Ir ao conteúdo

Esfriando um P4 3.2Ghz PRESCOTT

Fabsoldier

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Recentemente mudei meu Pc que era um ATHLON XP 2600+ (2133mhz FSB 266) para um ATHLON 64 3000+ (1.8Ghz) Soquete 939 e fiquei um pouco desapontado com o desempenho em emuladores como MAME e outras aplicações. A única coisa na qual fiquei empolgado foi somente com as temperaturas do ATHLON 64 que eram de 35º C processador e 26º C a temperatura interna do gabinete.

Devido a falta de desempenho dos Athlons (meu XP 2600+ ganhava do Athlon 64 3000+ no MAME) decidi então montar um P4 3.2Ghz PRESCOTT Soquete 478 (o mesmo da minha assinatura) para ver se teria alguma diferença de desempenho. Usei o gabinete Satellite 200k http://www.satellitebr.net/v2/produtos.asp...Gabinete%20200K (o mesmo que eu usava nos Athlons) para montar o P4 3.2Ghz e logo de cara levei um susto pois tinha acabado de ligar o PC, entrado no Setup e a temperatura do P4 já estava em 53ºC :wow:

Após o boot da placa mãe tive a infeliz notícia de que seria necessário reinstalar o WinXP e sem demoras o fiz, reconfigurei tudo e instalei jogos e emuladores principalmente o MAME com jogos pesados como Killer Instinct 2. Após tudo configurado comecei então a jogar, depois de algum tempo o Pc alertava e ao verificar as temperaturas levei um susto, o P4 estava em 70º C normal e chegava a 74º C quando em full load :ahh:

A temperatura dentro do gabinete ficava em 45ºC e então não pensei duas vezes, desliguei na hora o PC e fui atrás de soluções para o problema de super aquecimento.

Pesquisei vários itens e li as instruções sobre os novos requerimentos de gabinete para os P4 PRESCOTT, foi aí que comecei as compras.... Peguei um gabinete VCOM CK-09 http://www.waz.com.br/images/vcom_gabinete...perola_ampl.gif com dois coolers frontais sugando ar frio, um cooler lateral também sugando ar frio e instalei na parte traseira do gabinete uma ventoinha de 120mm sugando ar quente para fora junto com o fan da fonte desempenhando a mesma função.

O cooler do processador agora é um Satellite Cooler AC-13 http://www.satellitebr.net/v2/produtos.asp...=Cooler%20AC-13 que segue o mesmo estilo dos AERO 7 da Cooler Master só que funcionando a 3500rpm sem controle de rotações.

Comprei também uma "bisnagra" de pasta térmica Artic Silver e após isso fui para o reteste, montei novamente o Pc usando o novo gabinete com a fonte original que veio no VCOM CK-09 que é uma ATX 400Watts com 18A na linha 12V+.

Os resultados foram os seguintes:

Temp. P4 3.2Ghz PRESCOTT: 54º C :palmas:

Temp. interna do gabinete: 33º C :-BEER

A melhora foi incrível, para se ter uma ideia a temperatura dentro do gabinete caiu de 45º C para 33º C devido aos novos padrões do gabinete CK-09 com a ajuda das ventoinhas sugando ar frio e retirando ar quente.

O P4 agora está funcionando em 54º C sendo que chega no máximo a 59º C quando estou jogando no MAME ou usando jogos 3D como NFS Underground.

Realmente a melhora foi considerável, para quem pensa em montar um P4 PRESCOTT essas são as minhas dicas, recomendo o P4 principalmente para aplicações que exijam clock de processamento como o MAME, nestas aplicações o meu P4 3.2Ghz simplesmente destruiu com o Athlon XP 2600+ e o Athlon 64 3000+ Soquete 939.

Para quem quiser fazer os testes é só baixar o MAME 32, pegar os jogos Killer Instinct e Killer Instict 2 e ver se o seu Pc é rápido o suficiente para rodar os jogos citados a 60 FPS!

