Ir ao conteúdo

Tutorial de Overclock Em Athlon64 socket754 e 939

Visitante

Posts recomendados

Postado

olha vai abaixando o hypertransport e aumentando o clock cpu e as memo, tipo você aumenta umas coizas e abaixa outras carregar o Windows, executar o teste de estabilidade e repetir o processo todo novamente. Este passo é especialmente importante se você quer aumentar o desempenho do seu micro.

nesse seu pc você vai comsequi clock cpu 2,600mhz ou mais instavel ,fuça aí sua MB ate acha o maximo OC :chicote: depois posta aqui beleza! :-BEER

cara desisti...

depois de tanta tela de despeso de memória, travamentos e outros afins, acho que já cheguei no máximo...

devo levar em conta também que essa minha placa-mãe não é lá essas coisas todas pra over... hehehe

e só vou de fato poder me realizar com over quando tiver uma plca mae de verdade!

enfim, fiz e refiz as dicas que voce pediu, mas apresentou bastante instabilidade ora com o multlipicador baixo, ora com o hypertransport baixo... não sei mais o que fazer! :wacko:

enfim... vou deixar como está mesmo, pois está totalmente estável, tanto para jogos como para os testes e tudo mais...

tá igual como nessa imagem... valeu aí! um abração wagner!

post-87691-13884936052842_thumb.jpg

• 2 semanas depois...
Postado

Escolher os melhores timmings nas memórias antes de Overclockar o sistema de modo a obter facilmente um limite máximo de Overclock com boa performance, mas antes disso:

* Certifique-se que a velocidade de relógio do CPU, chamado agora de HTT nos sistemas 64bits da AMD (FSB já não existe!), está a 200MHz na Bios! Vamos usar o ClockGen, lembram-se?

* Testem primeiro a estabilidade com o CPU a Default, para ver se as memórias aguentam timmings agressivos. Se aguentarem sigam os restantes passos, senão, não tentem sequer Overclockar o sistema!

* Definam a frequência AGP para 66MHz na Bios (opção indisponível em K8T800, pois este Chipset da VIA não tem AGP Lock!).

* Aumentar a tensão das memórias para o máximo permitido na Bios! Recomendo 2.8v, excepto se tiverem memórias boas (leia-se memórias especialmente concebidas para Overclocking, com dissipadores etc).

* Definir o LDT para 2.5x ou mais baixo (2x). O LDT multiplica-se pelo HTT (FSB do CPU) de forma a obter os valores do HyperTransport, logo têm de ser inferiores ao valor máximo suportado pela Motherboard! (800 em nForce3 e 800MHz na K8T800). Se ultrapassar estes valores, a Motherboard irá reiniciar e retomar os valores de origem (Default).

Após aplicar estas definições, podem iniciar o Windows e abrir o ClockGen, clicar em "Clocks" seguido em "Get Values". Agora basta ajustar levemente o HTT (chamado FSB em alguns programas) e testar a estabilidade com o vosso programa favorito!

Fala aí eduardo, será que voce pode me tirar algumas duvidas?

como faço para escolher os melhores timmings da memoria?

LDT é o multiplicador? o minimo da minha placa mãe é 4x, será que tem problema? outra coisa, como é que o cara põe 2x no multiplicador la na bios e quando chega no windows mostra 10x (pela imagem do cpu-z?)

agora a ultima, quando ele fala em aumentar levemente o HTT é quando? de 10 em 10? 1 em 1?

se puder me ajudar agradeço

abraços

• 2 semanas depois...
Postado

ninguém???

beleza!!! acho q a galera está curtindo as ferias longe da net!

olha o q você colocou em 2x não é o multiplicador é o ht frequency ,por isso q no cpuz mostra 10x , o multiplicador éo cpu clock ratio lá vai está assim 4x 5x 6x 7x 8x 9x 10x e talvez 11x,

eu estáva até esquecido do fórum boa sorte.

"O bom-senso vai mais longe do que muito conhecimento"

post-54155-13884938458059_thumb.jpg

Postado

beleza!!! acho q a galera está curtindo as ferias longe da net!

olha o q você colocou em 2x não é o multiplicador é o ht frequency ,por isso q no cpuz mostra 10x , o multiplicador éo cpu clock ratio lá vai está assim 4x 5x 6x 7x 8x 9x 10x e talvez 11x,

eu estáva até esquecido do fórum boa sorte.

