante, um trafo 12V de 100mA dá e sobra, e é bem pequeno.

Se bem que continuo achando que o oscilador a relé é mais fácil e garantido.

Bastta fazer assim: Você vai ter 2 relés, um que é o "oscilador" e o outro que vai ser o "comando".

No oscilador não me lembro direito, mas você liga a bobina em série com os contatos NF, daí coloca um capacitor (grande) em paralelo com a bobina. Se tirar o capacitor ele vira um zumbidor.

Daí nos contatos NA (de preferência use um relé com os contatos separados) você liga a bobina do 2o relé, que vai ligar / desligar as lâmpadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ferreira@20 de abril de 2005, 08:59

Boa sugestão tabgal!!!

Medx, não entendi??? O oscilador fica separado da etapa de potência. Ele é alimentado por um trafo pequeno em regime DC. Em caso de curto...isso não conseguiria passar pelo isolamento.

Depois, você pode usar "simples" fusíveis...ou dijuntores.

Eu não expliquei o circuito direito, ele tem um oscilador usando o CMOS 4047 que é alimentado por uma fonte sem transformador, os 2 sinais de saida excitam 2 fotoacopladores(foto diac) que por sua vez acionam ou não 2 triacs que acionam as lampadas.

O circuito explodiu, literalmente, eu estava querendo montar um circuito no qual o oscilador 4047 seria substituido por um oscilador a relaxação com neon e diacs mas mudei de ideia. Pensei em usar um transformador mas não posso aumentar muito o custo

Vou montar o circuito original com algumas proteções: centelhador na placa de circuito impresso, varistor e aterramento. Esse não pega fogo :D

Obrigado a todos :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!