Desta forma conclui que dizer que os ATHLONs 64 são os melhores para jogos não é 100% verdade pois existem os jogos emulados, alguns destes requerem muito CPU clock e portanto os P4 levam vantagem neste quesito. Para se ter uma ideia, o meu Athlon XP 2600+ rodando a 2133mhz FSB 266 detonou o Athlon 64 3000+ 1.8Ghz Soquete 939, o athlon XP rodou Killer Instinct 1 sem problemas mas no Killer Instinct 2 ele morria, não rodava o jogo sequer a 50 FPS. O Athlon 64 3000+ não rodou legal nem o Killer Instict 1 devido ao seu baixo clock de 1.8Ghz.

Para quem quiser saber mais sobre os itens que comprei basta dar uma olhada nos links abaixo:

http://www.satellitebr.net/v2/produtos.asp...=Cooler%20AC-13

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=27713710

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=27851658

Acho que agora até posso arriscar fazer um overclock B) no meu novo P4 :D

Postado

Com certeza Gabinete e o novo cooler foram os principais fatores para esse "resfriamento"! O meu Athlon 64 vice assinatura fica em no maximo 47°C com tem ambiente em 30°C!

Em termos de qualidade, você está mais satisfeito com seu P4 do que sei 64?

Abraços

GuiX

Postado
Postado Originalmente por GuiX@07 de maio de 2005, 15:18

Com certeza Gabinete e o novo cooler foram os principais fatores para esse "resfriamento"! O meu Athlon 64 vice assinatura fica em no maximo 47°C com tem ambiente em 30°C!

Em termos de qualidade, você está mais satisfeito com seu P4 do que sei 64?

Abraços

GuiX

O meu Athlon 64 é o 3.000+ (1.8Ghz) Soquete 939 e ele perdeu para o meu Athlon XP 2600+ (Fsb 266 2133mhz) em emulação e empatou nos testes que fiz no 3dMark 2001. Achei o Athlon 64 muito lento, só pode ser devido ao clock baixo que utilizaram pois as memórias eram as mesmas assim como a placa de vídeo em todos os PCs.

Talvez pegando um 3200+ Soquete 939 as coisas melhorem pois este sim já roda a 2Ghz...

No momento sem dúvida alguma o Pentium 4 3.2ghz Prescott é o meu melhor PC, roda os jogos mais pesados dos emuladores sem problemas e o desempenho 3D também melhorou bastante.

No 3DMark 2001 as pontuações ficaram da seguinte forma:

Athlon 64 3000+/GeForce 3 TI 200 normal = 7.650 pontos

Athlon 64 3000+/GeForce 3 TI 200 overclock 235/515 = 8.575 pontos

Pentium 4 3.2ghz/GeForce 3 TI 200 normal = 8.525 pontos

Pentium 4 3.2ghz/GeForce 3 TI 200 overclock 235/515 = 10.535 pontos

Não fiz testes no 3DMark 2003 porque minha VGA ainda está a mesma e não aguenta muita coisa, mas em alguns meses estarei de VGA nova e com certeza farei mais testes!

Faça os testes você também, baixe o MAME 32 e os jogos que citei e verás que quando o negócio é clock speed (Mhz) os Pentium 4 mostram do que são capaz!

Postado

Perai, tem alguma coisa errada ai, em qualquer teste que voce pegar o Athlon-64 é mais rápido que Pentium-4 para jogos,

Esse seu resultado está muito baixo, qual era sua placa mãe para o athlon-xp? você instalaou os drives GART para AGP ?