"O bom-senso vai mais longe do que muito conhecimento"

acho q você inverteu as coisas, eu mudei o multiplicador mesmo, tanto que no cpu-z apareceu 4x no multiplicador. eu tenho que mudar é o HT frequency? faço isso pela bios mesmo?

se eu simplesmente aumentar o htt de 200 para 220 ou 230, será que da algum problema?

meu atlhon é um venice, dai a 220 eu já passaria dos 2.4Ghz que era minha meta.

Postado

acho q você inverteu as coisas, eu mudei o multiplicador mesmo, tanto que no cpu-z apareceu 4x no multiplicador. eu tenho que mudar é o HT frequency? faço isso pela bios mesmo?

se eu simplesmente aumentar o htt de 200 para 220 ou 230, será que da algum problema?

meu atlhon é um venice, dai a 220 eu já passaria dos 2.4Ghz que era minha meta.

tudo na bios tenta ai vai abaixando o hypertransport 4x pra 3x de 3x pra 2x e aumentando o clock cpu 2400 e as memo 266 e depois 333 , o multiplicador coloca no maximo e deixa 10x ou 11x,os outros tipo você aumenta umas coizas e abaixa outras carregar o Windows, executar o teste de estabilidade e repetir o processo todo novamente. Este passo é especialmente importante se você quer aumentar o desempenho do seu micro.

nesse seu pc você vai comsequi clock cpu 2,450mhz :-BEER ou mais instavel ,fuça aí sua MB ate acha o maximo OC :chicote:

• 2 semanas depois...
Postado

Como faço para colocar 11x de multiplicador no AMD Athlon 64 Processor 3200+ Venice??? :blink:

não funciona, o multiplicador desse processador é travado pra cima, você só consegue baixar o multiplicador.

Postado

Galera boa noite, dei uma lida aqui no topico, e queria saber o seguinte, tenho um A64 X2 AM2 4200+ rodando a 2.2 GHZ, dei uma lida nesse artigo ( http://www.legitreviews.com/article/373/1/ ) e vi que a maioria dos over nesse processador chega a quase 2.8, porém eu nem queria tanto, queria no maximo 2.6 já estaria ótimo. porém sou totalmente leigo em over, nunca fiz, mas tenho uma leve noção, queria que se possivel alguem me ajudasse a fazer isso passo-a-passo com calma....vou postar aqui as 2 fotos que fiz com o CPU-z da memoria(2 x 1gb identicos) e do processador pra vocês terem uma ideia...

Memoria: http://img357.imageshack.us/my.php?image=32321636un1.jpg

Processador: http://img507.imageshack.us/my.php?image=63635009cw9.jpg

http://www.legitreviews.com/article/373/1/

Postado

aí galera eu to tentnado fazer um over no meu pc mas ele esta ficando instavel

eu rodo os testes e não da nada ai quando eu dexoele baixando arquivos quando eu vou ver ele reiniciou o pc e eu nem vi

e as vezes eu to jogando battlefield 2142 e ele trava ai queria saber se alguem sabe porque os meu overs estão travando

eu queri achegar pelo menos nos 2.0 no meu A64 3000+ Venice

ajuda aí por favor

post-118933-13884940001876_thumb.jpg

• 2 semanas depois...
Postado

Forcei de mais no over de um atlhon xp 64 3000+ e agora quando reinicio só tela presa, preciso reiniciara bios mas não sei como fazer...

alguem me ensine como passo a passo por favor

Postado
aí galera eu to tentnado fazer um over no meu pc mas ele esta ficando instavel

eu rodo os testes e não da nada ai quando eu dexoele baixando arquivos quando eu vou ver ele reiniciou o pc e eu nem vi

e as vezes eu to jogando battlefield 2142 e ele trava ai queria saber se alguem sabe porque os meu overs estão travando

eu queri achegar pelo menos nos 2.0 no meu A64 3000+ Venice

Deixa o prime rodando para ver se é instabilidade.

Forcei de mais no over de um atlhon xp 64 3000+ e agora quando reinicio só tela presa, preciso reiniciara bios mas não sei como fazer...

alguem me ensine como passo a passo por favor

Procura na placa mãe uma bateria, tira ela COM O PC DESLIGADO DA TOMADA espera uns 20s e depois recoloca.

