Ir ao conteúdo

Programas para monitorar temperatura

spellcaster

Posts recomendados

Postado

pessoal, comprei um athlon xp 1700+ com placa-mãe asus a7n266-vm geforce2 onboard e hd maxtor 40gb

recentemente o cooler que eu tinha nele (um coolermaster) parou de funcionar, sorte que eu percebi isso quando ele estava mais ou menos nos 70 graus, dai eu desliguei o micro rapidinho...

os coolers costumam estragar rápido assim? não faz nem 5 meses que eu comprei o pc!!!

como eu tenho o costume de deixar o pc ligado de madrugada fazendo download, eu gostaria de saber se tem algum programa que monitora a temperatura e a velocidade de rotacao do cooler da cpu, e que desligasse o computador caso um desses itens venha a falhar, pois estou preocupado (já pensou se isso acontecesse de madrugada???)

ah, e também gostaria que desse pra eu configurar essa temperatura de desligamento

abraços

Eduardo Fujita

ps* qual é a temperatura ideal para o meu pc? aqui o cpu sempre fica a 55 e o sistema a 43 quando em uso

• Membro VIP
Postado

Tem o Hardware Monitor e o Motherboard Monitor... Ambos trabalham bem ao mostrarem os sensores de temperatura e a velocidade de rotação do fan. Eu baixei ambos no www.superdownloads.com.br

A configuração pra desligar o micro sozinho em caso de superaquecimento pode ser através do setup da mb...

Coolers queimarem são muito relativos... Mesmo estando ligados corretamente (apesar que não tem muito como errar nisso), alguns deixam a gente na mão... Tenho um AVC e mesmo operando na média de 4300 RPM, não estou satisfeito com ele... Espero em breve poder trocar por um Volcano 7+ (esses pelo menos são os mais garantidos), mas tá muito caro, pois o mais barato que encontrei foi a R$ 169,00... O Volcano, por ter o dissipador 100% de cobre, refrigera muito melhor, mesmo rodando em baixa rotação, cerca de 2000 e alguma coisa RPM...

Vou me virando com o meu e enquanto não troco, mantenho o micro sem uma das tampas laterais, pois com a tampa o meu processador opera na média de 51º e a Mb a 40º... Sem a tampa (com mais refrigeração, é claro), tem operado a 43º o proc e 34 a mb, ou seja, uma considerável diferença em relação ao pouco esforço de remover somente uma tampa...

Acho que algo entre 45 a 52º está uma boa média para o seu processador, pois segundo comentários, os Athlons tem um teto máximo de 90º C contra 70º dos Pentiuns 4.

É isso aí...  :)

PS: Ah... Mais uma coisa, não use o AsusProbe para medir os sensores de temperatura... Pelo menos no meu caso não funcionou nem pro cara***... Eu abandonei as medições dele, pois enquanto ele mostrava que meu processador estava a 40º, na bios claramente apareceu 51º, sentiu a diferença???

Postado

putz o cooler parou com apenas 5 meses ? é muito raro acontecer isso, esse tipo de equipamento tem uma durabilidade muito boa.

se houver a opção na bios da maquina desligar no caso de aquecimento eu recomendaria você habilita-la.

hoje não sei que problema deu aqui, mas o meu volcano não ligou quando iniciei o PC. mas logo depois a maquina desligou, e como tenho o gabinete cortado na lateral eu vi que o cooler estava parado..  ainda bem que esse lance de desligar funcionou. :)

ah, um excelente soft p/monitoração é o Motherboard monitor.

:D  :D

Postado

Cara, também procurei por um longo tempo por programas desse tipo. Testei vários. Minhas conclusões: Não gostei do Motherboard Monitor. Eu recomendaria pra você o AIDA Personal (você encontra no Superdownloads). Ele é simplesmente o melhor, alem de ser free e em português. Além das temperaturas, ele te dá todas as informações sobre o seu PC (todas mesmo: processador, rotações dos coolers, sistema operacional, os drives instalados no PC). Muito bom! Valeu?!?!?

:)  :)  :)  :)  :)

Postado

obrigado pelas dicas pessoal, vou dar uma olhada nesses programas :)

realmente esses computadores de hoje estão bem mais complicados... ha alguns anos atras eu nem imaginava que um simples cooler faria toda a diferenca na maquina heehhee

ah, so mais uma coisinha... meu gabinete (um satellite 8870k de 4 baias) usa um cooler que fica na parte de tras...

só que ele é muuuuuito barulhento. Existe alguma marca de cooler pra gabinete que seja menos barulhenta?

por isso acho que em breve ficarei surdo de tanto usar o computador (eita pc barulhento)

abração a todos

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!