Tá muito, muito baixo esses seus pontos, eu com essa configuração:

1700+@2400+ ti 200 asrock K7S8X (sux placa-mãe) DDR 400@333 3-5-5-7

(Memória e placa mãe vagabundas) fiz 6485 com uma gf3ti200

http://service.futuremark.com/compare?2k1=8523189

Se eu tivesse usado uma placa-mãe com Nforce2 e memória boa passava os 9000 pontos facilmente

Postado
Postado Originalmente por edurm+07 de maio de 2005, 19:43-->
Perai, tem alguma coisa errada ai, em qualquer teste que voce pegar o Athlon-64 é mais rápido que Pentium-4 para jogos,

Negativo amigo, você está simplesmente equivocado pois dizer que em qualquer teste de jogos os ATHLON 64 serão melhores é no mínimo fanatismo. Não quero causar polêmicas, teste você mesmo fazendo o download do MAME e baixando também os jogos que citei....

edurm@07 de maio de 2005, 19:43

Esse seu resultado está muito baixo, qual era sua placa mãe para o athlon-xp? você instalaou os drives GART para AGP ?

Tá muito, muito baixo esses seus pontos, eu com essa configuração:

1700+@2400+ ti 200 asrock K7S8X (sux placa-mãe) DDR 400@333 3-5-5-7

(Memória e placa mãe vagabundas) fiz 6485 com uma gf3ti200

Os resultados que citei são referentes ao Athlon 64 e ao P4 3.2Ghz, eu não liste nenhum resultado no 3DMark usando os Athlon XP mas vou aproveitando que ainda estou com os meus Athlon XP irei responderei suas dúvidas. As placas mãe que utilizo com o Athlon XP são uma A7V266-C e uma A7V600-X, os resultados no 3D Mark 2001SE ficaram da seguinte forma:

Athlon XP 2600+ (2133mhz)/GeForce 3 TI 200 normal = 7.633 pontos

Athlon XP 2600+ (2133mhz)/GeForce 3 TI 200 overclock 235/515 = 8.798 pontos

Os resultados estão na média pois se trata de uma Geforce 3 TI 200 e não de uma Geforce 4 TI 4200 caso você tenha confundido. Talvez as coisas melhorassem se eu tivesse utilizado uma placa-mãe com NFORCE 2 Ultra 400 mas a diferença não seria tão enorme a ponto de passar dos 9.000 no 3DMark2001SE sem overclock na placa de vídeo.

Postado

Aproveitando eu estava com um Pentium 4 3.0 e troquei para um 3.2 para minha surpresa ele ficou com a temperatura mais baixa que o anterior e com um melhor rendimento.

Em uso normal sem ser Full ele fica em 36 graus aqui aonde eu moro esta uma temperatura ambiente.

Em full usando para converter video não passa de 47 graus.

Placa P4P800-E DELUXE

Cooler Original

Gabinete Satellite normal 4 baias com um ventilador e duto para o processador.

Sem sombra de duvida hoje é o melhor processador do mercado PARA TUDO não adianta comparar que vai se chegar nessa conclusão, e o preço esta bem razoavel é só procurar.

Postado

Um A64 3000+ com problema de desempenho para rodar um emulador, tem alguma coisa de muito errado aí, se você verificar reviews de diversos sites de hardware o A64 ganha em todos os testes de desempenho em jogos comparado ao P4.

Postado
Postado Originalmente por netadmin@08 de maio de 2005, 20:57

Um A64 3000+ com problema de desempenho para rodar um emulador, tem alguma coisa de muito errado aí, se você verificar reviews de diversos sites de hardware o A64 ganha em todos os testes de desempenho em jogos comparado ao P4.

Realmente tem algo errado com o Athlon 64 3000+ Soquete 939, esse algo é nada mais nada menos que o clock real que o o processador funciona, são míseros 1800mhz (1.8Ghz). Qualquer Athlon XP a partir do 2600+ ganha desse Athlon 64 em programas de emulação, realmente fiquei decepcionado pois gastei uma grana em vão.

Acho que os Athlon 64 com clock maiores que 1.8Ghz devem ser melhores em desempenho, se mais alguém puder fazer os testes com o MAME e os jogos que citei seria legal...

Mas o que interessa mesmo é que eu consegui baixar a temperatura do meu Pentium 4 3.2Ghz Prescott, tive que gastar uma graninha a mais porém os resultados foram excelentes!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...