Postado

Eu tentei aumentar o over e acabo o pc nem ligando

eu tive q resetar a bios da placa-mãe

eu queria aprender a fazer over direto na bios

over da placa de video e do processador não presizo aumentar a memoria não porque ela já ta boa

so um pouco do processador se alguem tiver alguns dados ou por de ajudar

o maior problema e a placa-mãe q não e muito boa ECS kn1 sli Extreme

• mês depois...
Postado

Olá Eduardo e amigos do Clube. Sou novo no Clube, mas venho consultando há muito tempo ele. Tenho um athlon 64 3700+ e antes de trocar ele, queria fazer um over melhor pra ver se ficava mais tempo com ele. Poderiam me dar uma mão ;) ? Estou enviando uma imagem para tu dar uma olhada no que tenho. Valeu mesmo. Abraços.

Fernando

post-169866-13884943296194_thumb.jpg

• mês depois...
Postado

Os 3000+ venice geralmente chegam a 2.4GHz! aqui cheogu.. mas na epoca er acooler original.. ai nen rolava....

mas enquanto tive ele ele rodou a 2.2Ghz com cooler original e sem esquentar muito.... rodei quase 1 ano assim até trocar o processador....

Postado
Galera boa noite, dei uma lida aqui no topico, e queria saber o seguinte, tenho um A64 X2 AM2 4200+ rodando a 2.2 GHZ, dei uma lida nesse artigo ( http://www.legitreviews.com/article/373/1/ ) e vi que a maioria dos over nesse processador chega a quase 2.8, porém eu nem queria tanto, queria no maximo 2.6 já estaria ótimo. porém sou totalmente leigo em over, nunca fiz, mas tenho uma leve noção, queria que se possivel alguem me ajudasse a fazer isso passo-a-passo com calma....vou postar aqui as 2 fotos que fiz com o CPU-z da memoria(2 x 1gb identicos) e do processador pra vocês terem uma ideia...

Memoria: http://img357.imageshack.us/my.php?image=32321636un1.jpg

Processador: http://img507.imageshack.us/my.php?image=63635009cw9.jpg

http://www.legitreviews.com/article/373/1/

Tenho quase a mesma duvida, tenho o CPUZ instalado, Windows xp, quais os outros BONS! programas devo instalar? para me preparar para um Over seguro!

PC da assinatura! gostaria paso-à-paso como o amigo citado!!!!

Gostaria de melhorar as memorias, Processador e se possivel a PV on-board. É possivel aumentar a quantidade de memoria da PV e isso se reverte em ganho de desempenho?

GF 6100 on!

• 3 semanas depois...
Postado

Eae Galera... Gostaria de saber se há possibilidade de eu fazer um Overclock em minha Maquina ela possue a seguinte configuração...

*PLACA MÃE ASUS AM2 M2NPV-VM S/R/V/DDR2

*1Gb DDR2.

*Processador Athlon X2 4000+

Gostaria de saber se há algum problema pois o cooler é do box da AMD.. e não

sei se há algum problema.. se puderem me esclarecer... a duvida.. e quanto...

como se faz que tambem sei muito por cima...

Grato.

valeu galera...

• 2 semanas depois...
Postado

to querendo faze um over aqui na minha makina, ai tipo tava fuçando um pouco no AiBooster...e cheguei até aqui:

deskrd1.th.jpg

sem problema...ai aumentei mais um pouco a frequencia(pra 225 se não me engano) ai ele travo, resetei e botei o clock original...o que fiz de errado???o cool 'n' quiet ta desativado...

e tem como eu seta o cooler pra roda sempre no max???ou pelo menos um pouco mais rápido do q ta agora???

desk2en8.th.jpg

• 3 semanas depois...
Postado

duvida:

para evitar de ter que ficar restaurando o windows todaves que da erro no oc eu poderia usar outro sistema operacional (kurumin)?

meu pc quando não aguenta o over ele conrope o windows eu já tentei umas tres vezes mas é difícil e chato ficar reinstalando o winxp toda vez que o over dá erro ai pensei em usar o linux (kurumin) tem como ou eu to viajando?

Postado

Já que o assunto é OC em Athlon 64... consegui um OC legalzinho no meu Athlon 64 3000+ (Newcastle), ele chegou estável a 2,5 GHz, com cooler VCOM de cobre, memórias DDR 400 genéricas (rodando a 408, CAS 2.5-3-3-7, timing "1T").

Minha placa-mãe é uma ABIT NF8. Estou com o Cool'n'Quiet *ligado*. Descobri por experimentação que só não é seguro ligar o C'n'Q se você pretende usar multiplicador diferente do padrão do processador (no meu caso, eu estou com 250 MHz x10). O C'n'Q controla a tensão e o multiplicador da CPU. A tensão não é problema, quando você regula a tensão a BIOS pede tensão a mais direto do regulador de tensão da placa-mãe, sem controle por parte do processador, pelo menos no caso da NF8... mas o multiplicador é problema. Se, por exemplo, eu tivesse chegado aos 2,5 GHz com 263x9,5 ao invés de 250x10, o C'n'Q poderia em uma situação de carga no sistema levar automaticamente o multiplicador pra 10x e o clock da máquina pra 2,63 GHz, acabando com a estabilidade. Talvez por isso as revisões mais recentes da BIOS da NF8 desativam o C'n'Q automaticamente se você habilitar os controles de overclock. Ainda sobre C'n'Q, se você usa o Windows Vista é aconselhável desligar o controle do clock da CPU do Windows e usar um programa especializado para controlá-lo (eu pessoalmente uso o RightMark CPU Clock Utility).

Estou com o VCore em 1,54 V (1,58 V medidos no monitoramento da CPU) e aumentei por segurança o VDDR de 2,6 V para 2,7 V. O único 'problema' que eu estou enfrentando é que as temperaturas estão indo um pouco alto demais nos dias mais quentes do ano. Talvez usar uma pasta térmica especial ajude com isso.

Bom, agora respondendo à dúvida do ULISSESGASP, é até legal usar Linux para testar assim e não correr riscos de ferrar o Windows... o Kurumin mais ainda, pois ele é um Live CD, você pode gravar o CD e bootar o sistema direto dele, sem necessidade nem de instalação - assim não tem o que ferrar, a menos que você use ele pra acessar as partições no seu HD enquanto estiver fazendo os testes - o que não deve ser necessário. Se me lembro bem, o Kurumin vem com o 'stress', um pequeno programinha que você pode usar pra colocar carga na CPU para fazer os testes. Se não vier, talvez ele seja instalável de alguma forma mesmo rodando pelo CD (só que rodando pelo CD normalmente instalações de programas não são persistentes).

Postado

nitrousoxide82

é que eu fui memeter nessa @#$%$#@ de overclock ai se já viu né...

pc de um amigo nos conseguimos um oc de 15% e deu uma boa melhorada ai fui fazer no meu só dor de cabeça, quando o over falha ele não entra no winxp e não satisfeito da uma tela preta com aviso que o sistema não possui o arquivo windows/system32/configsys.....

procurei este erro e adivinha o que é : configuração inicial do win foi corronpida ele não reconhece o sistema.

mas o pior é ficar restaurando o pc.

o over que consegui foi baixo deixei htt em 600, coloquei o htclock em 225mhz as memo não mexi então ficaram em auto, foi o maximo que consegui com 10 minutos de superpi.

meu cpu foi de 1800 para 2028,6MHZ

mais que isso dá erro no win ai eu desisti de tentar.

• 4 semanas depois...
Postado
Atualizado!!

Oi Eduardo, minha placa mãe não tem opção de travar o clock do AGP, existe como baixar esse clock de outra forma, se tiver você pode me passar um passo a passo?

Grato.

Postado
Oi Eduardo, minha placa mãe não tem opção de travar o clock do AGP, existe como baixar esse clock de outra forma, se tiver você pode me passar um passo a passo?

Grato.

Mesmo problema com minha placa mãe!!!

Postado

o ulissesgasp....

você tem mais de um hd instalado ai??? se tiver...você nao precisa instalar o xp de novo...o q ta acontecendo com você aconteceu comigo.....setei o timming errado de memoria e o meu comp reiniciou....como default..... eu tenho 3 hds..... ele setou aleatoriamente....e o q estava com o sistema operacional (XP) ficou em 3º lugar na hora do boot....foi isso...alterei o boot do hd..... ee....... pronto...o xp voltou a funcionar legal....tenta ai...

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...